TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52426 Mensagem por Marino » Qui Jan 06, 2011 8:18 pm

Meu Deus.
As pessoas esquecem o passado recente.
Quando a END foi escrita, havia um projeto de construir um Super-Tucano Naval que ia de vento em pôpa. Era algo que gerou interesse até certo ponto, principalmente no MU, quando a Embraer disse que faria, se bancado integralmente, e que NÃO GARANTIA MERCADO para o mesmo, quando MORREU.
O parágrafo da END refletia a visão original do projeto, que não se concretizou, causando até mesmo o pedido de reserva de um Almirante.
Hoje, a visão conjunta é irreversível.
Existem outros trabalhos entre a MB e a FAB, que não saíram publicados ainda, que espantariam o povo aqui.
A Portaria 1065 é irreversível também. Para os que não a conhececem, ela foi postada nos "Passados e Atuais" em algum dia ano passado. Procurem-na e espantem-se. As consequências da mesma já vão aparecer, ou melhor, já estão aparecendo.
Outra coisa: MUITO da END já está defasado. A mesma encontra-se em revisão e será reapresentada ao Congresso Nacional com a nova PND e o novíssimo Livro Branco de Defesa (LBD), como determinado por nossos legisladores.
Olhar só para trás é uma questão muito séria.
Não pensei que esta limitação estaria presente aqui no DB.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#52427 Mensagem por Andre Correa » Qui Jan 06, 2011 9:17 pm

O Rafale, se for o escolhido, vai deixar nossas FA realmente com orçamento drenado... Isso é algo que ninguém quer aceitar... Mal operamos F-5M, e num passe de magica vai ter dinheiro de sobra pra eles... A melhor solução é o mix HI-Low, como todas grandes forças aéreas do mundo... Os EUA não aguentariam manter sua frota se fossem apenas F-22, por isso tem muito F-16, assim como a Russia não tem apenas Su-30 ou Su-35, se é que me entendem...

Audaces Fortuna Iuvat
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#52428 Mensagem por GDA_Fear » Qui Jan 06, 2011 9:22 pm

Se for pegar a espinha dorsal da USAF é montada por F-16 e F-15.. :roll:

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#52429 Mensagem por faterra » Qui Jan 06, 2011 9:45 pm

O Rafale ou o F-18, qualquer dos dois que for o escolhido, vão deixar a FAB e a MB exauridas se seus orçamentos continuarem do mesmo tamanho que sempre foram (não menciono o NG pelo simples fato que ele ainda não existe).
Não quero acreditar que com todo este esforço que estão fazendo para reequipar e modernizar as FA's vão avacalhar logo no mais importante, a operação dos mesmos. Respeito as opiniões contrárias, com todos os seus argumentos que, a meu ver, se resumem nas práticas passadas.
Eu creio que, à medida que os projetos forem implementados, as verbas para o custeio (não considero despesa com a folha de pagamento) serão aumentadas. Pode não ser a fartura que muitos imaginam e utilizam disso para afirmar que isto não acontecerá, mas, o mínimo necessário para que se possa atender os futuros custeios.
Mesmo hoje, já podemos sentir uma sensível melhora nas operações realizadas pelas FA's, com novos exercícios individuais ou em conjunto que aconteceram e que estão estão sendo programados. E ainda tem as reformas/modernizações acontecendo em diversos vetores utilizados por elas.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
RobertoRS
Sênior
Sênior

#52430 Mensagem por RobertoRS » Qui Jan 06, 2011 9:48 pm

Uma pergunta: quais as implicações de "navalizar" um Caça de emprego terrestre, como o Sea Gripen?!

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#52431 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 06, 2011 9:59 pm

Marino escreveu:Meu Deus.
Quando a END foi escrita, havia um projeto de construir um Super-Tucano Naval que ia de vento em pôpa. Era algo que gerou interesse até certo ponto, principalmente no MU, quando a Embraer disse que faria, se bancado integralmente, e que NÃO GARANTIA MERCADO para o mesmo, quando MORREU.
O parágrafo da END refletia a visão original do projeto, que não se concretizou, causando até mesmo o pedido de reserva de um Almirante.
Existem outros trabalhos entre a MB e a FAB, que não saíram publicados ainda, que espantariam o povo aqui.
A Portaria 1065 é irreversível também. Para os que não a conhececem, ela foi postada nos "Passados e Atuais" em algum dia ano passado. Procurem-na e espantem-se. As consequências da mesma já vão aparecer, ou melhor, já estão aparecendo.
Outra coisa: MUITO da END já está defasado. A mesma encontra-se em revisão e será reapresentada ao Congresso Nacional com a nova PND e o novíssimo Livro Branco de Defesa (LBD), como determinado por nossos legisladores.
Isso esclarece muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa!

