Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6061 Mensagem por sapao » Qui Nov 25, 2010 7:52 pm

Vamos mandar tropas para lá agora sob ordem de quem?
E muito facil xingar o exercito, como se a culpa fosse dele; se não me engano ees senhor esta completando 4 anos no cargo, e vivia dizendo que o lema era acuar a bandidagem, o que eu apoio.

Agora, será que ele não pensou em nenhum momento que eles iam reagir?
E agora que reagiram, o plano de emergencia era esse, pede para vir as FFAA porque eu não suporto o rojão?

Se o estado do Rio quer as tropas nas ruas, o meio legal existe e esta muito claro, acontece que POLITICAMENTE muitos acham que seria ruim; porque na lei se chamar as FFAA quem assume a coisa são elas, subordinadas ao PRESIDENTE e mais ninguem.
Alguem acha que um governador de estado ia pedir esse arrego?

O EB ja aprendeu com as RIO da vida: se for para subir o morro agora tem que ser do meu jeito, com prazo de validade, area de atuação definida, total comando das unidades envolvidas e total liberdade de ação; como foi feito no HAITI.




Editado pela última vez por sapao em Qui Nov 25, 2010 7:54 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

Re: Operações Policiais e Militares

#6062 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 25, 2010 7:52 pm

É isso aí.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6063 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 25, 2010 7:54 pm

Carlos Mathias escreveu:É isso aí.
x10000000000!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6064 Mensagem por sapao » Qui Nov 25, 2010 7:55 pm

jumentodonordeste escreveu:Eu não posso entender isso.

Se um dia conseguir entender, eu não conseguirei aceitar.
A explicação é: POLITICA.

Em todos os sentidos.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6065 Mensagem por marcelo bahia » Qui Nov 25, 2010 7:57 pm

Boa, sapão!!! :idea:




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6066 Mensagem por prp » Qui Nov 25, 2010 7:57 pm

sapao escreveu:Vamos mandar tropas para lá agora sob ordem de quem?
E muito facil xingar o exercito, como se a culpa fosse dele; se não me engano ees senhor esta completando 4 anos no cargo, e vivia dizendo que o lema era acuar a bandidagem, o que eu apoio.

Agora, será que ele não pensou em nenhum momento que eles iam reagir?
E agora que reagiram, o plano de emergencia era esse, pede para vir as FFAA porque eu não suporto o rojão?

Se o estado do Rio quer as tropas nas ruas, o meio legal existe e esta muito claro, acontece que POLITICAMENTE muitos acham que seria ruim; porque na lei se chamar as FFAA quem assume a coisa são elas, subordinadas ao PRESIDENTE e mais ninguem.
Alguem acha que um governador de estado ia pedir esse arrego?

O EB ja aprendeu com as RIO da vida: se for para subir o morro agora tem que ser do meu jeito, com prazo de validade, area de atuação definida, total comando das unidades envolvidas e total liberdade de ação; como foi feito no HAITI.
É isso ai, o Bletrane pediu, o EB ficou com má vontade porque queria do seu jeito (por motivos óbvios), a MB aceitou como o Beltrane pediu e o pau quebrou.
A decisão foi a certa? Sei-lá.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6067 Mensagem por Clermont » Qui Nov 25, 2010 8:06 pm

Mas, uma coisa está sendo esquecida. Não me parece que a Marinha tenha enviado "tropa", ela enviou "meios". As poucas dezenas de fuzileiros navais estão lá, para dar escolta às suas viaturas, suponho eu.

E, esse pedido, parece-me, foi decorrente a análise feita de que as viaturas sobre rodas do BOPE não estavam à altura da situação, nesta ocasião. Daí, a necessidade de viaturas sobre lagartas, que, parece, foram mais eficazes. Além disso, parece que foram oferecidos equipamentos de visão noturna. Eu não sei se o Exército, atualmente, tem M-113 no Rio de Janeiro, e, mesmo que tenham, será que estão nas em boas condições, semelhantes às viaturas dos Fuzileiros?

Eu não sei o que o secretário Beltrame queria do Exército, que este não estava disposto a dar ou achou difícil. Algum dia, talvez isto fique mais claro.




