Criei esse tópico para discutirmos esse assunto, tão polêmico e cheio de falsas verdades. Acima coloquei o meu post lá no "Operações policiais e militares" que me fez criar este tópico.Moccelin escreveu:Cara, algumas páginas atrás eu lí algumas coisas que me deixaram muito putos. Não lembro quem foi e nem vou voltar pra procurar porque não é nada pessoal...
Mas falar que drogas como a maconha estão no grupo das destruidoras de sociedade, junto com crack, cocaina e similares, e que o cigarro e o álcool estão no grupo das drogas que não causam mal nenhum é INADMISSÍVEL.
Vou falar do que ocorre BIOLOGICAMENTE. Álcool, cigarro e maconha (entre outras menos conhecidas) estão num grupo similar de dano e de efeitos. Já num outro extremo temos a coca, crack e atá remédios controlados, como barbitúricos.
Falar que o merda (não tem como colocar termo leve aqui) que toma todas e sai dirigindo, causando a morte de pessoas, etc. Está mais "legal" que alguém que fuma um baseado na sua casa antes de escrever sua tese de sociologia é, no mínimo, ridículo. Eu, particularmente, tenho mais raiva de quem fuma o seu cigarro comum na rua, ou quem bebe até andar cambaleando, do que o cara que fuma maconha e não enche o saco de ninguém (mas estou falando do problema CONSUMO).
Analisando qualquer estudo sério você vai perceber que tanto na questão vício, quanto na questão dano à saúde a maconha está num nível de vício/dano menor que as duas "legais" (álcool e tabaco). E isso me leva a ser um defensor do licenciamento da maconha (ou a proibição do cigarro e do álcool)!
Ficar falando que a maconha queima neurônio, por exemplo, é um argumento absurdo, porque o mesmo ocorre com o álcool em excesso e o tabaco. E diversos estudos que colocam a canabis em um nível mais destrutivo que o tabaco contém um erro de metodologia GRITANTE... Comparam um cigarro industrializado, feito com o papel certo, com filtro, com isso, com aquilo, controle de qualidade, controle de nível toxicológico relativo a agrotóxicos, enfim, fruto de um século de industria legalizada, com o baseado enrolado com papel jornal, com a planta carregada com excesso de agrotóxicos, etc. É RIDÍCULO.
Nunca fumei cigarro comum, muito menos de maconha, e bebo muito pouco (só um vinho com minha esposa de vez em quando, uma cerveja num almoço de final de semana, e fiquei tonto de vomitar uma vez na minha vida, na adolescência. Mas acredito que a MACONHA já passou da hora de ser legalizada.
Coca, crack, heroina, etc. sim, geram aquele problema de saúde pública por levar a pessoa a um estado INCONTROLÁVEL, esses viciam com uma, ou poucas doses, e tem que ser proibidos, mas uma indústria legalizada de canabis sativa traria mais benefícios (com a arrecadação de impostos) do que malefícios (destruição da juventude, outro argumento repleto de falácias, já que a juventude já tem os meios de ser destruida).
Outro argumento muito usado é que a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas. Talvez sim, porque NA SITUAÇÃO ATUAL o mesmo cara que vende a maconha vende o pó, mas se o cara comprar seu cigarro de maconha numa tabacaria essa droga logo iria ser vista como uma combinação do álcool (efeito) com o cigarro (método de "dopagem"). E já fizeram estudos que o consumo de maconha pagando altos impostos não aumentaria o preço da droga (porque o fator ilegalidade impulsiona o preço) e seria o suficiente pra prover dinheiro o suficiente para a saúde cuidar dos consumidores problema de TODAS as drogase a segurança pública receber recursos para diminuir o tráfico dos entorpecentes mais perigosos para a saúde pública (pó, crack, heroína, barbitúricos (e outros remédios), etc.
Ah, claro, a população é contra... É contra porque é bombardeada pelos argumentos politicamente corretos que demonizam a maconha, colocando ela no mesmo nível que essas bombas que estão causando tantos problemas (principalmente o pó, o crack e a heroína), argumentos como o exposto no post que me levou a escrever aqui, que diz que a maconha destrói o cérebro, etc. Experimenta fazer uma verificação igual a que foi feita com as armas! Com os dois lados expondo seus argumentos com o mesmo tempo, e talvez cedendo um tempo e dinheiro para ambos os lados apresentarem pesquisas CIENTÍFICAS (baseadas em resultados de pesquisas alheias, já que dificilmente iria haver tempo para desenvolver pesquisas próprias). Rapidinho iriam surgir esses erros de tabulação de dados, que coloca o cigarro industrializado com filtro sendo comparado com o baseado enrolado em papel jornal.
E não me respondam com o resultado recente na Califórnia... Aquilo foi um jogo político para somar duas coisas: agradar os liberais, dizendo que o atual governo propoz a idéia, e os conservadores, já que sabiam que sem um processo de exclarecimento iria ser difícil a proposta passar, e foi feito juntamente com as eleições de governo... Mas criando um blebiscito separado, semelhante ao referendo do desarmamento, eu acredito que haveria situação parecida: começaria com um lado vencendo de lavada e terminaria com o outro vencendo de lavada, na medida que os argumentos desse lado fossem mais capazes de convencer.
Pra mim é assim: diga sim à legalização da maconha, ou à deslegalização do álcool e tabaco. Porque ser a favor de um e contra o outro é ilógico.
P.S.: Não coloquei fontes porque qualquer "Googlezada" sobre o tema já aparecem 500mil resultados, e coloquei aqui por conta da minha indigação com posts recentes, mas se quiserem debater sobre o assunto vamos lá pro gerais (deve ter algum tópico, ou criamos um).
P.S.2: Criei um tópico lá no gerais... Se não andar peço pra algum moderador deletar depois, ou cai no esquecimento como tantos outros.
E aí, o que acham?