TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49171 Mensagem por Boss » Ter Nov 23, 2010 6:00 pm

Marino escreveu:TALVEZ tenhamos novidades na mudança de governo.
Vamos esperar um pouco.

Novidades boas ou ruins ? :mrgreen:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49172 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 23, 2010 6:33 pm

LeandroGCard escreveu:
Penguin escreveu: Esse nível de equipamentos é equivalente àquele presente em Forças Armadas de potências militares médias, como a França e o Reino Unido, cujos orçamentos alcançam aproximadamente USD 60bi /ano (2,3% do PIB).

Hoje o orçamento de defesa do Brasil atinge a ordem de USD 26bi /ano (1,5% do PIB).

Esse orçamento terá que ser aumentado expressivamente e a parcela destinada a investimentos terá que aumentar mais proporcionalmente.
Bem,

Temos que lembrar que todos estes ítens listados acima para estarem incorporados às nossas FA's não estão previstos para amanhã, e sim para daqui a uns 20 anos. Fazendo uma conta rápida, podemos pegar uma taxa de crescimento de 4% ao ano (um valor razoável para a taxa média de crescimento do Brasil para as próximas duas décadas) e aplicando sobre o orçamento de 26 bi ao longo de 20 anos chegamos a ~57 bi.

Ou seja, se tudo correr normalmente, seria possível sim manter forças armadas do nível imaginado praticamente sem aumentar a participação do orçamento de defesa no PIB. Se aumentarmos um pouco aí fica até fácil.

Na minha opinião a dificuldade não estará nos recursos, mas no planejamento e no gerenciamento.


Leandro G. Card
[100] [009]

Perfeito!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49173 Mensagem por varj » Ter Nov 23, 2010 6:46 pm

Agradeçam o Serra por ter perdido a eleição.Hoje FHC em uma palestra em BH disse em alto e bom som que é radicalmente contra as compras de armamentos por parte do Brasil.Este entreguista se deixar nos implanta um abaixador de calca.




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49174 Mensagem por thelmo rodrigues » Ter Nov 23, 2010 6:48 pm

varj escreveu:Agradeçam o Serra por ter perdido a eleição.Hoje FHC em uma palestra em BH disse em alto e bom som que é radicalmente contra as compras de armamentos por parte do Brasil.Este entreguista se deixar nos implanta um abaixador de calca.
Bem, isso não é lá nenhuma novidade. Imagina se o Serrote ganhasse? :shock:




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49175 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 23, 2010 6:49 pm

Cadê os serristas para bota a cara e apanhar? :roll: :lol:




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49176 Mensagem por marcelo bahia » Ter Nov 23, 2010 6:55 pm

thelmo rodrigues escreveu:
varj escreveu:Agradeçam o Serra por ter perdido a eleição.Hoje FHC em uma palestra em BH disse em alto e bom som que é radicalmente contra as compras de armamentos por parte do Brasil.Este entreguista se deixar nos implanta um abaixador de calca.
Bem, isso não é lá nenhuma novidade. Imagina se o Serrote ganhasse? :shock:
Uma vez vende-pátria sempre vende-pátria!! Eles não mudarão nunca!! Tenho nojo desses cretinos!! :evil:

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49177 Mensagem por Marino » Ter Nov 23, 2010 7:35 pm

Boss escreveu:
Marino escreveu:TALVEZ tenhamos novidades na mudança de governo.
Vamos esperar um pouco.

Novidades boas ou ruins ? :mrgreen:
Boas. :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49178 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Nov 23, 2010 7:48 pm

PRick escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Sim, é uma outra discussão. Nem entrei no mérito do Brasil. Apenas me referia a discussão sobre razões das dificuldades de exportações francesas.

Se você me perguntar com base no presente, a FAB não tem grana pro Rafale não. Aliás, nem Gripen, nem nenhum outro.

Eu apenas espero que seja uma realidade que melhore no futuro.

Aí eu pergunto; dá para comparar República Tcheca e África do Sul com o Brasil, em qualquer parâmetro? Já deram uma olhada nos mapas, demografia, riquezas, economia, etc..?

Vamos fazer umas comparações?

1-Brasil
Área
- Total 8.514.876 km²

População
- Censo 2010 185 712 713[1] hab.
- Densidade 22 hab/km²
PIB em 2009
-Total 1.572 bilhões



2-África do Sul
Área
- Total 1.221.037 km²
População
- Estimativa de 2008 47.900.000 hab.
- Censo 2001 44.819.778 hab.
- Densidade 39 hab./km² (170.º)
PIB em 2009
- Total US$ 286 bilhões


3- República Tcheca

Área
- Total 78.866 km²
População
- Estimativa de 2007 10.381.130 hab.
- Censo 2001 10.230.060 hab.
- Densidade 130 hab./km²
PIB em 2006
- Total 190 bilhões.
Além disso a República Tcheca não tem mar e a África do Sul jamais pensou em ter NAe´s.

