
Saudações
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
JL escreveu:O problema é todo de ordem econômica, devido aos últimos acontecimentos, não sou economista, nem entendo do assunto, por isso perdoem os erros e incoerências, mas pelo que entendi, dois problemas sérios estão afetando a economia no momento. São eles a:
Guerra cambial - os EUA estão emitindo dólares, para financiar o seu rombo, aumentando o volume de moeda, sem se preocupar com a inflação deles, pois estão em crise. Isso faz com que dólares migrem para o Brasil, devido aos nossos juros altos etc. Então o governo tem que ficar lutando para que o Real não se valorize demais perante o dólar.
Inflação: existe uma alta de preço, focada nos alimentos, pode ser conferido com a ida ao supermercado, veja preço da carne. Isso faz pensar que o novo governo, vai usar o remédio clássico, aumento dos juros. Como o governo é um dos maiores devedores ele aumenta o custo da sua dívida.
Bem, seja como for o novo governo está pensando em apertar o cinto, talvez tudo se resolva e em alguns meses tudo volte ao normal, talvez não.
Talvez o governo Dilma seja bastante impopular, por ser austero demais, visando equilibrar o caixa ruim, deixado pelos gastos do governo Lula. Mas mesmo que o governo dela seja lixado pela opinião pública, ela irá preservar a imagem do Lula.
O Brasil tem muitos desafios, pela frente.
Agora voltando ao FX, por tudo que já aconteceu eu penso que a concorrência devia ser cancelada definitivamente e nunca mais reaberta concorrência desta forma para comprar qualquer equipamento militar. Porque a escolha foi contaminada por interesses espúrios de elementos fora da FAB. (jornalistas, políticos etc.).
Outro ponto os três caças em breve estarão ultrapassados, no prazo de 10 anos, com a chegada do F35, do PAK russo, dos novos caças que estão em projeto na China, Coréia, etc. São produtos do século XX. Os seus fabricantes estão loucos para vendê-los, para capitalizar e partir para novos projetos.
Solução: caça tampão, com upgrade já, para voar por uns dez anos e pouco e engajamento firme em um novo programa como o Pak russo, junto com a India. Ou então em um outro programa novo.
Seria muito bom se estes caças do FX 2 estivessem hoje, repito hoje entrando em operação na FAB, para entrar só Deus sabe quando é perder dinheiro.
O prick pode dizer que é pensamento de virá-lata, o que não concordo, pois defendo é que o Brasil passe para o futuro ou seja para um caça realmente a altura um empreendimento novo, stealth, com mísseis de nova geração, capacidades muito acima dos que estes hojem podem dar.
Qualquer tampão vai atender as nossas exigências atuais, F16 com upgrade, Gripen usado, Mirage 2000-9 etc. Agora tirando um sarro, já que a FAB gosta tanto do F5, copia o motor, põe umas turbinas novas, refaz alguns componentes estruturais e vamos de F5 mais uns anos. F5 forever.
Nosso eterno carma...Poti Camarão escreveu:Voltemos às cavernas...![]()
A Dilma já está no comando. Nem de longe parece a versão feminina do Lula.Penguin escreveu:Valor, 8/12
Do Torto, Dilma já governa o país
Rosângela Bittar
Com gestos estudados e cuidado para não projetar a mínima sombra sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita Dilma Vana Rousseff já governa o Brasil. Suas marcas surgem, naturalmente, sem imposições óbvias. Estão embutidas no discurso de um ministro, no anúncio de uma medida, no espaço concedido a um partido, na decisão de comum acordo com o dirigente ainda no cargo.
(...)
Voce não esta vendo o assunto de maneira muito simplista ?Brasileiro escreveu:Se a Dilma cancelar isso vai ser pra comprar Su-35 depois![]()
As entregas dos russos são as mais rápidas, e isso vai compensar o atraso do programa.
abraços]