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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Cougar_PH
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Re: NOTÍCIAS

#20146 Mensagem por Cougar_PH » Qui Dez 02, 2010 11:30 pm

Thor

só ficaram 3 para o CTA e o resto parque de recife...
mas com certeza ainda veremos ele voando...

despedida do xavante.
http://www.webasas.com.br/?JCZ=NEWS&SUB ... 32#NEW_POS




EDITADO POR PAISANO!!!
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DELTA22
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Re: NOTÍCIAS

#20147 Mensagem por DELTA22 » Sex Dez 03, 2010 12:39 am

02/12/2010 - 20h36

Avião projetado na UFMG bate quarto recorde mundial em 24h
Desta vez, façanha foi na modalidade velocidade em três quilômetros.
Nunca no Brasil havia sido quebrada uma marca mundial em aeronaves.


Do G1 MG

O avião CEA 308 bateu o quarto recorde mundial nesta quinta-feira (2), desta vez na modalidade “velocidade da aeronave em três quilômetros”. Projetado no Centro de Estudos Aeronáuticos do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, o avião atingiu, de acordo com a universidade, a marca de 360 km/h. O recorde anterior, de 2002 era de uma aeronave austríaca, 351 km/h.

Imagem
Aeronave destinada à quebra de recordes é projetada e construída pela UFMG (Foto: Paulo Iscold)

O CEA 308 já havia quebrado outras três marcas na quarta-feira (1º): velocidade em 15 e em 100 quilômetros e tempo de subida até três mil metros. De acordo com a UFMG, em 15 quilômetros o avião alcançou 329 km/h. O antigo recorde era de 292 km/h. Em 100 quilômetros, o modelo chegou a 326 km/h; a marca anterior era de 297 km/h. A aeronave demorou cerca de 10 minutos para atingir três mil metros de altura. Aproximadamente três minutos a menos que o melhor tempo registrado antes.

Todas as marcas foram atingidas no Aeroporto Regional da Zona da Mata, próximo a Juiz de Fora. O brasileiro Gunar Armin pilotou o avião. Segundo o professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG Paulo Iscold, “nunca no Brasil havia sido quebrado um recorde mundial em aeronaves motorizadas”.

Dois representantes da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) foram responsáveis por julgar a demonstração, segundo a UFMG. Um deles é oficial da National Aeronautic Association (NAA), nos Estados Unidos. O outro pertence à Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), de acordo com a universidade.

A universidade já produziu 10 aviões-conceito destinados à quebra de recordes. Segundo a UFMG, a instituição é a única no Brasil a projetar e construir esse tipo de aeronave.

http://g1.globo.com/minas-gerais/notici ... m-24h.html
========================
Parabéns pra galera da UFMG!!! Muito bom!!! [100] [009]




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
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#20148 Mensagem por Francoorp » Sex Dez 03, 2010 12:43 am

DELTA22 escreveu:02/12/2010 - 20h36

Avião projetado na UFMG bate quarto recorde mundial em 24h
Desta vez, façanha foi na modalidade velocidade em três quilômetros.
Nunca no Brasil havia sido quebrada uma marca mundial em aeronaves.



========================
Parabéns pra galera da UFMG!!! Muito bom!!! [100] [009]

[009] [009] [009] Isso ai!! :o




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#20149 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Dez 03, 2010 1:28 am

Pior é que eles estão com sérias dificuldades em arrumar uma empresa disposta a fabricá-los em série por aqui...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

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Re: NOTÍCIAS

#20150 Mensagem por Fábio Nascimento » Sex Dez 03, 2010 11:35 am

Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim, sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O ministro da Defesa encontra-se na Espanha. No final da tarde, embarca para Brasília.

Segue a agenda:

09h00 Reunião de Trabalho na ISDEFE

Local: Residência Militar de Alcazar (RMA)

11h00 Reunião de trabalho – UTRAFAS

13h10 Reunião com a Ministra da Defesa da Espanha, Sra. Carmem Chacón.

