JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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pafuncio
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Re: JAS-39 Gripen

#10846 Mensagem por pafuncio » Seg Dez 20, 2010 6:56 pm

nÃO sou tão amador, Jack Bauer ... :wink: Mas quando eu era guri, sempre curti os cabrios turbos da SAAB.

Lembro-me em especial de uma propaganda fantástica, um turbo subindo uma montanha. Quando o carro cairia no abismo, a cena é cortada e aparece um Viggen decolando da mesma montanha. Sensacional ...




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Re: JAS-39 Gripen

#10847 Mensagem por Bourne » Seg Dez 20, 2010 10:28 pm

Hoje em dia a divisão de carros da SAAB é Spyker especializada em superesportivos. Está procurando um distribuidor no Brasil dentro da estratégia de expansão para mercados emergentes como China e Rússia. O que tem a ver com o Gripen? Nada. :lol:




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Re: JAS-39 Gripen

#10848 Mensagem por pafuncio » Seg Dez 20, 2010 11:15 pm

Não achei com uma receita com o Durião (by Pepê = nem o Anthony Bourdain encarou a nauseabunda fruta), aí tive que apelar à ex-Saab. :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#10849 Mensagem por Túlio » Ter Dez 21, 2010 7:00 am

Voltando à questão que coloquei ao nosso amigo Pepê, se o F-18 mexeu bastante na célula a ponto de reduzir drasticamente a comunalidade para com os modelos mais antigos e com isso saltou da terceira para A QUARTA geração, o Gripen NG - a voar - também parece que vai mudar um bocado, então, como já é quarta de nascença, passará a ser QUINTA?




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Re: JAS-39 Gripen

#10850 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 21, 2010 8:21 am

Túlio escreveu:Voltando à questão que coloquei ao nosso amigo Pepê, se o F-18 mexeu bastante na célula a ponto de reduzir drasticamente a comunalidade para com os modelos mais antigos e com isso saltou da terceira para A QUARTA geração, o Gripen NG - a voar - também parece que vai mudar um bocado, então, como já é quarta de nascença, passará a ser QUINTA?
Não.

O problema é que o Demo é algo que não é necessariamente um "caça" novo e não é necessariamente um "upgrade do C/D"... é algo no meio do caminho e vai depender da disposição dos suecos $$$$ e potenciais compradores $$$$$$$$$$$$$ para decidir qual rumo isso vai tomar.

Como no fim das contas a "base" do NG está entre dois mundos, o resultado final cai como um 4 Geração (já que os Gripens C/D melhorados e os NG iriam em tese compartilhar muita coisa).

O SH foi um salto mais ousado e com bem mais $$$$$$$ para cometer erros e resolve-los... e isso faz uma diferença absurda também (mais um ponto adicionado ao "risco").

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Re: JAS-39 Gripen

#10851 Mensagem por Túlio » Ter Dez 21, 2010 1:43 pm

Não me 'loopeies', Lima véio: se o F-18 é modificado a ponto de ficar todo torto e pula de 3G para 4G, então um Gripen NG - a voar, repito - que já é descendente de um 4G, sendo provavelmente um novo caça, seria então 5G? A pergunta é essa, índio véio... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Na verdade apenas sustento que o F-18 é tão 3G quanto qualquer outro teen fighter, não importa que modificações se lhe insiram nem os rótulos que se lhe aponham... :wink: 8-]




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Re: JAS-39 Gripen

#10852 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Dez 21, 2010 1:52 pm

Existe quem classifique alguns caças como sendo de 4.5 geração ou 4++:
The further advance of microcomputers in the 1980s and 1990s permitted rapid upgrades to the avionics over the lifetimes of these fighters, incorporating system upgrades such as AESA, digital avionics buses and IRST. Due to the dramatic enhancement of capabilities in these upgraded fighters and in new designs of the 1990s that reflected these new capabilities, the US government has taken to using the designation 4.5th generation to refer to these later designs. This is intended to reflect a class of fighters that are evolutionary upgrades of the 4th generation incorporating integrated avionics suites, advanced weapons efforts to make the (mostly) conventionally designed aircraft nonetheless less easily detectable, and trackable as a response to advancing missile and RADAR technology, see stealth technology.[2][3] Inherent airframe design features exist, and include masking of turbine-blades and application of advanced sometimes radar-absorbent materials, but not the distinctive low-observable configurations of the latest aircraft, dubbed fifth-generation fighters or craft such as the F-117 and B-2.
The United States Government defines 4.5 generation fighter aircraft as fourth generation jet fighters that have been upgraded with AESA radar, high capacity data-link, enhanced avionics, and "the ability to deploy current and reasonably foreseeable advanced armaments."[4][5]

(Wikipedia)
Por suas características, o Super Hornet, o Rafale e o Gripen NG (se esse existisse) seriam caças de geração intermediária entre a 4ª e a 5ª.

[]'s




Alberto -
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Re: JAS-39 Gripen

#10853 Mensagem por Bender » Ter Dez 21, 2010 1:52 pm

Túlio escreveu:Não me 'loopeies', Lima véio: se o F-18 é modificado a ponto de ficar todo torto e pula de 3G para 4G, então um Gripen NG - a voar, repito - que já é descendente de um 4G, sendo provavelmente um novo caça, seria então 5G? A pergunta é essa, índio véio... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Na verdade apenas sustento que o F-18 é tão 3G quanto qualquer outro teen fighter, não importa que modificações se lhe insiram nem os rótulos que se lhe aponham... :wink: 8-]
Com aquela árvore de natal decoradae cheia de "presentes" que ele carrega embaixo dele nas imagens digitais,só se for desenho da 5.a Geração do Photoshop. :?

