Legalização da maconha

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

Re: Legalização da maconha

#256 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 28, 2010 2:49 pm

Goris escreveu: Novamente, a liberalização não me parece uma boa coisa para a sociedade em geral.

T+
Uns posts atrás eu dei o seguinte exemplo: Com tanto esforço da sociedade na luta contra a obesidade, que sentido faz dar comida aos famintos? Esse povo que agora ganha comida vai correr o risco de ficar obeso depois, aumentando ainda mais as filas e os gastos no combate a obesidade.
Esse raciocínio é absurdo! Demos a cada problema a sua própria solução, e não deslocar por analogia simplista medidas tomadas em casos diferentes.

O que tentaram propagar e agora a ciência imparcial aos poucos vai provando é que maconha não é cocaína e não é crack e nem LSD. Prender alguém porque está distribuindo químicos sintéticos altamente destrutivos e quimicamente viciantes é diferente de pegar alguém com 'mato' no bolso. Para a lei atual, por enquanto é a mesmíssima coisa.
O que é interessante também é desconstruir o termo drogas como 'instituição', mas estudar cada caso de acordo com suas particularidades.

abraços]
----------------
amor fati
RobertoRS
Sênior
Sênior

#257 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 28, 2010 2:56 pm

Continuo querendo comentários sobre a bem sucedida política da Lei Seca americana... :P
Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#258 Mensagem por kekosam » Ter Dez 28, 2010 3:00 pm

Putz... apelou perdeu... :roll:
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Goris
Novato
Novato

#259 Mensagem por Goris » Qua Dez 29, 2010 11:26 am

Continuo querendo comentários sobre a bem sucedida política da Lei Seca americana...
Oooops, quer dizer então que se lá há 90 anos atrás deu errado, hoje tbm tem de dar errado pelos mesmos motivos?

Bem, quais foram os motivos pelo qual deu errado?

Proibiram de uma vez algo que já era normal ás pessoas (desculpem, acentos com problema no teclado) como beber. Ou seja, se tirou delas algo que mesmo fazendo mal, era algo que gostavam. E ninguém gosta de ter algo delas tomado.

Na questão da droga, quem aqui vivia nos anos 20 quando era liberada a maconha? Pois é, quem começou a fumar maconha e luta pela liberalização, sabia que era errado, contra a lei, feio, usar drogas e entrou nesse mundo por que não teve cabeça forte o suficiente pra resistir ao fascínio do errado. E agora, já preso nas teias da droga, quer a liberalização, não pelo bem da sociedade (se fosse pelo bem da sociedade, nem dariam dinheiro pra traficante a começo de conversa) mas pelo deles mesmos.

Já nisso acho uma diferença fundamental.

Concorda?
RobertoRS
Sênior
Sênior

#260 Mensagem por RobertoRS » Qua Dez 29, 2010 12:56 pm

Meu ponto, Goris, é que proibir algo que é DEMANDADO nunca deu certo, porque aí apenas está se criando um Mercado Negro.

Gostemos nós ou não, Drogas são demandadas, e a proibição resulta num Mercado Negro que prospera cada vez mais.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6309 vezes
Agradeceram: 6658 vezes
Contato:

#261 Mensagem por Túlio » Qua Dez 29, 2010 1:10 pm

O mais engraçado é que, enquanto querem liberar a maconha, bebedores e fumantes estão sendo cada vez mais restringidos em toda parte, fumar cigarros já não é politicamente correto em parte alguma do mundo ocidental, a bebida já começa a sofrer restrições (nem cigarros nem bebidas alcoólicas podem fazer propaganda, ao menos aqui no Brasil). Mas a maconha trilha a rota inversa, enquanto se trava umas kôzaz, outras se quer liberar... :roll:

E mais engraçada ainda é essa charla de DEMANDA, há demanda para drogas mais pesadas também, para a pedofilia, para tudo de ruim, baita argumento esse aí, Bob Gaudério... 8-]
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
RobertoRS
Sênior
Sênior

#262 Mensagem por RobertoRS » Qua Dez 29, 2010 2:30 pm

Túlio escreveu:O mais engraçado é que, enquanto querem liberar a maconha, bebedores e fumantes estão sendo cada vez mais restringidos em toda parte, fumar cigarros já não é politicamente correto em parte alguma do mundo ocidental, a bebida já começa a sofrer restrições (nem cigarros nem bebidas alcoólicas podem fazer propaganda, ao menos aqui no Brasil). Mas a maconha trilha a rota inversa, enquanto se trava umas kôzaz, outras se quer liberar... :roll:

E mais engraçada ainda é essa charla de DEMANDA, há demanda para drogas mais pesadas também, para a pedofilia, para tudo de ruim, baita argumento esse aí, Bob Gaudério... 8-]
Então quer dizer que Pedofilia é a mesma coisa que Consumir Drogas? Ora, Túlio, convenhamos, tu podes mais do que essa comparação estapafúrdia.

