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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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joao fernando
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Re: NOTÍCIAS

#20101 Mensagem por joao fernando » Seg Nov 29, 2010 8:40 am

Boss escreveu:Aquela turbina que o ITA estava desenvolvendo/testando, morreu ?
Não era o Ita, era uma empresa da Vale do Rio Doce. A TR3500 passou para testes teoricos no ITA e a Vale, assinou um acordo tecnologico com uma fabrica de turbias (que não lembro o nome agora)

Ou seja, morreu o projeto, e alguns envolvidos, rua




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Hader

Re: NOTÍCIAS

#20102 Mensagem por Hader » Seg Nov 29, 2010 9:01 am

Corsário01 escreveu:
Hader escreveu:Incrível a capacidade da nossa mídia em escrever asnices... :roll:

[]'s
Não é asnice não. Existe sim o estudo para a compra de 2 A330 MRTT para o Esq. Corsário e as células já estariam até "separadas".
O que é interessante é a volta do conceito do 2401 que era VIP e reabastecedor ao mesmo tempo.

Isso é que não concordo, mas por uma questão de economia, talvez seja o caminho.
Eu conheço este processo muito melhor do que você imagina. E ele não nasceu de uma demanda da Presidência como quer fazer crer esta matéria. Os dois concorrentes podem ser configurados para transporte, VIP ou não. Mas é apenas mais uma notíca inocente, como tantas que temos vistos estes tempos não é mesmo?

Abraços!

P.S. - Gosto muito das tuas matérias. Que tal escrever uma desmistificando este assunto? Seria um serviço relevante para a FAB. :wink:




brisa

Re: NOTÍCIAS

#20103 Mensagem por brisa » Seg Nov 29, 2010 9:02 am

joão fernando, isto não é verdade. A Polaris não é da Vale e o projeto continua. O departamento de Metalurgia Física da Escola de Engenharia da UFMG continua nas pesquisas e desenvolvimento de materiais para estas turbinas.

A Vale apenas patrocinou o desenvolvimento do protótipo de uma turbina a gás estacionária, na faixa de potência de 1 MW, para geração de energia elétrica. Esta turbina é a TVRD 1000.




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Re: NOTÍCIAS

#20104 Mensagem por BARAK » Seg Nov 29, 2010 9:39 am

Nelson Jobim permanece no Ministério da Defesa

http://www.em.com.br/app/noticia/politi ... fesa.shtml

A presidente Dilma Rousseff decidiu manter o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim, no mesmo cargo durante seu futuro governo, segundo informação do jornal Folha de S.Paulo divulgada nesta segunda-feira.

O convite teria sido feito na última sexta-feira e tem relação com a operação realizada em conjunto entre os governos federal e o do Rio de Janeiro no combate ao tráfico no Rio de Janeiro. Para a presidente eleita, a participação exitosa do ministro também justificaria sua permanência no comando da pasta.

Durante a reunião, ficou acertada a retirada da área da avação civil do Ministério da Defesa. Um dos desenhos em análise pela equipe de transição coloca toda a área numa secretaria ligada diretamente à Presidência da República. Alternativamente, portos e aeroportos poderiam estar sob os cuidados de um novo ministério. Na visão da nova presidente, a criação de uma secretaria específica poderia evitar um colapso no sistema áereo durante a Copa de 2014.

Na semana passada, o já definido Ministro da Casa Civil, o deputado Antonio Palocci (PT/SP), havia sondado Jobim para permanecer à frente da Defesa. Durante um encontro ocorrido a pedido de Dilma na última quarta-feira, Palocci, que também coordena a equipe de transição, ouviu do ministro que “quem tem de demonstrar interesse em ele permanecer ou não no cargo é o novo governo”, e não ele. Na ocasião, Jobim teria pedido esclarecimentos sobre as condições de permanência. (Com agências)




"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
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Re: NOTÍCIAS

#20105 Mensagem por Izaias Maia » Seg Nov 29, 2010 9:46 am

Governo negocia compra de novo avião presidencial

Força Aérea Brasileira pediu proposta para duas aeronaves, uma delas com área VIP, o Aerodilma Modelo favorito custa cinco vezes os R$ 98 mi gastos com o Aerolula, que não tem autonomia para voos muito longos

IGOR GIELOW

Sem alarde para evitar a repetição da polêmica que envolveu a compra do Aerolula, o governo negocia a aquisição de um avião maior e mais caro que poderá servir à presidente eleita, Dilma Rousseff, e a seus sucessores.

O Aerodilma, caso seja adquirido mesmo com o cenário de contenção de gastos do governo, deverá ser um aparelho europeu da Airbus um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais.

O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo Aerolula, um Airbus-A319 em versão executiva.

Justificar tal despesa seria complicado, como foi em 2005, e seria fonte certa de desgaste para Dilma, que até onde se sabe não foi informada sobre a ideia. Assim, juntou-se a fome com a vontade de comer, e a nova compra está sendo camuflada por uma necessidade real.

A FAB (Força Aérea Brasileira) precisa substituir seus dois aviões grandes de reabastecimento. São os antigos Sucatões presidenciais, versões com quase 50 anos de uso do vetusto Boeing-707.

Por falta de condições, foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira.

No fim da década, os militares estimam ter 150 caças, e reabastecimento é vital dadas as distâncias do país.

Como no caso dos Sucatões, o novo avião poderia cumprir a tarefa de reabastecimento e ser o aparelho de transporte intercontinental dos presidentes. Para viagens internas, o governo já usa dois Embraer-190.

AEROLULA

Do lado da Presidência, segundo a Folha apurou, o problema é o Aerolula. O presidente Lula reclama da necessidade de paradas para reabastecimento do avião, que tem cerca de 8.500 km de autonomia o que não garante um voo tranquilo Brasília-Londres, por exemplo.

Não deixa de ser irônico, já que à época da compra do Aerolula uma das alegações para a aquisição do modelo europeu era que ele poderia fazer voos intercontinentais que os similares da Embraer não poderiam. Meia verdade: sua lista de destinos sem escala não é tão grande.

Já o A330-MRTT pode voar até 12,5 mil km sem reabastecer, podendo viajar sem escalas de Brasília a todas as capitais europeias e americanas. Não é comparável como produto com o Aerolula, modelo só de transporte VIP.

Na compra de cinco Airbus em 2008, a Austrália pagou quase US$ 300 milhões (R$ 519 milhões) a unidade. Os EUA chegaram a selecionar o modelo em uma concorrência que acabou suspensa, e pagariam algo como US$ 200 milhões (R$ 346 milhões) por avião. Mas cada venda é diferente. No caso americano, eram quase 200 aeronaves com especificações diferentes, o que dilui custos. Então, os preços citados são apenas referência.

Uma versão executiva do A330, sem ser avião-tanque, foi estreada neste mês pelo presidente francês Nicolas Sarkozy. Ganhou, além das críticas pelos R$ 400 milhões gastos, o apelido de "Air Sarkô" na França.

Em setembro, a FAB emitiu o pedido de propostas à fabricante EADS europeia (A330-MRTT), à Boeing americana (767) e para a israelense IAI (que adapta os 767). Não há previsão orçamentária, e verbas extras terão de ser aprovadas no Congresso.

O pedido requer duas aeronaves. Uma com capacidade de reabastecimento em voo, transporte de carga e de passageiros. A outra, tudo isso mais a previsão de uma área VIP -normalmente, uma suíte com chuveiro.

EUROPEUS

Segundo a Folha apurou, a Boeing não cogita participar da disputa enquanto não for definido qual avião será escolhido nos EUA, o 767 ou o A330. A IAI é vista sem grandes chances na FAB.

Sobram então os europeus. Procuradas, EADS e Boeing alegaram sigilo do pedido da Aeronáutica para não se manifestar. A IAI não respondeu ao contato. Oficialmente, a FAB apenas confirma que emitiu o pedido de propostas, e que até aqui só a EADS respondeu.

Se a compra ocorrer em 2011, estima-se que o primeiro avião seja integrado até 2014. O Aerodilma só voaria então no fim do mandato da presidente, deixando o apelido que carregaria após 2015 para especuladores.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol




A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
Hader

Re: NOTÍCIAS

#20106 Mensagem por Hader » Seg Nov 29, 2010 10:13 am

CQD




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Re: NOTÍCIAS

#20107 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 29, 2010 11:03 am

Esses A330-MRTT ficarão no GTE ou no Corsário?
2º/2º GT - Esquadrão Corsário

O Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, o Esquadrão Corsário, foi criado pela Portaria nº 008/GM3, de 18 de janeiro de 1968, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para operar os quadrimotores Douglas C-118 Liftmaster da Força Aérea Brasileira. No dia 22 de abril, o Esquadrão Corsário iniciou suas atividades, servindo principalmente ao Correio Aéreo Nacional (CAN) em suas linhas nacionais e internacionais e provendo apoio ao Projeto Rondon.

