TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51316 Mensagem por Zavva » Sex Dez 17, 2010 6:58 pm

Pepê Rezende escreveu:
Zavva escreveu:Talvez o NJ seja a melhor opção que a Dilma conhecia para dar continuidade a esta politica.

Tratando em relação ao tema do tópico, não se pode confundir a END com as opções do F-X2, pois as 3 opções estão enquadradas nela.
Politicas de Estado não especifícam forncedores e muito menos países fornecedores.

Alguns criticam os chamados "componentes americanos", mas a END tambem não os condena, independente das razões que os críticos das politicas de venda de equipamentos militares deste país, tenham.

Por isso que não concordo com a sugestão de que a permencia do NJ esteja vinculada a determinado modelo de caça, pois isso é uma questão menor dentro da politica de estado.
O que não significa que o NJ não possa tentar manter o Rafale com o favorito.

Abs
Não é bem verdade... Uma, não se enquadra, porque não transfere as tecnologias que queremos e não oferece offset. Outra, segue num rumo muito parecido e tem alto risco. Só restou uma hipótese que sofre o ataque coordenado da mídia mal informada.

Pepê
A "outra" a que voce se refere não segue um rumo diferente dos demais.
A ToT será restrita em todos os casos.
Pepe, não se iluda com jogo de palavras, no final voce verá que não fará grande diferença essa conversa de ToT.
Sei que voce tem muito mais experiencia do que eu, mas tem coisas que nunca mudam.

Com relação aos riscos, quer mais risco do que a sugestão da END de nós produzirmos um caça de 5a geração ?

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51317 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 17, 2010 6:59 pm

O Brasil não se divide em pró e anti-americanos.
Existem aqueles que são simplestemente pragmáticos na defesa dos interesses nacionais, analisando caso a caso, sem ideologias.
Esse sou eu!
Obrigado por reconhecer minhas qualidades!
Você acha que eu não reconheco o quanto são as politicas retritivas americanas podem ser nocivas a nós ?
Não citei nomes, nenhum.
São porções de estrume ao vento dos ventiladores, pega quem gosta/quer/se sente atraído/etc/whatever.
A diferença minha para voce é que não me iludo em relação aos franceses...só isso.
Eu?
Iludido com a França? :lol:

Eu torço por Brasil + Rússia, SU-35BM + PAK-FA.

Mas como temos uma bost-list, escolhi o menos ruim, o Rafale.
Fazer o quê, né? :?

Mas acho que bunda na janela e capachismo, pelos próximos 4 anos, não vai ter mais não.
Seja pelos pragmáticos, ou seja pelos iludidos.

Abraços conscientíssimos! :mrgreen:




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51318 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Dez 17, 2010 7:01 pm

Benke escreveu:Pepê
Você está bem informado sobre as propostas
Tirando risco, LCC, financiamento, industrialização, custo, porque a proposta francesa atrai tanto?
Sinceramente, e sem segunda intenção, gostaria de saber sua opinião.
O que trarão em termos de tecnologia aeronáutica que o Brasil (Embraer) não possui?
Um abraço
Benke
Porque foram os únicos que aceitaram transferir todas as linhas de código e ofereceram um offset pesado no programa KC-390, incluindo os caixões de asa em composto (que ela não domina), que já estão em estudo na OMERA. Foram os pontos decisivos. Vcs ganharam na transferência de tecnologia, mas o Alto Comando detonou suas chances ao duplicar a nota de risco. Sempre disse que defenderia o NG se o governo sueco fizesse umas 20 opções e esquecesse os C-130B que estão caindo de podres para entrar de sola no KC-390...

O Rafale foi regular. Não tem nota superior a nove nem inferior a sete. A SAAB e a Boeing tem altos e baixos com notas 10 (ToT Gripen e risco Boeing) e 2 (risco SAAB e ToT e offset Boeing).

É isso!

