Mig-29K, Su33...RobertoRS escreveu:Não me recordo. Mas existe algum caso de caça/avião navalizado?!cb_lima escreveu: Ou nasce um projeto Naval, ou vai custar uma fortuna conseguir tal feito e ainda assim com resultados duvidosos.
Sem contar com a "demanda" do mercado... o que definitivamente é um problemão.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Não é por nada que cada vez menos leio o Defesanet.
Dilmax-1 – Um choque de Realidade!
Nelson Düring
Editor-chefe
No tempo que o Programa F-X2 segue o seu funeral e aguarda a ordem definitiva para o enterro, o surge o Programa Dilmax-1, que não será um mero Programa F-X3.
Alguns fabricantes apostavam na vinda de Dilma Rousseff para mudar a sua sorte acreditando que com a presidenta poderiam escapar do destino de o Dassault Rafale ser o escolhido. Boeing e SAAB cacifaram a presidenta. A Dassault aguardava e esperava que tudo seguiria os seus trâmites burocráticos.
Os brigadeiros em sua eterna lua de mel, com os sonhos de meninos adolescentes, preparavam para mais uma guerra de análises e relatórios. E o ministro Jobim em procura para mais dados sobre como embasar a parceria estratégica Brasil-França.
Eis que surge o Dilmax-1. Surpresa geral na taba. Afinal, o que o Dilmax-1 será? Poderemos repetir o já gastos filmes e discursos dos Programa F-X1 e F-X2?
Lula foi vidente, ou “real politik”(por conhecer a cabocla), quando alertou que se a definição não ocorresse em seu governo, a Dilma poderia re-analisar a questão.
Os brigadeiros continuaram em suas posições adolescentes. Afinal a escolha do caça é para macho! Porém, com recursos de adolescente sonhador, em flertar, bebericando um copo de guaraná, a mais famosa moça do Saloon.
Dilmax-1 não está para estes sonhos e será baseado em: fatos dados e números. Isto é inadmissível um choque de realidade impensável para o alegre grupo dos brigadeiros.
O desenho preliminar do Dilmax-1 está pondo em polvorosa a esplanada dos Ministérios e o setor Militar Urbano. Teremos o PROSUMAX-1, SISFROMAX-1, KCMAX-1, Guaranimax-1, etc. Ora, as joias da coroa do tecnicismo-burocrático militar sendo analisados e cobrados, com : Fatos, Dados e Números.
Isto é pior que uma invasão do MSP ( Militares sem Programa).
A presidenta Dilma Rousseff recebeu os programas de investimentos militares e surpreendeu os seus interlocutores pelo conhecimento e discernimento sobre o assunto. Isto em reuniões com todos os comandantes militares.
Assim, senhores o Programa Dilmax-1, (vulgo-F-X3) terá um conteúdo novo no cenário militar brasileiro: a realidade.
Realidade que a República de São Bernardo do Campo talvez não consiga alterar.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Faz muito tempo que não passo por lá também Marino,mas estes "editoriais" cheios de ilações e entrelinhas,só confirmam e refletem o posicionamento daquele sitio.
Muitos acreditam que o tempo do "melê" já terminou,mas nunca antes na história do Fx, as forças do "melê" estiveram tão ativas nas sombras e sorrateiras,inclusive com personagens novos e espertos,uma pena e lamentável mais uma vez,é o Brasil em ultimo lugar na visão de muitos brasileiros,se fossem só estrangeiros até dava para entender os interesses inclusos.
SDs.
Muitos acreditam que o tempo do "melê" já terminou,mas nunca antes na história do Fx, as forças do "melê" estiveram tão ativas nas sombras e sorrateiras,inclusive com personagens novos e espertos,uma pena e lamentável mais uma vez,é o Brasil em ultimo lugar na visão de muitos brasileiros,se fossem só estrangeiros até dava para entender os interesses inclusos.
SDs.
- vplemes
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Agora, com o Genoino de parceria com o Jobim, talvez ele consiga finalmente empurrar sua escolha neste malfadado FX.
