Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ZeRo4
Sênior
Sênior

Re: Operações Policiais e Militares

#7726 Mensagem por ZeRo4 » Seg Jan 03, 2011 11:02 pm

Túlio escreveu:Em seu primeiro discurso, o novo CMT da BM aqui já antecipou que necas de UPP nos Pampas... 8-]
Se o RJ fosse exemplo nessa empreitada, o CMT está mais do que certo! mais certo ainda está o Governador, que pelo visto não tem vontade de enganar o povo com egodo político. Agora, se as variáveis forem outras, o programa é plenamente aceitável, desde que traga consigo outras coisas, a UPP por si só não resolve o problema.

O Delegado Aposentado Hélio Luz fez uma pergunta interessante ao ser perguntado sobre o que achava das UPPs: Você quer me dizer que 2.000 recrutas resolveram o problema da violência no RJ?

Simples assim! :)

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#7727 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 03, 2011 11:15 pm

jp escreveu:Oh Raios! Tô véio mesmo!
É igual, só que menor.

Imagem

É impressão minha ou essas infelizes estão correndo de salto alto? :!: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :?

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
moura
Sênior
Sênior
Agradeceram: 23 vezes

#7728 Mensagem por moura » Seg Jan 03, 2011 11:32 pm

Coloquei a noticia pensando em ocê!!!!!!!!!!! :D
ZeRo4 escreveu:
moura escreveu:Colômbia
Modelo de UPP do Rio falha em Medellín »
Se fosse eu a postar essa notícia diriam que eu estaria chamando quem não concorda comigo de alienado para baixo. É óbvio que a UPP, por si só, é uma medida que já nasce falha, não é preciso ser muito esperto para perceber que no Brasil essa foi uma das principais jogadas políticas dos últimos tempos e quem acredita piamente nela só está assinando atestado de otário...

Masss, tudo demanda tempo! até o tempo chegar, acho que não tem muito mais o que se discutir!

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#7729 Mensagem por Matheus » Ter Jan 04, 2011 12:55 am

WalterGaudério escreveu:
jp escreveu:Oh Raios! Tô véio mesmo!
É igual, só que menor.

Imagem

É impressão minha ou essas infelizes estão correndo de salto alto? :!: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :?
não estavam...elas calçavam sapato ou tenis preto.

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#7730 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Jan 04, 2011 6:00 am

Pelo menos alguma coisa foi feita. O crime não vai acabar e todos sabem disso, mas do jeito que estava ninguém aguentava mais. Se foi politica ou não as Upp´s acabaram inibindo o ilícito e isso já é um ganho tremendo para as comunidades. Eu trabalhava numa comunidade destas e era terrível ver as milicias do trafico fazendo patrulha em pleno dia, maltratando moradores que não concordavam com seus modos de vida(aliciar seus filhos para o trafico; retirar suas filhas adolescentes de casa e lava-las para seus guetos;viciar a comunidade e dar um mal exemplo para as crianças, alem do risco de vida da população nas trocas de tiros). Fui :wink:

ZeRo4
Sênior
Sênior

#7731 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jan 04, 2011 11:37 am

xxx

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

#7732 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jan 04, 2011 11:54 am

bruno mt escreveu:Se vocês pararem pra olhar, dá pra ver que isso dificultaria e muito a vida de um atirador de elite. impossivel não é, mas deixaria extremamente difícil de conseguir acertar o "alvo".
Nessa chuva se o cara conseguir acertar qualquer coisa..... só tendo uma luneta de visibilidade infravermelha montada no rifle.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#7733 Mensagem por crubens » Ter Jan 04, 2011 2:06 pm

Essa meninas correndo ao lado do carro da presidente, serve para defesa aproximada, para evitar que alguém corra em direção do veículo e faça algum atentado. A defesa contra sniper não aparece, consiste em nos possiveis locais onde ficariam um atirador já serem ocupados por atiradores quem compõe a segurança. Além de outras equipes que ficam a uma certa distância acompanhando e ninguém vê.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#7734 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Jan 06, 2011 2:31 am

:shock: :shock:

O que os colegas foristas acham? Será que vai acontecer também nos Estados?

Agentes federais estão proibidos de atirar em quem furar blitz

05 de janeiro de 2011 • 20h05 • atualizado às 20h37

O Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República elaboraram uma portaria que regula o uso da força e de armas de fogo por agentes federais de segurança pública. Estão proibidos tiros de advertência, contra carros que furarem blitzes e em pessoas que estejam fugindo. A norma vale para a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, as demais forças de segurança não são obrigadas a adotar a norma, mas podem fazer se acharem conveniente. O documento também determina que os policiais não apontem armas para as pessoas durante abordagens nas ruas. A portaria estabelece que os disparos só devem ocorrer se houver ameaça real de lesão ou morte.