Local: Base GETAFE

13h30 Assinatura de Acordo de Cooperação na Área de Defesa

Local: Base GETAFE

13h45 Cerimônia de entrega das aeronaves P3-BR

Local: Base GETAFE

14h15 Visita a Airbus Military

16h00 Decolagem para Brasília

(Escala em Cabo Verde)




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#20151 Mensagem por Wolfgang » Sex Dez 03, 2010 12:11 pm

Do Valor

Com Patriota, Itamaraty manterá prestígio

Sergio Leo | De Brasília
03/12/2010

A opção pelo embaixador Antônio Patriota para chefiar o ministério de Relações Exteriores revela pelo menos duas decisões da presidente eleita, Dilma Rousseff: o Itamaraty terá prestígio no novo governo, já que se manteve a prática do governo Luiz Inácio Lula da Silva de nomear diplomatas de carreira para os postos-chave do ministério; e a política terá preponderância sobre a economia: o novo ministro escolhido acredita que a ação da diplomacia deve ser pautada por critérios mais amplos que os interesses comerciais.

Se confirmada a manutenção do assessor internacional Marco Aurélio Garcia no Palácio do Planalto, é provável que, com Patriota no Itamaraty, aumente a influência da Presidência - e do próprio Marco Aurélio Garcia - nos rumos da política externa. Patriota, um diplomata discreto e disciplinado, marcou a carreira mais como um eficiente executor das grandes diretrizes da diplomacia do que como um agressivo formulador de estratégias para ampliação do papel do país no cenário internacional, como foi o atual ministro, Celso Amorim.

Patriota não é, porém, apenas um executor. Na embaixada de Washington, posto que ocupava antes de ser nomeado secretário-geral do Itamaraty, participou ativamente dos esforços para aproximar os governos Lula e George Bush. Sua maior experiência e principal interesse são os assuntos relacionados às Nações Unidas. As reflexões de Patriota sobre o papel do Conselho de Segurança, um de seus temas favoritos, foram assunto da tese apresentada por ele no Centro de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, "O Conselho de Segurança após a Guerra do Golfo: a articulação de um novo paradigma de segurança coletiva".
O interesse do futuro ministro de Relações Exteriores pelo Conselho de Segurança não é meramente teórico, e sua nomeação certamente manterá o tema na agenda de prioridades do governo. Ele é, no Itamaraty, um dos principais defensores da campanha movida por Lula e Amorim reivindicando um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Ex-colaborador de Amorim na representação brasileira nas Nações Unidas, Patriota endossa os argumentos do atual ministro, de que é preciso garantir lugar para o Brasil no único órgão internacional com poder de autorizar ou rejeitar a intervenção de forças armadas estrangeiras em Estados soberanos.

A promoção de Patriota, que já é, como secretário-geral, o segundo homem no comando do Itamaraty, também reforça os planos de reaproximação entre as cúpulas dos governos brasileiro e americano. Mesmo após ter deixado a embaixada em Washington, Patriota manteve contatos frequentes com o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Nicholas Burns, o terceiro homem mais influente na diplomacia americana. Na capital americana, Patriota fez amizade também com o atual embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, ex-subsecretário de Estado para o hemisfério Ocidental, um dos diplomatas americanos de maior trânsito na região, com quem o futuro ministro colaborou em negociações para lidar com crises recentes envolvendo os membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Patriota tem experiência também em lidar com assuntos econômicos e comerciais. Seguiu Celso Amorim na representação do Brasil em Genebra, onde o hoje ministro participou das negociações que resultaram na criação da Organização Mundial do Comércio. Mas o futuro ministro costuma usar os exemplos econômicos para reforçar sua defesa de maior atuação política do Brasil nos assuntos políticos internacionais. Assim como recentemente os países emergentes conquistaram maior poder de voto no Fundo Monetário Internacional e ampliaram o grupo dos países mais influentes economicamente, que passou de G-7 a G-20, a aceitação de país como o Brasil como membro permanente do Conselho d e Segurança é questão de tempo, acredita.

Auxiliar próximo e amigo de Amorim, Patriota compartilha com o atual ministro também o entusiasmo pela abertura de novas embaixadas no exterior, em continentes antes relegados como a África. Costuma citar a expansão das representações diplomáticas no mundo e a assiduidade do Brasil entre os membros não-permanentes do Conselho de Segurança como indícios da necessidade de maior atuação política do país nos mecanismos decisórios internacionais.