- vplemes
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O Defesanet já foi um site muito bom, mas ultimamente não anda tão interessante como antes. Parece que perderam a mão do negócio.Marino escreveu:Não é por nada que cada vez menos leio o Defesanet.Dilmax-1 – Um choque de Realidade!
Nelson Düring
Editor-chefe
No tempo que o Programa F-X2 segue o seu funeral e aguarda a ordem definitiva para o enterro, o surge o Programa Dilmax-1, que não será um mero Programa F-X3.
Alguns fabricantes apostavam na vinda de Dilma Rousseff para mudar a sua sorte acreditando que com a presidenta poderiam escapar do destino de o Dassault Rafale ser o escolhido. Boeing e SAAB cacifaram a presidenta. A Dassault aguardava e esperava que tudo seguiria os seus trâmites burocráticos.
Os brigadeiros em sua eterna lua de mel, com os sonhos de meninos adolescentes, preparavam para mais uma guerra de análises e relatórios. E o ministro Jobim em procura para mais dados sobre como embasar a parceria estratégica Brasil-França.
Eis que surge o Dilmax-1. Surpresa geral na taba. Afinal, o que o Dilmax-1 será? Poderemos repetir o já gastos filmes e discursos dos Programa F-X1 e F-X2?
Lula foi vidente, ou “real politik”(por conhecer a cabocla), quando alertou que se a definição não ocorresse em seu governo, a Dilma poderia re-analisar a questão.
Os brigadeiros continuaram em suas posições adolescentes. Afinal a escolha do caça é para macho! Porém, com recursos de adolescente sonhador, em flertar, bebericando um copo de guaraná, a mais famosa moça do Saloon.
Dilmax-1 não está para estes sonhos e será baseado em: fatos dados e números. Isto é inadmissível um choque de realidade impensável para o alegre grupo dos brigadeiros.
O desenho preliminar do Dilmax-1 está pondo em polvorosa a esplanada dos Ministérios e o setor Militar Urbano. Teremos o PROSUMAX-1, SISFROMAX-1, KCMAX-1, Guaranimax-1, etc. Ora, as joias da coroa do tecnicismo-burocrático militar sendo analisados e cobrados, com : Fatos, Dados e Números.
Isto é pior que uma invasão do MSP ( Militares sem Programa).
A presidenta Dilma Rousseff recebeu os programas de investimentos militares e surpreendeu os seus interlocutores pelo conhecimento e discernimento sobre o assunto. Isto em reuniões com todos os comandantes militares.
Assim, senhores o Programa Dilmax-1, (vulgo-F-X3) terá um conteúdo novo no cenário militar brasileiro: a realidade.
Realidade que a República de São Bernardo do Campo talvez não consiga alterar.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Parece que agora temos a semana DILMA = Joana D´Arc do Planejamento e Gestão, como tudo estivesse errado...ai meu deus...vplemes escreveu:O Defesanet já foi um site muito bom, mas ultimamente não anda tão interessante como antes. Parece que perderam a mão do negócio.Marino escreveu:Não é por nada que cada vez menos leio o Defesanet.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E o bom é que era ela a comandar os ministerios na casa civil... o Lula so assinava o que ela decidia!!
- Marino
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Empresa de defesa de Israel estuda parceria no Brasil
Elbit vence contrato de R$ 440 milhões com Exército, adquire duas empresas no fim de 2010 e planeja abrir o capital ou se associar
André Vieira, iG São Paulo
A Elbit, a maior empresa na área de defesa de Israel, que controla a brasileira Aeroeletrônica e acaba de adquirir outras duas empresas nacionais, planeja fazer uma associação com empresas brasileiras ou abrir seu capital. Segundo Mauro Gandra, presidente do conselho de administração da Aeroeletrônica, a empresa está estudando a melhor forma de cumprir com um pleito do governo.
“O grupo estuda abrir o capital ou se associar a uma empresa brasileira”, disse o brigadeiro, que foi ministro da Aeronáutica. “É um pedido do governo brasileiro.” De acordo com ele, existe muito preconceito contra as empresas estrangeiras. “Por isso, se pensa em validar uma parceria. O Brasil é um mercado importante para Israel”, disse.
