Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#7186 Mensagem por Franz Luiz » Qui Jan 06, 2011 4:28 pm

Eu acho (pois não vi além de fotos) que se dobrar a coronha com ela parcialmente
estendida, a soleira se aproxima mais do carregador e libera o gatilho (no MD-97).

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#7187 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 06, 2011 4:59 pm

Nos AK ou elas fecham encaixando na caixa ou fecham para a esquerda...o que atrapalharia em caso de se usar o suporte de mira da arma padrao... no final esse fechamento pra esquerda "pode difilcultar" (mas nao atrapalhar o soldado sendo que o espaço para o dedo tem) os canhotos, mas o numero de problemas derivados seria menor que os que fecham para a direita, como o IA2, sendo que eles(canhotos) segundo estatisticas por ai sao 10%... entao se der problemas mesmo com os IA2, teriamos um numero médio de 90% destes "problemas derivados" do fechamento da coronha...

Os Russo ao contrario fizeram diferente, para evitar problemas derivados, fizeram elas encaixando por baixo da caixa:

Imagem

http://dzangaforestelephants.wildlifedirect.org/files/2008/06/ak-47-copy.jpg

Imagem

ou fechando do lado esquerdo, o que somente 10% em media dos soldados reclamariam de "Atrapalhar" o trabalho:

Imagem

Imagem

http://rus.mil.pl/forum/uploads/sprzet_granatniki/gp-30m/__ak-103_gp-30m_02.jpg

Ponto interessante esse, a IMBEL em sua infinita sageza poderia ter pensado melhor nesse ponto... imitando os AK!!

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#7188 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 06, 2011 5:21 pm

BullPup AK:

Imagem

Pergunta pra ele o que é um bom fuzil:

Imagem

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#7189 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 06, 2011 6:02 pm

A coronha da AK-47/AKM é inspirada na MP38/40 alemã. Na AK-74 em diante decidiram fazer uma coronha retrátil lateral.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#7190 Mensagem por gribel » Qui Jan 06, 2011 6:08 pm

Moccelin escreveu:Teoricamente fuzil com coronha rebatida é pra quando ele não estiver sendo empunhado de forma convencional, quando estiver com bandoleira pendurado no combatente dentro de um blindado, ou cruzado nas costas, ou na lateral mochila, por exemplo. E aí dobrar pro lado direito é melhor para a maioria da população, que é destra.

Desembarcou? Chegou ao solo? Chegou ao topo da escalada? Pega o fuzil pela placa do guarda mão com a mão que não atira (parte da frente com a mão esquerda para os leigos), e com a mão que atira (direita) o cara segura a coronha, pressiona o botão que trava (caso ele trave também na posição aberto, tem uns que ficam na posição só pela força da mola) e "torce" a coronha. Depois a mão que atira avança para a posição correta. E nessa lógica a maioria das coronhas rebatíveis torcem pro lado direito (coloquei em negrito porque as coronhas telescópicas dominam certas armas), incluindo na lista G-36, SCAR, Sigs de uma meneira geral, família AK, etc. é só fazer uma pesquisa por "folding stock" no Google e clicar em imagens pra ver isso!

Já os canhotos (ou caras igual a mim) não, esses tem que criar sua própria forma, ou fazer tudo "do jeito destro" e depois trocar as mãos. Ou seja, não existe falha de design nenhuma nesse ponto, é só o pré-conceito contra a Imbel agindo

P.S.: Falei caras igual a mim porque apesar de ser destro e atirar na posição de destro eu prefiro e sou ligeiramente mais preciso atirando do jeito canhoto (com armas longas). Provavelmente porque meu olho diretor é o esquerdo e eu tenho total controle de movimentos finos com a mão esquerda (uso mouse com a mão esquerda também), apesar de não ser ambidestro (não consigo escrever nem arremessar bola de basquete com a mesma precisão que com a esquerda, por exemplo).
Show de bola...valeu, mestre : )

gribel
Sênior
Sênior

#7191 Mensagem por gribel » Qui Jan 06, 2011 6:17 pm

Algumas considerações:

Não estava "sentano o reio" na imbel. Agora tô.
Como designer, vejo que o projeto teria que resolver dois problemas: o rebatimento e a operacionalidade do equipamento.
Vemos hoje que os cenários são cada vez mais urbanos.....e com certeza um fz que fosse operacional com coronha rebatida numa viela ou dentro de um prédio seria um diferencial e tanto. Ou seja...essa coronha como está, é design ruim sim. Não tiveram paciência e gana de achar uma solução pra isso. Tem uma máxima em desenho: forma é função. Se não cumpre a função com excelência , muda-se a forma. Parce que como está, não fizeram um projeto do fz....copiaram algumas soluções existentes. Pros outros.

[]s

gribel
Sênior
Sênior

#7192 Mensagem por gribel » Qui Jan 06, 2011 6:25 pm

Francoorp escreveu:E por R$2,646.00 cada fica mais caro até que a familia Colt de fuzis Yankees...

http://www.impactguns.com/store/colt_rifles.html

ou os AK:

http://www.impactguns.com/store/SLR106-51.html

http://www.impactguns.com/store/TGI04BB002.html

http://www.impactguns.com/store/romanian_ak47.html

E nem vou olhar as G-36, HK 416-17, etc...

A pergunta é: Vale a pena comprar da IMBEL estas armas caras??? :roll: :roll:
Valeria com certeza, em se tratando de bancar pesquisas e desenvolvimento nossas e não dos gringos....mas parece que a grana tá sendo mal aproveitada.

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#7193 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 06, 2011 6:32 pm

gribel escreveu:Algumas considerações:

Não estava "sentano o reio" na imbel. Agora tô.
Como designer, vejo que o projeto teria que resolver dois problemas: o rebatimento e a operacionalidade do equipamento.
Vemos hoje que os cenários são cada vez mais urbanos.....e com certeza um fz que fosse operacional com coronha rebatida numa viela ou dentro de um prédio seria um diferencial e tanto. Ou seja...essa coronha como está, é design ruim sim. Não tiveram paciência e gana de achar uma solução pra isso. Tem uma máxima em desenho: forma é função. Se não cumpre a função com excelência , muda-se a forma. Parce que como está, não fizeram um projeto do fz....copiaram algumas soluções existentes. Pros outros.

[]s

O que incomoda também é saber se puseram a questao de disparo com o rebatimento em pauta... isso sim seria interessante de saber!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6409 vezes
Agradeceram: 6761 vezes
Contato:

#7194 Mensagem por Túlio » Qui Jan 06, 2011 6:37 pm

Pessoalmente acho bobagem. Se fosse para o fuzil disparar sem coronha era mais barato e mais leve já vir sem ela. Rebatimento é para deslocamento em VTR/salto PQD & quetales assim. Qualquer outro uso é por conta e risco do freguês. Assim, quer combater sem usar a coronha é só tirar ela fora, oras (lembrou-me agora da URU, que ou se usava com coronha ou sem, necas de meio-termo)... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gribel
Sênior
Sênior

#7195 Mensagem por gribel » Qui Jan 06, 2011 6:43 pm

Oi Francoorp.
Cara...eu até concordo com essa posibilidade..mas isso seria comprovar que o pessoal da imbel tá muito preguiçoso, pra ser gentil. São bons engenheiros e "atiradores em assessoria" com anos de experiência.
Pensa: C acha que de cara eles não viram isso? Não acho que um projeto de fz tenha tantas variantes assim...isso não é um caça, ou um carro...sei lá....Isso pra mim é como ir de cueca freiada pra lua de mel. E tem mais mercado pro fz, além do eb.
Eu até acho esse fz bacana...eu gosto do fal, rachei de atirar com ele, apesar de não acertar porra nenhuma quase sempre, torço pela imbel, pelo meu país..e sou EB na veia.
Mas caraio...fico triste de ver um vacilo desse. Num segundo, a gente toma um tiro. Tem outra máxima no design..menos é mais...e o diabo mora nos detalhes. Um "diferencial" pode fazer "a diferença" em várias situações, inclusive comerciais.
Assim, é como entrar em forma com farda sem goma e fivela suja. Dá - no BI.