Avatar do usuário
PQD
Sênior
Sênior
Mensagens: 2342
Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6068 Mensagem por PQD » Qui Nov 25, 2010 8:07 pm

Olha o Beltrame fez um bom trabalho na PF, na inteligencia, agora ele ta muito guelao, ta recebendo uma ajuda da marinha muito boa com 10 blindados, o que ele quer mais, tem a pm toda mais a civil pra que o EB?

olha a ajuda dessa vez foi da Marinha e nao do EB pronto simples assim, estamos dentro Brasil do Rio de janeiro, nao estamos em guerra contra outro pais nao, vamos botar os pés no chão




Editado pela última vez por PQD em Qui Nov 25, 2010 8:13 pm, em um total de 1 vez.
Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6069 Mensagem por Wolfgang » Qui Nov 25, 2010 8:07 pm

Clermont escreveu:Mas, uma coisa está sendo esquecida. Não me parece que a Marinha tenha enviado "tropa", ela enviou "meios". As poucas dezenas de fuzileiros navais estão lá, para dar escolta às suas viaturas, suponho eu.

E, esse pedido, parece-me, foi decorrente a análise feita de que as viaturas sobre rodas do BOPE não estavam à altura da situação, nesta ocasião. Daí, a necessidade de viaturas sobre lagartas, que, parece, foram mais eficazes. Além disso, parece que foram oferecidos equipamentos de visão noturna. Eu não sei se o Exército, atualmente, tem M-113 no Rio de Janeiro, e, mesmo que tenham, será que estão nas em boas condições, semelhantes às viaturas dos Fuzileiros?

Eu não sei o que o secretário Beltrame queria do Exército, que este não estava disposto a dar ou achou difícil. Algum dia, talvez isto fique mais claro.
Talvez quisesse que o EB subisse o morro com Leos... :twisted:




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Operações Policiais e Militares

#6070 Mensagem por DELTA22 » Qui Nov 25, 2010 8:08 pm

Informações de BSB: MD recebeu pedido de apoio LOGÍSTICO por parte do Governo do Estado do Rio. A Força que estava mais disponível era o CFN, daí este foi para as ruas. Como explicou o Sapão, para o EB e as outras Forças Armadas entrarem com tropas, Governo do Rio deveria renunciar o comando das ações ao Governo Federal.

Creio (opinião pessoal) que a Força Nacional de Segurança deve entrar em ação portanto e o mais rápido possível, de preferencia para cercar o complexo do Alemão, para amanhã ou depois no máximo.

[]'s a todos.




Editado pela última vez por DELTA22 em Qui Nov 25, 2010 8:09 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#6071 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Nov 25, 2010 8:09 pm

sapao escreveu:Vamos mandar tropas para lá agora sob ordem de quem?
E muito facil xingar o exercito, como se a culpa fosse dele; se não me engano ees senhor esta completando 4 anos no cargo, e vivia dizendo que o lema era acuar a bandidagem, o que eu apoio.

Agora, será que ele não pensou em nenhum momento que eles iam reagir?
E agora que reagiram, o plano de emergencia era esse, pede para vir as FFAA porque eu não suporto o rojão?

Se o estado do Rio quer as tropas nas ruas, o meio legal existe e esta muito claro, acontece que POLITICAMENTE muitos acham que seria ruim; porque na lei se chamar as FFAA quem assume a coisa são elas, subordinadas ao PRESIDENTE e mais ninguem.
Alguem acha que um governador de estado ia pedir esse arrego?

O EB ja aprendeu com as RIO da vida: se for para subir o morro agora tem que ser do meu jeito, com prazo de validade, area de atuação definida, total comando das unidades envolvidas e total liberdade de ação; como foi feito no HAITI.
Como com ordens de quem? Com ordens do MD, assim como a Marinha está atuando. A opinião do Exército era essa sua. E o Beltrame disse que cabia respeitar, embora fique claro que não concordava.

A Marinha teve opinião diferente e veio para o jogo.

Eu penso o seguinte. O Exército tem toda razão. No entanto, admitindo que a população brasileira, independente de política, em um momento precisa do seu apoio, será que o certo é ficar observando do quartel enquanto - literalmente - a cidade pega fogo?

Será que um apoio logístico como o dos Fuzileiros seria algo de grande complexidade? Se for, é melhor a gente desisitir. Os Fuzileiros colocaram 9 blindados e 80 homens. Se o EB não conseguir movimentar isso...