Como outras empresas da área de defesa, a Elbit tem crescido no Brasil com o fornecimento de equipamentos em projetos da Estratégia Nacional de Defesa – o programa de modernização das Forças Armadas.
Nas últimas semanas, uma série de notícias envolveu a empresa israelense. Em dezembro, sua subsidiária Aeroeletrônica venceu a licitação para o fornecimento à Força Aérea Brasileira (FAB) de dois veículos aéreos não tripulados, conhecidos pela sigla VANT.
Elbit vence contrato de R$ 440 milhões com Exército, adquire duas empresas no fim de 2010 e planeja abrir o capital ou se associar
André Vieira, iG São Paulo
A Elbit, a maior empresa na área de defesa de Israel, que controla a brasileira Aeroeletrônica e acaba de adquirir outras duas empresas nacionais, planeja fazer uma associação com empresas brasileiras ou abrir seu capital. Segundo Mauro Gandra, presidente do conselho de administração da Aeroeletrônica, a empresa está estudando a melhor forma de cumprir com um pleito do governo.
“O grupo estuda abrir o capital ou se associar a uma empresa brasileira”, disse o brigadeiro, que foi ministro da Aeronáutica. “É um pedido do governo brasileiro.” De acordo com ele, existe muito preconceito contra as empresas estrangeiras. “Por isso, se pensa em validar uma parceria. O Brasil é um mercado importante para Israel”, disse.
Como outras empresas da área de defesa, a Elbit tem crescido no Brasil com o fornecimento de equipamentos em projetos da Estratégia Nacional de Defesa – o programa de modernização das Forças Armadas.
Nas últimas semanas, uma série de notícias envolveu a empresa israelense. Em dezembro, sua subsidiária Aeroeletrônica venceu a licitação para o fornecimento à Força Aérea Brasileira (FAB) de dois veículos aéreos não tripulados, conhecidos pela sigla VANT.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
"preconceito contra as empresas estrangeiras" não, meu colega, adequação aos novos tempos!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Embora de outro setor, a "aquisicao" de tecnologias ocorre de diversas formas...
China é envolvida em espionagem na Renault
Alvo do vazamento de informações são os projetos de carros elétricos desenvolvidos ao custo de 4 bilhões
08 de janeiro de 2011 | 0h 00
Andrei Netto - O Estado de S.Paulo
Um grande grupo da China estaria por trás do esquema de espionagem industrial descoberto na cúpula da montadora francesa Renault. A informação se baseia em fontes da Direção Central de Informação Interior (DCRI), um dos serviços secretos empenhados em desbaratar o vazamento de dados sobre os projetos de automóveis elétricos da empresa. Para obter detalhes dos projetos, os chineses teriam corrompido uma sistemista e, esta, três executivos da direção.
As informações foram reveladas pelo jornal Le Figaro e confirmadas por Bernard Carayon, deputado da UMP - partido de Nicolas Sarkozy - e especialista em inteligência econômica. "As suspeitas vão nessa direção", afirmou. "A Renault de fato suspeita de um ator (grupo empresarial) chinês."
Segundo revelam as investigações preliminares, três executivos da cúpula da Renault - Jean-Baptiste Balthazard, diretor de Projetos; Bertrand Rochette, seu adjunto; e Matthieu Tenembaum, diretor adjunto de Projetos de Veículos Elétricos - seriam os "espiões" no interior da companhia. Eles teriam sido pagos para agregar e entregar dados de engenharia dos quatro veículos elétricos que a montadora pretende lançar até 2012: Twizy, ZOE, Kangoo Express e Fluence. O investimento nos projetos é estimado em ? 4 bilhões, dos quais ? 1,5 bilhão só para o desenvolvimento de baterias elétricas.
Os executivos teriam sido abordados e supostamente corrompidos, de acordo com a revista Le Point, por intermédio de uma empresa sistemista, que trabalha ao lado de Renault na construção de veículos. Por sua vez, essa companhia francesa teria sido subornada por um grupo industrial chinês do ramo automotivo. O nome não foi revelado.