Pepê




Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51319 Mensagem por Zavva » Sex Dez 17, 2010 7:02 pm

Bender,

Duvido que o NJ permenacesse se o Lula não tivesse pedido muito.
Mesmo assim, a primeira coisa que a Dilma fez foi começar e revisar parte do trabalho do MD no F-X2.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51320 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 17, 2010 7:07 pm

Para dar a vitória ao Gripen-NG/F-18E.

É isso?




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Se eu fosse a SAAB...

#51321 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Dez 17, 2010 7:08 pm

anteciparia os estudos do caça de 5ª geração, como queria o CEO substituído (2040 é PHoda). Os suecos, que sempre foram bons em antecipar tendências, falharam ao olhar para trás em lugar de apostar no futuro. A Coréia, a China e o Japão têm requerimentos para caças stealths. É um mercado aberto, com dois concorrentes apenas: PAK-FA e F-35. Está maduro, só falta colher. Está mais que na hora de se unir com a Embraer e, quem sabe, a Dassault (eles topam) para entrar na disputa.

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51322 Mensagem por Benke » Sex Dez 17, 2010 7:09 pm

Pepê Rezende escreveu:
Benke escreveu:Pepê
Você está bem informado sobre as propostas
Tirando risco, LCC, financiamento, industrialização, custo, porque a proposta francesa atrai tanto?
Sinceramente, e sem segunda intenção, gostaria de saber sua opinião.
O que trarão em termos de tecnologia aeronáutica que o Brasil (Embraer) não possui?
Um abraço
Benke
Porque foram os únicos que aceitaram transferir todas as linhas de código e ofereceram um offset pesado no programa KC-390, incluindo os caixões de asa em composto (que ela não domina), que já estão em estudo na OMERA. Foram os pontos decisivos. Vcs ganharam na transferência de tecnologia, mas o Alto Comando detonou suas chances ao duplicar a nota de risco. Sempre disse que defenderia o NG se o governo sueco fizesse umas 20 opções e esquecesse os C-130B que estão caindo de podres para entrar de sola no KC-390...

O Rafale foi regular. Não tem nota superior a nove nem inferior a sete. A SAAB e a Boeing tem altos e baixos com notas 10 (ToT Gripen e risco Boeing) e 2 (risco SAAB e ToT e offset Boeing).

É isso!

Pepê
OK, mas o QUE os franceses vão transferir de tecnologia "mão na massa" e.g. fora da sala de aula. Você deve saber?




ars longa vita brevis
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51323 Mensagem por Benke » Sex Dez 17, 2010 7:10 pm

Carlos Mathias escreveu:Para dar a vitória ao Gripen-NG/F-18E.

É isso?
não




ars longa vita brevis
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51324 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 17, 2010 7:11 pm

Então para cancelar tudo e começar o FX-3...




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51325 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Dez 17, 2010 7:12 pm

Zavva escreveu:Bender,

Duvido que o NJ permenacesse se o Lula não tivesse pedido muito.
Mesmo assim, a primeira coisa que a Dilma fez foi começar e revisar parte do trabalho do MD no F-X2.

Abs
O trabalho do MD foi feito pela COPAC. O relatório NÃO FOI ALTERADO. As notas são as mesmas, mudaram apenas os pesos para favorecer ToT e offset (a média do NG subiu). Ela não está revendo o trabalho, está se calçando porque sabe que a mídia, que é antigoverno, vai cair de pau com insinuações pesadas como as que o Kirk/Spock faz.

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51326 Mensagem por Benke » Sex Dez 17, 2010 7:13 pm

o kirk ta fu :D :D :D




ars longa vita brevis
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51327 Mensagem por Benke » Sex Dez 17, 2010 7:17 pm

Pepê Rezende escreveu:
Zavva escreveu:Bender,

Duvido que o NJ permenacesse se o Lula não tivesse pedido muito.
Mesmo assim, a primeira coisa que a Dilma fez foi começar e revisar parte do trabalho do MD no F-X2.