Com a desativação dos Douglas C-118 Liftmaster em 1975, o Esquadrão Corsário recebeu seis BAe (Hawker Siddeley/Avro) C-91A Avro, equipados com motores turbo-hélice. Em abril de 1978 os C-91A foram entregues ao Esquadrão Condor e em seu lugar passaram a operar os Embraer C-95A Bandeirante, de fabricação nacional.

Entre os anos de 1986 e 1987 o Esquadrão Corsário recebeu quatro Boeing 707-320, designados KC-137 na FAB, equipados com quatro motores a jato e grande capacidade de carga, possibilitando a ampliação de suas atividades. As quatro aeronaves pertenceram à empresa aérea VARIG e foram modificados na Boeing Military Company, em Wichita (Kansas - USA) para atuarem como aviões de reabastecimento em vôo (REVO), transporte aéreo logístico e transporte especial. Os quatro aviões receberam os números de série FAB-2401, FAB-2402, FAB-2403 e FAB-2404, com a conversão operacional dos pilotos e mecânicos realizada pela VARIG.

Nas missões REVO o Esquadrão Corsário realiza o apoio e reabastecimento dos caças da FAB em todo o território nacional e até no exterior, durante exercícios militares. Entre o dia 06 de julho de 1986 até a chegada do Airbus VC-1A no início de 2005, o Esquadrão Corsário realizou o transporte do Presidente da República em viagens oficiais ao exterior com o KC-137 FAB-2401, que teve o seu interior modificado para o padrão de transporte VIP, mas manteve a sua capacidade REVO. Atualmente, essa aeronave tem a missão principal de REVO e transporte de tropa, mas pode ser convertida novamente para o transporte VIP.
O 2º/2º GT está subordinado à Quinta Força Aérea (V FAe) e realiza missões de reabastecimento em vôo, transporte de tropa e de carga, além da formação e adestramento das suas equipagens operacionais e equipes de manutenção, capacitando-as ao emprego em combate.
O seu lema: Multiplicando a Força!

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER
[]'s




Alberto -
sapao
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Re: NOTÍCIAS

#20108 Mensagem por sapao » Seg Nov 29, 2010 11:05 am

Ha mais de 10 anos se estuda uma solução para os KC-137, essa seria uma delas, provavelmente a que sera escolhida pela presidente eleita.
Sobre o 01 ser vip e reabastecedor, é uma solução economica que ja deu certo; porem ainda depende do fabricante.
Sobre quem vai operar eu esperaria a aeronave chegar primeiro, apostando minhas fichas no Corsario.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: NOTÍCIAS

#20109 Mensagem por Boss » Seg Nov 29, 2010 11:39 am

joao fernando escreveu:
Boss escreveu:Aquela turbina que o ITA estava desenvolvendo/testando, morreu ?
Não era o Ita, era uma empresa da Vale do Rio Doce. A TR3500 passou para testes teoricos no ITA e a Vale, assinou um acordo tecnologico com uma fabrica de turbias (que não lembro o nome agora)

Ou seja, morreu o projeto, e alguns envolvidos, rua
Ah sim, a VSE. Eu tinha lido que ela tinha desistido, mas não achei nenhuma notícia sobre.
brisa escreveu: joão fernando, isto não é verdade. A Polaris não é da Vale e o projeto continua. O departamento de Metalurgia Física da Escola de Engenharia da UFMG continua nas pesquisas e desenvolvimento de materiais para estas turbinas.

A Vale apenas patrocinou o desenvolvimento do protótipo de uma turbina a gás estacionária, na faixa de potência de 1 MW, para geração de energia elétrica. Esta turbina é a TVRD 1000.
Que bom que o projeto continua então. Achei que tinha sido morto e enterrado com a saída da VSE.