SDS.

PS: Lopiei também ou fui direto? 8-]




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Re: JAS-39 Gripen

#10854 Mensagem por Túlio » Ter Dez 21, 2010 2:12 pm

Bender escreveu:
Com aquela árvore de natal decoradae cheia de "presentes" que ele carrega embaixo dele nas imagens digitais,só se for desenho da 5.a Geração do Photoshop. :?

SDS.

PS: Lopiei também ou fui direto? 8-]

Para falar a verdade, nem ENTENDI...ehahehahehahehaheh

E para mim isso de 4,5G, 3,5G é charla, então faz um update (que se faz em QUALQUER aeronave) e ela pula meia geração?




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Re: JAS-39 Gripen

#10855 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Dez 21, 2010 4:23 pm

5ª geração exige da aeronave um perfil anti-reflexivo. Isto é exclusivo, até o momento, de três aeronaves: F-22, F-35 e T-50.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Re: JAS-39 Gripen

#10856 Mensagem por gaitero » Ter Dez 21, 2010 6:53 pm

Túlio escreveu:Não me 'loopeies', Lima véio: se o F-18 é modificado a ponto de ficar todo torto e pula de 3G para 4G, então um Gripen NG - a voar, repito - que já é descendente de um 4G, sendo provavelmente um novo caça, seria então 5G? A pergunta é essa, índio véio... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Na verdade apenas sustento que o F-18 é tão 3G quanto qualquer outro teen fighter, não importa que modificações se lhe insiram nem os rótulos que se lhe aponham... :wink: 8-]
Se assim for, o typhoon tranche 1 é de quarta o tranche 2 de quinta e o 3 de sexta...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: JAS-39 Gripen

#10857 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 21, 2010 9:49 pm

gaitero escreveu:
Túlio escreveu:Não me 'loopeies', Lima véio: se o F-18 é modificado a ponto de ficar todo torto e pula de 3G para 4G, então um Gripen NG - a voar, repito - que já é descendente de um 4G, sendo provavelmente um novo caça, seria então 5G? A pergunta é essa, índio véio... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Na verdade apenas sustento que o F-18 é tão 3G quanto qualquer outro teen fighter, não importa que modificações se lhe insiram nem os rótulos que se lhe aponham... :wink: 8-]
Se assim for, o typhoon tranche 1 é de quarta o tranche 2 de quinta e o 3 de sexta...
Pois é Tulio...

Acho que tudo passa pelo que você entende por essas gerações... eu tenho o meu guia que coloquei em outro tópico e até agora estou seguindo ele e estou bem feliz com ele... :lol:

[]s
CB_Lima




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Re: JAS-39 Gripen

#10858 Mensagem por sapao » Ter Dez 21, 2010 10:14 pm

Essa classificação está muito mais associada aos fabricantes para venderem seus produtos e ao militares para fazerem propaganda do que a qualquer outra coisa, muito semelhante a classificação de embarcações pelo mundo a fora.

Se para mim 4 geração é X e para a França 4 geração é Y, quem é que vai discordar?
Ou melhor, quem é que vai julgar? A Associação Internacional das Aeronaves de Combate, responsavel pela classificação dos modelos fabricados?

Isso no fundo é o que chamamos de "goiaba"!
Uma aeronave como o F-16 ou o SU-30 pode ter tantas capacidades diferentes que querer classificar todas por "gerações" é, na minha opinião, nivelar muito por baixo todas as variaveis tecnicas que podem ser incluidas.
Ai ficam surgindo essas bizarrices de 4+++, 4,5, 4 Plus, etc...
Parece propaganda de processador!

E no final para o fim que se destina (MATAR O OUTRO) não quer dizer nada, pois um conflito não será divido por categorias e muito menos o inimigo vai ser analisado com base neste tipo de classificação.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Hader

Re: JAS-39 Gripen

#10859 Mensagem por Hader » Qua Dez 22, 2010 8:24 am

Concordo com o Sapão. Deve-se analizar que tipo de inovação tecnológica um produto tem para que possa ser chamado de revolucionário, a ponto de sugerir que todos os demais ficaram inapelavelmente defasados. Radar novo e congêneres aumentam a letalidade do caça, mas não o coloca em outro patamar conceitual.

Quinta geração:

- Nasce furtivo, em todo gradiente do espectro eletro-magnético (radar, IR, etc)
- Capacidade de super-cruise em vôo nivelado por períodos significativos
- Altíssima capacidade de processamento de informação para fusão de dados
- Interface com o piloto que permita o emprego full desta capacidade de fusão de dados
- Capacidade de guerra em rede, com a fusão real de sensores e meios de todo o elemento de ataque e dos meios de suporte (real time).

Pode-se colocar mais coisas na lista, mas isto é o ponto de ruptura das gerações no meu ponto de vista.

[]'s




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Re: JAS-39 Gripen

#10860 Mensagem por Túlio » Qua Dez 22, 2010 8:46 am

Concordaste discordando... [003] [003] [003] [003]

Eu concordo MESMO, é charla de fabricante, interessa é se cumpre a missão, que no nosso caso exige longo alcance, grande poder de fogo, capacidade de operar em ambiente NCW e a maior furtividade possível, entre outros quesitos. Para mim qualquer aeronave da Short List, além das que ficaram de fora, cumpre isso com folga, ao menos a maioria. E necas de 'geração coca-cola', o que interessa são as CAPACIDADES contrapostas aos CUSTOS...

É a minha opinião... 8-]




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