TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
FX-2: a batalha dos caças em perspectiva
Afirmar ou criticar a compra de 36 caças por ser realizar por razões políticas é desconhecer o que fala, recentemente, o Emirados Árabes Unidos, que abandonou o Gripen pelo F18 declarando que a compra de caças é "um ato político". Mas para alguns no Brasil certos interesses políticos são mascarados como "análise técnica".
A situação fica ainda menos "técnica" quando vemos declações dos concorrentes do tipo que "Rafale é Ferrari e Gripen é Volvo"(Dassault), "estamos confiantes"(Saab), etc. Há tudo menos "caráter técnico". Trata-se de três empresas privadas tentando lucrar e com seus governos tentando influenciar a favor de suas empresas. Mas vejamos a situação mais objetivamente possível.
CONCORRENTES
O melhor em aporte tecnológico seria o F18 por ser um avião muito testado e consolidado por uma longa expertize da Boeing, mas é um avião que está saindo de linha frente ao F22 e F35, e obviamente, é completamente fechado a transferência de tecnologia. A última "promessa" era de uma possível até 80% de transferência tecnológica, o que ainda passaria pelo congresso amaricano dominado por republicanos xenófobos anti-esquerdistas. Como foi revalado pelo Wikielaks, é o preferido da FAB, e não o Gripen - mas é o mais fechado de todos.
Aí temos o Rafale, é também um avião bem testado, com a vantagem de não estar saindo de linha, e tem completa credibilidade em seu compromisso de transferência completa de tecnologia. Mas é disparadamente o mais caro. Claro que a transferência completa de tecnologia poderia ser entendida como parte do preço, o que dessa forma o tornaria até o mais barato, caso o Gripen NG também não oferecesse o mesmo com a mesma credibilidade, mas o problema de se comprar menos unidades com o mesmo preço também pesa na decisão. Apesar do preço, é a proposta, sem a menor dúvida, a mais consistente, a mais palpável entre todas.
Por fim temos o Gripen NG, ele é o mais barato, com completa transferência de tecnologia e com todos os ítens de última geração. Suas desvantagens é ser monoturbo e não ir além de um mero protótipo. Sua versão atual tem pouca autonomia de combustível já que é um avião para países de pequenas dimensões, o que a versão NG promete superar, mas tem a qualidade de ser uma avião capaz de pousar até em estradas e pistas curtas, projetado assim para o fácil abastecimento. Ser um projeto significa que os custos reais são meras estimativas. Isto é, Gripen NG é uma aposta, não uma proposta de fato.
ANÁLISE
Assim, se considerarmos apenas o aspecto unicamente da defesa, o mais interessante é o caríssimo Rafale, pois nos oferecia aviões atualizados, biturbo, com completa transferência de tecnologia, seria a opção mais "sensata", o melhor custo-benefício sob o menor risco possível.
A opção americana é a menos interessantes pelas razões de ser a mais fechada tecnologicamente, sem independência tecnológica o preço real é muito maior, pois nos torna dependente de novas compras ao invés da produção nacional, além da autonomia tecnológicas nos possibilitar a nos tornarmos exportadores para nossos vizinhos. É por essa razão que a relação custo-benefício é a pior em termo de benefícios menores.
O que torna Gripen NG uma proposta tentadora é a certeza de que a tecnologia desde a fase inicial está completamente nas mãos no Brasil, pela simples razão que entraremos ainda na fase de projeto. Possibilitará que nossa expertize possa ser testada e no final possamos criar um valor agregado superior. Isto é, Gripen NG não é a melhor opção em termos de "defesa", mas em termos de "desafio". Se nosso objetivo é a expertize tecnológica, essa seria talvez o mais caro em razão de seus custos imprevisíveis, mas no final da jornada teríamos um lucro incalculável em capital humano.
Eu como creio no grande potencial do Brasil, como Darcy Ribeiro, creio no Brasil como uma civilização dos trópicos que representará um paradigma novo de humanidade, escolheria sem pestanejar o desafio. Mas se apenas queremos caças com autonomia tecnológica sem riscos ou imprevistos, então o Rafale é imbatível.
Afirmar ou criticar a compra de 36 caças por ser realizar por razões políticas é desconhecer o que fala, recentemente, o Emirados Árabes Unidos, que abandonou o Gripen pelo F18 declarando que a compra de caças é "um ato político". Mas para alguns no Brasil certos interesses políticos são mascarados como "análise técnica".
A situação fica ainda menos "técnica" quando vemos declações dos concorrentes do tipo que "Rafale é Ferrari e Gripen é Volvo"(Dassault), "estamos confiantes"(Saab), etc. Há tudo menos "caráter técnico". Trata-se de três empresas privadas tentando lucrar e com seus governos tentando influenciar a favor de suas empresas. Mas vejamos a situação mais objetivamente possível.
CONCORRENTES
O melhor em aporte tecnológico seria o F18 por ser um avião muito testado e consolidado por uma longa expertize da Boeing, mas é um avião que está saindo de linha frente ao F22 e F35, e obviamente, é completamente fechado a transferência de tecnologia. A última "promessa" era de uma possível até 80% de transferência tecnológica, o que ainda passaria pelo congresso amaricano dominado por republicanos xenófobos anti-esquerdistas. Como foi revalado pelo Wikielaks, é o preferido da FAB, e não o Gripen - mas é o mais fechado de todos.
Aí temos o Rafale, é também um avião bem testado, com a vantagem de não estar saindo de linha, e tem completa credibilidade em seu compromisso de transferência completa de tecnologia. Mas é disparadamente o mais caro. Claro que a transferência completa de tecnologia poderia ser entendida como parte do preço, o que dessa forma o tornaria até o mais barato, caso o Gripen NG também não oferecesse o mesmo com a mesma credibilidade, mas o problema de se comprar menos unidades com o mesmo preço também pesa na decisão. Apesar do preço, é a proposta, sem a menor dúvida, a mais consistente, a mais palpável entre todas.
Por fim temos o Gripen NG, ele é o mais barato, com completa transferência de tecnologia e com todos os ítens de última geração. Suas desvantagens é ser monoturbo e não ir além de um mero protótipo. Sua versão atual tem pouca autonomia de combustível já que é um avião para países de pequenas dimensões, o que a versão NG promete superar, mas tem a qualidade de ser uma avião capaz de pousar até em estradas e pistas curtas, projetado assim para o fácil abastecimento. Ser um projeto significa que os custos reais são meras estimativas. Isto é, Gripen NG é uma aposta, não uma proposta de fato.
ANÁLISE
Assim, se considerarmos apenas o aspecto unicamente da defesa, o mais interessante é o caríssimo Rafale, pois nos oferecia aviões atualizados, biturbo, com completa transferência de tecnologia, seria a opção mais "sensata", o melhor custo-benefício sob o menor risco possível.
A opção americana é a menos interessantes pelas razões de ser a mais fechada tecnologicamente, sem independência tecnológica o preço real é muito maior, pois nos torna dependente de novas compras ao invés da produção nacional, além da autonomia tecnológicas nos possibilitar a nos tornarmos exportadores para nossos vizinhos. É por essa razão que a relação custo-benefício é a pior em termo de benefícios menores.
O que torna Gripen NG uma proposta tentadora é a certeza de que a tecnologia desde a fase inicial está completamente nas mãos no Brasil, pela simples razão que entraremos ainda na fase de projeto. Possibilitará que nossa expertize possa ser testada e no final possamos criar um valor agregado superior. Isto é, Gripen NG não é a melhor opção em termos de "defesa", mas em termos de "desafio". Se nosso objetivo é a expertize tecnológica, essa seria talvez o mais caro em razão de seus custos imprevisíveis, mas no final da jornada teríamos um lucro incalculável em capital humano.
Eu como creio no grande potencial do Brasil, como Darcy Ribeiro, creio no Brasil como uma civilização dos trópicos que representará um paradigma novo de humanidade, escolheria sem pestanejar o desafio. Mas se apenas queremos caças com autonomia tecnológica sem riscos ou imprevistos, então o Rafale é imbatível.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Uma análise simples e direta, mas quem a fez esqueceu que há um prazo, 2014! O NG não cumpre este prazo, pelo menos não conheço na história nenhum projeto que não tenha sofrido atrasos.Marino escreveu:FX-2: a batalha dos caças em perspectiva
Afirmar ou criticar a compra de 36 caças por ser realizar por razões políticas é desconhecer o que fala, recentemente, o Emirados Árabes Unidos, que abandonou o Gripen pelo F18 declarando que a compra de caças é "um ato político". Mas para alguns no Brasil certos interesses políticos são mascarados como "análise técnica".
A situação fica ainda menos "técnica" quando vemos declações dos concorrentes do tipo que "Rafale é Ferrari e Gripen é Volvo"(Dassault), "estamos confiantes"(Saab), etc. Há tudo menos "caráter técnico". Trata-se de três empresas privadas tentando lucrar e com seus governos tentando influenciar a favor de suas empresas. Mas vejamos a situação mais objetivamente possível.
CONCORRENTES
O melhor em aporte tecnológico seria o F18 por ser um avião muito testado e consolidado por uma longa expertize da Boeing, mas é um avião que está saindo de linha frente ao F22 e F35, e obviamente, é completamente fechado a transferência de tecnologia. A última "promessa" era de uma possível até 80% de transferência tecnológica, o que ainda passaria pelo congresso amaricano dominado por republicanos xenófobos anti-esquerdistas. Como foi revalado pelo Wikielaks, é o preferido da FAB, e não o Gripen - mas é o mais fechado de todos.
Aí temos o Rafale, é também um avião bem testado, com a vantagem de não estar saindo de linha, e tem completa credibilidade em seu compromisso de transferência completa de tecnologia. Mas é disparadamente o mais caro. Claro que a transferência completa de tecnologia poderia ser entendida como parte do preço, o que dessa forma o tornaria até o mais barato, caso o Gripen NG também não oferecesse o mesmo com a mesma credibilidade, mas o problema de se comprar menos unidades com o mesmo preço também pesa na decisão. Apesar do preço, é a proposta, sem a menor dúvida, a mais consistente, a mais palpável entre todas.
Por fim temos o Gripen NG, ele é o mais barato, com completa transferência de tecnologia e com todos os ítens de última geração. Suas desvantagens é ser monoturbo e não ir além de um mero protótipo. Sua versão atual tem pouca autonomia de combustível já que é um avião para países de pequenas dimensões, o que a versão NG promete superar, mas tem a qualidade de ser uma avião capaz de pousar até em estradas e pistas curtas, projetado assim para o fácil abastecimento. Ser um projeto significa que os custos reais são meras estimativas. Isto é, Gripen NG é uma aposta, não uma proposta de fato.
ANÁLISE
Assim, se considerarmos apenas o aspecto unicamente da defesa, o mais interessante é o caríssimo Rafale, pois nos oferecia aviões atualizados, biturbo, com completa transferência de tecnologia, seria a opção mais "sensata", o melhor custo-benefício sob o menor risco possível.
A opção americana é a menos interessantes pelas razões de ser a mais fechada tecnologicamente, sem independência tecnológica o preço real é muito maior, pois nos torna dependente de novas compras ao invés da produção nacional, além da autonomia tecnológicas nos possibilitar a nos tornarmos exportadores para nossos vizinhos. É por essa razão que a relação custo-benefício é a pior em termo de benefícios menores.
O que torna Gripen NG uma proposta tentadora é a certeza de que a tecnologia desde a fase inicial está completamente nas mãos no Brasil, pela simples razão que entraremos ainda na fase de projeto. Possibilitará que nossa expertize possa ser testada e no final possamos criar um valor agregado superior. Isto é, Gripen NG não é a melhor opção em termos de "defesa", mas em termos de "desafio". Se nosso objetivo é a expertize tecnológica, essa seria talvez o mais caro em razão de seus custos imprevisíveis, mas no final da jornada teríamos um lucro incalculável em capital humano.
Eu como creio no grande potencial do Brasil, como Darcy Ribeiro, creio no Brasil como uma civilização dos trópicos que representará um paradigma novo de humanidade, escolheria sem pestanejar o desafio. Mas se apenas queremos caças com autonomia tecnológica sem riscos ou imprevistos, então o Rafale é imbatível.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O articulista não conhece os riscos do Gripen, bem descritos no relatório da FAB.
Mas no final antecipou o que vai ocorrer:
Mas no final antecipou o que vai ocorrer:
Mas se apenas queremos caças com autonomia tecnológica sem riscos ou imprevistos, então o Rafale é imbatível.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E tambem aposta no fim do F18, mas o F35 e o F22, não decolaram
Pra tacar bomba em mendigo, basta o F18, oras!
Pra tacar bomba em mendigo, basta o F18, oras!
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Bastava, antes de aparecer o J-20.
Veremos agora o que muda: se comprarão mais F-18 ou se reservarão dinheiro para F-35, F-22 e seu sucedâneo.
O dragão cospe fogo.
Veremos agora o que muda: se comprarão mais F-18 ou se reservarão dinheiro para F-35, F-22 e seu sucedâneo.
O dragão cospe fogo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Li e não vi nenhum argumento que justifique rotular o Tulio de radical.Skyway escreveu:Leu meu post além da primeira linha? Tipo, na segunda linha eu já rebato esse teu argumento.Zavva escreveu:Não me parece que o Tulio esteja sendo radical...esta apenas defendendo o ponto de vista dele.
Abs
Voce não concorda com o ponto de vista dele e defendeu o seu, apenas isso.
Sem me deter nas demais considerações feitas por voce, alegaste que precisamos de um caça para "ontem" (2014), mas o Brig Saito já disse que se o negócio fechar até o final de 2011, os primeiros caças só chegarão em 2016.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Vamos la então, eu te ajudo a interpretar o que escrevi.Zavva escreveu:Li e não vi nenhum argumento que justifique rotular o Tulio de radical.Skyway escreveu: Leu meu post além da primeira linha? Tipo, na segunda linha eu já rebato esse teu argumento.
Voce não concorda com o ponto de vista dele e defendeu o seu, apenas isso.
