tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: tanques e blindados

#76 Mensagem por RobertoRS » Sáb Dez 04, 2010 7:28 pm

Pois é, também fiquei desconfortável...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: tanques e blindados

#77 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 04, 2010 7:28 pm

Clermont escreveu:Sempre pensei a mesma coisa.

A desgraça da Engesa foi tentar um pulo maior do que a perna, com o "Osório". Se, ao invés, tivesse tentado criar uma família de viaturas sobre lagartas, leves e médias, poderíamos ter substituído os M-113 com um projeto nacional. E, daí, teria surgido numerosas variantes.

Já pensaram? Hoje, ao invés de se pensar em brigadas de infantaria mecanizada sobre rodas, com os "Guarani", poderíamos já ter brigadas de infantaria mecanizada (ou, infantaria blindada leve) sobre lagartas. Um "mix" parecido com o do Batalhão Blindado do CFN, que usa SK-105 e M-113, mas com viaturas, 100 % nacionais.

E ainda poderíamos ter os "Ogum", como viaturas de reconhecimento!

Mas, infelizmente, a Engesa preferiu se suicidar, com a tentativa de criar o "Osório"...
O erro não foi da Engesa, e sim da nação, que não deu suporte a ela na tentativa de desenvolver um produto tão importante.

Nenhuma empresa no mundo, em qualquer área, pode garantir que todos os produtos que se propõem a desenvolver serão sucessos absolutos seja em termos de eficiência seja em termos de vendas. No caso de empresas estratégicas como a Engesa cabe ao governo garantir que ela possa fazer mesmo apostas arriscadas e sobreviver se estas apostas não derem certo. Isto pode ser feito de várias formas, indo da aquisição de um lote mínimo do produto para cobrir os gastos de seu desenvolvimento e evitar prejuízos muito grandes (como fazem os EUA em muitos casos) até a aquisição da empresa pelo governo, para evitar seu fechamento (como o governo francês fez com a Dassault Aviation).

Se a diretoria da Engesa cometeu algum erro foi o de acreditar que o governo brasileiro da época tinha algum interesse no futuro do país.


Leandro G. Card




Carlos Mathias

Re: tanques e blindados

#78 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 04, 2010 7:29 pm

Enfim...




RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: tanques e blindados

#79 Mensagem por RobertoRS » Sáb Dez 04, 2010 7:31 pm

LeandroGCard escreveu:
Clermont escreveu:Sempre pensei a mesma coisa.

A desgraça da Engesa foi tentar um pulo maior do que a perna, com o "Osório". Se, ao invés, tivesse tentado criar uma família de viaturas sobre lagartas, leves e médias, poderíamos ter substituído os M-113 com um projeto nacional. E, daí, teria surgido numerosas variantes.

Já pensaram? Hoje, ao invés de se pensar em brigadas de infantaria mecanizada sobre rodas, com os "Guarani", poderíamos já ter brigadas de infantaria mecanizada (ou, infantaria blindada leve) sobre lagartas. Um "mix" parecido com o do Batalhão Blindado do CFN, que usa SK-105 e M-113, mas com viaturas, 100 % nacionais.

E ainda poderíamos ter os "Ogum", como viaturas de reconhecimento!

Mas, infelizmente, a Engesa preferiu se suicidar, com a tentativa de criar o "Osório"...
O erro não foi da Engesa, e sim da nação, que não deu suporte a ela na tentativa de desenvolver um produto tão importante.

Nenhuma empresa no mundo, em qualquer área, pode garantir que todos os produtos que se propõem a desenvolver serão sucessos absolutos seja em termos de eficiência seja em termos de vendas. No caso de empresas estratégicas como a Engesa cabe ao governo garantir que ela possa fazer mesmo apostas arriscadas e sobreviver se estas apostas não derem certo. Isto pode ser feito de várias formas, indo da aquisição de um lote mínimo do produto para cobrir os gastos de seu desenvolvimento e evitar prejuízos muito grandes (como fazem os EUA em muitos casos) até a aquisição da empresa pelo governo, para evitar seu fechamento (como o governo francês fez com a Dassault Aviation).

Se a diretoria da Engesa cometeu algum erro foi o de acreditar que o governo brasileiro da época tinha algum interesse no futuro do país.


Leandro G. Card
Erro da empresa ao se contrapôr ao que a Nação se propôs. O Osório estava FORA das especificações que o EB definiu para seu futuro MBT.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: tanques e blindados

#80 Mensagem por RobertoRS » Sáb Dez 04, 2010 7:33 pm

Eu posso concordar contigo, Leandro, que a falência da Engesa poderia ter sido evitada por algum mecanismo do Governo, porém as decisões que LEVARAM a falência não.

É uma situação sempre delicada, ser sempre o Governo o garantidor de empresários incompetentes e falimentares.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: tanques e blindados

#81 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 04, 2010 7:48 pm

RobertoRS escreveu:Eu posso concordar contigo, Leandro, que a falência da Engesa poderia ter sido evitada por algum mecanismo do Governo, porém as decisões que LEVARAM a falência não.

É uma situação sempre delicada, ser sempre o Governo o garantidor de empresários incompetentes e falimentares.
Na época da falêcia da Engesa meu pai era militar na ativa, e trabalhava no alto comando do exército em Brasília (conhecido como "Forte Apache"). Ele tinha acesso aos principais comandantes do EB, e conta que mais de uma vez os generais disseram que iriam adquirir uma quantidade mínima de Osórios, e que a produção do tanque estava garantida. Não acredito que os diretores da Engesa não tivessem garantias extra-oficiais disto ao tomarem a decisão de levar avante o desenvolvimento deste tanque.

Mas nunca foram dadas garantias oficiais, e na hora do vamos-ver o governo Sarney pulou fora. Segundo meu pai, os sauditas chegaram a informar oficialmente ao governo brasileiro que comprariam um bom lote do tanque se este garantisse que ele também seria adotado pelo EB. Pelo que meu pai soube os americanos teriam informado aos sauditas das dificuldades de caixa da Engesa, e estes teriam ficado receosos de adquirir um produto de uma empresa que poderia falir logo em seguida (isso é o que meu pai sempre disse, mas não tenho provas de nada). Por alguma razão o governo negou esta garantia, e aí o destino da Engesa foi selado.

O negócio de armas é muito duro, em qualquer parte do mundo, e se quisermos ter alguma indústria bélica significativa ou o governo terá que bancar as empresas privadas em situações como esta (como é feito em todo o mundo civilizado) ou as empresas terão que ser estatais (como acontece no mundo "não civilizado").


Leandro G. Card




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: tanques e blindados

#82 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 04, 2010 7:55 pm

RobertoRS escreveu:Erro da empresa ao se contrapôr ao que a Nação se propôs. O Osório estava FORA das especificações que o EB definiu para seu futuro MBT.
Verdade, até certo ponto.

O Osório estava ACIMA das especificações do EB, que teriam levado a um CC mais simples como o Tamoio. Mas isto era perfeitamente de acordo com a idéia de se oferecer o Osório também no mercado internacional, que permitiria uma escala de produção bem maior e pedia algo muito mais avançado e poderoso do que o EB queria.

Novamente, caberia ao governo ou ao próprio EB ter alterado as suas especificações para incluir as capacidades do Osório. Como não seria o caso de ter um veículo inferior e sim superior ao desejado isto não implicaria em perda de eficiência no cumprimento das missões, apenas talvez em custos maiores. Isto faz parte do custo para uma nação ter autonomia na área bélica.


Um grande abraço,


Leandro G. Card




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: tanques e blindados

#83 Mensagem por sapao » Sáb Dez 04, 2010 8:02 pm

Sempre cito este exemplo quando falam do A-1 ou F-32!
Se tivessemos desistido dele a partido para o F-16, como será que estaria a FAB e a EMBRAER hoje?

Acho que foi o Mal Montenegro que disse que preferia pagar 10 vezes por um produto nacional do que um equivalente ou superior importado.
Infelizmente pessoa assim não são ouvidas, nem ele mesmo foi dentro da FAB como deveria, na minha opinião...

O resumo da historia é que 20 anos depois estamos comprando Leopard usado da Alemanha.




Editado pela última vez por sapao em Sáb Dez 04, 2010 9:19 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: tanques e blindados

#84 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 04, 2010 9:09 pm

sapao escreveu:
O resumo da historia é que 20 anos depois estamos comprando Leopard usado da Alemanha.

Interessante isso. À época lembro que a desculpa 'oficial' foi que pontes, estradas e ferrovias não suportariam MBTs de mais de 30t no Brasil. O Osório pesava mais ou menos o mesmo que o Leo1A5 e não vi trilho nem ponte nem estrada sendo reforçada aqui nos Pampas, onde estão a maioria deles... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: tanques e blindados

#85 Mensagem por sapao » Sáb Dez 04, 2010 9:21 pm

Não foi preciso Tulio, afinal sabemos que a infraestrutura terrestre, aeroportuaria, naval e ferroviaria hoje é muuuuuuito melhor do que naquela epoca...


ps: alguem ja andou nas rodovias federais nos USA? Tudo de concreto, segundo minhas fontes...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: tanques e blindados

#86 Mensagem por Loki » Sáb Dez 04, 2010 9:40 pm

Túlio escreveu:
sapao escreveu:
O resumo da historia é que 20 anos depois estamos comprando Leopard usado da Alemanha.

Interessante isso. À época lembro que a desculpa 'oficial' foi que pontes, estradas e ferrovias não suportariam MBTs de mais de 30t no Brasil. O Osório pesava mais ou menos o mesmo que o Leo1A5 e não vi trilho nem ponte nem estrada sendo reforçada aqui nos Pampas, onde estão a maioria deles... 8-]
Entendo essa "desculpa oficial" mais como um factóide internetês que outra coisa, apesar da gritante falta de infraestrutra nacional, em todas as áreas diga-se de passagem, as pontes rodoviarias são em sua grande maioria classe 45 o que permite com muita folga qualquer blindado do mundo atravessá-las por meios próprios, quanto mais em pranchas rodoviárias.

Não fiz as contas, mas acredito que sem carga de multidão, um A2 qualquer da vida atravessaria até uma ponte rodoviaria classe 12 sem problemas para ele ou para a ponte. (uma ponte para trem tipo de 12 toneladas é a menor classe das pontes rodoviárias brasileiras)

Nem preciso falar das ferroviárias, não é?


Abraço




Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: tanques e blindados

#87 Mensagem por Loki » Sáb Dez 04, 2010 10:08 pm

sapao escreveu:Não foi preciso Tulio, afinal sabemos que a infraestrutura terrestre, aeroportuaria, naval e ferroviaria hoje é muuuuuuito melhor do que naquela epoca...


ps: alguem ja andou nas rodovias federais nos USA? Tudo de concreto, segundo minhas fontes...
Boa noite Sapão!

Ai já é outro problema, estradas em CBUQ e estradas em concretos cumprem seus papeis de forma eficientes e tem, ambas, qualidades e defeitos.

As em Concreto Basáltico Usinado a Quente, tem grande velocidade e menor custo de implantação, alem do conforto de rolamento e reparos relativamente simples e de menor custo.

Porém necessita de intervenção constante e, dependendo da qualidade e intensidade do trafégo, ter sua superfice de rolamento praticamente toda refeita a cada 5 ou 6 anos.

Já os pavimentos em concreto não armados, tem longa vida útil e menores necessidades de intervenções no curto prazo. A vida útil de uma estrada em concreto sem grandes intervenções está em torno de 40 anos.

Porém temos um custo de implantação altissímo, algumas vezes o valor do custo do km de um pavimento em CBUQ. Seus pequenos reparos são problemáticos e caros, oque comumente acaba prejudicando o conforto do rolamento.
Caimos então no questionamento político:
E ai, qual gestor político vai fazer menos km de pavimento para poupar o custo de um sucessor daqui a 20 anos do fim do seu mandato?
Abraço




Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: tanques e blindados

#88 Mensagem por Loki » Sáb Dez 04, 2010 10:21 pm

Complementando:

Se há verba para investimento, concreto portland não armado sem sombra de dúvida.

Se não há, CBUQ.

Se é necessário conforto e segurança no rolamento, CBUQ

Se é necessário tráfego intenso e pesado, concreto.

Precisa dos dois? faz-se um rolamento exclusivo para o maior tráfego e resto para o de menor tráfego.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: tanques e blindados

#89 Mensagem por sapao » Sáb Dez 04, 2010 10:25 pm

Tulio, estava esquecendo dos Iveco para substituir um blindado nacional...

É DO BRASIIIIIIL!

E ai, qual gestor político vai fazer menos km de pavimento para poupar o custo de um sucessor daqui a 20 anos do fim do seu mandato?

Alguem que pense como estadista e não como politico caro Loki, mas ai...

Segundo me foi passado, a pavimentação prevê o deslocamento de MBT pensando em um caso de conflito; mas não posso confirmar a informação!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8739
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: tanques e blindados

#90 Mensagem por prp » Sáb Dez 04, 2010 10:41 pm

Eu achava que era de concreto armado. não é não?




Responder