Pedofilia é crime porque tem uma vítima bem facilmente identificável, um MENOR aviltado por um belo de um FDP... Consumir Droga só tem uma vítima, quem consome e fode à si mesmo.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#263 Mensagem por kekosam » Qua Dez 29, 2010 2:36 pm

Propaganda de bebiba não foi proibida (que o digam as peladas nos comerciais de cerveja :twisted: :twisted: ). Apenas foi proibido de retratar a pessoa bebendo (são gênios os caras que criam estas regras :roll: ).
Quanto a liberar, libera tudo! O cara quer se matar, problema dele! Pega o Acre, faz um muro bem grande, larga tudo os fumadores, cheiradores, whatever, e deixa eles consumindo a vontade, até não sobrar ninguém.
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6309 vezes
Agradeceram: 6658 vezes
Contato:

#264 Mensagem por Túlio » Qua Dez 29, 2010 9:04 pm

RobertoRS escreveu: Então quer dizer que Pedofilia é a mesma coisa que Consumir Drogas? Ora, Túlio, convenhamos, tu podes mais do que essa comparação estapafúrdia.

Pedofilia é crime porque tem uma vítima bem facilmente identificável, um MENOR aviltado por um belo de um FDP... Consumir Droga só tem uma vítima, quem consome e fode à si mesmo.

Perdão mas havia entendido que te referias a DEMANDA como entendo o termo, ou seja, alguém que busca algo e se dispõe a pagar por isso, submetendo-se às leis do mercado: maior demanda e menor oferta, preço mais alto; menor demanda e maior oferta, preço mais baixo. Se o termo tem outro sentido expliques qual. Eis o que li:

Meu ponto, Goris, é que proibir algo que é DEMANDADO nunca deu certo, porque aí apenas está se criando um Mercado Negro.

Tanto drogas quanto pedofilia são DEMANDADOS, ainda que ilegais e repugnantes. Têm consumidores que, se não atendidos legalmente, buscarão ilegalmente saciar seus odiosos vícios. Mercado Negro! É o que há, ou não conheces uma das mais hediondas faces do turismo sexual e do tráfico humano? Não são necessariamente ADULTOS os DEMANDADOS e altamente cotados no mercado da sexualidade bestial e as pequenas vítimas são facilmente 'amansadas' com...adivinhes... 8-]
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
soultrain
Sênior
Sênior

#265 Mensagem por soultrain » Qua Dez 29, 2010 9:28 pm

Consumo de droga é ilegal mas não é crime, nem ai nem aqui. Agora pedofilia é completamente diferente, não há comparação possível.

Acho interessante que quem é a favor da criminalização da droga e de medidas muito drásticas, seja ao mesmo tempo um fervoroso defensor de uso e porte de arma por todos. Não és exclusivo Tulio, se tomares atenção é um padrão.

Reflictam sobre isso !!!

O artigo que postei atrás, sobre o sucesso do caso português no combate à droga, foi presenciado por mim. A grande reviravolta foi precisamente (vou apanhar) reconhecer que os consumidores são vitimas neste processo. Eles têm uma doença, que precisa de tratamento, não de prisão.

O que se fez foi uma grande união de todos os intervenientes da sociedade, comutar penas, seja que crime for, com programas de reabilitação e mais importante de reintegração na sociedade. Quem está doente não se prende, leva-se ao médico. A grande maioria dos toxicodependentes que cometem crimes, fazem-no devido ao vicio e não o fariam em condições normais.

Simultaneamente localizar os esforços das autoridades para o trafico e uma grande pressão em todos os quadrantes para destabilizar, estes sim, os verdadeiros criminosos.

Acreditem no meu testemunho, estes pormenores, misturados com gente de fibra e com um enorme coração, são a razão visível do sucesso que todos vemos nas ruas.

Muita coisa foi mal feita, foi é verdade, mas compensou por todos aqueles que conseguiram sair do vicio, são hoje mães e pais de família exemplares.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
RobertoRS
Sênior
Sênior

#266 Mensagem por RobertoRS » Qua Dez 29, 2010 9:36 pm

Túlio escreveu:
RobertoRS escreveu: Então quer dizer que Pedofilia é a mesma coisa que Consumir Drogas? Ora, Túlio, convenhamos, tu podes mais do que essa comparação estapafúrdia.

Perdão mas havia entendido que te referias a DEMANDA como entendo o termo, ou seja, alguém que busca algo e se dispõe a pagar por isso, submetendo-se às leis do mercado: maior demanda e menor oferta, preço mais alto; menor demanda e maior oferta, preço mais baixo. Se o termo tem outro sentido expliques qual. Eis o que li:

Tanto drogas quanto pedofilia são DEMANDADOS, ainda que ilegais e repugnantes. Têm consumidores que, se não atendidos legalmente, buscarão ilegalmente saciar seus odiosos vícios. Mercado Negro! É o que há, ou não conheces uma das mais hediondas faces do turismo sexual e do tráfico humano? Não são necessariamente ADULTOS os DEMANDADOS e altamente cotados no mercado da sexualidade bestial e as pequenas vítimas são facilmente 'amansadas' com...adivinhes... 8-]
O termo é exatamente o que compreendeste. Só que a imoralidade da Pedofilia não é a mesma imoralidade de fumar Maconha.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#267 Mensagem por tflash » Qua Dez 29, 2010 11:30 pm

soultrain escreveu:Consumo de droga é ilegal mas não é crime, nem ai nem aqui. Agora pedofilia é completamente diferente, não há comparação possível.

Acho interessante que quem é a favor da criminalização da droga e de medidas muito drásticas, seja ao mesmo tempo um fervoroso defensor de uso e porte de arma por todos. Não és exclusivo Tulio, se tomares atenção é um padrão.

Reflictam sobre isso !!!

O artigo que postei atrás, sobre o sucesso do caso português no combate à droga, foi presenciado por mim. A grande reviravolta foi precisamente (vou apanhar) reconhecer que os consumidores são vitimas neste processo. Eles têm uma doença, que precisa de tratamento, não de prisão.

O que se fez foi uma grande união de todos os intervenientes da sociedade, comutar penas, seja que crime for, com programas de reabilitação e mais importante de reintegração na sociedade. Quem está doente não se prende, leva-se ao médico. A grande maioria dos toxicodependentes que cometem crimes, fazem-no devido ao vicio e não o fariam em condições normais.

Simultaneamente localizar os esforços das autoridades para o trafico e uma grande pressão em todos os quadrantes para destabilizar, estes sim, os verdadeiros criminosos.

Acreditem no meu testemunho, estes pormenores, misturados com gente de fibra e com um enorme coração, são a razão visível do sucesso que todos vemos nas ruas.

Muita coisa foi mal feita, foi é verdade, mas compensou por todos aqueles que conseguiram sair do vicio, são hoje mães e pais de família exemplares.

[[]]'s
Tocaste no ponto chave. Mas aqui há três posições e não duas. Eu estive envolvido na recuperação de toxicodependentes antes desta lei. Na altura tinha uma opinião muito negativa sobre ela porque temia a banalização do consumo e o aumento da oferta.

Hoje dou a mão à palmatória e admito que estou errado. Agora isto é na parte que diz respeito ao consumidor. Eu discordo veementemente da legalização da venda. Isso existe em parte na Holanda (um sistema hipócrita, já que a legislação pune mas as autoridades decidiram não cumprir a legislação). As estatísticas não são boas, apesar de não serem alarmantes e existem fluxos turísticos centrados na prostituição e nas drogas. Eles podem gostar mas não quero nada disso para o meu país.

Eu noto que a posição de muitos aqui é a de que são adultos responsáveis e por isso devem ter o direito de consumir drogas se quiserem, já que existem na sociedade, outros produtos mais perigosos que são legais.

Concluindo. Acho que o consumidor de droga não deve ir preso só por consumir. É contraproducente. Marginaliza e esgota os recursos do estado. Droga livre à venda nas lojas é mais um problema para a sociedade. Por lei atinge-se a maioridade numa data especifica mas biologicamente varia muito. há pessoas mais dependentes e outras menos. Se com os medicamentos já é como é, imagino como seria um estabelecimento aberto com práticas comerciais normais, pagamento com cartão de crédito, promoções, etc.

Só quem não viu o flagelo que a droga causa na família de um toxicodependente é que pode estar descansado neste assunto. Desde venderem tudo quanto a família tem em casa, espancarem os progenitores, roubarem-lhes as pensões para ter dinheiro para o vicio. Já vi de tudo um pouco.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#268 Mensagem por GustavoB » Sex Dez 31, 2010 9:34 am

:lol: :lol:

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#269 Mensagem por Moccelin » Seg Jan 03, 2011 9:03 am

RobertoRS escreveu:
Túlio escreveu:O mais engraçado é que, enquanto querem liberar a maconha, bebedores e fumantes estão sendo cada vez mais restringidos em toda parte, fumar cigarros já não é politicamente correto em parte alguma do mundo ocidental, a bebida já começa a sofrer restrições (nem cigarros nem bebidas alcoólicas podem fazer propaganda, ao menos aqui no Brasil). Mas a maconha trilha a rota inversa, enquanto se trava umas kôzaz, outras se quer liberar... :roll:

Então quer dizer que Pedofilia é a mesma coisa que Consumir Drogas? Ora, Túlio, convenhamos, tu podes mais do que essa comparação estapafúrdia.

Túlio... A idéia por trás da liberação da maconha e até de outras drogas hoje proibidas nunca foi de ser um "oba oba do caralho". É aquilo que eu falei inúmeras vezes lá no começo do tópico, a idéia é ter uma política restritiva do consumo (locais restritos) porém não proibilo de tudo. Quando você fala isso parece que você acha que você não poderá fumar o seu tabacco na rua, mas o Marcelo D2 vai poder fumar maconha andando na rua... Não é assim!!! A idéia de praticamente todos os "liberacionistas" que não são usuários é justamente o contrário: quer fumar maconha ou tabacco, ok, você pode ir numa tabacaria e comprar (desde que seja maior de idade, etc, etc, etc, assim como é a regra do tabaco hoje), só que só poderá consumir em casa, ou em locais especificados para isso (boates que queiram liberar, por exemplo, mas com certas regras especificas a seguir).

O problema é o tratamento diferenciado a drogas com efeitos nocivos parecidos com as duas legalizadas (maconha é praticamente uma cachaça de fumar)!

Falam em estudos isentos. O problema é que é impossível, atualmente, fazer um estudo assim e ter o resultado analisado com isenção! O resultado dos estudos isentos são vistos com olhos não isentos, e o resultado é o "Tem que pegar todos os maconheiros e mandar pra trabalhos forçados debaixo de chibata!", ou então aquelas perguntas recorrentes do tipo: Vocês ainda não tem filhos, o que fariam com o seu se ele chegasse em casa chapado de maconha?

Eu sou totalmente a favor de um estudo intenso e isento por parte de algum órgão governamental (ou internacional como a OMS) da possibilidade de uma revisão total da política de drogas, tanto nacional quanto internacional, aplicando regras similares a drogas com o mesmo potencial ofensivo. Analisando uma por uma! De duas uma, ou proibiriam o tabaco e o álcool, ou liberariam a maconha (e algumas outras, inclusive algumas ditas sintéticas).

E claro, nessa revisão a idéia por trás é um híbrido: diminui-se ainda mais as rédeas do álcool e tabaco, e libera-se apenas um pouco as rédeas das atualmente ilícitas. Mantendo diversas drogas na legalidade, mas com regras claras e lógicas: proibição de uso em locais públicos não designados (incluindo aí a rua), proibição de direção ou operação de máquinas (e até trabalho) sob influência delas (e com regras claras e aplicáveis, não essa besteira da atual lei anti-álcool no trânsito, facilmente burlada), e por aí vai. Enfim, é um trabalho interdisciplinar que envolveria juristas (criação de leis lógicas e aplicáveis), pessoal da saúde (médicos, psicólogos, assistentes sociais etc), difícil, visto que há a necessidade da criação, análise e interpretação de diversos estudos sobre o assunto, e, principalmente, polêmico, por isso a dificuldade, já que ninguém quer arcar o preço de enfrentar os grupos conservadores do "tem que proibir porque é proibido, e tem que liberar porque é liberado"!
The cake is a lie...
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#270 Mensagem por Moccelin » Seg Jan 03, 2011 9:21 am

GustavoB escreveu::lol: :lol:

Esse vídeo é cômico! A velhinha que nem conhecia a planta como maconha pode ser presa! E não tem dó, como diz o comentarista, a regra é clara, tem a planta em casa é cadeia! Não importa se está usando em infusão, se está mascando, se está usando curtida em álcool, é cadeia! E como o desconhecimento da lei não isenta o autor do crime vai ser prisão pra todo mundo, da senhorinha que tinha o pé de "liamba" em casa até o responsável pela praça na prefeitura.
The cake is a lie...
Trancado