Abs
O trabalho do MD foi feito pela COPAC. O relatório NÃO FOI ALTERADO. As notas são as mesmas, mudaram apenas os pesos para favorecer ToT e offset (a média do NG subiu). Ela não está revendo o trabalho, está se calçando porque sabe que a mídia, que é antigoverno, vai cair de pau com insinuações pesadas como as que o Kirk/Spock faz.

Abraços

Pepê
Eu ouvi dizer que o relatório da COPAC não foi modificado. 26 k pp :shock:

o MD mudou o critério posteriormente




Editado pela última vez por Benke em Sex Dez 17, 2010 7:19 pm, em um total de 1 vez.
ars longa vita brevis
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51328 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Dez 17, 2010 7:18 pm

Benke escreveu: OK, mas o QUE os franceses vão transferir de tecnologia "mão na massa" e.g. fora da sala de aula. Você deve saber?
Partes da estrutura (asas, leme vertical, fuselagem central e canards), montagem e fabricação de partes do radar no Brasil, integração de sistemas e aviônicos nacionais (os mesmos para os três aparelhos), parte do trem de pouso, automação de linhas de montagem, manutenção completa das turbinas no Brasil, controle do FBW, módulos do Spectra, integração de armas e sistemas...

Em verdade, há pouco o que escolher entre a proposta deles e a de vcs... Se a SELEX tivesse se comprometido a transferir o hardware para o Brasil e a GE tivesse a decência de informar os custos operacionais da F414G o Alto Comando não teria chumbado a SAAB duplicando o peso da nota de risco de cinco para dez.

Pepê




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51329 Mensagem por FABIO » Sex Dez 17, 2010 7:23 pm

prezado amigo Pedro Paulo,tenho que admitir voçe conhece do assunto, e não puchasaquismo
não, falo de forma sincera,agora Pedro quando acaba essa agonia chamada FX2,quando sai
o anuncio que missier rafale ganhou :lol:




Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51330 Mensagem por Zavva » Sex Dez 17, 2010 7:24 pm

Carlos Mathias escreveu:
O Brasil não se divide em pró e anti-americanos.
Existem aqueles que são simplestemente pragmáticos na defesa dos interesses nacionais, analisando caso a caso, sem ideologias.
Esse sou eu!
Obrigado por reconhecer minhas qualidades!
Você acha que eu não reconheco o quanto são as politicas retritivas americanas podem ser nocivas a nós ?
Não citei nomes, nenhum.
São porções de estrume ao vento dos ventiladores, pega quem gosta/quer/se sente atraído/etc/whatever.
A diferença minha para voce é que não me iludo em relação aos franceses...só isso.
Eu?
Iludido com a França? :lol:

Eu torço por Brasil + Rússia, SU-35BM + PAK-FA.

Mas como temos uma bost-list, escolhi o menos ruim, o Rafale.
Fazer o quê, né? :?

Mas acho que bunda na janela e capachismo, pelos próximos 4 anos, não vai ter mais não.
Seja pelos pragmáticos, ou seja pelos iludidos.

Abraços conscientíssimos! :mrgreen:
Para mim ha só um remédio para essa dependencia que tanto nos encomoda em termos de tecnologia: desenvolvimento tecnologico aqui !

Se dependermos dos outros estaremos sempre ferrados.
Gosto do NG porque estimula isso. Pode não ser o melhor dos mundos, longe disso, mas caminha mais diretamente neste sentido.

Tecnologia sem demanda, não se sustenta. O Expertise da corveta Barroso irá se perder se não dermos continuidade as demandas, por exemplo.

Com o Rafale iremos sempre comer na mão dos franceses. Com os suécos faremos isso parcialmente.

Se o "bicho pegar" e os americanos quiserem nos boicotar, os franceses o acompanharão, como fizeram no nosso programa espacial.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Responder