Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Projeto VANT

#436 Mensagem por thicogo » Ter Nov 16, 2010 12:01 am

glauberprestes escreveu:Acabei de ler as que você disponibilizou (na verdade, vou ler tudo de tudo), e vou mostrar a um amigo da faculdade, que está montando comigo, um VANT movido a energia solar.
Glauber, eu não entendo muito sobre o assunto, mas deixe eu dá um pitaco.
Acredito que a parte de propulsão seja a menos complicada, dificil deve ser a parte de comando e controle desses projetos,tem que deixar tudo isso no esquema certinho, um erro e vai tudo pro beleleu.
Esse seu projeto deve ser muito grande, poís converter energia solar em eletricidade pra rodar um motor, tem que ter uma área muito grande de esposição.
Você vai fazer o que, colocar um montão daquelas células solares da China que vendem na net?




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Re: Projeto VANT

#437 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Nov 16, 2010 12:45 am

thicogo escreveu:
glauberprestes escreveu:Acabei de ler as que você disponibilizou (na verdade, vou ler tudo de tudo), e vou mostrar a um amigo da faculdade, que está montando comigo, um VANT movido a energia solar.
Glauber, eu não entendo muito sobre o assunto, mas deixe eu dá um pitaco.
Acredito que a parte de propulsão seja a menos complicada, dificil deve ser a parte de comando e controle desses projetos,tem que deixar tudo isso no esquema certinho, um erro e vai tudo pro beleleu.
Realmente, a parte de comandos e automação tá meio tenso, mas a priori, ele vai ser comandado de modo convencional, já que se trata de um projeto ainda, e vamos evoluindo.
Esse seu projeto deve ser muito grande, poís converter energia solar em eletricidade pra rodar um motor, tem que ter uma área muito grande de esposição.
Você vai fazer o que, colocar um montão daquelas células solares da China que vendem na net?
Pelos nossos cálculos, vamos usar toda a extensão da asa, e parte dos profundores. O peso estimado é entre 200 e 300 gramas de placas solares. Um professor indicou um carregador de celular que tem uma boa voltagem e amperagem, além de um preço camarada, já que o projeto é independente.

Mas esse aviãozinho é só pra ganhar uma certa visibilidade, porque o nosso projeto principal é um blimp de vigilância indoor, com sensores pra poder rodar por um prédio ou um shopping, sem colidir com nada, e ir filmando. Ele faria a ronda dos seguranças, por exemplo, sem que os mesmos se desloquem, e como o blimp é silencioso, no caso de uma invasão, daria tempo de chamar a polícia. O problema é que o blimp é muito mais caro, porque o preço do m³ do hélio é muito alto, e o material do balão também... Outro problema, é diminuir os vazamentos, o que diminuiria os custos de operação absurdamente. Se alguém tiver as respostas, por favor esteja a vontade!


[]´s




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Re: Projeto VANT

#438 Mensagem por binfa » Sáb Nov 20, 2010 10:32 am

Saiba como funciona o avião não-tripulado que será usado pela FAB - Tainah Medeiros

Os Vants são comandados a quilômetros de distância

Os integrantes do “Projeto Vant “(Veículos Aéreo Não Tripulados) terminaram nesta sexta-feira, dia 19, mais uma campanha de ensaios em voo que visam testar os aviões não-tripulados. As aeronaves, batizadas como Vants, estão sendo avaliadas para serem utilizadas em missões militares de reconhecimento, busca e resgate.

Além disso, os aviões também ajudarão no monitoramento da área de segurança pública, no monitoramento das fronteiras, no desmatamento e em operações da Defesa Civil.

Criado em 2004, o Projeto Vant foi coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e voltado para o desenvolvimento de um SNC (Sistema de Navegação e Controle).

Mais econômico que as aeronaves convencionais

Conhecidas por não possuírem tripulantes, as aeronaves são comandadas a quilômetros de distância, em uma sala operacional, o que torna a operação mais segura.

“As aeronaves remotamente pilotadas eliminam o risco de acidentes com a tripulação, em caso de missões cansativas ou perigosas”, afirma o assessor da FAB (Forças Aéreas Brasileira), o coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wendel.

Além disso, “oferecem um custo de aquisição e de operação geralmente inferior às aeronaves tripuladas. Uma hora de voo é quase um décimo mais barata”, completa Wilson.

Equipadas com câmeras, os Vants são capazes de registrar imagens dos locais monitorados com mais precisão, já que sobrevoam exatamente o local desejado.

Até 15 horas seguidas de voo

Com seis metros de comprimento e dez de envergadura, o Vant utilizado atualmente no Brasil é do modelo Hermes 450, fabricado pela Elbit Systems de Israel com participação da subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica.

A aeronave consegue voar a 110 km/h e pode atingir cerca de cinco mil metros de altitude. Além disso, pode permanecer em voo por mais de 15 horas.

