Porta-Aviões

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Olinda
Avançado
Avançado
Mensagens: 373
Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
Agradeceram: 26 vezes

Porta-Aviões

#1576 Mensagem por Olinda » Dom Dez 12, 2010 6:24 pm

Quais as vantagens e desvantagens, dos porta aviões com skijump contra dos com catapulta?

Os porta aviões com rampa não seriam melhores, pois não teriam um ponto de falha critico (a catapulta), que caso falhe os aviões ficariam parados, além de que seria um item a menos para manutenção.

O custo de desenvolvimento de caças para NAe skijump não é menor?




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Porta-Aviões

#1577 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 15, 2010 10:01 am

No futuro só haverá dois caças capazes de usar esse sistema, o F-35 B (que é a versão mais limitada do F-35) e o novo caça Russo-Indiano. Caças embarcados que puderão usar as catapultas no futuro, haverá o F-35 C (provavelmente a melhor versão do F-35) e o Rafale. Não estou a lembra-me de mais nada excepto talvez um projecto Chinês que não deve ser grande coisa.

A partir daí podemos começar a falar da experiência que a MB tem com um sistema e não com o outro, fo facto de ser possível colocar mais aviões no ar em menos tempo usando as catapultas, etc.

Cada sistema tem as suas vantagens e as suas desvantagens, é preciso é haver uma decisão superior.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Porta-Aviões

#1578 Mensagem por Túlio » Qua Dez 15, 2010 12:18 pm

Eu creio que não iremos jogar no lixo mais de meio século de experiência adquirida a duras penas em CATOBAR para começarmos tudo de novo com STOBAR, o que aponta fortemente para Rafale/Super Hornet e mesmo o mítico F-35, em detrimento do Flanker (buá!) e Fulcrum... :wink: 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Porta-Aviões

#1579 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 15, 2010 12:40 pm

Atenção Túlio, versão C do dito caça, é na minha opinião a melhor do F-35. Se a Marinha Brasileira recebe-se os bichanos ficavam com uma bruta aviação naval.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Porta-Aviões

#1580 Mensagem por Túlio » Qua Dez 15, 2010 12:55 pm

SE este avião chegar a ser produzido em série. Sempre que vou ao tópico referente a ele me deparo com aumentos de custos e de prazos, e isso em plena crise (e seus consequentes duros cortes orçamentários) que se abate sobre os EUA e seus possíveis compradores. A versão naval então se resume à USN e possivelmente RN, Naes CATOBAR são (no caso Inglês PROVAVELMENTE SERÃO, por enquanto são STOBAR, propícios à versão B, que parece a cada dia mais próxima do definitivo fim) operados além deles apenas pela MB e pela Marinha Francesa e esta última certamente irá usar seu próprio caça, sendo a grande incógnita a própria MB. Como o FX parece cada vez mais estar entre o Rafale e o Super Hornet - as únicas aeronaves concorrentes com comprovada capacidade naval - e devem durar de 25 a 30 anos em operação, basta desatar este nó e foi-se embora o F-35 para a MB (a não ser que Dilma realmente resolva chutar o balde - com a concordância expressa do governo e congresso dos EUA -, comprar outro caça TAMPAX e se envolver no desenvolvimento do F-35, aportando preciosas verbas. De outro modo... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Porta-Aviões

#1581 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 15, 2010 1:06 pm

Túlio escreveu:SE este avião chegar a ser produzido em série. Sempre que vou ao tópico referente a ele me deparo com aumentos de custos e de prazos, e isso em plena crise (e seus consequentes duros cortes orçamentários) que se abate sobre os EUA e seus possíveis compradores. A versão naval então se resume à USN e possivelmente RN, Naes CATOBAR são (no caso Inglês PROVAVELMENTE SERÃO, por enquanto são STOBAR, propícios à versão B, que parece a cada dia mais próxima do definitivo fim) operados além deles apenas pela MB e pela Marinha Francesa e esta última certamente irá usar seu próprio caça, sendo a grande incógnita a própria MB.
A versão que mais problemas está a dar é a B e é essa que eu acho que está em perigo (especialmente porque são os Marines que se lixam se esta versão não for para a frente). A Royal Navy e a RAF vão com a versão C e já vão com sorte (também é só 40). A US Navy tem mais caças num PA do que a maior parte das Forças Aéreas do mundo, por isso acho que tanto a A como a C são duas versões que vão para a frente.
Como o FX parece cada vez mais estar entre o Rafale e o Super Hornet - as únicas aeronaves concorrentes com comprovada capacidade naval - e devem durar de 25 a 30 anos em operação, basta desatar este nó e foi-se embora o F-35 para a MB (a não ser que Dilma realmente resolva chutar o balde - com a concordância expressa do governo e congresso dos EUA -, comprar outro caça TAMPAX e se envolver no desenvolvimento do F-35, aportando preciosas verbas. De outro modo... 8-]
Eu dúvido que a Dilma vá comprar caças aos EUA. Já vi coisas mais estranhas, mas dúvido muito.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Porta-Aviões

