Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#6796 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 06, 2010 10:13 pm

Guerra escreveu:Eu ainda acho vcs otimistas demais em esperar que o EB adote um fuzil modernissimo a curto prazo.
QUA QUA QUA!

Qualé, Guerra?

Um treco de plástico com algumas peças de metal é moderníssimo agora?

Tamos falando de fuzil! Algo que não mudou muita coisa desde os anos 60.

Não disto aqui!

Imagem

O que não dá para entender e ficar preso eternamente no chassis do FAL.

É como querer desenhar um carro de F1 num chassis do Fusca!!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#6797 Mensagem por Brasileiro » Seg Dez 06, 2010 10:14 pm

Guerra escreveu:Mas não fecha mesmo. vc acha que é só comprar arma e colocar na reserva? atrás disso vem muito gasto.

Quanto ao material que vc disse que desenvolvemos, não adianta desenvolver e não ter o material. O ALAC esta sendo desenvovido desde 1989. Quantas OM tem a arma com todos os seus acessorios?
Então o problema não é ter um fuzil moderno, é trocar de fuzil...

Qualquer que seja o novo fuzil vai trazer gastos além da própria compra, já que com nova arma muda-se tudo (manuais, instrução, ferramentas, munição, peças, etc).
O que não dá gasto nenhum é manter o FAL, que é o que estão tentando fazer com o MD-97 e IA-2.

Já trocamos o M-41 e estamos a uns passos de trocar o Urutu. Teve gasto e vai ter mais gasto ainda pra implementar o Leopard e a VBTP-MR, só que desses gastos (grandes até) o EB não teve medo de enfrentar...

abraços]

----------------
amor fati
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#6798 Mensagem por Skyway » Seg Dez 06, 2010 10:19 pm

Vou ficar do lado do Guerra dessa vez (não acostuma aí, hôme véio): primeiro vamos nos certificar de que tenha fuzil para todo mundo para DEPOIS a gente ver QUAL fuzil...
Mas vocês viram que eu não discuto mais esse assunto com o guerra? Não é por nenhuma mágoa ou birra não, é só porque debatemos de forma saudável e entendi que eu tava entendendo errado o objetivo do EB e entendi o que ele tava querendo dizer.

Esse "novo" fuzil não é o novo fuzil do EB, o Fuzil moderno, é só o fuzil pra garantir que todos tenham fuzil nas mãos se alguma merda engrossar. A troca vai vir mais pra frente, com outro modelo que nem sonho qual seja.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#6799 Mensagem por Guerra » Ter Dez 07, 2010 10:34 am

Bolovo escreveu:QUA QUA QUA!

Qualé, Guerra?

Um treco de plástico com algumas peças de metal é moderníssimo agora?

Tamos falando de fuzil! Algo que não mudou muita coisa desde os anos 60.

Não disto aqui!

Imagem

Eu não falei isso. O que eu disse é que venho dizendo a muito tempo. Um exército do tamanho do nosso , cuja a estrategia de defesa esta baseada na mobilização de grandes efetivos não tem como ter um fuzil de primeira linha na mão de todo mundo e estocado para uma eventual mobilização.

O que não dá para entender e ficar preso eternamente no chassis do FAL.

É como querer desenhar um carro de F1 num chassis do Fusca!!
Não foi isso que eu disse. O que eu disse foi o de sempre. Um exército do tamanho do nosso cujo a defesa esta baseada na mobilização de um grande efetivo não tem como colocar um fuzil de primeira linha na mão de cada um e ainda ter um arma estocada para mobilização.

Um pouco dessa história de "é ruim prque é FAL" é mito. A base para essa conclusão é o achismo.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#6800 Mensagem por dalton romao » Ter Dez 07, 2010 10:51 am

"ruim porque é FAL" nisso tenho que concordar com o Guerra. é mito sim. também concordo que o fuzil de massa ainda vai ser o FAL modernizado. só gostaria de saber como vai ficar a arma de apoio do GC. será um FAP também modernizado?

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1981 vezes
Agradeceram: 807 vezes

#6801 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Dez 07, 2010 12:14 pm

Brasileiro escreveu: Ok, precisamos de um fuzil que aguente o 'pau', que pode ser segurado por um analfabeto, que seja barato, que dispare granada de bocal e segure uma baioneta. Mas será que não dava pra fazer um fuzil moderno que também fizesse tudo isso? Eu acho que dá. Não fizemos radar? Não fizemos OVN? De onde saiu a grana? Por que não teve para o fuzil, que é o feijão-com-arroz de qualquer exército? O que o CTEx esteve fazendo o tempo todo que não deu tempo pra pensar no básico e ficaram pisando tão 'nas nuvens'? Sei lá... Pra mim essa história toda é meio suspeita, a conta não fecha...
Justamente, ambos SCAR e G36 são ridiculamente fáceis de operar e tem trocentos videos de instruções no YT, qualquer analfabeto bizonho aprende a montar e demonstar ambos em apenas poucos minutos. Essa preocupação de encarecer a instrução, devido ao fato do fuzil ser diferente do FAL, não procede e nem faz sentido.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#6802 Mensagem por Clermont » Ter Dez 07, 2010 12:54 pm

dalton romao escreveu:"ruim porque é FAL" nisso tenho que concordar com o Guerra. é mito sim. também concordo que o fuzil de massa ainda vai ser o FAL modernizado. só gostaria de saber como vai ficar a arma de apoio do GC. será um FAP também modernizado?
Deixa ver se eu entendi: quer dizer, então, que o fuzil das massas de recrutas do serviço militar vai ser o atual FAL, com cano cortado e coronha dobrável, em calibre 7,62?

E o IA2, onde entra nessa história?

