#7202
Mensagem
por Moccelin » Sex Jan 07, 2011 7:51 am
Não existe essa situação de atirar com corona rebatida em local confinado, a coronha atrapalha menos que a necessidade de voltar ela pra posição se seu inimigo estiver na outra esquina (ou mesmo a uns 20 metros), onde sem coronha você já não vai acertar NADA, a não ser que seja o Rambo!
Agora, numa hipotética situação em que a coronha trave na posição aberta (pouquíssimo provavel de acontecer), pega o fuzil e muda de mão!!! Atira com a esquerda mesmo, sem coronha não vai dar muita diferença em precisão mesmo, vai ser o famoso "spray and pray"...
Atirar com coronha rebatida é coisa de quem NÃO SABE ATIRAR (bandidos e atores de filmes). E duvido que alguém acerte com precisão mínima um alvo do tamanho de uma pessoa.
Agora, antes que falem que os Grumecs, por exemplo, gostam da Mini Uzi (ou Mac 10) porque a cadência de tiro é elevada e é melhor pra "limpar" os corredores estreitos dos navios... Bom, aí estamos falando de combates a menos de 5 metros, e nessas condições o cara com fuzil está sobre-armado.
E por último. Como é que se atira sem coronha em ambiente CQB? A princípio é com a arma na altura da cintura, certo? E desse jeito NECESSARIAMENTE o próprio cotovelo vai estar "sobrando" pra trás, e assim dá pra atirar com a coronha também, mantendo a coronha paralela ao antebraço.
Enfim: utilidade prática para atirar com a coronha rebatida "limite tendendo a zero".
Talvez eles pudessem ter dado essa "capacidade" pro fuzil, mas falar nisso como um erro gravíssimo do fuzil já é exagero na minha opinião. E o MD-97 já tem muitos problemas "de verdade" conhecidos.
P.S.: Não analisei direitinho as fotos, mas duas coisas que tem que se atentar. A primeira é que RUSSOS USAM UMA DOUTRINA DIFERENTE da de todo o ocidente. Lá todo soldado é um metralhador, e atira "pra direção geral de por alí mesmo" logo eles tem mais situações onde podem colocar o fuzil na altura da cintura (sem usar a coronha) e por consequência em fuzis que rebatem a coronha pra lateral ela rebater pro lado esquerdo (deixando o lado direito e principalmente os controles da arma, que ficam todos do lado direito) é um fator mais importante. Por aqui não... Tiro de fuzileiro é tiro colocado, e os controles de armas (sem controle dos dois lados) costumam FICAR DO LADO ESQUERDO.
A segunda coisa é que eu já ví MUITAS fotos na internet "espelhadas" por algum motivo (encaixar melhor no site, por exemplo) e isso torna a análise perigosa. Você tem que conhecer as arma pra poder saber isso (como ver um FAL com a alavanca de manejo no lado esquerdo da arma).
The cake is a lie...