#1582 Mensagem por Túlio » Qua Dez 15, 2010 1:11 pm

Então, cedo ou tarde, é Rafale mesmo... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Olinda
Avançado
Avançado
Mensagens: 373
Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Porta-Aviões

#1583 Mensagem por Olinda » Qua Dez 15, 2010 4:29 pm

Túlio escreveu:Eu creio que não iremos jogar no lixo mais de meio século de experiência adquirida a duras penas em CATOBAR para começarmos tudo de novo com STOBAR, o que aponta fortemente para Rafale/Super Hornet e mesmo o mítico F-35, em detrimento do Flanker (buá!) e Fulcrum... :wink: 8-]

Não acredito que seria jogar fora esta experiência, pois a operação STOBAR é menos complicada que CATOBAR. Ou não ?
Agora como vc bem lembrou não existem muitas opções de cacas. Mas gostaria de ver o Fulcrum na MB.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: Porta-Aviões

#1584 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 16, 2010 9:09 am

Caça desactualizado, para isso há coisa melhor (até na Russia).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Carlos Mathias

Re: Porta-Aviões

#1585 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 16, 2010 10:18 am

Caça que decola de catapulta, só decola de catapulta.
Caça que decola de rampa, TAMBÉM DECOLA DE CATAPULTA, basta o cabresto.

A rampa não tem custo, nem requer licença de fabricação.
Não exige preparação especial do navio.
Não precisa de linhas de vapor.
Enfim, é muito mais simples e barato.

Mas lança menos aviões por unidade de tempo.

Mas eu,e somente eu, acho que numa marinha de poucos recursos e com pretensões medianas, é mais do que suficiente.

Se a MB usasse um desses no lugar do SP, muito provavelmente já estaria operacional, porque a reforma seria muitíssimo mais simples e barata.

Chuto que com treinos, até o Rafaleco decolaria de rampa.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7537
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: Porta-Aviões

#1586 Mensagem por J.Ricardo » Sex Dez 17, 2010 3:13 pm

O duro CM é achar um PA desses a venda no mercado de usados nas condições em que nós achamos o Foch...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
joaoGui
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 198
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 3:08 pm
Localização: SP/Brasil

Re: Porta-Aviões

#1587 Mensagem por joaoGui » Sex Dez 17, 2010 5:08 pm

J.Ricardo escreveu:O duro CM é achar um PA desses a venda no mercado de usados nas condições em que nós achamos o Foch...
Ué, posso estar muito errado, mas não vejo grande coisa no Foch, compramos ele e depois de 4-5 anos "coisas" explodiram e pessoas morreram...desde então ele está na doca, é difícil achar um PA assim?Talvez em algum ferro velho você encontre algo parecido e em condições semelhantes. :roll: :roll:




Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Porta-Aviões

#1588 Mensagem por crubens » Sex Dez 17, 2010 5:13 pm

Cara, tu entendeu errado. Ele tá dizendo que não tinha nenhum outro PA a venda por 12 milhões de dolares em razoáveis condições e muito menos com a dita rampa.




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Carlos Mathias

Re: Porta-Aviões

#1589 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 17, 2010 6:30 pm

Soldar uma rampa no SP deve levar uns dois meses. :mrgreen:
Tirar toda aquela parafernália de catapulta e sistemas associados deve aliviar umas trocentas toneladas de peso = mais facilidade de alcançar altas velocidades sem forçar motores.

Enfim, há vantagens e desvantagens, mas para uma marinha média, eu acho rampa mais realista.




pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceram: 11 vezes

Re: Porta-Aviões

#1590 Mensagem por pampa_01 » Sáb Dez 18, 2010 8:17 am

Posso estar errado (não entendo nada de navios) mas instalar uma rampa na proa do mesmo, iria alterar e muito, o seu centro de gravidade. Portanto, não é factivel, antes que alguem resolva surfar na onda do CM.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
No mais acredito que nossa cultura CATOBAR irá prevalecer, e teremos 2 novos NA com esta tecnologia, em 10/15 anos.
[]




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Responder