Em entrevista recente, Patriota previu que a discussão sobre a ampliação do Conselho de Segurança seria um dos principais temas de discussão na política externa em 2011. A tese que garantiu a promoção do diplomata a ministro de segunda classe no Itamaraty, no começo dos anos 90, editada em livro pelo Fundação Alexandre Gusmão, com 226 páginas, reconta a história do Conselho de Segurança, onde o Brasil, nos anos 40, teve negado pela União Soviética e pelo Reino Unido o direito a um assento permanente. Patriota analisa casos na África e nos Bálcãs, comenta os desdobramentos e fracassos das ações do Conselho de Segurança e chama a atenção sobre como intervenções das Nações Unidas questões humanitárias podem servir para encobrir interesses geopolíticos de governos.

Citando o respeitado diplomata João Clemente Baena Soares, Patriota repete argumentos também usados recentemente pela diplomacia nas discussões relativas à ação internacional em momentos onde há uma zona cinzenta entre a autorização para ações armadas e a necessidade de missões de paz, como casos de desrespeito aos direitos humanos em membros das Nações Unidas: as intervenções do Conselho de Segurança sobre assuntos internos dos países devem, de preferência, buscar a cooperação dos países afetados, e adotar "medidas coercitivas" somente nos casos extremos, sugere Patriota.




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#20152 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 03, 2010 12:25 pm

a política terá preponderância sobre a economia: o novo ministro escolhido acredita que a ação da diplomacia deve ser pautada por critérios mais amplos que os interesses comerciais.
chama a atenção sobre como intervenções das Nações Unidas questões humanitárias podem servir para encobrir interesses geopolíticos de governos.
Patriota endossa os argumentos do atual ministro, de que é preciso garantir lugar para o Brasil no único órgão internacional com poder de autorizar ou rejeitar a intervenção de forças armadas estrangeiras em Estados soberanos.
as intervenções do Conselho de Segurança sobre assuntos internos dos países devem, de preferência, buscar a cooperação dos países afetados, e adotar "medidas coercitivas" somente nos casos extremos, sugere Patriota.
Eu achei excelente!!!! 8-]




Bender

Re: NOTÍCIAS

#20153 Mensagem por Bender » Sex Dez 03, 2010 12:41 pm

O Patriota foi uma excelente escolha,segue a linha do Min. Amorim,o Itamaraty tem bons quadros.

SDS.




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Re: NOTÍCIAS

#20154 Mensagem por LeandroGCard » Sex Dez 03, 2010 3:05 pm

glauberprestes escreveu:Pior é que eles estão com sérias dificuldades em arrumar uma empresa disposta a fabricá-los em série por aqui...
É que este avião foi projetado especificamente para o máximo desempenho possível em provas definidas (para quebrar recordes), e tanto sua forma de construção altamente manual quando seu desempenho geral não recomendam mesmo a produção em série.

Ele ficaria demorado e caro para produzir, e muito pouca gente se interessaria em comprar um avião que tem características de decolagem, vôo e pouso complicadas mas não é lá muito manobrável. Com apenas um tripulante ele só serviria mesmo para esporte e exibições, mas sem manobrar muito estas atividades ficam prejudicadas. Porque alguém compraria um avião assim então? Talvez ele pudesse ser adaptado para Air Racing com um motor mais potente, mas a demanda por este tipo de avião é bem pequena.


Leandro G. Card




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Re: NOTÍCIAS

#20155 Mensagem por prp » Sex Dez 03, 2010 6:15 pm

LeandroGCard escreveu:
glauberprestes escreveu:Pior é que eles estão com sérias dificuldades em arrumar uma empresa disposta a fabricá-los em série por aqui...
É que este avião foi projetado especificamente para o máximo desempenho possível em provas definidas (para quebrar recordes), e tanto sua forma de construção altamente manual quando seu desempenho geral não recomendam mesmo a produção em série.

