Túlio,Túlio escreveu:Não disfarça. Privatizada ela chegou onde está, estatal estava como estava, isso é IRRETORQUÍVEL.
Mas essa troca de razão social pode abrir caminho tanto a uma simples diversificação quanto ao entreguismo, tanto à Dassault quanto à Boeing, e Golden Share perde muito vigor quando se vai ao SOFA, em que aliás sentamos tanto com Franceses quanto com ianques. Para mim está enfeiando, bem degavarzitcho...
Eu fiz um estágio na Embraer pouco antes da privatização. Ela já era uma empresa de sucesso, tendo desenvolvido vários aviões que venderam e vendiam muito bem (Bandeirante, Tucano e Brasília) e estando desenvolvendo na época entre outros o EMB-145, que foi sua porta de entrada no mundo da aviação à jato comercial, ramo que mais contribuiu para o cresciemnto da empresa. Sem falar no Xingú, no AMX e em outros projetos que não deram tanto resultado. E tudo isso quando ela ainda era uma estatal pura.
Poucos meses depois que eu terminei meu estágio e estava concluindo a faculdade o Collor assumiu o governo e retirou todo o financiamneto do BNDES às vendas da Embraer, deixando-a absolutamente sem condições de vender seus aviões (pois os demais bancos brasileiros cobravam taxas de juros absurdas e os estrangeiros só financiavam as empresas aeronáuticas dos seus próprios países). Aí a Embraer entrou em um violento declínio, com as vendas desaparecendo e o quadro de funcionários sendo reduzido para uma fração do anterior. Por isso inclusive não fui trabalhar lá.
Quando a situação estava desesperadora, com o espectro da falência rondando a empresa, o governo Collor a privatizou por um valor muito abaixo do que ela poderia valer se ainda pudesse vender seus produtos de forma normal. E logo em seguida liberou os financiamentos pelo BNDES novamente. Aí a Embraer voltou a vender, a crescer, e com o início das entregas da família 135/145 (que como eu disse já estava em desenvolvimento ANTES da privatização) e depois dos E-jets passou a ser o gigante do setor que conhecemos hoje.
Agora, sabendo disso, você acha mesmo que este processo de privatização foi correto e que a Embraer só se tornou o que é por ter sido privatizada?
Leandro G. Card