TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49051 Mensagem por Marino » Seg Nov 22, 2010 2:58 pm

Ao final da construção o Estaleiro e tudo que está nele passam para a MB, que pode prorrogar a validade do consórcio, ou não.
Isto está no contrato.
Ou seja, a MB vai ganhar, mais cedo ou mais tarde, um novo estaleiro, com todas as máquinas, técnicos, engenheiros, capacidades, tecnologias, etc.
É evidente que se tudo estiver correndo bem, como está até agora, não há motivo para a não prorrogação da existência do consórcio.
Basta ver nas respostas da MB, publicadas nos jornais e mantidas em seu site.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49052 Mensagem por Túlio » Seg Nov 22, 2010 3:03 pm

Zavva escreveu:
Se você pensar bem, como os franceses poderiam garantir o preço do Rafale montado no Brasil, se eles não forem responsaveis pela montagem ?

Abs

Pois nem precisa pensar tanto para ver que aquilo que é montado onde já há uma estrutura pronta para isso sempre sai mais barato do que aquilo a ser feito onde a estrutura para sua fabricação terá de ser criada. Assim, para fazer aqui se terá de montar uma infraestrutura e dispor de meios para isso (e não é apenas converter a linha de montagem do ST e tá feito, é MUITO mais complicado...e CARO)...

A MB está pagando E CARO para fazer o que nos meios navais equivale a um caça 5G, um PAK-FA submersível, daí à FAB fazer o mesmo por um 4G um pouco melhorado... :wink: 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49053 Mensagem por joao fernando » Seg Nov 22, 2010 3:03 pm

Vou fugir do topico. Se vamos ganhar um estaleiro de subs, significa que não vamos parar nos 4 mais 1 nuc. O que vem depois?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8737
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49054 Mensagem por prp » Seg Nov 22, 2010 3:05 pm

joao fernando escreveu:Vou fugir do topico. Se vamos ganhar um estaleiro de subs, significa que não vamos parar nos 4 mais 1 nuc. O que vem depois?
Mais 5 nucs e 16 convencionais. :wink:




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49055 Mensagem por marcelo l. » Seg Nov 22, 2010 3:40 pm

Zavva escreveu:
Boss escreveu:
O caso dos subs é diferente de uma empresa comprar participação acionária direto na outra.

Imagem

Odebrecht e DCNS criaram uma joint-venture (ICN), em que a Odebrecht tem 59% e a DCNS 41%, com a Marinha com poder de veto (Golden Share).

Ou seja, a responsável pela construção dos subs é controlada pela Odebrecht (mais de 51%), que é brasileira. Se isso significa que os franceses estão transmitindo tecnologia para eles mesmos... :roll:
Eu não vou poder procurar agora a matéria que o Penguin colocou neste tópico ou no do Rafale, com uma entrevista em que os franceses explicam isso.

Mas existem algumas diferenças entre os dois cenários, principalmente porque a Embraer é uma empresa com um bom valor de mercado, enquanto que no caso dos Subs, foi criada uma empresa nova, ou seja, não tinhamos nada a perder.

Eu acho que no caso dos Subs, valeu a pena, mas se a Embraer tiver uma grande participação acionária francesa, não vou pensar da mesma forma.

Se você pensar bem, como os franceses poderiam garantir o preço do Rafale montado no Brasil, se eles não forem responsaveis pela montagem ?

Abs
Esse modelo ocorre no mundo todo, a diferença é que no Brasil é um dos poucos países que como empresa nacional é a que tem sede aqui, faz com que qualquer empresa seja considerada nacional e com direito a utilizar-se do BNDES...mas, eu desconfio que os suecos também vão solicitar essa vantagem caso ganhem, afinal seria a única razão da montagem do caça ser no Brasil para exportação, eles detém parte do capital e ainda pegam dinheiro do BNDES.

Mas, no caso do subnuc acho que é diferente, pelo que entendi a Marinha foi muito criteriosa no processo, a firma baiana que é sócia detém mais de 50% do capital, o governo tem a golden share, há gastos com ToT com cursos de brasileiros lá fora etc, ou seja a base da determos os conhecimentos está sendo criada, o caso do F-X-2 é difícil saber até sabermos quem ganhou e mais quais são as condições.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49056 Mensagem por Penguin » Seg Nov 22, 2010 3:52 pm

Zavva escreveu:[ quote="Demartino"]
Zavva escreveu: Com certeza, mas o governo frances tem poder pra injetar dinheiro na Dassault para viabilizar uma compra de ações da Embraer.

A Embraer tem canais de vendas que seriam muito interessantes para a Dassault.
E os franceses jamais permitiriam que a Embraer comprasse as ações da Dassault.

Abs

Permitam eu meter o bedelho nessa salada aí, pois vocês entraram na minha área.
Sou apenas uma admirador do fórum e assuntos técnicos quase todos vocês são professores e eu sou um mero estagiário.

Mas quando falam de legislação societária e o papel da EMRAER entre as empresas de capital aberto, aí vocês entram na minha área.

Sabe quando a EMBRAER vai ser controlada por qualquer grupo que queira adquirir as suas ações em bolsa de valores sem a autorização do Governo???? NUNQUINHA !!!

Ela é uma empresa de capital aberto para inglês ver, como são a maioria das empresas de capital aberto no Brasil. O controlador no caso é o geverno, pois ele tem poder de vetar toda e qualquer transação seja ela societário ou comercial, o resto é balela!!!!

De Martino
Voce esta correto.
Mas eu coloquei em um comentário da página anterior, que do jeito que o atual governo tem preferencia pelos franceses como aliados, estes poderiam autorizar uma participação significativa da Dassault na Embraer.
Lembro que a Aeroeletronica agora é controlada pelos israelenses com aprovação do MD.

Abs[/quote]

---------------------------------------------------------------

Além disso, pelo que me consta, nem a Dassault e nem a Boeing expressaram alguma intenção em "adquirir" a Embraer.

Me parece que todos estão querendo entrar no projeto KC390.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Seg Nov 22, 2010 3:59 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49057 Mensagem por Francoorp » Seg Nov 22, 2010 3:55 pm

é um 1° passo...




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49058 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 22, 2010 4:00 pm

A Embraer está bem aonde se encontra Srs...

:lol:

Com os projetos em vista e já inclusive tendo $$$$ garantido para a sua execução, a Embraer vai continuar crescendo de valor e vai continuar "Made in Brasil" por uns muitos anos...

:lol: :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49059 Mensagem por Penguin » Seg Nov 22, 2010 4:01 pm

Francoorp escreveu:é um 1° passo...
Associar-se através de projeto é a coisa mais comum na indústria aeroespacial.
Logo me parece forçar a barra.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49060 Mensagem por Francoorp » Seg Nov 22, 2010 4:04 pm

Ja falei sobre isso antes... nun to forçando nada, somente que as coisas são assim, empresas de sucesso compram e são compradas, sempre foi assim!

E principalmente depois que se trabalha com elas e se vê como ela é organizada... e não estou dizendo que vai ser assim, mas que pode ser... especulação minha... ja disse antes que preferia ele estatal novamente.




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49061 Mensagem por Zavva » Seg Nov 22, 2010 4:07 pm

A meu ver, existem 3 formar desta montagem dos caças serem feitas aqui:

- A empresa vencedora ter uma participação na Embraer;
- Outra seria uma joint-venture entre a Embraer e a empresa vencedora;
- Por ultimo, a empresa vencedora ser dona da montadora.

De qualquer forma, a empresa vencedora terá que participar da montadora, caso contrario ela não pode se responsabilizar pelo preço final, não importando quem seja a empresa escolhida.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49062 Mensagem por Penguin » Seg Nov 22, 2010 4:10 pm

joao fernando escreveu:Vou fugir do topico. Se vamos ganhar um estaleiro de subs, significa que não vamos parar nos 4 mais 1 nuc. O que vem depois?
Ganhar não. Estamos comprando um por EUR1,7bi.

Creio que deve-se continuar o desenvolvimento e a construção de subs localmente com índices de nacionalização crescentes.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49063 Mensagem por Demartino » Seg Nov 22, 2010 4:13 pm

Que eles queiram ter alguma participação eu até concordo e acho até coerente, porém duvido muito que o governo permita que eles tenham o controle da empresa, nem nesse governo e nem no próximo acho que isso seria possível, pois isso não faz parte da política da atual linha de conduta do governo!!!!!




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49064 Mensagem por Boss » Seg Nov 22, 2010 4:14 pm

Embraer não vai ser vendida, é até ridículo pensar nisso, que barbaridade seria o MD falar todo santo dia em fortalecer a indústria de defesa do Brasil e de repente vender a maior de nossas empresas de defesa, não acham ? :lol:

Seria cuspir e dançar uma lambada em cima da END :roll:

Isso porque para vender, tem que passar pela aprovação da União, que tem sua golden share lá. Se a Embraer não tivesse vínculo nenhum com o GF, ainda poderia existir essa possibilidade de compra.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Demartino
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Out 02, 2006 9:23 am
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49065 Mensagem por Demartino » Seg Nov 22, 2010 4:16 pm

Zavva escreveu:A meu ver, existem 3 formar desta montagem dos caças serem feitas aqui:

- A empresa vencedora ter uma participação na Embraer;
- Outra seria uma joint-venture entre a Embraer e a empresa vencedora;
- Por ultimo, a empresa vencedora ser dona da montadora.

De qualquer forma, a empresa vencedora terá que participar da montadora, caso contrario ela não pode se responsabilizar pelo preço final, não importando quem seja a empresa escolhida.

Abs
Como disse anteriormente, não existe ao meu ver a menor possibilidade de o governo deixar que a empresa vencedora seja dona da Embraer, não faz parte da politica do governo atualmente nem a do próximo!!!




Responder