Marino escreveu:TALVEZ tenhamos novidades na mudança de governo.
Vamos esperar um pouco.
Novidades boas ou ruins ?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Marino escreveu:TALVEZ tenhamos novidades na mudança de governo.
Vamos esperar um pouco.
LeandroGCard escreveu:Bem,Penguin escreveu: Esse nível de equipamentos é equivalente àquele presente em Forças Armadas de potências militares médias, como a França e o Reino Unido, cujos orçamentos alcançam aproximadamente USD 60bi /ano (2,3% do PIB).
Hoje o orçamento de defesa do Brasil atinge a ordem de USD 26bi /ano (1,5% do PIB).
Esse orçamento terá que ser aumentado expressivamente e a parcela destinada a investimentos terá que aumentar mais proporcionalmente.
Temos que lembrar que todos estes ítens listados acima para estarem incorporados às nossas FA's não estão previstos para amanhã, e sim para daqui a uns 20 anos. Fazendo uma conta rápida, podemos pegar uma taxa de crescimento de 4% ao ano (um valor razoável para a taxa média de crescimento do Brasil para as próximas duas décadas) e aplicando sobre o orçamento de 26 bi ao longo de 20 anos chegamos a ~57 bi.
Ou seja, se tudo correr normalmente, seria possível sim manter forças armadas do nível imaginado praticamente sem aumentar a participação do orçamento de defesa no PIB. Se aumentarmos um pouco aí fica até fácil.
Na minha opinião a dificuldade não estará nos recursos, mas no planejamento e no gerenciamento.
Leandro G. Card
Bem, isso não é lá nenhuma novidade. Imagina se o Serrote ganhasse?varj escreveu:Agradeçam o Serra por ter perdido a eleição.Hoje FHC em uma palestra em BH disse em alto e bom som que é radicalmente contra as compras de armamentos por parte do Brasil.Este entreguista se deixar nos implanta um abaixador de calca.
Uma vez vende-pátria sempre vende-pátria!! Eles não mudarão nunca!! Tenho nojo desses cretinos!!thelmo rodrigues escreveu:Bem, isso não é lá nenhuma novidade. Imagina se o Serrote ganhasse?varj escreveu:Agradeçam o Serra por ter perdido a eleição.Hoje FHC em uma palestra em BH disse em alto e bom som que é radicalmente contra as compras de armamentos por parte do Brasil.Este entreguista se deixar nos implanta um abaixador de calca.
Boas.Boss escreveu:Marino escreveu:TALVEZ tenhamos novidades na mudança de governo.
Vamos esperar um pouco.
Peraí.......tem algo errado aqui.......Brasil -Total 1.572 bilhões........não seriam 1.572 trilhões???PRick escreveu:Vinicius Pimenta escreveu: Sim, é uma outra discussão. Nem entrei no mérito do Brasil. Apenas me referia a discussão sobre razões das dificuldades de exportações francesas.
Se você me perguntar com base no presente, a FAB não tem grana pro Rafale não. Aliás, nem Gripen, nem nenhum outro.
Eu apenas espero que seja uma realidade que melhore no futuro.
Aí eu pergunto; dá para comparar República Tcheca e África do Sul com o Brasil, em qualquer parâmetro? Já deram uma olhada nos mapas, demografia, riquezas, economia, etc..?
Vamos fazer umas comparações?
Além disso a República Tcheca não tem mar e a África do Sul jamais pensou em ter NAe´s.1-Brasil
Área
- Total 8.514.876 km²
População
- Censo 2010 185 712 713[1] hab.
- Densidade 22 hab/km²
PIB em 2009
-Total 1.572 bilhões
2-África do Sul
Área
- Total 1.221.037 km²
População
- Estimativa de 2008 47.900.000 hab.
- Censo 2001 44.819.778 hab.
- Densidade 39 hab./km² (170.º)
PIB em 2009
- Total US$ 286 bilhões
3- República Tcheca
Área
- Total 78.866 km²
População
- Estimativa de 2007 10.381.130 hab.
- Censo 2001 10.230.060 hab.
- Densidade 130 hab./km²
PIB em 2006
- Total 190 bilhões.
Será que não é justificada a diferença de nós queremos um caça maior, e os dois países se contentarem com Gripen C ou eu diria, a R Tcheca o Gripen A seria mais que o suficiente.
E quanto ao tamanho das economias? Esse ano a diferença ainda vai aumentar bem.
[]´s
Marino escreveu:Boas.Boss escreveu:
Bom, eles conseguiram esse número com um orçamento militar que dependendo quem faz a conta alcançou 5% fo PIB. Com um aumento de investimentos nos últimos nove anos a uma taxa média de 9% ao ano, isso sem contar os gastos da guerra do Afeganistão e do Iraque (dados tirados do National Review...artigo do Hanson), não vejo o Brasil chegando a este patamar, no máximo chegaremos a uns 2%, acho que realisticamente teremos forças armadas do tamanho da França e da Inglaterra, talvez uma marinha maior, e menor força aérea...e claro sem armas nucleares...Vinicius Pimenta escreveu:Muito bem colocado.Penguin escreveu: Esse nível de equipamentos é equivalente àquele presente em Forças Armadas de potências militares médias, como a França e o Reino Unido, cujos orçamentos alcançam aproximadamente USD 60bi /ano (2,3% do PIB).
Hoje o orçamento de defesa do Brasil atinge a ordem de USD 26bi /ano (1,5% do PIB).
Esse orçamento terá que ser aumentado expressivamente e a parcela destinada a investimentos terá que aumentar mais proporcionalmente.
Por exemplo, os EUA destinam anualmente 35% do seu orçamento para investimentos.
Se o Brasil não tiver grana para manter essa modesta força colocada, é porque quebramos. Não é o verbo TER. É o verbo QUERER. Se você considerar que até 2020 o Brasil estará entre as 5/6 maiores economias do mundo, com a nossa carga tributária atual ou mesmo com reformas, não faltará exatamente dinheiro. Pode faltar vontade política.
Eu penso assim... O Brasil tem que se perguntar o que quer ser quando ficar adulto. Se quisermos ser alguém importante, como o mundo não é cor de rosa, vamos ter que encarar o incremento nos orçamentos de Defesa como algo necessário.
Se não for pra ter Forças Armadas adequadas, melhor não ter. Porque Forças Armadas pouco capazes é que são desperdício de dinheiro, pois custarão muito alto para pouco resultado. Então, se a opção do Brasil é ter Forças Armadas, e me parece que é essa opção, então que tenhamos Forças Armadas de verdade.
Eu gosto dos planos, e não sei se serão no fundo cumpridos "a risca"...Zavva escreveu:Acho dificil que um país como o Brasil, praticamente sem ameaças externas e sem guerras, ter uma Forças Armadas do porte da França.