[100] [009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#52432 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 06, 2011 10:25 pm

RobertoRS escreveu:Uma pergunta: quais as implicações de "navalizar" um Caça de emprego terrestre, como o Sea Gripen?!

Primeiro tem que saber qual é o custo da versao "Terrestre", coisa que com o GripenNG nao existe, sendo que é maior, mais pesado, mais potente e mais complexo que os CD... muito dificil fazer isso com um caça que nao existe na produçao em serie, sem saber o deve ser mudado... o Sea Gripen é somente um desenho.

Teria muito que se saber antes sobre motorizaçào, razao de subida com carga bélica, etc... E Nem os outros Gripens pode fornecer estes dados, pois sao completamente diferentes das versoes precedentes.

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#52433 Mensagem por tflash » Qui Jan 06, 2011 10:29 pm

E os testes em porta-aviões tinham que ser no A12.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#52434 Mensagem por Marino » Qui Jan 06, 2011 10:30 pm

Tem que trocar o trem de pouso, a estrutura, os equipamentos tem que ser navalizados, tem...
OOOppppssss, não dá pra navalizar, tem que ser um avião NOVO, como a Embraer disse para a MB anos atrás em relação ao AMX.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#52435 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 06, 2011 10:46 pm

Marino escreveu:Tem que trocar o trem de pouso, a estrutura, os equipamentos tem que ser navalizados, tem...
OOOppppssss, não dá pra navalizar, tem que ser um avião NOVO, como a Embraer disse para a MB anos atrás em relação ao AMX.
Ou nasce um projeto Naval, ou vai custar uma fortuna conseguir tal feito e ainda assim com resultados duvidosos.

Sem contar com a "demanda" do mercado... o que definitivamente é um problemão.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#52436 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 06, 2011 10:47 pm

cb_lima escreveu:
Isso esclarece muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa!

[100] [009]

[]s
CB_Lima
Verdade!!

Zavva
Avançado
Avançado

#52437 Mensagem por Zavva » Qui Jan 06, 2011 11:29 pm

Para mim isso soa que as regras mudam de acordo com interesses de momento. Improvisação, afim de justificar escolhas conjunturais.

Argumentar que uma estratégia de Estado conseguiu ficar defasada em apenas 2 anos me faz duvidar da qualidade dos estrategistas.

Prefiro não acreditar nisso.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
stan
Júnior
Júnior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 8 vezes

#52438 Mensagem por stan » Qui Jan 06, 2011 11:38 pm

Para quem quiser apreciar. Importante. Acho que passou despercebido para muitos. No link a portaria que marino se referiu.

PORTARIA NORMATIVA No-1.065/MD, DE 28 DE JUNHO DE 2010

https://www1.defesa.gov.br/bdlegis/normas/norma.pdf

"ad sumus""
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#52439 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 06, 2011 11:53 pm

stan escreveu:Para quem quiser apreciar. Importante. Acho que passou despercebido para muitos. No link a portaria que marino se referiu.

PORTARIA NORMATIVA No-1.065/MD, DE 28 DE JUNHO DE 2010

https://www1.defesa.gov.br/bdlegis/normas/norma.pdf
Ja esta postado na pagina anterior... ou talvez na 2°. :wink:

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#52440 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 07, 2011 3:34 am

Francoorp escreveu:
RobertoRS escreveu:Uma pergunta: quais as implicações de "navalizar" um Caça de emprego terrestre, como o Sea Gripen?!

Primeiro tem que saber qual é o custo da versao "Terrestre", coisa que com o GripenNG nao existe, sendo que é maior, mais pesado, mais potente e mais complexo que os CD... muito dificil fazer isso com um caça que nao existe na produçao em serie, sem saber o deve ser mudado... o Sea Gripen é somente um desenho.

Teria muito que se saber antes sobre motorizaçào, razao de subida com carga bélica, etc... E Nem os outros Gripens pode fornecer estes dados, pois sao completamente diferentes das versoes precedentes.
Francoorp, é claro que existe o custo da versão terrestre do Gripen NG. E a FAB sabe qual é! Está na proposta sueca. E tem mais: a Saab garante a absorção de qualquer custo adicional que ultrapasse o valor acertado. Isso também está na proposta e o Bob Kemp afirmou isso quando veio ao Brasil.
Fazer estimativas de custos para um projeto não deve ser difícil. A Embraer também faz isso no caso do KC390.
Eles têm noção dos preços dos componentes, dos processos industriais envolvidos, etc.
O motor F414G do Gripen NG, por exemplo, é 20% mais barato do que o Volvo RM12 derivado do GE F404 do Gripen A/B/C/D. Será que eles não podem projetar essas informações para ter um valor para o caça? Acho que, de posse dos valores, usando o Excel e dando uma margem de segurança, é possível chegar a um valor, não. De onde surgiu o valor unitário de US$ 70 milhões citados por aí para o Gripen NG?

Mapinguari

Imagem
Responder