O Hermes 450 chegou ao país em dezembro de 2009 e, em janeiro de 2010, os militares da FAB receberam instruções específicas na base em Santa Maria.

fonte: Notimp (Portal Band)




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Re: Projeto VANT

#439 Mensagem por ciclope » Sáb Nov 20, 2010 11:29 am

Sim mais qual o alcance dele?




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Re: Projeto VANT

#440 Mensagem por BrazilianMarine » Sáb Nov 20, 2010 6:30 pm

binfa escreveu:Saiba como funciona o avião não-tripulado que será usado pela FAB - Tainah Medeiros

Os Vants são comandados a quilômetros de distância

Os integrantes do “Projeto Vant “(Veículos Aéreo Não Tripulados) terminaram nesta sexta-feira, dia 19, mais uma campanha de ensaios em voo que visam testar os aviões não-tripulados. As aeronaves, batizadas como Vants, estão sendo avaliadas para serem utilizadas em missões militares de reconhecimento, busca e resgate.

Além disso, os aviões também ajudarão no monitoramento da área de segurança pública, no monitoramento das fronteiras, no desmatamento e em operações da Defesa Civil.

Criado em 2004, o Projeto Vant foi coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e voltado para o desenvolvimento de um SNC (Sistema de Navegação e Controle).

Mais econômico que as aeronaves convencionais

Conhecidas por não possuírem tripulantes, as aeronaves são comandadas a quilômetros de distância, em uma sala operacional, o que torna a operação mais segura.

“As aeronaves remotamente pilotadas eliminam o risco de acidentes com a tripulação, em caso de missões cansativas ou perigosas”, afirma o assessor da FAB (Forças Aéreas Brasileira), o coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wendel.

Além disso, “oferecem um custo de aquisição e de operação geralmente inferior às aeronaves tripuladas. Uma hora de voo é quase um décimo mais barata”, completa Wilson.

Equipadas com câmeras, os Vants são capazes de registrar imagens dos locais monitorados com mais precisão, já que sobrevoam exatamente o local desejado.

Até 15 horas seguidas de voo

Com seis metros de comprimento e dez de envergadura, o Vant utilizado atualmente no Brasil é do modelo Hermes 450, fabricado pela Elbit Systems de Israel com participação da subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica.

A aeronave consegue voar a 110 km/h e pode atingir cerca de cinco mil metros de altitude. Além disso, pode permanecer em voo por mais de 15 horas.

O Hermes 450 chegou ao país em dezembro de 2009 e, em janeiro de 2010, os militares da FAB receberam instruções específicas na base em Santa Maria.

fonte: Notimp (Portal Band)
Nada mal para um primeiro VANT.




RAFALE F3
Transferência total de tecnologia
Superioridade aerea
Alcance de toda a América do Sul
Um grande caça para um grande país
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Re: Projeto VANT

#441 Mensagem por sapao » Sáb Nov 20, 2010 9:33 pm

ciclope escreveu:Sim mais qual o alcance dele?
Diz na materia: 15 horas a 110km/hr.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Projeto VANT

#442 Mensagem por gribel » Sáb Nov 20, 2010 9:57 pm

em cntp : )




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Re: Projeto VANT

#443 Mensagem por sapao » Sáb Nov 20, 2010 10:11 pm

Como qualquer produto o fabricante passa uma ideia da performance; uma avaliação mais profunda so olhando o grafico, mas ai so comprando!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Projeto VANT

#444 Mensagem por ciclope » Dom Nov 21, 2010 9:39 pm

.Quando eu me referi ao alcance eu quis dizer a distância até a qual ele pode voar e não a sua autonomia de voo ( tempo de voo).
Isso o texto não diz.




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Re: Projeto VANT

#445 Mensagem por sapao » Dom Nov 21, 2010 9:49 pm

Olha sem link satelite o alcance seria limitado pela potencia da transmissão da estação de controle (acho que uns 300km), com link satelite até o combustivel acabar!




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Re: Projeto VANT

#446 Mensagem por Marino » Seg Dez 13, 2010 5:58 pm

Tecnologia e Defesa:
Força Aérea Brasileira seleciona VANT Hermes 450 da Elbit
Seg, 13 de Dezembro de 2010 10:13

A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um requerimento inicial para a aquisição de dois veículos aéreos não tripulados (VANT) Hermes 450 e uma GCS (Ground Control Station - Estação Terrestre de Controle). A assinatura do contrato de compra é esperada para o início de 2011 após a definição de alguns detalhes da transação.

No ano de 2009, a FAB iniciou um programa de longo prazo para definição de seus requisitos operacionais para esse tipo de aparelho. A Aeroeletrônica, empresa brasileira subsidiária da Elbit Systems, ficou responsável pelo programa de demonstrações do Hermes 450. A meta é habilitar a FAB para desenvolver independentemente capacidades tecnológicas para operar sistemas avançados de VANTs.