E, afinal de contas: alguém tem noção de quanto vai custar, a unidade deste IA2? Seria ele, muito mais barato do que o tal de "Galil" que o Peru vai construir sob licença?

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#6803 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 07, 2010 1:06 pm

Cross escreveu: Justamente, ambos SCAR e G36 são ridiculamente fáceis de operar e tem trocentos videos de instruções no YT, qualquer analfabeto bizonho aprende a montar e demonstar ambos em apenas poucos minutos. Essa preocupação de encarecer a instrução, devido ao fato do fuzil ser diferente do FAL, não procede e nem faz sentido.
Parece que o que o Guerra está dizendo é sobre os custos que virão em decorrência do novo fuzil. Eles podem até ter manutenção fácil, serem robustos, etc. Mas parece que vai sair caro para o EB trocar todo o ferramental, estoque de peças, munição, etc, o que poderia multiplicar os custos do processo total às alturas, quando levamos em conta apenas a operação (200 mil fuzis)X(1000 dólares).

Aguentar o tranco, lançar granada de bocal e carregar baioneta o SCAR também faz, o EB não vai ter que pagar uma fortuna para comprar ALAC para todo mundo só porque trocou de fuzil.

Só que realmente me intriga muito isso. Jogar toda uma cadeia logística fora em prol de algo mais moderno, mesmo custando caro é algo que o nosso Exército já está fazendo em outras áreas (carro de combate e blindado sobre rodas). Só que na hora de fazer isso, só que para fuzis, o EB 'trava', exita.

O VBTP-MR está vindo aí, com um contrato de alguns bilhões de reais nas costas. Se vai ser pago, se vai ser efetudo totalmente a gente não sabe, só o que a gente sabe é que o EB se comprometeu a desenvolver uma coisa totalmente nova, assumiu o custo, conseguiu a aprovação da verba e agora ao menos tem uma perspectiva de ter em operação algo totalmente novo e que vai um dia, cedo ou tarde, aposentar tudo o que foi produzido pela extinga Engesa.

Com os blindados está sendo assim, um exemplo. O protótipo está sendo testado, é uma belezinha, logo logo vem a pré-série, etc.
Se o EB não procurou fazer o mesmo na questão de fuzis, é algo bem misterioso saber o porque. Se por um lado não houve verba para sonhar alto, parece que também não fizeram muita questão de sonhar alto.

abraços]

----------------
amor fati
Viktor Reznov
Sênior
Sênior

#6804 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Dez 07, 2010 1:13 pm

Clermont escreveu:
dalton romao escreveu:"ruim porque é FAL" nisso tenho que concordar com o Guerra. é mito sim. também concordo que o fuzil de massa ainda vai ser o FAL modernizado. só gostaria de saber como vai ficar a arma de apoio do GC. será um FAP também modernizado?
Deixa ver se eu entendi: quer dizer, então, que o fuzil das massas de recrutas do serviço militar vai ser o atual FAL, com cano cortado e coronha dobrável, em calibre 7,62?

E o IA2, onde entra nessa história?

E, afinal de contas: alguém tem noção de quanto vai custar, a unidade deste IA2? Seria ele, muito mais barato do que o tal de "Galil" que o Peru vai construir sob licença?
Com certeza não será. Ainda mais considerando os impostos que vão incidir sobre a arma.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 53 vezes

#6805 Mensagem por dalton romao » Ter Dez 07, 2010 1:20 pm

cross, tem o IA2 em 7.62, que nada mais é que o PARA-FAL de cano curto e com todas as modificações do modelo 5.56. modificações externas, coronhas, guarda-mãos, telhas e empunhadura. por dentro o mesmo velho e bom FAL de sempre.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior

#6806 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Dez 07, 2010 1:25 pm

dalton romao escreveu:cross, tem o IA2 em 7.62, que nada mais é que o PARA-FAL de cano curto e com todas as modificações do modelo 5.56. modificações externas, coronhas, guarda-mãos, telhas e empunhadura. por dentro o mesmo velho e bom FAL de sempre.
Sendo isso que fiquemos assim mesmo, melhor que o MD97 maquiado.

Bolovo
Sênior
Sênior

#6807 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 07, 2010 4:14 pm

dalton romao escreveu:cross, tem o IA2 em 7.62, que nada mais é que o PARA-FAL de cano curto e com todas as modificações do modelo 5.56. modificações externas, coronhas, guarda-mãos, telhas e empunhadura. por dentro o mesmo velho e bom FAL de sempre.
Isso é ridiculo. Então estamos demorando 30 anos para substituir o FAL pelo... FAL?

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#6808 Mensagem por Skyway » Ter Dez 07, 2010 4:22 pm

Bolovo escreveu:
Isso é ridiculo. Então estamos demorando 30 anos para substituir o FAL pelo... FAL?
Bolovo não é substituição, esse é o galho.

É complemento, é mais FAL, só que modernizado. A substituição vem mais pra frente com outro fuzil, o IA2 não substitui ninguem.

AD ASTRA PER ASPERA
Bolovo
Sênior
Sênior

#6809 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 07, 2010 4:36 pm

Então mudem o nome do tópico, pq esse é propaganda enganosa. Deveria se chamar "O mesmo fuzil para o EB".

Viktor Reznov
Sênior
Sênior

#6810 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Dez 07, 2010 4:41 pm

Bolovo escreveu:
Pelo menos é por um projeto que funciona e que foi consagrado por trocentas mil guerras. [003]
Bolovo escreveu:Então mudem o nome do tópico, pq esse é propaganda enganosa. Deveria se chamar "O mesmo fuzil para o EB".
AHEhaeH :lol: Devia mesmo.

Responder