E outra, pensem na parte do marketing. Sim, isso mesmo. Quando é que vocês viram tantas menções positivas para a Marinha? Se a Marinha disser que precisa do equipamento tal, será que alguém vai negar? Ações assim, conquistando corações e mentes, são fundamentais.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 327
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6072 Mensagem por angelogalvao » Qui Nov 25, 2010 8:10 pm

Nao vejo a necessidade de defender o EB com todas as forças, como se fosse uma instituiçao que nao deva receber criticas... A Marinha ajudou com alguns meios e deu muito certo, qual o problema do EB fazer o mesmo e nao mostrar má vontade como foi declarado pelo Beltrame?
É mta pretensão do EB querer mandar em tudo e nao saber trabalhar em conjunto, pois querendo ou nao, quem sabe subir morro, até onde eu sei, é a Policia... Acredito q se for verdade as declaraçoes dadas, é lamentavel, que por vaidade alguns generais, brasileiros e os militares da policia colocaram sua vida em risco, quando podiam ter seu risco diminuído drasticamente...
Vale lembrar q quem subiu o morro e pos sua vida em risco foram os policiais, e eles sao mais q suficientes para isso, e dar o apoio com a logistica como a Marinha fez, não é nem um pouco complicado, como foi demostrado hoje...

Mas uma coisa é certa, parabens a Marinha, q nao se acovardou quando a populaçao mais precisava!!!




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
PQD
Sênior
Sênior
Mensagens: 2342
Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6073 Mensagem por PQD » Qui Nov 25, 2010 8:12 pm

Olha o Beltrame fez um bom trabalho na PF, na inteligencia, agora ele ta muito guelao, ta recebendo uma ajuda da marinha muito boa com 10 blindados, o que ele quer mais, tem a pm toda mais a civil pra que o EB?

olha a ajuda dessa vez foi da Marinha e nao do EB pronto simples assim, estamos dentro Brasil do Rio de janeiro, nao estamos em guerra contra outro pais nao, vamos botar os pés no chão




Editado pela última vez por PQD em Qui Nov 25, 2010 8:13 pm, em um total de 1 vez.
Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#6074 Mensagem por sapao » Qui Nov 25, 2010 8:13 pm

PRP, essa é a versão dele.
Vamos lembrar que ainda existem mais duas. Não seriam as viaturas da MB as que mais facil chegariam ao local, as mais adequadas, as com mais disponibilidade, as que as equipagems tem mais experiencia em ambiente urbano?

Para mim essa historia não cola, milico não tem má vontade!
Porque ele não diz então que o estado esta INCAPAZ de lidar com a situação e pede a ajuda das FFAA?

Sabe o que eles querem, querem facilmente mais 1.000,2.000 mil homems sobre seu comando para fazer presença, sem base legal nehuma.Porque ele sabe que se um soldado da um tiro e mata um, não é ele (o secretario) que vai responder na justiça; ele quer resolver o problema dele: chegar na televisão e dar uma satisfação para a população que não aguenta mais! Ai é culpa do EB, do miliciano, do bandido que reagiu...
Estão ha 4 anos sentando o cacete na vagabundagem e acharam que isso nao ia dar merd* uma hora!

E se o EB mandar o PQD para lá ele vai fazer o que?
Ele pode revistar alguem? Não, so com autorização.
Pode entrar em casa para revistar? Não, so com autorização.
Pode atirar antes e perguntar depois? Não, vai preso e processado.

Então ele quer o que? Bucha de canhão?
O EB sabe disso, e seria uma covardia dos comandantes mandar a tropa para uma missão assim apenas para ficar bem politicamente.
Já falei, tem como fazer e ja foi feito, mas falta vontade.
Não adianta mandar o EB para fazer papel de policia porque o problema não está na policia, esse trabalho eles fazem muito melhor que as FFAA, tem que mandar para resolver o problema; se não derem condiçõs das FFAA para isso elas não vão, ou pelo menos irão assessorar nesse sentido.




Editado pela última vez por sapao em Qui Nov 25, 2010 8:15 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#6075 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Nov 25, 2010 8:13 pm

DELTA22 escreveu:Informações de BSB: MD recebeu pedido de apoio LOGÍSTICO por parte do Governo do Estado do Rio. A Força que estava mais disponível era o CFN, daí este foi para as ruas. Como explicou o Sapão, para o EB e as outras Forças Armadas entrarem com tropas, Governo do Rio deveria renunciar o comando das ações ao Governo Federal.
Olha, eu imagino isso.

Só que as palavras do Beltrame me deixaram com a pulga atrás da orelha. Por que ele falaria isso se tudo saiu redondinho assim?
Creio (opinião pessoal) que a Força Nacional de Segurança deve entrar em ação portanto e o mais rápido possível, de preferencia para cercar o complexo do Alemão, para amanhã ou depois no máximo.

[]'s a todos.
Sinceramente a FNS e nada é a mesma coisa. Poderia vir para fazer patrulhamento em bairros tranquilos e liberar a PM para o combate. Os homens da FNS não tem preparo para atuar no Rio. Isso já foi comprovado quando eles vieram para cá no passado.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder