- As celulas foram adquiridas nos EUA em 2000.
- Em 2002 as células P-3A são escolhidas.
O Comando da Aeronáutica também afirma que as células adquiridas possuem apenas 40% de FLE ("Fatigue Life Expended") contra mais de 100% das atuais aeronaves do inventário da USN.
- A EADS foi selecionada a vencedora da concorrência (Boeing, Lockheed Martin, BAe Systems, Alenia Difesa e EADS/CASA) para modernização dos P-3 em 10/2002.
Como parte do programa de compensação da proposta (offset) da EADS/CASA, foram assinados acordos com diversas instituições nacionais para apoiar o programa P-3BR como o CTA, a HTA, a ATECH e a VEM (Varig Engenharia e Manutenção).
- O contrato com a EADS/CASA foi assinado apenas em 06/2005.
O cronograma original previa a entrega da 1a aeronave em dezembro de 2008 e a última em 2011.Quando o novo governo assumiu no início de 2003, o processo foi suspenso e somente retomado em 2005, atrasando todo o programa em, pelo menos, dois anos. A operação financeira foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado no início de abril de 2005 e o financiamento foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) no dia 26 daquele mês. O suporte da transação financeira foi dado pelo consórcio formado pelos bancos europeus BBVA, Santander e BNP Paribas que, juntamente com o governo espanhol, propôs um prazo de amortização de até 10 anos. Oficialmente, a assinatura do contrato comercial ocorreu em 29 de abril e a do contrato de financiamento em 19 de maio. Assim, em julho da 2005 entrava em vigor o cronograma estabelecido.
Muita informação aqui: http://www.abrapat.org.br/