JLRC escreveu:Mandem mas é o pilim para mim que estou sem dinheiro para comprar o champagne para acompanhar o caviarP44 escreveu:1000€, passo fome durante uns tempos mas é por uma boa causa
vai ao largo do rato que eles dão-te
Moderador: Conselho de Moderação
JLRC escreveu:Mandem mas é o pilim para mim que estou sem dinheiro para comprar o champagne para acompanhar o caviarP44 escreveu:1000€, passo fome durante uns tempos mas é por uma boa causa
http://www.oje.pt/noticias/negocios/via ... e-dezembroViana do Castelo entrega o 1.º de seis navios oceânicos à Marinha "até Dezembro"
30/09/10, 16:56
OJE/Lusa
O coordenador da Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), anunciou hoje que a empresa entregará "até Dezembro" o primeiro dos seis navios de patrulha oceânica (NPO) encomendados pela Marinha portuguesa.
O Ministério da Defesa Nacional tinha anunciado para Janeiro de 2010 a entrega do primeiro NPO, mas o navio continua nos ENVC, apesar de, como sublinhou o coordenador da Comissão de Trabalhadores, António Barbosa, "estar pronto a operar".
"O navio navega, funciona. Agora há acertos do ponto de vista da automação, que é mais rigorosa por ser um navio militar, para trabalhar e operar em tempo de guerra. Tem requisitos que um navio comercial não terá", explicou.
Lembrou que se trata de um "projecto totalmente novo", pelo que o primeiro da série "tem um conjunto de requisitos de acerto mais morosos", mas garantiu que será entregue até Dezembro.
"Os seguintes já vão sair com uma cadência adequada", disse ainda, adiantando que o segundo NPO poderá ser entregue à Marinha no primeiro trimestre de 2011.
Em Março de 2009, a Marinha portuguesa assinou com os ENVC contratos para a construção, ao longo de cinco anos, de navios e lanchas, cujo valor ascende a 500 milhões de euros.
Os contratos dizem respeito à construção de dois navios de combate à poluição e cinco lanchas de fiscalização costeira, com possibilidade de opção por mais três, e seis NPO.
Os NPO vão substituir as corvetas da classe João Coutinho, já com 40 anos de vida.
Estas encomendas da Marinha são as únicas da actual carteira dos ENVC, mas a Comissão de Trabalhadores espera que "a todo o momento" arranque a concretização de dois contratos para quatro navios.
Em causa está a construção de dois ‘ferries' para um armador grego, um negócio que poderá ascender a mais de 120 milhões de euros, e de dois asfalteiros para a Venezuela, no valor de cerca de 130 milhões de euros.
Em ambos os casos, há opção por mais uma embarcação.
"Os contratos estão assinados e em termos técnicos está tudo resolvido e tudo discutido até ao mais ínfimo pormenor. Falta apenas afinar questões que se prendem com os negócios bancários, entre banca e armadores", explicou António Barbosa.
Italian company Whitehead Alenia Sistemi Subacquei SpA (WASS) has completed the delivery of 24 IF21 Black Shark heavyweight torpedoes to the Portuguese Navy (Marinha Portuguesa).
The batch of 24 wire-guided 533mm torpedoes procured thought the Portuguese military hardware trader COIS-Comércio Internacional e Serviços Lda includes training torpedoes. The weapon systems are to be operated from the two Howaldtswerke Deutsche Werft GmbH (part of Thyssen Krupp Marine Systems AG) U209PN submarines of Tridente Class (S167 NRP “Tridente” and S168 NRP “Arpão”).
The software used on the fire control display has been developed by the Portuguese company EDISOFT-Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software SA. Portuguese shipbuilder Arsenal do Alfeite SA will be responsible to provide maintenance works on the torpedoes.
The torpedo is manufactured in collaboration with French shipbuilder DCNS and includes batteries from SAFT.
The Black Shark torpedo is in service with Chile, France and Italy navies and has been selected by Brazil.
O capitão-tenente Salgueiro Frutuoso, primeiro comandante do submarino Tridente, foi hoje a enterrar no cemitério do Feijó, Almada.
O primeiro comandante do submarino Tridente faleceu domingo, vítima de cancro, tendo o seu funeral decorrido hoje no cemitério do Feijó, Almada.
Segundo fontes militares, a doença foi-lhe diagnosticada dias depois da cerimónia oficial de recepção do novo submarino (8 de Setembro deste ano).
O chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Melo Gomes, foi um dos oficiais que participaram no velório realizado ontem, na capela da Sobreda.
Paulo Jorge Salgueiro Frutuoso, 40 anos, natural de Ílhavo, ocupava o cargo de comandante do Tridente desde Junho passado.
Saído da Escola Naval em 1992, o militar especializou-se como submarinista e prestou serviço nos três submarinos da anterior esquadrilha: o Barracuda, o Albacora e o Delfim.
dn.pt
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ado-um-anoMarinha: Navio adiado um ano
A assinatura do contrato do Navio Polivalente Logístico encomendado pela Marinha Portuguesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo foi adiada pelo Governo por mais um ano. Em causa está a falta de verba devido às contingências do PEC e das medidas de austeridade. O navio está orçado em 210 milhões de euros.