tflash escreveu:Agora sobre outros posts, como já bem dito, essa de que a maconha é a porta de entrada pra drogas mais pesadas é uma balela sem tamanho. Dificilmente o cara vai começar a cheirar coca do nada, tipo, nunca bebeu um golinho de cerveja e pula direto pro pó (o crack são outros 500).
Já agora, não se importava de postar provas. Estou a dizer isso porque essa afirmação desqualifica dois anos no terreno que eu tive. Dezenas de casos pessoais com que eu lidei. Sem contar com as pessoas que me deram formação e tem dezenas de anos de trabalho na área a tempo inteiro.
A prova que você quer é que o cara não começa a cheirar coca do nada ou que a maconha não leva ao pó?
Se for a primeira é a lógica das coisas, realmente é mais comum ir subindo a escadinha, quase todos são assim, mas óbvio deve haver excessões.
Já se for a segunda (que a maconha não leva, necessariamente, ao pó), bom, falar que a maconha leva ao pó é a mesma coisa que falar que o primeiro copo de cervejal leva ao alcoolismo. TODOS os alcoólatras começaram bebendo uma cervejinha, e foram escalando, mas nem todos os que bebem uma cervejinha, um vinhozinho, uma cachacinha ou caipirinha, vão, NECESSARIAMENTE virar alcoólatras. Vai do controle DA PESSOA.
Com meu pai é assim: ele adora tomar um vinho no almoço, mas tem pavor de excessos (meu avô era alcoólatra), vira e meche ele para por um tempo, ele fala que é quando começa a beber mais de um copo e não percebe. Fica um tempo sem beber o seu vinho. Agora, se ele não parar, e começar, um copo, dois, três, aí começa a beber num intervalo da tarde, aí muda do bom vinho pra um "Chapinha" da vida (vinho local de péssima qualidade), depois de um tempo está tomando Caninha 51... Ou seja, tudo é auto-controle.
Aqui em casa, por exemplo, é raro não ter álcool na geladeira, agora mesmo tem umas 4 latinhas de Skoll, uma garrafa de Baden Baden e um espumante da Serra Gaúcha (não estou me lembrando qual é). A última vez que eu bebi foi no domingo no almoço na casa do meu sogro, junto com eles, minha cunhada e minha esposa...
Essa é a lógica de TODAS as substâncias psicoativas que viciam! Variando do café à heroína!
Mas deixa eu ir lá porque sou meio viciado e ainda não tomei minha dose de endorfina diária!