gribel
Sênior
Sênior

#7196 Mensagem por gribel » Qui Jan 06, 2011 6:53 pm

Túlio escreveu:Pessoalmente acho bobagem. Se fosse para o fuzil disparar sem coronha era mais barato e mais leve já vir sem ela. Rebatimento é para deslocamento em VTR/salto PQD & quetales assim. Qualquer outro uso é por conta e risco do freguês. Assim, quer combater sem usar a coronha é só tirar ela fora, oras (lembrou-me agora da URU, que ou se usava com coronha ou sem, necas de meio-termo)... :wink: 8-]
Respeito sua opinião, mestre..mas discordo.
Hj, os embates são mais próximos, os palcos mudaram de 50 anos pra cá.
Eu acho mesmo que o fzleiro poder usar a coronha a 200 mtrs e rebatê-la após a progressão, num cenário urbano, ou mesmo em mato, pode salvar a vida dele.
Ouso mesmo ilustrar com vossa nobre pessoa.
Não conheço seu local de trabalho, mais imagino corredors, quinas e tals.
Caso vc se visse num pega pra capar generalizado, e vc com um fz desses....ia manter sua opinião do mais barato e do tanto faz? Acho que não.

Abração, seu cabra :wink:

Editado pela última vez por gribel em Qui Jan 06, 2011 7:03 pm, em um total de 1 vez.
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#7197 Mensagem por Francoorp » Qui Jan 06, 2011 6:58 pm

gribel escreveu:Oi Francoorp.
Cara...eu até concordo com essa posibilidade..mas isso seria comprovar que o pessoal da imbel tá muito preguiçoso, pra ser gentil. São bons engenheiros e "atiradores em assessoria" com anos de experiência.
Pensa: C acha que de cara eles não viram isso? Não acho que um projeto de fz tenha tantas variantes assim...isso não é um caça, ou um carro...sei lá....Isso pra mim é como ir de cueca freiada pra lua de mel. E tem mais mercado pro fz, além do eb.
Eu até acho esse fz bacana...eu gosto do fal, rachei de atirar com ele, apesar de não acertar porra nenhuma quase sempre, torço pela imbel, pelo meu país..e sou EB na veia.
Mas caraio...fico triste de ver um vacilo desse. Num segundo, a gente toma um tiro. Tem outra máxima no design..menos é mais...e o diabo mora nos detalhes. Um "diferencial" pode fazer "a diferença" em várias situações, inclusive comerciais.
Assim, é como entrar em forma com farda sem goma e fivela suja. Dá - no BI.

Se eles viram desde o inicio nao fizeram nada mesmo... pois parece que com o dedo indicador direito ali num se dispara... :?

Pode ser ilusao de otica. :lol:

Imagem

gribel
Sênior
Sênior

#7198 Mensagem por gribel » Qui Jan 06, 2011 7:05 pm

:lol: :lol: :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#7199 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 06, 2011 7:29 pm

Vcs ainda tão falando desse fuzil? Putz!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#7200 Mensagem por Clermont » Qui Jan 06, 2011 9:21 pm

Não sei se entendi direito, mas, estão sugerindo que a novo fuzil, talvez, não dispare com a coronha dobrada para a direita?

Mas, e o que aconteceria se, por alguma força mística, a coronha travasse e não pudesse voltar ao normal?

O soldado jogaria a arma fora, e esperaria que o amigo do lado morresse para ficar com o fuzil dele?

Ou hipóteses como essa não acontecem na vida real?

Responder