Missilhouse do Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Nibelhein
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 194
Registrado em: Seg Jun 23, 2008 7:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Mssilhouse do Brasil

#1231 Mensagem por Nibelhein » Sex Dez 03, 2010 3:13 am

prp escreveu:O Francoorp tava só zuando. :D Pelo menos eu espero. :roll:
Há, bom, mals pelo mal entendido, to meio estressado hoje, mas imagina só, comprar um avião que mal mal opera em Guarulhos com várias restrições, fora da realidade do país.

Pra mim a opção mais lógica seria um Boeing 777-200 LR, mais barato, mais econômico, com a maior autonomia do mundo e o avião comercial wide body mais seguro atualmente.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3220
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 216 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#1232 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Dez 03, 2010 3:15 am

Nibelhein escreveu:

Mostre aonde então um A380 seria útil nessa missão, há não ser impressionar outro paiseco com "meu pipi é maior que o seu".

Sinceramente...

Você acha que a Dilma precisa disso?




Nibelhein
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 194
Registrado em: Seg Jun 23, 2008 7:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Mssilhouse do Brasil

#1233 Mensagem por Nibelhein » Sex Dez 03, 2010 3:26 am

jumentodonordeste escreveu:
Nibelhein escreveu:

Mostre aonde então um A380 seria útil nessa missão, há não ser impressionar outro paiseco com "meu pipi é maior que o seu".

Sinceramente...

Você acha que a Dilma precisa disso?

Releia todos os posts no contexto e você entenderá porque eu disse isso :roll:




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#1234 Mensagem por WalterGaudério » Sex Dez 03, 2010 8:32 am

Carlos Mathias escreveu:O 767 não vai ganhar?
Hmmmm...
Prevejo a Ponte com alguns saltadores no dia do anúncio. :lol:

Ou o canal do mangue... :mrgreen: [002]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Mssilhouse do Brasil

#1235 Mensagem por Alcantara » Sex Dez 03, 2010 9:40 am

Brasileiro escreveu:O problema é que os jornais vem com essa de 'AeroDilma', como se fosse apenas mais um hotel voador e a FAB não precisasse de mais nada...

abraços]
Problema por que? Isso já é de se esperar. :roll:

Vejam que, mesmo na França onde se FABRICA o A-340 e por tanto tem toda aquela "charla" (by Túlio) de geração de emprego, renda, etc, a compra desse modelo para servir à Presidência francesa foi "zuada" pela imprensa (Air Sarko, etc), porquê aqui seria diferente? :lol:

Não podemos esquecer que "aviação" (alcance, ETOPS, etc) e, em última instância, "defesa" (segurança das comunicações, vôo sem escala, espaço aéreo internacional, segurança em terra, etc), não são assuntos que interessam a maioria da população. O que os jornalistas escrevem é um reflexo disso.

Como cobrar entendimento de um assunto que não entendem (os reporteres) e não tem o menor interesse de conhecer? Falam ali, naquela matéria, e pronto, passam pra outra.


Abraços. :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
PRick

Re: Mssilhouse do Brasil

#1236 Mensagem por PRick » Sex Dez 03, 2010 9:55 am

Nibelhein escreveu:
prp escreveu:O Francoorp tava só zuando. :D Pelo menos eu espero. :roll:
Há, bom, mals pelo mal entendido, to meio estressado hoje, mas imagina só, comprar um avião que mal mal opera em Guarulhos com várias restrições, fora da realidade do país.

Pra mim a opção mais lógica seria um Boeing 777-200 LR, mais barato, mais econômico, com a maior autonomia do mundo e o avião comercial wide body mais seguro atualmente.
Não, porque está se defendendo o A-340, pelo fato dele tem 04 turbinas e o Boieng 777 não tem, é o mesmo problema dos A-330 MRTT. Se for para comprar um biturbina, a lógica seria o mesmo modelo usado como KC, e não algo diferente. Assim, um 777 ia sair muito mais caro no final.

[]´s




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#1237 Mensagem por Gerson Victorio » Sex Dez 03, 2010 10:46 am

Oh gente!!!...acho que estão postando em tópico errado... :lol:

uma ajudinha... :mrgreen:

viewtopic.php?f=1&t=14762&start=240




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#1238 Mensagem por crubens » Sex Dez 03, 2010 3:52 pm

Valeu !! :D :mrgreen:




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Gilberto Rezende
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 1:43 am
Agradeceram: 1 vez

Re: Mssilhouse do Brasil

#1239 Mensagem por Gilberto Rezende » Sex Dez 03, 2010 4:44 pm

Voltando ao tópico dos MÍSSEIS, andei comparando as características do turbofan TR3500 da polaris com a Turbina Willians F107 (da Willians International e não da equipe de F-1) que propulssiona o míssil de cruzeiro americano Tomahawk...

TR3500 -
O TR 3500 possui 1,30 metro de comprimento por 54 centímetros de diâmetro. O propósito inicial da turbina é atender a aviação não-tripulada de alto rendimento, voltada a fins militares e civis específicos como missões de reconhecimento e vigilância. O motor é capaz de mover uma aeronave de até 1,2 tonelada com autonomia de 1.000 a 1.500 quilômetros.
A turbina utiliza querosene de aviação como combustível, mas também foi acionada com álcool e gás natural e gera 3.500 Newtons (N) de empuxo. Possui compressor centrífugo, câmara de combustão do tipo anular de fluxo direto e turbina axial.

Engine Williams International F107-WR-402 turbofan
General characteristics
Type: Turbofan
Length: 1,262 mm
Diameter: 305 mm
Dry weight: 66,2 kg
Weight 1,440 kilograms (3,200 lb)
Length Without booster: 5.56 m
Maximum thrust: 2,7 kN (for F107-WR-400) 3,1 kN (for F107-WR-402)

Observe que a TR3500 tem um diãmetro maior (que é ruim) e um empuxo (thrust) maior (que é bom) e fica ÓBVIO que a TR3500 PODE ser base para o desenvolvimento de um míssil de cruzeiro nacional!!!
Desde que ela funcione em regime de empuxo próximo ao máximo por quase 3 horas como o Tomahawk (2.500km em 880km/h)...

Que outras capacidades brasieliras poderiam ser acrescentadas?

A tecnologia de guiagem satélite da mectron GPS/Glonass/Galileo.

A Orbisat estaria desenvolvendo uma versão para VANT do seu radar dual band que vê debaixo das copas das árvores e que poderia ser até SUPERIOR em capacidade de acompanhamento do relevo que o sensor radar do próprio míssil americano.

A cabeça de guerra a Britanite dá conta e a Avibrás ou a Mectron poderia ser a integradora...

Se ficar na faixa de 800 a 1500 KM está mais que bom...
Será que com gás natural o alcance da turbina poderia ser aumentado pela compressão do gás ao invés de combustível líquido como querosene num mesmo volume de tanque ???

Pensamentos???




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#1240 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Dez 03, 2010 8:12 pm

Belo post, Gilberto, e excelentes questionamentos, nos enchendo de esperanças! [009]
Sonhar alto é preciso.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61320
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6592 vezes
Contato:

Re: Mssilhouse do Brasil

#1241 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 04, 2010 3:01 pm

Que eu saiba, quem estava alavancando o avanço desse projeto era a Vale, com vistas a utilizá-lo como base para turbogeradores em suas unidades de produção. Mas parece que resolveu voltar atrás e investir na...GE-CELMA... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#1242 Mensagem por thicogo » Sáb Dez 04, 2010 5:50 pm

Gilberto Rezende escreveu:Voltando ao tópico dos MÍSSEIS, andei comparando as características do turbofan TR3500 da polaris com a Turbina Willians F107 (da Willians International e não da equipe de F-1) que propulssiona o míssil de cruzeiro americano Tomahawk...