Mas uma cifra da empresa alemã de consultoria Roland Berger dá a dimensão do interesse nos projetos da Renault: juntas, todas as montadoras da China estariam investindo ? 1,36 bilhão em baterias elétricas, uma cifra bem inferior ao valor aplicado pelo grupo franco-japonês Renault-Nissan.
-------------------------------------------------
Serviço de inteligência francês vai investigar caso de espionagem na Renault
Executivos da montadora teriam vendido dados sobre projeto de carro elétrico à empresa chinesa.
07 de janeiro de 2011 | 18h 48
http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 3388,0.htm
Executivos da montadora teriam vendido dados sobre projeto de carro elétrico à empresa chinesa
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, determinou nesta sexta-feira que o serviço de inteligência investigasse a suspeita de que a montadora Renault teria sido vítima de espionagem industrial.
A empresa francesa suspendeu três de seus executivos, suspeitos de terem vendidos dados secretos sobre um projeto de carro elétrico.
O ministro da Indústria francês descreveu o caso como uma "guerra econômica" - 15% da empresa pertencem ao governo francês.
De acordo com o jornal francês Le Figaro, as informações vendidas diziam respeito à tecnologia usada na bateria e no motor do carro elétrico, que será lançado após 2012.
Os executivos teriam vendido patentes ainda não registradas para um intermediário, que repassaria os dados para uma montadora chinesa.
Alto escalão
Um dos funcionários acusados é membro do comitê de gerência da empresa.
Segundo o correspondente da BBC em Paris, Christian Fraser, a decisão de Sarkozy demonstra o quanto o governo está preocupado com o caso.
A indústria automobilística representa uma parcela importante da economia francesa, além de ser um grande empregador.
Fraser afirma que mesmo se a espionagem na Renault não for confirmada, o caso toca em uma questão crucial, já que companhias ocidentais estão cada vez mais preocupadas com o risco de as economias emergentes - especialmente a China - roubarem suas idéias e novos projetos.
Essa preocupação, segundo o correspondente, vem se tornado mais séria à medida que a China e outras novas potências industriais estão produzindo de maneira mais sofisticada.
Isso porque uma das maiores vantagens das montadoras ocidentais era justamente a tecnologia de ponta, que os tornava competitivas em relação à mão de obra barata dos concorrentes fora da Europa.
A Renault - ao lado da montadora parceira Nissan - vem investindo pesado no desenvolvimento de carros elétricos. Vários modelos desse tipo de veículo devem ser lançados nos próximos dois anos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
China é envolvida em espionagem na Renault
Alvo do vazamento de informações são os projetos de carros elétricos desenvolvidos ao custo de 4 bilhões
08 de janeiro de 2011 | 0h 00
Andrei Netto - O Estado de S.Paulo
Um grande grupo da China estaria por trás do esquema de espionagem industrial descoberto na cúpula da montadora francesa Renault. A informação se baseia em fontes da Direção Central de Informação Interior (DCRI), um dos serviços secretos empenhados em desbaratar o vazamento de dados sobre os projetos de automóveis elétricos da empresa. Para obter detalhes dos projetos, os chineses teriam corrompido uma sistemista e, esta, três executivos da direção.
As informações foram reveladas pelo jornal Le Figaro e confirmadas por Bernard Carayon, deputado da UMP - partido de Nicolas Sarkozy - e especialista em inteligência econômica. "As suspeitas vão nessa direção", afirmou. "A Renault de fato suspeita de um ator (grupo empresarial) chinês."
Segundo revelam as investigações preliminares, três executivos da cúpula da Renault - Jean-Baptiste Balthazard, diretor de Projetos; Bertrand Rochette, seu adjunto; e Matthieu Tenembaum, diretor adjunto de Projetos de Veículos Elétricos - seriam os "espiões" no interior da companhia. Eles teriam sido pagos para agregar e entregar dados de engenharia dos quatro veículos elétricos que a montadora pretende lançar até 2012: Twizy, ZOE, Kangoo Express e Fluence. O investimento nos projetos é estimado em ? 4 bilhões, dos quais ? 1,5 bilhão só para o desenvolvimento de baterias elétricas.