Será que não é justificada a diferença de nós queremos um caça maior, e os dois países se contentarem com Gripen C ou eu diria, a R Tcheca o Gripen A seria mais que o suficiente.

E quanto ao tamanho das economias? Esse ano a diferença ainda vai aumentar bem.

[]´s
Peraí.......tem algo errado aqui.......Brasil -Total 1.572 bilhões........não seriam 1.572 trilhões??? :shock: :shock:




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49179 Mensagem por Boss » Ter Nov 23, 2010 7:50 pm

Não, 1.572 bilhões = 1,572 trilhão.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49180 Mensagem por Boss » Ter Nov 23, 2010 7:54 pm

Marino escreveu:
Boss escreveu:
Novidades boas ou ruins ? :mrgreen:
Boas. :wink:

Vamos aguardar então :)




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Rock n Roll
Avançado
Avançado
Mensagens: 448
Registrado em: Ter Set 15, 2009 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro. RJ.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49181 Mensagem por Rock n Roll » Ter Nov 23, 2010 9:17 pm

Prezado Delta 22;
Foi só piscar e lá se foram quase dez páginas. Mas concordo contigo.
Herr Hader chutou a barraca inteira. O que vejo de interessante quase dez páginas depois, é uma desconfortável impressão que nossos "primos do norte" estão fechando o cerco. Há dedo deles nos radares, programas de mísseis mais modernos na europa (Meteor), e talvez em outros itens que, claro, não sabemos. Até onde vai a charla (Túlio) de transferêrencia junto com o preço é que continua sendo o Ó do borogodó.
As notícias estão nas entrelinhas, com exceção "daquele site" que nem olho mais.
Haja Isordil e Lexotan até o dia 19/12... Mas... Será ?

Debater é Preciso.

[005] [005] [005]




Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49182 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 23, 2010 10:27 pm

Rafale, dia 19/12/2010.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49183 Mensagem por marcelo l. » Ter Nov 23, 2010 10:45 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Penguin escreveu: Esse nível de equipamentos é equivalente àquele presente em Forças Armadas de potências militares médias, como a França e o Reino Unido, cujos orçamentos alcançam aproximadamente USD 60bi /ano (2,3% do PIB).

Hoje o orçamento de defesa do Brasil atinge a ordem de USD 26bi /ano (1,5% do PIB).

Esse orçamento terá que ser aumentado expressivamente e a parcela destinada a investimentos terá que aumentar mais proporcionalmente.

Por exemplo, os EUA destinam anualmente 35% do seu orçamento para investimentos.
Imagem
Muito bem colocado.

Se o Brasil não tiver grana para manter essa modesta força colocada, é porque quebramos. Não é o verbo TER. É o verbo QUERER. Se você considerar que até 2020 o Brasil estará entre as 5/6 maiores economias do mundo, com a nossa carga tributária atual ou mesmo com reformas, não faltará exatamente dinheiro. Pode faltar vontade política.

Eu penso assim... O Brasil tem que se perguntar o que quer ser quando ficar adulto. Se quisermos ser alguém importante, como o mundo não é cor de rosa, vamos ter que encarar o incremento nos orçamentos de Defesa como algo necessário.

Se não for pra ter Forças Armadas adequadas, melhor não ter. Porque Forças Armadas pouco capazes é que são desperdício de dinheiro, pois custarão muito alto para pouco resultado. Então, se a opção do Brasil é ter Forças Armadas, e me parece que é essa opção, então que tenhamos Forças Armadas de verdade.
Bom, eles conseguiram esse número com um orçamento militar que dependendo quem faz a conta alcançou 5% fo PIB. Com um aumento de investimentos nos últimos nove anos a uma taxa média de 9% ao ano, isso sem contar os gastos da guerra do Afeganistão e do Iraque (dados tirados do National Review...artigo do Hanson), não vejo o Brasil chegando a este patamar, no máximo chegaremos a uns 2%, acho que realisticamente teremos forças armadas do tamanho da França e da Inglaterra, talvez uma marinha maior, e menor força aérea...e claro sem armas nucleares...




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49184 Mensagem por Zavva » Qua Nov 24, 2010 12:31 am

Acho dificil que um país como o Brasil, praticamente sem ameaças externas e sem guerras, ter uma Forças Armadas do porte da França.




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49185 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 24, 2010 12:52 am

Zavva escreveu:Acho dificil que um país como o Brasil, praticamente sem ameaças externas e sem guerras, ter uma Forças Armadas do porte da França.
Eu gosto dos planos, e não sei se serão no fundo cumpridos "a risca"...

Mas existem "ameaças externas" sim... já que a balança muda a todo o momento e com o crescimento eu não sei se o Brasil irá ter apenas "amigos".

Estar preparado sempre é bom, e acho que se dividirmos essas "metas" por 2 a coisa estará muito melhor do que hoje... e para mim já é muito bom :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder