
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.htmlTaxa de desemprego sobe para 10,9%. Novo recorde
Há agora mais de 609 mil desempregados no País
A taxa de desemprego em Portugal subiu para 10,9%, no terceiro trimestre do ano, um novo valor recorde, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Trata-se de uma subida de 1,1 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado e de 0,3% pontos face ao segundo trimestre do ano.
O valor compara com os 10,6% registados no último trimestre e com os 9,8% assinalados no mesmo período de 2009.
Segundo a mesma fonte, há agora mais de 609 mil desempregados no País, mais 11,3% do que há um ano. Em relação ao trimestre anterior, o acréscimo é de 3,3%.
«O número de empregados diminuiu 1,1% quando comparado com o do mesmo trimestre de 2009 e 0,6% relativamente ao trimestre anterior», explica ainda o INE.
[Em actualização]
prp escreveu:'Foi por preconceito', diz mulher de brasileiro morto em Portugal
Andressa Valéria viu o companheiro morrer ao ser atacado na rua.
Rondoniense Luciano Correia foi morto na madrugada de domingo.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... seccao=SulLisboa
Um forçou a porta do metro e outro disparou
por RUTE COELHOHoje
Um forçou a porta do metro e outro disparou
Homem de 27 anos acabou baleado no peito devido a discussão na estação.
Agentes da 1.ª Divisão da PSP de Lisboa e inspectores da Brigada de Homicídios da Polícia Judiciária procuravam ontem dois homens, supostamente brasileiros, pela tentativa de homicídio de um homem de 27 anos, cabo-verdiano, na noite de terça-feira.
A situação, já qualificada de "anómala" pelo Metropolitano de Lisboa, parece retirada de um filme de acção: um dos brasileiros forçou a porta da carruagem do metro, na estação de Arroios, e o outro disparou, atingindo a vítima no peito, mais concretamente, na clavícula, do lado direito. Eram 22.30 de terça-feira.
O conjunto de circunstâncias que levaram a esse momento aparenta ser fútil. Três amigos cabo- -verdianos estavam ainda no cais da estação de Arroios quando um deles, alcoolizado, começou a fa-lar com os dois brasileiros. Da simples conversa à discussão irada foi um passo. A videovigilância do Metropolitano de Lisboa captou os três homens a descer as escadas em acalorada discussão, como contou fonte policial.
Chega o comboio. Quando as portas se estão a fechar, um dos brasileiros força a porta e o outro saca da arma e dispara, apurou o DN com fonte policial. Tudo indica que o homem de 27 anos que foi baleado no peito não seria a vítima que os dois brasileiros queriam atingir. O alvo seria o provocador alcoolizado, que, naquele momento, já tinha desaparecido dali. Não está identificado pela polícia.
Este foi o relato dado à PSP pelo amigo do baleado, um jovem de 21 anos que o acompanhou sempre, até à estação dos Anjos, onde o retirou da carruagem. A 1.ª Divisão da PSP foi alertada, e na estação dos Anjos tomou conta da ocorrência e providenciou para que o ferido grave fosse transportado para o Hospital de S. José.
No local do crime, a PSP encontrou os invólucros das balas e recolheu testemunhos. Desconhece-se o calibre da arma de fogo.
O homem baleado e internado no Hospital de S. José e o seu amigo de 21 anos, que é testemunha nos autos, estão referenciados pelas autoridades por crimes de roubo com coacção física.
A maior parte dos crimes registados nos transportes públicos "é praticada por grupos de dois a quatro elementos", adiantou ao DN, na edição de 2 de Julho, fonte oficial da Divisão da PSP, que se dedica à segurança das linhas de comboio e de Metro de Lisboa. Roubam telemóveis, iPods e fios de ouro. Crimes de sangue no metro são
Contrato: Instituto Nacional da Propriedade Intelectual paga por página em rede social
20 mil euros para estar no Twitter
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), organismo público, pagou ao ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 20 400 euros para estar no Twitter. Esta rede social é gratuita e permite aos utilizadores enviar e receber actualizações pessoais de outros contactos.
12 Novembro 2010
Por:Sónia Trigueirão
O Twitter tornou-se uma ferramenta usada por empresas, como meio de publicitação das suas marcas, e por particulares, sendo que o acesso é fácil e gratuito. Porém, não permite uma informação clara e completa, uma vez que limita as mensagens a 140 caracteres, à semelhança de uma SMS. Estima-se que, no Mundo, mais de 20 milhões de pessoas já utilizem o Twitter.
A adjudicação ao ISCTE foi feita pelo INPI em Outubro deste ano e no site do Governo, na contratação pública, lê-se, de forma extensa, qual o objecto do contrato: "Desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação on-line dinâmica e interactiva no âmbito das principais ferramentas da Web 2.0, destinada à comunidade Instituto Nacional da Propriedade Industrial/Sistema de Inovação, optando por um sistema de microblogging, denominado Twitter".
Fonte ligada ao INPI justificou a entrada na rede Twitter com a necessidade de dar a conhecer o instituto e facilitar a comunicação entre parceiros, mas não soube justificar a necessidade de contratar o serviço ao ISCTE e o que implicava os 20 400 euros da adjudicação.
Corrigir
Feedback
Oposição conservadora poderia governar Portugal com maioria
25 de novembro de 2010 • 12h03 • atualizado às 12h11
A oposição conservadora aumentou a vantagem sobre o Partido Socialista (PS) e poderia obter maioria absoluta em Portugal, mostra uma pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira.
O levantamento, realizado antes da greve geral desta quarta-feira contra a política econômica do primeiro-ministro José Sócrates, atribui 26,9% das intenções de voto ao PS, frente a 44,3% do Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), que com esse percentual poderia governar o país sozinho.
No ano passado, os socialistas perderam a maioria absoluta conquistada em 2005 e embora tenham ganhado por uma pequena diferença do PSD, sua minoria parlamentar e a ferrenha oposição dos partidos de esquerda marxista os obrigou a negociar o programa econômico com os conservadores.
O orçamento para 2011 será discutido nesta semana na Assembleia Legislativa e o Governo acredita que será aprovado pela segunda vez nesta sexta-feira graças à abstenção da oposição, que exigiu uma redução dos aumentos de impostos e do gasto público para deixar passar a proposta inicial.
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira, encomendada por vários meios de comunicação portugueses, apresenta como terceira força política o marxista Bloco de Esquerda. O quarto lugar é disputado pela coalizão do Partido Comunista com os Verdes e os democrata-cristãos do Centro Democrático e Social (CDS-PP).
A campanha pelas eleições presidenciais que acontecem no dia 23 de janeiro já começaram e Portugal reviverá o duelo de 2006 entre o atual chefe de Estado e dirigente do PSD, Aníbal Cavaco Silva, e o socialista Manuel Alegre.
EFE - Agência EFE