O objetivo é reduzir gradativamente os índices de morte nas ações envolvendo profissionais de segurança. Agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, que não são policiais mas têm autorização para usar armas, também estão enquadrados na norma, que foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira.

Juiz baleado pelas costas
A norma tem o objetivo de evitar casos como o do juiz trabalhista Marcelo Alexandrino da Costa Santos, que foi baleado no dia 3 de outubro de 2010 durante uma blitz da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele afirmou na ocasião que a imperícia dos policiais não foi provocada por falta de treinamento. "Se não se bate pelas costas, não se atira pelas costas. Isso não depende de treinamento", disse ele.

De acordo com o inquérito do caso, o juiz foi baleado quando trafegava, na companhia de familiares, em seu automóvel na Estrada do Pau Ferro, próximo à autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. Na ação, também ficaram feridos o filho do magistrado, Diego Lopes, 8 anos, e sua enteada, Natalia Lucas Cukier, 11 anos.

"A gente não viu policial nenhum. A gente viu bandidos sem qualquer identificação", afirmou o juiz, questionando a versão da Polícia Civil de que duas viaturas estavam no local, devidamente identificadas. Segundo o magistrado, sua família acreditou estar diante de uma falsa blitz montada por criminosos. "As crianças começaram a gritar 'vão nos sequestrar, vão nos fazer maldade'", disse, justificando sua decisão de fazer o retorno em direção à autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, o que teria motivado os disparos.

Fonte: Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... blitz.html

ZeRo4
Sênior
Sênior

#7735 Mensagem por ZeRo4 » Qui Jan 06, 2011 6:34 am

Está cada vez mais difícil ser Policial nesse país!

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 292 vezes
Agradeceram: 532 vezes

#7736 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jan 06, 2011 10:14 am

Secretaria de Direitos Humanos (SEDH)
SEDM - Secretaria de Direitos dos Manos. :evil:

Cambada de fresco amante de vagabundo!

Um abraço e t+ :D

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#7737 Mensagem por Brasileiro » Qui Jan 06, 2011 10:53 am

Uma coisa é certa, tem que acabar o amadorismo, o "de qualquer jeito". Atirar em gente desarmada ou em fuga desarmada, se não for por legítima defesa (própria ou da vítima) é amador.

Trechos da reportagem

"O documento também determina que os policiais não apontem armas para as pessoas durante abordagens nas ruas."
Já está se espalhando entre as polícias uma 'nova abordagem', de forma forma mais cuidadosa e segura. Eu não sou bandido, agora porque desconfiaram de mim eu tenho que correr o risco de ser vítima de um disparo acidental por uma arma apontada pra mim estando eu parado e com as mãos pra cima? É ridículo que morram gente dessa maneira.

"A portaria estabelece que os disparos só devem ocorrer se houver ameaça real de lesão ou morte."
Tem como ser contra isso?
E vão atirar sem haver ameaça? As coisas tem de ficar claras, atirar a esmo, atirar em gente desarmada é coisa de bandido.
Ser policial sem regulamentação alguma, retirar a tarja de identificação, dar coronhada em pessoa imobilizada/rendida, apontar pra pessoa algemada, chingar durante a abordagem (mesmo não havendo nada de errado) é fácil, até eu faço. Até o 'seu zé' faz. Pra quê academia, escola de sargentos, etc?

abraços]

----------------
amor fati
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#7738 Mensagem por Clermont » Qui Jan 06, 2011 12:01 pm

Brasileiro escreveu:"A portaria estabelece que os disparos só devem ocorrer se houver ameaça real de lesão ou morte."
Tem como ser contra isso?
E vão atirar sem haver ameaça? As coisas tem de ficar claras, atirar a esmo, atirar em gente desarmada é coisa de bandido.
Aliás, ontem - quarta-feira -, em Pernambuco, ocorreu uma confusão fatal entre policiais civis e federais. Ambos estavam investigando a mesma quadrilha de traficantes de tóxicos, mas sem que as suas respectivas instituições soubessem do trabalho, uma da outra.

Então, três agentes da PF capturaram um traficante, e o conduziram numa viatura descaracterizada para o local onde esperavam encontrar outros bandidos, sendo acompanhados por uma outra viatura da PF. Sem terem ciência disto, um grupo de policiais civis, investigando a mesma quadrilha, avistou o bandido capturado dentro da viatura com os homens da PF.

Imediatamente, os polícias civis desembarcaram de suas viaturas, e IMEDIATAMENTE, ABRIRAM FOGO CONTRA A VIATURA COM O BANDIDO E OS TRÊS POLICIAIS FEDERAIS. Os outros polícias federais que acompanhavam o primeiro carro, também saíram e começaram a atirar nos homens que estavam abrindo fogo contra seus colegas, que, por sua vez, revidaram. Após a salva de tiros inicial, ambos os lados conseguiram se identificar.

Resultado desta tragédia: um policial federal morto e outro federal ferido.

Pergunta de leigo: isto teria ocorrido se, ao invés de, simplesmente, começar a atirar, sem terem sido, eles mesmos, alvo de disparos, os policiais civis agissem como, teoricamente, se espera que ajam: identificando-se; exigindo a rendição os prováveis meliantes e os identificando?

E o tal projeto acima, que parece tão alvo de críticas, não teria por função evitar tais ocorrências?

É claro que, de certa forma, pode-se dizer que a vida do policial pode tornar-se mais arriscada, exigindo-se que ele, antes de abrir fogo, esteja certo do que está se passando. Mas, a vida do cidadão comum - inclusive, de um policial à paisana, ou de folga - também não estará sendo submetida a um elevado grau de risco, caso seja uma norma que os policiais, em ação, devam ter o direito de começar a atirar, à primeira vista?

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

#7739 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Jan 06, 2011 12:44 pm

Rodrigoiano escreveu::shock: :shock:

O que os colegas foristas acham? Será que vai acontecer também nos Estados?

Agentes federais estão proibidos de atirar em quem furar blitz

05 de janeiro de 2011 • 20h05 • atualizado às 20h37

O Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República elaboraram uma portaria que regula o uso da força e de armas de fogo por agentes federais de segurança pública. Estão proibidos tiros de advertência, contra carros que furarem blitzes e em pessoas que estejam fugindo. A norma vale para a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, as demais forças de segurança não são obrigadas a adotar a norma, mas podem fazer se acharem conveniente. O documento também determina que os policiais não apontem armas para as pessoas durante abordagens nas ruas. A portaria estabelece que os disparos só devem ocorrer se houver ameaça real de lesão ou morte.

O objetivo é reduzir gradativamente os índices de morte nas ações envolvendo profissionais de segurança. Agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, que não são policiais mas têm autorização para usar armas, também estão enquadrados na norma, que foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira.

Juiz baleado pelas costas
A norma tem o objetivo de evitar casos como o do juiz trabalhista Marcelo Alexandrino da Costa Santos, que foi baleado no dia 3 de outubro de 2010 durante uma blitz da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele afirmou na ocasião que a imperícia dos policiais não foi provocada por falta de treinamento. "Se não se bate pelas costas, não se atira pelas costas. Isso não depende de treinamento", disse ele.

De acordo com o inquérito do caso, o juiz foi baleado quando trafegava, na companhia de familiares, em seu automóvel na Estrada do Pau Ferro, próximo à autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. Na ação, também ficaram feridos o filho do magistrado, Diego Lopes, 8 anos, e sua enteada, Natalia Lucas Cukier, 11 anos.

"A gente não viu policial nenhum. A gente viu bandidos sem qualquer identificação", afirmou o juiz, questionando a versão da Polícia Civil de que duas viaturas estavam no local, devidamente identificadas. Segundo o magistrado, sua família acreditou estar diante de uma falsa blitz montada por criminosos. "As crianças começaram a gritar 'vão nos sequestrar, vão nos fazer maldade'", disse, justificando sua decisão de fazer o retorno em direção à autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, o que teria motivado os disparos.

Fonte: Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... blitz.html
É só não dar tiro de advertência, atira pra matar, simples assim. Quem fura blitz de PF e PRF tem de levar chumbo, porque eles estão sempre "fardados", lá dizendo o velho ditado: "Quem não deve, não teme."

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#7740 Mensagem por Clermont » Qui Jan 06, 2011 1:06 pm

Quem fura blitz tem de levar chumbo, lá dizendo o velho ditado: "Quem não deve, não teme."
Então, o sujeito deve, digamos, uma pensão alimentícia.

Ou então, ele deve uma carteira de motorista vencida.

Ou então, ele deve, uma surra ao papai, porque saiu com o carro sem que o velho soubesse.

Tudo isso, tanto quanto eu me lembre, já aconteceu na vida real, em momentos diferentes.

E estas infrações, molecagens, pequenos delitos, devem, a partir de agora, virarem motivo para pena capital? E a polícia, agora, é quem caberá ministrar esta sentença?

A muito tempo atrás, eu já li um famoso autor de assuntos policiais, da revista "Magnum" (não lembro mais, mas acho que era Neylton Mattos, ou alguma coisa assim.) Ele contava que, em missões de "checkpoint" a equipe dele sempre dispunha de um homem armado de escopeta. Os primeiros cartuchos cal. 12 eram de chumbo fino. E ele explicava:

- Quando um carro tenta furar o bloqueio, sempre se deve disparar com o chumbo fino, a princípio. Nunca se pode saber se o fugitivo é um maníaco assassino, ou um moleque dirigindo sem carteira.

Responder