TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49411 Mensagem por sapao » Sáb Nov 27, 2010 8:27 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Como disse o Sapão, essa tem sido a prática nos últimos anos.
Não creio que haja impedimento legal, no entanto, para que o atual CMTAER seja chamado para comandar a FAB por mais tempo, mesmo que na reserva. Acho que foi o caso do Brig Baptista, que deixou o STM para assumir o COMAER.
Abraços,

Justin
Mas aquele foi um caso especifico, porque o comandante que estava foi exonerado devido a uma entrevista para uma revista.
Como disse, segurar o comandante segura a fila de todo mundo, isso só ocorreria em uma situação especial, o que não acredito ser o caso.
E mais importante, a rotatividade devido a idade e tempo no posto foi uma coisa acertada que tivemos apos 1988, não acho que o ministro iria contra.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49412 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 27, 2010 8:38 pm

Sapão, só para deixar claro: ANTIGUIDADE vale mais do que POSTO? Porque o nosso Saito é TENENTE-BRIGADEIRO e há MAJORES-BRIGADEIROS por aí...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49413 Mensagem por Justin Case » Sáb Nov 27, 2010 8:40 pm

Sapão,

Também sou favorável à rotatividade, à renovação, em qualquer cargo.
Principalmente nesse caso específico, onde substitutos capazes não faltam.
Tempo excessivo no cargo pode causar vícios no processo formal e "calo no olho", que dificulta a identificação e assunção dos erros.
É ruim quando as pessoas são promovidas de "experientes" para "papas".
Abraço,

Justin




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49414 Mensagem por sapao » Sáb Nov 27, 2010 8:49 pm

E mais ou menos por ai Justin, esse é o espirito. Toda pessao que chega vem com mais disposição, com outros olhos. E assim em todas as unidades das FFAA, a carreira tem que seguir, por isso as pessoas tem que passar os cargos para seguirem adiante.

Tulio, ele é um dos oficiais generais 4 estrelas da FAB, obviamente o mais antigo.
Ao atingir o tempo maximo no posto, ele em tese vai para reserva e o na sequencia assume.


ps: acho que agora que entendi Tulio, Major-brigadeiro tem 3 estrelas e Tenente-brigadeiro 4.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49415 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 27, 2010 8:52 pm

VALEWS, eu estava levando para o lado do EB, em que Major é Superior a Tenente, daí a confusão. Obrigado por aclarares tudo.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49416 Mensagem por Marino » Sáb Nov 27, 2010 8:53 pm

Os 3 comandantes das FA ao serem designados pelo presidente passam, automaticamente, para a reserva.
Todos os 3 atuais são da reserva.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49417 Mensagem por sapao » Sáb Nov 27, 2010 8:57 pm

E na FAB tambem Tulio, entre os oficiais o posto de Major é mais antigo que o Tenente, ja nos oficiais generais é o inverso.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49418 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 27, 2010 8:59 pm

Entendi então no que atrapalha sua permanência: se ficam, outros deixam de ir para a reserva e os que estão na linha para promoção não levam, confere?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
MAJOR FRAGUAS
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Seg Mai 23, 2005 3:32 pm
Localização: São Paulo - Brasil
Agradeceram: 26 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49419 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Sáb Nov 27, 2010 9:02 pm

Vcs estão falando de Major???? rsrs
Saudações Coloradas! :lol: :lol: :lol:




Jonas Rafael
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 189
Registrado em: Sex Jun 18, 2010 10:17 am
Localização: Porto Alegre , RS

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49420 Mensagem por Jonas Rafael » Sáb Nov 27, 2010 9:04 pm

AlbertoRJ escreveu:Acho que ele quis mostrar que o "Poder Gripeiro" agora estaria falando bem do Rafale. Só que o texto do blog é obviamente irônico.

[]'s
Mesmo que seja irônico confesso que não entendi. Até fui dar uma olhada se nos espaços de anúncio que eles ofereceram na cara dura para a Boeing e a Dassault já não estava rolando uma animação...




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49421 Mensagem por sapao » Sáb Nov 27, 2010 9:21 pm

Túlio escreveu:Entendi então no que atrapalha sua permanência: se ficam, outros deixam de ir para a reserva e os que estão na linha para promoção não levam, confere?
Mais ou menos, os que estão na sequencia vão passando para a reserva a medida que o tempo no posto ou a idade os alcança, independente do atual comandante sair ou não. Essa regra foi criada para se evitar esse "engarrafamento", mais comum nas forças estaduais.

Como o Marino bem lembrou, o comandante da força é exercido por oficial da reserva, não existe essa limitação; mas nos ultimos anos essa tem sido a regra respeitada: o comandante passa o cargo para o mais antigo na ativa.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49422 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 27, 2010 9:26 pm

Jonas Rafael escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Acho que ele quis mostrar que o "Poder Gripeiro" agora estaria falando bem do Rafale. Só que o texto do blog é obviamente irônico.

[]'s
Mesmo que seja irônico confesso que não entendi. Até fui dar uma olhada se nos espaços de anúncio que eles ofereceram na cara dura para a Boeing e a Dassault já não estava rolando uma animação...
Eu diria que é um texto "enigmático" deles. Também não entendi.

[]'s




Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49423 Mensagem por orestespf » Sáb Nov 27, 2010 9:39 pm

Túlio escreveu:Entendi então no que atrapalha sua permanência: se ficam, outros deixam de ir para a reserva e os que estão na linha para promoção não levam, confere?
Túlio, não quero entrar no mérito da "rotatividade", mas tempos atrás (e faz muito tempo) criou-se a cultura das FFAA brasileiras de tirar a continuidade de comandos, pois a liderança gerou problemas dos grandes (com a palavra nossos nobres amigos militares) e isto surgiu entre os próprios militares (coisa antiga mesmo, insisto).

No caso presente a coisa me parece muito diferente, trata-se da continuidade de vários processos "menores" que objetivam o projeto maior e único. Desta forma, me parece mais do que natural que, supondo a permanência do ministro NJ (e torço muito para tal coisa), implique na continuidade, mesmo que por tempo determinado, dos atuais comandantes das FFAA. É importante lembrar que o cargo é mais político do que técnico, até porque, como explicado pelo Marino, os três já "colocaram pijamas" ao assumir o cargo.

Muitos pensariam, acredito, que a defesa pela rotatividade está relacionada clássica frase de natureza humana "agora é a minha vez", mas não é bem assim. A tradição militar brasileira no que diz respeito a este assunto é antiga e mais do que plausível, então a frase acima não se aplica.

Mas independentemente da forma que se aborda este importante assunto vejo que a importância dos fatos não está relacionada aos nomes em si, mas em algo maior e que precisa ser a tônica daqui por diante: projeto único e continuidade para cada Força, não importando o nome daquele que assume o status maior. A MB tem seguido este caminho, espero que as demais também, se bem que...


Abração!!!




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49424 Mensagem por sapao » Sáb Nov 27, 2010 9:50 pm

Exatamente por serem os projetos maiores que as pessoas que acho que a rotatividade deve acontecer Orestes.

A continuidade tem muito mais a ver com projetos de estado, ou neste caso da força. Essa é a grande tonica dos atuais comandantes, convencer os que estão abaixo da importancia dos projetos ao inves de apenas mandar.

Se voce manda, no dia que voce sai do comando a coisa deixa de ser feita; se voce convence a coletividade que deve ser feito daquela maneira a coisa se perpetua, independente do comandante; e acho que é isso que tem sido feito.

Não acho que seja necessario manter os atuais comandantes para que os projetos sigam no seu rumo, e o medo que tenha e de abrir um precedente que se leve a antigos habitos.

A defesa da rotatividade não está tão ligada assim apenas a historia do ser minha vez, e sim com não perpetuação no poder, ou no comando, como acontecia em outros tempos. Acredito que isso seja saudavel para as FFAA e deve ser mantido.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49425 Mensagem por alcmartin » Dom Nov 28, 2010 12:50 am

Sapao, embora concorde com o que disse, entendo o que o Orestes colocou. Inclusive isso foi a tonica do meu ultimo post, numa pag. anterior. Manda uma mensagem para a tropa, que estamos todos juntos, fechados. É um recado político. Acabar com os bizus, com os disse-me -disse. Que pode ser nem de dentro das forças e sim "plantado".

abração!




Responder