Os executivos teriam sido abordados e supostamente corrompidos, de acordo com a revista Le Point, por intermédio de uma empresa sistemista, que trabalha ao lado de Renault na construção de veículos. Por sua vez, essa companhia francesa teria sido subornada por um grupo industrial chinês do ramo automotivo. O nome não foi revelado.
Mas uma cifra da empresa alemã de consultoria Roland Berger dá a dimensão do interesse nos projetos da Renault: juntas, todas as montadoras da China estariam investindo ? 1,36 bilhão em baterias elétricas, uma cifra bem inferior ao valor aplicado pelo grupo franco-japonês Renault-Nissan.
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Serviço de inteligência francês vai investigar caso de espionagem na Renault
Executivos da montadora teriam vendido dados sobre projeto de carro elétrico à empresa chinesa.
07 de janeiro de 2011 | 18h 48
http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 3388,0.htm
Executivos da montadora teriam vendido dados sobre projeto de carro elétrico à empresa chinesa
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, determinou nesta sexta-feira que o serviço de inteligência investigasse a suspeita de que a montadora Renault teria sido vítima de espionagem industrial.
A empresa francesa suspendeu três de seus executivos, suspeitos de terem vendidos dados secretos sobre um projeto de carro elétrico.
O ministro da Indústria francês descreveu o caso como uma "guerra econômica" - 15% da empresa pertencem ao governo francês.
De acordo com o jornal francês Le Figaro, as informações vendidas diziam respeito à tecnologia usada na bateria e no motor do carro elétrico, que será lançado após 2012.
Os executivos teriam vendido patentes ainda não registradas para um intermediário, que repassaria os dados para uma montadora chinesa.
Alto escalão
Um dos funcionários acusados é membro do comitê de gerência da empresa.
Segundo o correspondente da BBC em Paris, Christian Fraser, a decisão de Sarkozy demonstra o quanto o governo está preocupado com o caso.
A indústria automobilística representa uma parcela importante da economia francesa, além de ser um grande empregador.
Fraser afirma que mesmo se a espionagem na Renault não for confirmada, o caso toca em uma questão crucial, já que companhias ocidentais estão cada vez mais preocupadas com o risco de as economias emergentes - especialmente a China - roubarem suas idéias e novos projetos.
Essa preocupação, segundo o correspondente, vem se tornado mais séria à medida que a China e outras novas potências industriais estão produzindo de maneira mais sofisticada.
Isso porque uma das maiores vantagens das montadoras ocidentais era justamente a tecnologia de ponta, que os tornava competitivas em relação à mão de obra barata dos concorrentes fora da Europa.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Preconceito não.
Eles querem dinheiro, nós queremos tecnologia.
Eles não amam o Brasil e nós não amamos eles. DINHEIRO.
TOMA TUA GRANA, ME DÁ O QUE VOCÊ SABE.
E pronto.
Eles querem dinheiro, nós queremos tecnologia.
Eles não amam o Brasil e nós não amamos eles. DINHEIRO.
TOMA TUA GRANA, ME DÁ O QUE VOCÊ SABE.
E pronto.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Mig-29K, Su33...[/quote]Francoorp escreveu:[ quote="RobertoRS"]Não me recordo. Mas existe algum caso de caça/avião navalizado?!cb_lima escreveu: Ou nasce um projeto Naval, ou vai custar uma fortuna conseguir tal feito e ainda assim com resultados duvidosos.
Sem contar com a "demanda" do mercado... o que definitivamente é um problemão.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E nós aqui, abrindo as pernas para este pessoal do olho puxado. E pensar que o Lulla fez C...da de reconhece-los como economia de mercado. Com isto perdemos muitos meios de nos defender de sua concorrência predatória. Que o digam as industrias de calçados e brinquedos.Penguin escreveu:Embora de outro setor, a "aquisicao" de tecnologias ocorre de diversas formas...