TR3500 -
O TR 3500 possui 1,30 metro de comprimento por 54 centímetros de diâmetro. O propósito inicial da turbina é atender a aviação não-tripulada de alto rendimento, voltada a fins militares e civis específicos como missões de reconhecimento e vigilância. O motor é capaz de mover uma aeronave de até 1,2 tonelada com autonomia de 1.000 a 1.500 quilômetros.
A turbina utiliza querosene de aviação como combustível, mas também foi acionada com álcool e gás natural e gera 3.500 Newtons (N) de empuxo. Possui compressor centrífugo, câmara de combustão do tipo anular de fluxo direto e turbina axial.

Engine Williams International F107-WR-402 turbofan
General characteristics
Type: Turbofan
Length: 1,262 mm
Diameter: 305 mm
Dry weight: 66,2 kg
Weight 1,440 kilograms (3,200 lb)
Length Without booster: 5.56 m
Maximum thrust: 2,7 kN (for F107-WR-400) 3,1 kN (for F107-WR-402)

Observe que a TR3500 tem um diãmetro maior (que é ruim) e um empuxo (thrust) maior (que é bom) e fica ÓBVIO que a TR3500 PODE ser base para o desenvolvimento de um míssil de cruzeiro nacional!!!
Desde que ela funcione em regime de empuxo próximo ao máximo por quase 3 horas como o Tomahawk (2.500km em 880km/h)...

Que outras capacidades brasieliras poderiam ser acrescentadas?

A tecnologia de guiagem satélite da mectron GPS/Glonass/Galileo.

A Orbisat estaria desenvolvendo uma versão para VANT do seu radar dual band que vê debaixo das copas das árvores e que poderia ser até SUPERIOR em capacidade de acompanhamento do relevo que o sensor radar do próprio míssil americano.

A cabeça de guerra a Britanite dá conta e a Avibrás ou a Mectron poderia ser a integradora...

Se ficar na faixa de 800 a 1500 KM está mais que bom...
Será que com gás natural o alcance da turbina poderia ser aumentado pela compressão do gás ao invés de combustível líquido como querosene num mesmo volume de tanque ???

Pensamentos???
Turbina TAPP – Turbina Aeronáutica de Pequena Potência.

A TAPP é resultado de um projeto de pesquisa pioneiro na TGM. Trata-se de um turborreator de 5000 N de tração para aplicação em aeronaves não tripuladas de alto desempenho. Com peso de 650 N e diâmetro máximo de 350 mm, é constituído por um compressor de 5 estágios axiais, uma câmara de combustão anular de fluxo direto e uma turbina axial de estágio único, e seu controle será efetuado por FADEC.

O Projeto TAPP está sendo desenvolvido pela TGM Turbinas e pelo CTA – Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial, financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Esse trabalho conjunto confirma a importância do intercâmbio entre instituições de pesquisas e empresas brasileiras preocupadas com inovação tecnológica.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Mssilhouse do Brasil

#1243 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 04, 2010 7:45 pm

Túlio escreveu:Que eu saiba, quem estava alavancando o avanço desse projeto era a Vale, com vistas a utilizá-lo como base para turbogeradores em suas unidades de produção. Mas parece que resolveu voltar atrás e investir na...GE-CELMA... 8-]
A Vale investindo na GE? Não seria adquirindo turbinas na GE?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Jose Gustavo
Novato
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 5:55 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Mssilhouse do Brasil

#1244 Mensagem por Jose Gustavo » Sáb Dez 04, 2010 9:47 pm

Li uma reportagem sobre a TGM, e espero que outras empresas "nacionais?" usem a tecnologia desenvolvida no CTA a fim de criar uma ramo industrial forte em turbinas.




RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: Mssilhouse do Brasil

#1245 Mensagem por RobertoRS » Sáb Dez 04, 2010 10:43 pm

Jose Gustavo escreveu:Li uma reportagem sobre a TGM, e espero que outras empresas "nacionais?" usem a tecnologia desenvolvida no CTA a fim de criar uma ramo industrial forte em turbinas.
Existirá mercado para mais do que uma empresa deste segmento no Brasil?!




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Responder