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Re: NOTÍCIAS

#20110 Mensagem por faterra » Seg Nov 29, 2010 12:12 pm

Por que a tentativa de apelidar esta aeronave de "AeroDilma"? Se é que existe esta compra mesmo!
1 - Não é ela quem está comprando! - segundo informe postado. A mulher ainda nem assumiu o cargo!
2 - Nâo é ela quem a usará! - se a aeronave deve ser entregue a partir de 2014! - outra eleição.
A previsão inicial da FAB não era estimada/especulada em 4 aeronaves 767 ou A-330?
Se verdade - caparam duas somente para agilizar a aquisição das mesmas?




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Re: NOTÍCIAS

#20111 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 29, 2010 12:29 pm

faterra escreveu:Por que a tentativa de apelidar esta aeronave de "AeroDilma"? Se é que existe esta compra mesmo!
1 - Não é ela quem está comprando! - segundo informe postado. A mulher ainda nem assumiu o cargo!
2 - Nâo é ela quem a usará! - se a aeronave deve ser entregue a partir de 2014! - outra eleição.
A previsão inicial da FAB não era estimada/especulada em 4 aeronaves 767 ou A-330?
Se verdade - caparam duas somente para agilizar a aquisição das mesmas?
Você não imagina o porquê?
Fora o fato de que irá subsituir uma aeronave que possuí a mesma configuração desde 1986.

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#20112 Mensagem por Pablo Maica » Seg Nov 29, 2010 12:52 pm

É uma solução interessante a compra destes 330 MRT, principalmente para segurar as pontas até a chegada dos KC-390. Acho que uns 3 seria o numero ideal, e a solução usado no 2401 é sim interessante nesse caso pois com um interior modular pode-se montar e desmontar a area VIP. Além do mais ainda vamos contar com o o VC-1 que fara as viagens intercontinentais mais curtas.

Além do mais ja ia estar se formando a dobradinha do futuro, A-330 como reabastecedor estratégico e o 390 como tático.


Um abraço e t+ :D




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#20113 Mensagem por faterra » Seg Nov 29, 2010 1:42 pm

Estou estranhando é o apelido "AeroDilma". A mulher ainda não assumiu e, a princípio, nem vai utilizá-la, pois, pela previsão da entrega, já teremos outra eleição.
Não questionei a necessidade dos reabastecedores. A necessidade está mais que justificada, tanto que pergunto se a previsão inicial não era de 4 unidades!




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#20114 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 29, 2010 2:26 pm

Pablo Maica escreveu:É uma solução interessante a compra destes 330 MRT, principalmente para segurar as pontas até a chegada dos KC-390. Acho que uns 3 seria o numero ideal, e a solução usado no 2401 é sim interessante nesse caso pois com um interior modular pode-se montar e desmontar a area VIP. Além do mais ainda vamos contar com o o VC-1 que fara as viagens intercontinentais mais curtas.

Além do mais ja ia estar se formando a dobradinha do futuro, A-330 como reabastecedor estratégico e o 390 como tático.


Um abraço e t+ :D

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Re: NOTÍCIAS

#20115 Mensagem por FOXTROT » Seg Nov 29, 2010 8:11 pm

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El Salvador anuncia compra de Super Tucanos
29 de novembro de 2010

SAN SALVADOR, 29 Nov 2010 (AFP) -O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, confirmou nesta segunda-feira sua intenção de comprar entre 8 e 10 aviões Super Tucano, da Embraer, ao custo de 110 milhões de dólares, para modernizar a Força Aérea Salvadorenha.
"Estamos preparando com os ministros da Defesa e da Fazenda uma proposta que será analisada pela Assembleia Legislativa para comprar entre 8 e 10 aviões Super Tucano da empresa Embraer, do Brasil", declarou Funes à imprensa.

O presidente revelou que o negócio envolverá entre 100 e 110 milhões de dólares e destacou que "não são aviões de guerra", pois a intenção é empregá-los para "fortalecer" a capacidade operacional da Força Aérea em caso de desastres naturais no país e na região.

"São aviões que têm equipamentos e radares que lhes permitem intervir de forma oportuna e eficaz para atender a comunidades afetadas por desastres naturais".

Funes comentou que a Guatemala faz um esforço similar para adquirir aviões, o que abre a possibilidade de se realizar operações conjuntas no caso de desastres e no combate ao narcotráfico.

A oposição critica a compra dos Super Tucanos, por considerá-la de alto custo




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
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