Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ZeRo4
Sênior
Sênior

Re: Operações Policiais e Militares

#5671 Mensagem por ZeRo4 » Seg Nov 22, 2010 2:45 pm

moura escreveu:Zero,
felizmente ou infelizmente, eu não sei, em muito casos o DPF serve de referencia para os demais orgão de segurança publica em relação salario e estrutura mas o pouco que temos de melhor é e foi fruto de muita luta, custou muito casamento, processos disciplinares, ulceras e empregos de muitos colegas que colocaram a cara para bater e brigaram contra a administração(deltas), se hoje somos a primeira policia a ter nivel superior para todos os cargos policiais, salario mais digno porem não o justo, armamentos como pistola Glock e fuzil G36 é porque muita greve e sangue foi feita e derramado.
Bem, nisso eu tbm concordo... porque tem muito Policial Estadual que reclama e olha o DPF como exemplo mas na hora de fazer greve, suar, pleitear os seus desejos... peida! isso realmente é ponto para vocês, não faz mto tempo que os vencimentos de vocês eram mais próximos em relação a valores dos Policiais Estaduais.
moura escreveu:Se hoje nenhum EPA gosta de delta e luta para extinção desse cargo e do IPL é porque temos uma visão mais ampla da situação não porque somos melhores que as outra policias mas por ter conseguido uma evolução mais cedo que outros orgãos de segurança, conseguimos ver mais cedo as mudanças que devem ser feitas.
Também concordo...
moura escreveu:Um bom salario e equipamentos são fatores impportantes para os policiais mas depois de conseguir essa melhoria nos vimos que o problema era muito mais complexo e dificil de solucionar a grande verdade e que o sistema está errado e por uma ignorancia da sociedade como acontece como o tema Defesa Nacional e que nos aqui do DB sempre reclammamos essa melhoria não é alcançada e com isso feudo e casta se perpetuam no poder gerando mais burocracia e corrupção.
Ahhhhhhhhh sim!!! Bingo!!! ai está o problema do nosso desentendimento, isso acontece única e exclusivamente com o DPF pois já atingiu o nível de excelência que você mesmo disse anteriormente.

É como eu falei, não tenho dúvidas que se você dotar duas polícias com o mesmo salário, a mesma estrutura, o mesmo efetivo e adotar em uma o ciclo Brasileiro e em outra o ciclo mais parecido com o Americano, o segundo será mais eficiente do que o primeiro! Certamente...

Entretanto, não há como transpostar essa realidade para a maioria das Polícias do Brasil, esse é o ponto que eu bato, é preciso, nos Estados, que se alcance a maturidade que o DPF alcançou.
moura escreveu:Estamos lutando no congresso e em todo pais para mudar essa situação, veja que não sou contra a pessoa do delegado até porque tenho muitos amigos delta e que estão putos tambem com a merda que está a segurnaça publica no país mas estão de mão a atadas ou acomodaso em suas chefias enquanto os EPAs carregam o piano.
Hoje exite uma luta pela PEC 300, essa luta por um piso melhor no começamos em 1993 com uma greve em que o exercito ocupou as superintendencias, veja aí o tempo que estmos em luta contra o sistema.
Com a maturidade alcançada pelo DPF, realmente não vejo nenhum problema para que essa mudança seja feita a fim de que o trabalho se torne menos burocrático, mas tenho uma pergunta: O que se pretende fazer com os Deltas??? Segundo o Direito Administrativo, caso o cargo seja extinguido, os ocupantes devem ser reaproveitados em cargo semelhante e com vencimentos também semelhante.

Neste caso, os Deltas já seriam o "topo" desta nova carreira proposta por vocês ou sairiam efetivamente do DPF e iriam para outro órgão da Administração Direta???

Pergunto isso, até porque o DelPol, não sei se a nível Federal é assim, mas nos Estados com certeza é, estão se achando mais pertencentes ao mundo Jurídico do que ao mundo Policial de fato.
moura escreveu: Se possivel vou postar aqui no forum alguma coisa sobre nossa luta mas é possivel acompanhar parte no site da FENAPEF, www. fenapef.org.br.
Espero ter conseguido esclarecer alguma coisa.
Abraço
Seria bastante interessante, como já havia falado, um dos pontos que o DPF precisa melhorar é a relação com a população. O DPF é muito distantes e nós acabamos por não entendermos bem que o que vocês pleiteiam, como havia falado anteriormente... foi uma falha de comunicação, acabamos falando da mesma coisa... mas de forma diferente!

Forte Abç!

Editado pela última vez por ZeRo4 em Seg Nov 22, 2010 2:48 pm, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#5672 Mensagem por ZeRo4 » Seg Nov 22, 2010 2:47 pm

henriquejr escreveu:Eu sou um dos defensores da Carreira Única, acho que isso é questão de justiça para o público interno das instituições.
Desde que sejam criados mecanismos para que pessoas menos competentes assumam cargos de chefias amparados puramente pelo "Quem Indica", certamente é mais justo que o modelo atual...

Só uma pergunta: No caso das PMs??? vcs apóiam está mudança tbm??? pois no caso das PMs eu vejo muito mais problemas em relação a novos comandando mais antigos do que na Polícia Judiciária.

abç!

moura
Sênior
Sênior
Agradeceram: 23 vezes

#5673 Mensagem por moura » Seg Nov 22, 2010 6:28 pm

Zero, como você tem uma boa base de direito vou tentar explicar oque acontece na Federal.
No Brasil existem basicamente dois tipos de policia, a judiciaria representada pelas policias civis e a administrativa representada pelas policias militares, mesmo que cada uma tente em dado momento fazer o serviço da outra por lei essa são as atribuições das policias estaduais.
Acontece que com a Policia Federal exite uma fato unico pois ela consegue reunir as duas atribuições na mesma policia ou seja ela tem por lei atividades de policia judiciaria e administrativa, por isso que o legislador constituinte não colocou no art.144 da CF que a policia federal deveria ser dirigida por delegados muito menos teria carreiras, ele(legislador) visando uma policia mais eficas queria um sistema de cargo unico como o FBI, PRF .
Durante muito tempo tentou-se a carreira unica, veja que não falo em cargo unico pois são coisa didtintas, mas com o passar do tempo e evolução das cabeças dos policiais foi constatado a falencia do IPL e da figura do delegado, apartir daí ficom um contracenso querer uma carreira unica onde o cargo final seria o delegado junto com o IPL, como iriamos lutar por uma coisa que sabiamos que não prestava para segurança publica no país.
Fois então que se teve a ideia de cria o cargo de Oficial de Policia Federal, que seria a união dos cargos de Agente Escrivão e Papiloscopista em um só com todas as sua respectivas atribuições e responsavel pelas atividades de policia administrativa(preventiva), atividades esta largada ao abandono pelos delegados pois não eleva a figura do IPL.
Essa policia Administrativa é que é a responsavel pelo combate nas fronteiras terrestre e maritimas por exemplo ao narcotrafico, contrabando e que hoje está abandona dando lugar para a guarda nacional e a PRF mais que por não terem a experiencia e equipamentos do DPF não conseguem os reultados necessario, com isso cresce o numero de drogas e armas no Rio por exemplo.
Com o OPF deixamos os delegados com seus IPLs .
Não precisamos de IPL para investigar antes que o crime aconteça e mesmo depois pois o que o MP precisa são das informações necessarias para o ofrecimento da denuncia que necessariamente não precisam vir do IPL.
Mais uma vez eu digo que a luta não é contra o delegado em si mas o sistema que ele representa temos que muda-lo, como disse disse o secretario da SENASP o crime é de natureza humana e não de natureza juridica não precisamos de um jurista para investiga mas sim de um investigador nato com especialidade no tipo de crimi ocorrido.
Uma das maiores sacanagens que existe nas policias estaduais é o fatos dos delegados de policia civil não fazerem parte da carreira policial, eles criaram uma carreira juridica dentro do executivo para eles uma verdadeira aberração, porra eles são policiais como qualquer outro e não pseudos juristas, com isso os verdadeiros policiais é que se fodem, aí no Rio por exemplo em função dessa separação um delta vai ganhar R$ 19000,00 enquanto um inspetor R$25000 e que fosse R$10000,00 o que nunca vai ser, seria uma covardia com os policiais.
Na federal isso não acontece ainda , graças a CF, mas eles estão vendendo a alma e até a mãe para tenta ficar como os delegado das PCs.
Veja quanta coisa está acontecendo quase ninguem faz ideia e isso é só a ponta do iceberg, conforme fomos conversando aqui no forum vou trazendo mais informações, você vai ficar de cabelo empé.
Ps, O livro que eu te indiquei foi um trabalho de pesquisa contratado pela FENAPEF que reuniu grandes perquisadores no Brasil e no exterio e foi feito em cima das PCs e seu IPLs do Rio e outros estados e no exterior seria interssante que veja esse trabalho pois está colocando os dlegados entodo Brasil sem dormir pois está mostrando a merda que está nosso sistema de segurança publica, porfavor se puder leia.
Abraço.

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#5674 Mensagem por Clermont » Seg Nov 22, 2010 6:57 pm

moura escreveu:No Brasil existem basicamente dois tipos de policia, a judiciaria representada pelas policias civis e a administrativa representada pelas policias militares, mesmo que cada uma tente em dado momento fazer o serviço da outra por lei essa são as atribuições das policias estaduais.

Acontece que com a Policia Federal exite uma fato unico pois ela consegue reunir as duas atribuições na mesma policia ou seja ela tem por lei atividades de policia judiciaria e administrativa, por isso que o legislador constituinte não colocou no art.144 da CF que a policia federal deveria ser dirigida por delegados muito menos teria carreiras, ele (legislador) visando uma policia mais eficas queria um sistema de cargo unico como o FBI, PRF.

(...)

Fois então que se teve a ideia de cria o cargo de Oficial de Policia Federal, que seria a união dos cargos de Agente Escrivão e Papiloscopista em um só com todas as sua respectivas atribuições e responsavel pelas atividades de policia administrativa (preventiva), atividades esta largada ao abandono pelos delegados pois não eleva a figura do IPL. Essa policia Administrativa é que é a responsavel pelo combate nas fronteiras terrestre e maritimas por exemplo ao narcotrafico, contrabando e que hoje está abandona dando lugar para a guarda nacional e a PRF mais que por não terem a experiencia e equipamentos do DPF não conseguem os reultados necessario, com isso cresce o numero de drogas e armas no Rio por exemplo.
Rapaz, esta seqüencia de mensagens está demais! Muita sabedoria que está sendo partilhada com os foristas. Parabéns aos autores.

Se tem espaço para uma opinião de leigo, eu diria que, as conseqüencias seriam tremendas, em todo o sistema policial, se os homens da PF conseguirem levar à frente uma tal modificação, criando uma polícia de uma só porta de entrada, ou seja, o sujeito entra como um agente comum e, pela competência demonstrada no serviço e por mecanismos de promoção (mais ou menos como na carreira militar), ele, um dia, ascenderá à chefia máxima. Assim como o atual comandante do Exército brasileiro, um dia, foi um bisonho 2º tenente. Mas, uma tal polícia teria uma dferença em relação aos militares: não haveria duas portas (uma para oficiais e outra para praças). Realmente, se isto vier a acontecer, parece-me inevitável que acabe se espraiando para todas as polícias civis estaduais. E, se tal coisa acontecesse, não parece um despropósito, imaginar que isto levaria a tão almejada (por alguns) fusão entre polícia militar e polícia civil.

Agora, uma questão, apenas como exercício teórico de gente leiga: uma tal remodelação da Polícia Federal, de uma só carreira (com várias especializações funcionais: investigação, policiamento ostensivo, ações policiais especiais etc e tal), não poderia, ser complementada, com uma posterior fusão com a Polícia Rodoviária Federal, como o núcleo fardado de uma força de choque e intervenção rápida de um novo Departamento de Polícia Federal? E, tal coisa - repito, como mero exercício teórico - não eliminaria a necessidade de "quebra-galhos" como esta Força de Segurança Nacional e, também, a proposta da criação de mais um órgão estatal, como seria a "Guarda Nacional", tão defendida por um certo ex-candidato derrotado nas últimas eleições?

ZeRo4
Sênior
Sênior

#5675 Mensagem por ZeRo4 » Seg Nov 22, 2010 7:27 pm

moura escreveu:Zero, como você tem uma boa base de direito vou tentar explicar oque acontece na Federal.
No Brasil existem basicamente dois tipos de policia, a judiciaria representada pelas policias civis e a administrativa representada pelas policias militares, mesmo que cada uma tente em dado momento fazer o serviço da outra por lei essa são as atribuições das policias estaduais.
Acontece que com a Policia Federal exite uma fato unico pois ela consegue reunir as duas atribuições na mesma policia ou seja ela tem por lei atividades de policia judiciaria e administrativa, por isso que o legislador constituinte não colocou no art.144 da CF que a policia federal deveria ser dirigida por delegados muito menos teria carreiras, ele(legislador) visando uma policia mais eficas queria um sistema de cargo unico como o FBI, PRF .
Conversando a gente se entende... Realmente não tinha me tocado no que diz o art.144 a respeito do DPF, muito interessante!
moura escreveu:Durante muito tempo tentou-se a carreira unica, veja que não falo em cargo unico pois são coisa didtintas, mas com o passar do tempo e evolução das cabeças dos policiais foi constatado a falencia do IPL e da figura do delegado, apartir daí ficom um contracenso querer uma carreira unica onde o cargo final seria o delegado junto com o IPL, como iriamos lutar por uma coisa que sabiamos que não prestava para segurança publica no país.
Fois então que se teve a ideia de cria o cargo de Oficial de Policia Federal, que seria a união dos cargos de Agente Escrivão e Papiloscopista em um só com todas as sua respectivas atribuições e responsavel pelas atividades de policia administrativa(preventiva), atividades esta largada ao abandono pelos delegados pois não eleva a figura do IPL.
Essa policia Administrativa é que é a responsavel pelo combate nas fronteiras terrestre e maritimas por exemplo ao narcotrafico, contrabando e que hoje está abandona dando lugar para a guarda nacional e a PRF mais que por não terem a experiencia e equipamentos do DPF não conseguem os reultados necessario, com isso cresce o numero de drogas e armas no Rio por exemplo.
Com o OPF deixamos os delegados com seus IPLs .
Mais um BINGO! agora sim entendi a questão levantada por vocês! Realmente a Polícia Administrativa em âmbito Federal deixa muito a desejar, justamente pq não eleva a figura do IPL, agora tudo ficou mais claro... por isso que eu digo que é importante a comunicação.
moura escreveu:Não precisamos de IPL para investigar antes que o crime aconteça e mesmo depois pois o que o MP precisa são das informações necessarias para o ofrecimento da denuncia que necessariamente não precisam vir do IPL.
Ok, consegui entender... vcs reunirão as informações e levaram direto ao Promotor para que esse ofereça a denúncia, um caminho parecido com o Americano, deste jeito realmente não há necessidade do DelPol e muito menos do IPL...

Só que eu gostaria de saber, nesse esquema, para onde iriam os Delegados de Polícia Federal, veja bem... a minha preocupação não é com os Delegados em si, mas com o cargo... pois desse jeito, eles cairiam em descrédito, terminando o cargo por ser extinguido, pois não seria mais necessário, só que os Deltas estáveis deveriam ser reaproveitados, na proposta de vocês, onde os Deltas seriam aproveitados, dentro deste novo DPF, ou seria criado uma carreira em outro órgão, enfim, como ficariam?
moura escreveu:Mais uma vez eu digo que a luta não é contra o delegado em si mas o sistema que ele representa temos que muda-lo, como disse disse o secretario da SENASP o crime é de natureza humana e não de natureza juridica não precisamos de um jurista para investiga mas sim de um investigador nato com especialidade no tipo de crimi ocorrido.
Atentando para que você disse, a luta deveria ser sim (mesmo que entre aspas...) contra os Delegados pois eles acabam travando uma ala importante do DPF, volto a salientar que ai existe uma pequena diferença entre o DPF e as Polícias Estaduais, já que estas não exercem a função de Polícia Administrativa.
moura escreveu:Uma das maiores sacanagens que existe nas policias estaduais é o fatos dos delegados de policia civil não fazerem parte da carreira policial, eles criaram uma carreira juridica dentro do executivo para eles uma verdadeira aberração, porra eles são policiais como qualquer outro e não pseudos juristas, com isso os verdadeiros policiais é que se fodem, aí no Rio por exemplo em função dessa separação um delta vai ganhar R$ 19000,00 enquanto um inspetor R$25000 e que fosse R$10000,00 o que nunca vai ser, seria uma covardia com os policiais.
Na federal isso não acontece ainda , graças a CF, mas eles estão vendendo a alma e até a mãe para tenta ficar como os delegado das PCs.
Com cerveja, nos Estados os Delegados não se consideram Policiais, eles acham que pertencem ao mundo Jurídico e a criação de uma carreira dentro do Executivo foi a maior sacanagem de todos os tempos, até porque podem pedir aumento a vontade que não levar nas costas o resto dos Agentes.
moura escreveu:Veja quanta coisa está acontecendo quase ninguem faz ideia e isso é só a ponta do iceberg, conforme fomos conversando aqui no forum vou trazendo mais informações, você vai ficar de cabelo empé.
Ps, O livro que eu te indiquei foi um trabalho de pesquisa contratado pela FENAPEF que reuniu grandes perquisadores no Brasil e no exterio e foi feito em cima das PCs e seu IPLs do Rio e outros estados e no exterior seria interssante que veja esse trabalho pois está colocando os dlegados entodo Brasil sem dormir pois está mostrando a merda que está nosso sistema de segurança publica, porfavor se puder leia.
Abraço.
Como falei, é preciso que o DPF se torne mais íntimo. Ainda é uma polícia distante, sendo que não temos como conhecer todos os problemas de fora, que parece serem bem mais difíceis de serem resolvidos do que os problemas das Polícias Estaudais.

Quanto ao livro, está encomendado, assim que chegar e eu der uma pincelada, vou postar minha opinião.

Forte Abç!

moura
Sênior
Sênior

#5676 Mensagem por moura » Seg Nov 22, 2010 7:48 pm

Clemont,
muito boa observação, com a PRF passando para nivel superior e com a criação do OPF futuramente seria natural a unificação, até porque as duas já estão no Ministerio da Justiça.
Mas como eu disse temos uma grande luta pela frente e as forçar contrarias a essas mudanças são forte e traiçoeiras.
Abraço.
Clermont escreveu:
moura escreveu:No Brasil existem basicamente dois tipos de policia, a judiciaria representada pelas policias civis e a administrativa representada pelas policias militares, mesmo que cada uma tente em dado momento fazer o serviço da outra por lei essa são as atribuições das policias estaduais.

Acontece que com a Policia Federal exite uma fato unico pois ela consegue reunir as duas atribuições na mesma policia ou seja ela tem por lei atividades de policia judiciaria e administrativa, por isso que o legislador constituinte não colocou no art.144 da CF que a policia federal deveria ser dirigida por delegados muito menos teria carreiras, ele (legislador) visando uma policia mais eficas queria um sistema de cargo unico como o FBI, PRF.

(...)

Fois então que se teve a ideia de cria o cargo de Oficial de Policia Federal, que seria a união dos cargos de Agente Escrivão e Papiloscopista em um só com todas as sua respectivas atribuições e responsavel pelas atividades de policia administrativa (preventiva), atividades esta largada ao abandono pelos delegados pois não eleva a figura do IPL. Essa policia Administrativa é que é a responsavel pelo combate nas fronteiras terrestre e maritimas por exemplo ao narcotrafico, contrabando e que hoje está abandona dando lugar para a guarda nacional e a PRF mais que por não terem a experiencia e equipamentos do DPF não conseguem os reultados necessario, com isso cresce o numero de drogas e armas no Rio por exemplo.
Rapaz, esta seqüencia de mensagens está demais! Muita sabedoria que está sendo partilhada com os foristas. Parabéns aos autores.

Se tem espaço para uma opinião de leigo, eu diria que, as conseqüencias seriam tremendas, em todo o sistema policial, se os homens da PF conseguirem levar à frente uma tal modificação, criando uma polícia de uma só porta de entrada, ou seja, o sujeito entra como um agente comum e, pela competência demonstrada no serviço e por mecanismos de promoção (mais ou menos como na carreira militar), ele, um dia, ascenderá à chefia máxima. Assim como o atual comandante do Exército brasileiro, um dia, foi um bisonho 2º tenente. Mas, uma tal polícia teria uma dferença em relação aos militares: não haveria duas portas (uma para oficiais e outra para praças). Realmente, se isto vier a acontecer, parece-me inevitável que acabe se espraiando para todas as polícias civis estaduais. E, se tal coisa acontecesse, não parece um despropósito, imaginar que isto levaria a tão almejada (por alguns) fusão entre polícia militar e polícia civil.

Agora, uma questão, apenas como exercício teórico de gente leiga: uma tal remodelação da Polícia Federal, de uma só carreira (com várias especializações funcionais: investigação, policiamento ostensivo, ações policiais especiais etc e tal), não poderia, ser complementada, com uma posterior fusão com a Polícia Rodoviária Federal, como o núcleo fardado de uma força de choque e intervenção rápida de um novo Departamento de Polícia Federal? E, tal coisa - repito, como mero exercício teórico - não eliminaria a necessidade de "quebra-galhos" como esta Força de Segurança Nacional e, também, a proposta da criação de mais um órgão estatal, como seria a "Guarda Nacional", tão defendida por um certo ex-candidato derrotado nas últimas eleições?

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#5677 Mensagem por Clermont » Seg Nov 22, 2010 7:54 pm

moura escreveu: (...) temos uma grande luta pela frente e as forçar contrarias a essas mudanças são forte e traiçoeiras.
Então, vamos continuar acompanhando o tópico, à espera de mais conhecimentos.

Saudações.

moura
Sênior
Sênior

#5678 Mensagem por moura » Seg Nov 22, 2010 8:02 pm

Zero,
com o projeto do OPF em um primeiro momento os delegados continuariam como estão tocando od IPLs, até porque o OPF é tão grande e requer tanto trabalho que o pessoal hoje tá cagando para o que vai acontecer com os delegados.
A maior questão para nos hoje é mostrar para sociedade que o IPL não presta, que esse modelo de investigação não funciona, que precisamos evoluir.
Mas o mais dificil está sendo colocar isso na cabeça dos policiais civis, os caras estão tão doutrinados com a figura do doutor delegado que não conseguem imaginar uma policia sem essa figura dantesca.
Por isso é que eu digo que não é facil a nossa luta, um colega certa vez em uma reunião antes de uma operação pegou o microfone e disse que sabia porque se chamava operação era porque tinha muito doutor. :lol:

moura
Sênior
Sênior

#5679 Mensagem por moura » Seg Nov 22, 2010 9:24 pm

ESCLARECIMENTO DOS FATOS QUE OCORRERAM NO RIO SLOMÕES/AM ON MORRERAM POLICIAIS FEDERAIS .

- Na sexta feira a noite dia 12.11, toda a galera da DRE estava
reunida em fazendo um churrasco na ANSEF AM. No churrasco, os colegas
já estava falando dos meios que não existia para cumprir a missão que
estava na iminência de acontecer. O APF Lobo disse que tinha que
conseguir dinheiro para o rancho, além do cozinheiro, fora as
embarcações que estavam em péssimas condições. O APF Leonardo tinha
acabado de chegar de Tabatinga/AM para ficar em missao em Manaus/AM,
devido a DRE ter uma defasagem muito grande de policiais. O NO/DRE
conta somente com 06 policiais e sempre estamos abarrotados de
serviço, e principalmente, sem condições de trabalho.

Cabe ressaltar, que o APF Lobo foi retirado da DRE pelo atual
delegado, por colocar tudo no papel, principalmente das péssimas
condições que a delegacia se encontra, falta de efetivo, materiais,
viaturas, e principalmente, pelo chefe da DRE nao querer nada com o
serviço. Consequentemente, colocaram o Lobo no corredor, depois para
arrumar a sala de armamento, e ele disse: a administração local nao
sabe o que está fazendo, porque toda irregularidade vou colocar no
papel. Depois disso, mandaram ele em Tabatinga, quando retornou dia
07.11 foi lotado no DEPOM - que na verdade na maior bacia hidrográfica
do mundo nao existe base do DEPOM, a base do DEPOM está inativa,
somente é utilizado a base do CIAPA para guardar as lanchas que estao
quebradas quebradas, somente 2 funciondo - depois do ocorrido uma.
Todavia, existe uma sala com um internet banda larga, ar condicionado
para o chefe do DEPOM, que nem é piloto de embarcações e nao tem 1,5
ano de polícia.

No sabado dia 13.11, de manhã cedo o agente mais antigo da DRE, que
chamamos informalmente como chefe do NO/DRE, porque nao existe
atualmente no organograma do DPF - chefe do NO/DRE, chegou para
auxiliar os colegas, eles iriam subir o rio solimoes para pegar o
carregamento de droga que estava descendo. O chefe do NO/DRE ligou
para o delegado da DRE que nem atendeu o telefone, melhor estava
desligado, ressaltando que leva a VTR para casa, para conseguir
dinheiro para comprar o rancho do pessoal, ressaltando, dentro do rio
solimoes nao existe restaurante ou algo semelhante, entao o chefe do
NO/DRE ligou para os colegas que estão com suprimento de fundos, logo
um agente lotado em outra delegacia conseguiu a verba para o rancho. O
agente chefe do NO/DRE, ligou para o DREX para conseguir a lancha, foi
utilizado uma lancha que foi apreendida semana passada por
traficantes, como nao temos lancha em condições o DREX autorizou sair
com a lancha que nem foi autorizada pela justiça - vide as condiçoes
que estava tudo sendo remendado. ( sem lancha, sem dinheiro, sem
rancho, sem comunicaçao com a SR que seria o ideal ter o global star)

O agente chefe do NO/DRE conseguiu reunir 07 policiais para a missao e
duas lanchas. sendo 03 do NO\DRE, 01 em missao ( Leonardo) e 03 do
DEPOM. Quando fomos levar o pessoal no flutuante, o APF Lobo levou
muita munição de 5,56, pois ja sabiam que poderiam ter um confronto,
foi levado também o XXX.

A Abordagem:

Na madrugada do dia 17.11, os policiais fazendo fiscalização próximo
ao municipio de Anamã, em uma madrugada bem escura, com duas lanchas.
Uma lancha estavam os APF´s Charles, Décio, Leonardo e Lobo e outra
com os APF´s Roberval, Andrade e Ivon. Em certo momento, o APF Charles
observou duas lanchas descendo o Rio, logo a equipe se dividiu.

Conversando com o APF Charles, ele disse que nao conseguiu ver os
peruanos na embarcação pelo XXXX, porque estavam deitado, consegiu
ver o piloto e a droga embaixo de um toldo. Quando estavam chegando
para a aborgagem os APF Charles e Leonardo disseram Polícia Federal,
os vagabundos focaram com a luz da embarcação e já começaram mandar
tiros - Fuzis 5.56, munição perfurante. O Décio disse que foi muito
tiro, muito mesmo, só escutava o barulho da embarcação sendo furada
pelos tiros e os vagabundos estavam em um canoão de madeira, sendo
muito mais facil o abirgo.

O APF Leonardo foi o primeiro a cair, com um tiro na cabeça. O APF
Lobo que estava pilotando a embarcação diante do fato começou a atirar
com sua pistola, sabendo que Lobo é campeao de tiro prático no
Amazonas, sua pistola parou aberta, entao pegou o fuzil do Leonardo
que já estava morto, no momento que ele pegou o fuzil do Leonardo já
trocou o carregador e continuou atirando. O APF Charles já tinha sido
atingido e foi para a polpa da embarção. O APF Décio estava com o XM15
em um dado momento o XM15 parou de funcionar e ele pegou a pistola e
continuou atirando - o XM15 salvou a vida do APF Décio pois um dos
projéteis dos traficantes acertou o fuzil e ele parou de funcionar,
ele percebeu isso quando somente quando chegou a Manaus/AM. Em um dado
momento o APF Décio percebeu que estava atirando sozinho, logo parou
de atirar e observou os colegas mortos e o APF Charles ferido.

Os outros integrantes que estavam abordando uma outra embaração no rio
a noite, voltaram para auxiliar o pessoal mas o confronto já tinha
terminado, os APFs ainda atiraram para saturar toda área e a
embarcação, mas os vagabundos tinham pulado da embarcação. Os colegas
da outra embarcação encostaram e rapidamente colocou os colegas mortos
para serem levados ao municipio de Codajás, do local do confronto até
Codajás são aproximadamente 2 horas, e foi uma dificuldade para os
colegas porque o APF Charles estava ferido, dizendo palavras para
serem passadas a familia, pensando que ele iria falecer também. Os
colegas passaram uma situação de terror.

Fatos a posteriori:

Vários colegas foram para o local, nao existe um plano de
gerenciamento de crise - esta tudo no "BARATA VOA", mas até o momento
o SR nao chamou auxilio ao exercito, em Manaus tem o CENTRO DE
INSTRUÇÃO DE GUERRA NA SELVA - CIGS, entao os militares conhecem muito
bem a SELVA. Na embarcação dos traficantes tinham 04 peruanos das
FARCs e dois brasileiros, os peruanos estavam fortemente armados. Na
missao, nao existia nem dinheiro para o rancho, depois da merda, foi
conseguido dinheiro pelo DG para tudo, foi repassado nas comunidades
locais recompensas para os posssiveis assassinos, entao atraves de
informantes conseguiu achar o brasileiro piloto da canoa, que estava
na mata proximo a uma comunidade, ele nao sabe onde esta o irmao dele
que é brasileiro e nem os peruanos, mas ele informou que eles estao
ainda armados. Uma familia que alojou os traficantes, proximo ao local
do confronto também foi presa..

Observando o problema atual, o SR esta pedindo ajuda para policais de
Brasilia, COT, etc, pelo conhecimento de todos, sabemos que se jogar
policiais que nao sao da regiao, vai acontecer um outro desastre. Além
de que, muitos policiais novos da ultima nao tem curso de fuzil pois
foi retirado da grade horaria da ANP.
Na minha opinião, deve pedir auxilio ao exercito, eles possuem
batalhoes, pilotao de Guerra na Selva, fora o pilotao em Manaus das
Forças Especiais, os gestores devem sair do salto alto e pedir auxilio
as Forças Armadas, ALÉM DE SEREM RESPONSABILIZADO PELA TRAGÉDIA.

PS DESCULPE PELOS ERROS DE PORTUGUES MAS O COLEGA QUE ESCREVEU AINDA ESTAVA MUITO NERVOSO.
QUALQUER DUVIDA PODEM PERGUNTAR.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#5680 Mensagem por prp » Seg Nov 22, 2010 11:16 pm

O pessoal me disse que o CIGS entrou na Selva? Está na caça aos Peruanos.

moura
Sênior
Sênior

#5681 Mensagem por moura » Seg Nov 22, 2010 11:32 pm

GRAÇAS A DEUS!!!!!!!!!!!
prp escreveu:O pessoal me disse que o CIGS entrou na Selva? Está na caça aos Peruanos.

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#5682 Mensagem por sapao » Ter Nov 23, 2010 12:20 am

Meus sentimentos ao familiares e amigos dos agentes.
É foda mas normalmente so se vão os bons...

Tomara que agora haja um empenho maior no envolvimento do MD, pelo menos na parte logistica.Pelo relato lhe garanto que seria muito facil prover apoio logistico (locomoção, comunicação, rancho) para este tipo de operação, desde que huvesse um pedido e boa vontade em ser atendido...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#5683 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Nov 23, 2010 2:14 am

prp escreveu:O pessoal me disse que o CIGS entrou na Selva? Está na caça aos Peruanos.
O Guerra "pode falar" mais, mas eu conheço umas histórias de arrepiar o cabelo do joelho sobre essas entradas... conheço inclusive um FE que foi pra Selva no episódio do Traíra.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#5684 Mensagem por prp » Ter Nov 23, 2010 3:22 am

moura escreveu: Com o OPF deixamos os delegados com seus IPLs .
Não precisamos de IPL para investigar antes que o crime aconteça e mesmo depois pois o que o MP precisa são das informações necessarias para o ofrecimento da denuncia que necessariamente não precisam vir do IPL.
Mais uma vez eu digo que a luta não é contra o delegado em si mas o sistema que ele representa temos que muda-lo, como disse disse o secretario da SENASP o crime é de natureza humana e não de natureza juridica não precisamos de um jurista para investiga mas sim de um investigador nato com especialidade no tipo de crimi ocorrido.
Esta é a grande mudança, se vocês conseguissem passar deste jeito seria muito bom, porem, essa mudança terá vários efeitos colaterais, inclusive no âmbito do MP, na atual estrutura do MP não é possível adotar este modelo, ou seja, para que o projeto passe tem que ter o apoio do MP, sem isso é impossível, será se eles estão de acordo.

O MP não consegue nem dar conta das ações civis públicas, imagina tendo que abrir Peças de Informação toda semana, acho que esse é mais um obstáculo para vocês, os procuradores terão um treco, aqueles caras não gostam de trabalhar.

Eu fico com um pé atrás porque acho que tira o foco da luta contra o IPL nos moldes atuais, criando outra frente, que por enquanto acho delirante e é um remendo para funcionar no atual sistema jurídico, como dizem, é forçar muito a barra.

jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

#5685 Mensagem por jumentodonordeste » Ter Nov 23, 2010 8:20 am

glauberprestes escreveu:
O Guerra "pode falar" mais, mas eu conheço umas histórias de arrepiar o cabelo do joelho sobre essas entradas... conheço inclusive um FE que foi pra Selva no episódio do Traíra.
Seria interessante compartilhar.

Responder