Ele ficaria demorado e caro para produzir, e muito pouca gente se interessaria em comprar um avião que tem características de decolagem, vôo e pouso complicadas mas não é lá muito manobrável. Com apenas um tripulante ele só serviria mesmo para esporte e exibições, mas sem manobrar muito estas atividades ficam prejudicadas. Porque alguém compraria um avião assim então? Talvez ele pudesse ser adaptado para Air Racing com um motor mais potente, mas a demanda por este tipo de avião é bem pequena.


Leandro G. Card
Pensei nisso também, por ser feito para quebrar récordes de velocidade ele não deve ser bom em acrobacias. Pra que alguém iria comprar um avião que só serve pra ficar correndo de um lado para o outro?




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#20156 Mensagem por alcmartin » Sex Dez 03, 2010 7:52 pm

Se fosse baratim... :mrgreen: mas fica só no sonho, mesmo... :(




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#20157 Mensagem por R.A.Barros » Sex Dez 03, 2010 10:54 pm

Uma empilhadeira está sendo deslocada para a pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande para retirar o caça F5 da FAB (Força Aérea Brasileira), que furou um pneu ao pousar.

A pista principal está interditada, com os voos direcionados para a pista auxiliar.

De acordo com a assessoria de imprensa da Base Aérea de Campo Grande, o motivo do caça estar no Aeroporto de Campo Grande ainda não é preciso.

Porém, acredita-se que a aeronave pode ter saído das bases do Rio de Janeiro ou do Rio Grande do Sul e iria parar em Campo Grande para abastecer, uma vez que não há missão agendada envolvendo Mato Grosso do Sul.

Cancelamento

A Infraero, que administra os aeroportos, comunica que o voo da TAM, que sairia de Brasília com destino a Guarulhos, previsto para às 18h30 foi cancelado.

O motivo seria o tamanho da aeronave, uma vez que a pista auxiliar não comporta o tamanho do avião.

Até às 19h50, estão suspensos todos os pousos no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Imagem




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SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
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Re: NOTÍCIAS

#20158 Mensagem por Marino » Sáb Dez 04, 2010 11:14 am

Super Tucano disputa mercado de US$ 3,5 bi
Avião militar mais bem-sucedido da Embraer já rendeu US$ 1,6 bi para o grupo
O pequeno e muito ágil Super Tucano, turboélice de ataque leve, lidera os negócios da linha militar da Embraer.
Desse modelo, já foram vendidas 178 unidades para forças de sete países - Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Indonésia,
República Dominicana e mesmo para os Estados Unidos, onde é operado pela Blackwater, corporação privada de serviços
de defesa. O valor total dessa fatura supera US$ 1,6 bilhão.
O projeto da empresa para o produto mais bem-sucedido dessa carteira especializada está longe do fim. O vicepresidente
para a área de Defesa,Orlando Ferreira Neto, projeta, até 2020, "um mercado endereçável" de US$ 3,5 bilhões
para a classe do Super Tucano, envolvendo cerca de 300 aeronaves. Segundo o executivo, "o avião brasileiro entra nessa
disputa internacional como favorito".
A Embraer não trata dos negócios em andamento - e também não nega as informações sobre discussões
encaminhadas no Peru, na Guatemala e, talvez, com a Marinha americana. Outra praça onde a conversa vai bem é Angola.
A diplomacia faz gosto. O governo quer expandir a participação de empresas nacionais na reconstrução do país. Em 2009, a
conta corrente bilateral chegou a US$ 1,47 bilhão, sendo US$ 1,33 bilhão só na conta das exportações brasileiras. A aviação
angolana está sendo reequipada e contempla uma frota média, entre seis e doze Super Tucanos, para vigiar as fronteiras -
5.198 km em terra e mais 1.600 km de litoral.
Na pasta de documentos de Orlando Ferreira pesa a concorrência aberta pelo Departamento de Defesa dos EUA, o
Pentágono, para a aquisição direta de 200 aviões de reconhecimento, ataque leve e treinamento singular - antiguerrilha,
principalmente. O contrato pode chegar até US$ 2,2 bilhões, se a administração federal decidir por uma ampliação para
atender as necessidades da aviação naval.
O turboélice da Embraer encanta os militares americanos - mas irrita profundamente os congressistas, que se
preocupam com a preservação de empregos na indústria aeroespacial local. A licitação será decidida em 2011. A previsão
de entregas é para o ano seguinte. A questão social não preocupa diretamente. A Embraer mantém uma indústria na
Flórida, de onde sairão jatos executivos da família Phenom.
Atualização. Apresentado em 1995, pouco depois da privatização da companhia, o Emb-314, nome comercial inicial
do modelo, foi especificado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com referências de longo prazo. "Depois de 15 anos, esse
cuidado revela virtudes - o Super Tucano cumpre as missões de contrainsurgência, ataque leve, interceptação de alvos de
baixo desempenho e a instrução avançada com baixo custo de operação e alto rendimento", diz Orlando Ferreira. A versão
de exportação, entretanto, passa por um processo de aperfeiçoamento permanente para atender requisitos dos clientes.
"Ora é um novo rádio tático, um modo de ensaio ou novos sensores eletrônicos que personalizam cada encomenda", afirma
Orlando.
Há novidades tecnológicas em consideração pelos engenheiros. "Percebemos uma demanda crescente de
informações precisas do teatro de operações em tempo real, com links de vídeo digital para transmissão de imagens
noturnas, em infravermelho, ou normais", diz. Há ainda um novo cuidado com os danos colaterais provocados pelo ataque
ao solo. Armamento moderno, como bombas mais leves, de pequeno diâmetro e grande precisão ou foguetes guiados a
laser "são alternativas de capacidades capazes de manter o Super Tucano como o líder do mercado".
O batismo de fogo do caça leve A-29, registro na FAB, foi em 18 de janeiro de 2007. Dois esquadrões da Força Aérea
da Colômbia, a FAC, despejaram 4,5 toneladas de explosivos sobre as instalações de um comando regional das Forças
Armadas Revolucionárias, as Farc.
Em 1.º de março de 2008, um número não revelado de aviões bombardeou um acampamento das Farc localizado
pela inteligência colombiana em território do vizinho Equador, dois quilômetros além da fronteira. O alvo foi iluminado por
dois times de operações especiais, em terra. Fora usadas bombas inteligentes do tipo Paveway, fornecidas por Israel. A
arma, depois do lançamento, procura o objetivo em voo planado de sete quilômetros até 20 km. Na ação morreu Raul
Reyes, o segundo em comando dos rebeldes.
Em setembro, na mega ação Sodoma, da qual participaram 72 aeronaves diversas - aviões e helicópteros -, mais 600
soldados, o comando colombiano atacou o quartel-general do chefe militar das Farc. O posto fortificado de Luiz Suárez, o
Mano Jojoy, foi destruído por uma bomba de 400 kg lançada de um Super Tucano.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: NOTÍCIAS

#20159 Mensagem por orestespf » Sáb Dez 04, 2010 8:22 pm

EUA relatam que FAB disse preferir caça F-18


O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos Estados Unidos, informa reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Trata-se de referência a uma das maiores licitações da história da Aeronáutica, que pretende adquirir 36 aviões por um valor aproximado de R$ 15 bilhões. A preferência do Palácio do Planalto é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale.

Segundo a reportagem, em 31 de julho do ano passado, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul. Na conversa, Saito disse que "não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião". Esse é o caça produzido pela empresa Boeing.

Esse despacho diplomático ao qual a Folha teve acesso é um entre milhares obtidos pela organização não governamental WikiLeaks. Além desse telegrama, a Folha teve acesso a vários outros que tratam da compra dos caças pelo Brasil

Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.


Fonte: Folha de São Paulo

Link: http://www1.folha.uol.com.br/poder/8407 ... f-18.shtml

E agora, José? :? :?

Que coisa, não? Não era a própria FSP que ASSEGURAVA que o Gripen NG era o preferido pela FAB? Como lidar com esta "aparente" contradição?

E o Pepê sempre bem na fita... 8-] 8-]




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Re: NOTÍCIAS

#20160 Mensagem por DELTA22 » Sáb Dez 04, 2010 8:33 pm

A FSP ou a Eliane Cantanhede (se se pode dissociar)? :twisted:

[]'s.




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