China é envolvida em espionagem na Renault
Alvo do vazamento de informações são os projetos de carros elétricos desenvolvidos ao custo de 4 bilhões
08 de janeiro de 2011 | 0h 00
Andrei Netto - O Estado de S.Paulo
Um grande grupo da China estaria por trás do esquema de espionagem industrial descoberto na cúpula da montadora francesa Renault. A informação se baseia em fontes da Direção Central de Informação Interior (DCRI), um dos serviços secretos empenhados em desbaratar o vazamento de dados sobre os projetos de automóveis elétricos da empresa. Para obter detalhes dos projetos, os chineses teriam corrompido uma sistemista e, esta, três executivos da direção.
As informações foram reveladas pelo jornal Le Figaro e confirmadas por Bernard Carayon, deputado da UMP - partido de Nicolas Sarkozy - e especialista em inteligência econômica. "As suspeitas vão nessa direção", afirmou. "A Renault de fato suspeita de um ator (grupo empresarial) chinês."
Segundo revelam as investigações preliminares, três executivos da cúpula da Renault - Jean-Baptiste Balthazard, diretor de Projetos; Bertrand Rochette, seu adjunto; e Matthieu Tenembaum, diretor adjunto de Projetos de Veículos Elétricos - seriam os "espiões" no interior da companhia. Eles teriam sido pagos para agregar e entregar dados de engenharia dos quatro veículos elétricos que a montadora pretende lançar até 2012: Twizy, ZOE, Kangoo Express e Fluence. O investimento nos projetos é estimado em ? 4 bilhões, dos quais ? 1,5 bilhão só para o desenvolvimento de baterias elétricas.
Os executivos teriam sido abordados e supostamente corrompidos, de acordo com a revista Le Point, por intermédio de uma empresa sistemista, que trabalha ao lado de Renault na construção de veículos. Por sua vez, essa companhia francesa teria sido subornada por um grupo industrial chinês do ramo automotivo. O nome não foi revelado.
Mas uma cifra da empresa alemã de consultoria Roland Berger dá a dimensão do interesse nos projetos da Renault: juntas, todas as montadoras da China estariam investindo ? 1,36 bilhão em baterias elétricas, uma cifra bem inferior ao valor aplicado pelo grupo franco-japonês Renault-Nissan.
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07 de janeiro de 2011 | 18h 48
http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 3388,0.htm
Executivos da montadora teriam vendido dados sobre projeto de carro elétrico à empresa chinesa
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, determinou nesta sexta-feira que o serviço de inteligência investigasse a suspeita de que a montadora Renault teria sido vítima de espionagem industrial.
A empresa francesa suspendeu três de seus executivos, suspeitos de terem vendidos dados secretos sobre um projeto de carro elétrico.
O ministro da Indústria francês descreveu o caso como uma "guerra econômica" - 15% da empresa pertencem ao governo francês.
De acordo com o jornal francês Le Figaro, as informações vendidas diziam respeito à tecnologia usada na bateria e no motor do carro elétrico, que será lançado após 2012.
Os executivos teriam vendido patentes ainda não registradas para um intermediário, que repassaria os dados para uma montadora chinesa.
Alto escalão
Um dos funcionários acusados é membro do comitê de gerência da empresa.
Segundo o correspondente da BBC em Paris, Christian Fraser, a decisão de Sarkozy demonstra o quanto o governo está preocupado com o caso.
A indústria automobilística representa uma parcela importante da economia francesa, além de ser um grande empregador.
Fraser afirma que mesmo se a espionagem na Renault não for confirmada, o caso toca em uma questão crucial, já que companhias ocidentais estão cada vez mais preocupadas com o risco de as economias emergentes - especialmente a China - roubarem suas idéias e novos projetos.
Essa preocupação, segundo o correspondente, vem se tornado mais séria à medida que a China e outras novas potências industriais estão produzindo de maneira mais sofisticada.
Isso porque uma das maiores vantagens das montadoras ocidentais era justamente a tecnologia de ponta, que os tornava competitivas em relação à mão de obra barata dos concorrentes fora da Europa.
A Renault - ao lado da montadora parceira Nissan - vem investindo pesado no desenvolvimento de carros elétricos. Vários modelos desse tipo de veículo devem ser lançados nos próximos dois anos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
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Esperemos que acabe antes da 4000.
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