Sem me deter nas demais considerações feitas por voce, alegaste que precisamos de um caça para "ontem" (2014), mas o Brig Saito já disse que se o negócio fechar até o final de 2011, os primeiros caças só chegarão em 2016.
Abs
Pegando o dicionário podemos ver que existe uma diferença gritante entre entender e concordar. Interpretação básica de textos.Túlio, acho que pela primeira vez desde que entrei no DB tô te vendo ser radical e não sei bem porque, não entendendo ou não procurando entender o que um outro membro quer te passar.
Por exemplo, entendo os argumentos de quem defende a legalização da maconha, mas não concordo com isso.
Agora ficou mais claro? Não disse que o Túlio estava sendo radical por não concordar com o ponto de vista do CM, apenas que estava sendo radical por não parecer interessado em entender, algo que não tenho o costume de ver o Túlio fazendo.
Em todos os anos que tenho de DB, sei que o tulitcho é uma das pessoas mais humildes e cabeça aberta pra aprender que já conheci!
Espero que dessa vez, bem explicadinho, tenha entendido. Se não entendeu, sou bom de desenho também.
Um abraço!
EDIT: Quanto ao ano, dois anos de diferença não fazem a menor diferença ao que escrevi. Foi apenas um erro de memória.
AD ASTRA PER ASPERA
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Qual é a fonte e autor disto ?Marino escreveu:FX-2: a batalha dos caças em perspectiva
(...)
Abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
não sei se já foi postado...
http://www.expatica.com/fr/news/french- ... 21082.htmlFrance 'confident' of winning Brazil plane contract
France is confident of scooping a major contract to sell Rafale fighter planes to Brazil under its new president Dilma Rousseff, the French defence minister said on Tuesday.
The minister, Alain Juppe, said he met Brazilian officials when he attended the investiture of Rousseff on Saturday when she took over the presidency from Luiz Inacio Lula da Silva.
"A decision should be taken in the coming weeks," Juppe said. "I think we can be confident but my strategy is never to announce things before they have been decided."
France's Rafale jet, made by Dassault is competing with the F/A-18 Super Hornet by US company Boeing and a Gripen NG to be built by Saab of Sweden for the multi-billion-dollar contract to modernise Brazil's air force.
Lula last year announced that he had begun negotiations with France to buy the Rafale, but quickly backtracked under pressure from the Brazilian air force and the other two bidders.
When no deal was made before Lula left office, some analysts saw it as a sign the project could be scrapped.
According to Brazilian media, the purchase of 36 new fighters would cost between six billion and eight billion dollars (up to six billion euros).
Triste sina ter nascido português
- Marino
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpolZavva escreveu:Qual é a fonte e autor disto ?Marino escreveu:FX-2: a batalha dos caças em perspectiva
(...)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Acho até que a Navy poderia embarcar em um Advanced Hornet, como já se aventou, só para segurar os custos.Franz Luiz escreveu:Bastava, antes de aparecer o J-20.
Veremos agora o que muda: se comprarão mais F-18 ou se reservarão dinheiro para F-35, F-22 e seu sucedâneo.
O dragão cospe fogo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Para ser preciso a fonte é aMarino escreveu:http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpolZavva escreveu: Qual é a fonte e autor disto ?
Abs
BrasilWiki: "voce é o reporter".
O autor uso o pseudonimo de Johan e escreveu outras matérias "interessantes" como:
- Extirpando o DEM
- O Vermelho, Di Masi e a Marx
O que deu na cabeça do pessoal da Notimp ?
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Para ser preciso a fonte é aZavva escreveu:[ quote="Marino"]http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpolZavva escreveu: Qual é a fonte e autor disto ?
Abs
BrasilWiki: "voce é o reporter".
O autor uso o pseudonimo de Johan e escreveu outras matérias "interessantes" como:
- Extirpando o DEM
- O Vermelho, Di Masi e a Marx
O que deu na cabeça do pessoal da Notimp ?
Abs[/quote]
----------------------------------------------------------
Para ser justo, o pessoal do NOTIMP não têm mostrado preconceitos.
Eles realmente têm postado tudo que sai na imprensa sobre o F-X2.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Não sou eu que devo dizer o que a Notimp deve destacar, mas acho que ao menos deveria ser algo com um autor identificado.Penguin escreveu:----------------------------------------------------------Zavva escreveu:
Para ser preciso a fonte é a
BrasilWiki: "voce é o reporter".
O autor uso o pseudonimo de Johan e escreveu outras matérias "interessantes" como:
- Extirpando o DEM
- O Vermelho, Di Masi e a Marx
O que deu na cabeça do pessoal da Notimp ?
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Para ser justo, o pessoal do NOTIMP não têm mostrado preconceitos.
Eles realmente têm postado tudo que sai na imprensa sobre o F-X2.
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