Além de atender o mercado brasileiro, a Elbit Systems através da Aeroeletrônica pretende obter contratos similares com outros países sulamericanos, potencial de vendas já constatado pela empresa israelense através de sondagens já realizadas.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: Projeto VANT

#447 Mensagem por Marino » Qua Dez 15, 2010 1:41 pm

Israelenses vendem VANT para FAB
Aeroeletrônica, controlada pela Elbit, ganha licitação para entrega de duas unidades
Virgínia Silveira | Para o Valor, de São José dos Campos
A AEL-Aeroeletrônica, de Porto Alegre, venceu o processo de seleção da Força Aérea Brasileira
(FAB), para a aquisição de dois veículos aéreos não tripulados, também conhecidos pela sigla VANT. A
Aeroeletrônica é controlada pelo grupo israelense Elbit. O valor do contrato, segundo o diretor do
Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Augusto Amaral
Oliveira, ainda não foi definido, pois a FAB está finalizando a negociação.
Além da Aeroeletrônica, também participaram do processo a BAE Systems, da Inglaterra;
Sagem, do grupo francês Safran; e a IAI, de Israel, que entrou no processo junto com a brasileira Flight
Solutions. Segundo a FAB, a IAI ficou em segundo lugar.
A Flight Solutions desenvolveu uma família de VANTs para o Exército Brasileiro denominada VT-
15. O mercado no Brasil, segundo o diretor da Flight, Nei Salis Brasil Neto, ainda está nascendo, mas o
setor no mundo deve movimentar negócios da ordem de US$ 8 bilhões até 2016. A América do Sul
responde por apenas 2% desse montante, mas Neto acredita que essa realidade tende a mudar com o
fortalecimento da indústria de defesa local.
A aquisição dos novos veículos, de acordo com o brigadeiro Amaral, tem como objetivo a
consolidação de uma doutrina de utilização de VANTs na FAB, mais adequada às necessidades do
sistema de defesa nacional e que também sirva de base para a compra futura de novos veículos.
O Brasil ainda não possui um produto desenvolvido e fabricado no país. O Departamento de
Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, desenvolveu a parte eletrônica
de um VANT nacional, envolvendo o seu sistema de navegação e controle. O projeto, que também
envolve o Centro Tecnológico do Exército (CTEX), o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e a
Avibrás, entrou agora numa segunda fase, relacionada ao desenvolvimento do sistema de decolagem e
pouso automático.
Para a primeira fase do projeto nacional, a Finep destinou R$ 9 milhões. "Estamos agora
aguardando a liberação de uma verba de R$ 4,5 milhões para dar continuidade ao desenvolvimento",
disse o coordenador do projeto no DCTA, Flávio Araripe.
A Avibrás também partiu para o desenvolvimento de um VANT próprio, batizado de Falcão. O
veículo foi financiado com recursos da Finep, que destinou R$ 19 milhões para o projeto. O primeiro
protótipo, segundo o gerente do projeto na Avibrás, Renato Bastos Tovar, ficará pronto em abril e o
primeiro voo está previsto para junho. "A fase de certificação e industrialização exigirá mais R$ 30
milhões em investimentos e temos a expectativa de que a FAB nos considere em um próximo processo
de aquisição", disse.
O modelo escolhido pela FAB, um Hermes 450, é fabricado pela Elbit. Duas unidades do Hermes
450 já estão sendo testadas, há um ano, pelas Forças Armadas brasileiras na Base Aérea de Santa
Maria (RS), onde fica sediado o Esquadrão de VANT da Aeronáutica. Os VANTs foram cedidos pela Elbit
sem custo e estão sendo avaliados em missões de reconhecimento tático e vigilância de fronteira.
Segundo o diretor-executivo da Aeroeletrônica, Vitor Jaime Neves, a empresa está criando um
centro de excelência no Brasil e enviou técnicos brasileiros para participar de um programa de
desenvolvimento de tecnologias associadas a VANTs nas instalações em Israel.
No contrato que negocia com a FAB, a Aeroeletrônica também terá de cumprir obrigações de
offset (compensação) relacionadas à transferência de tecnologia. "Está prevista a transferência de
tecnologias de partes das aeronaves para a indústria nacional, além de suporte e apoio técnico por parte
da Aeroeletrônica/Elbit", explica o diretor de programas e desenvolvimento da Aeronáutica.
A brasileira Inbra Aerospace, de acordo com Vitor Neves, já pode ser citada como um exemplo
concreto de offset relacionado ao Hermes 450. A empresa, segundo ele, já está fabricando partes da asa
do veículo em material composto.
O executivo da Aeroeletrônica também não descarta a possibilidade de futuras parcerias com a
Embraer na área de VANTs. As duas empresas já trabalham juntas nos programas de modernização dos
caças AMX e F-5 da FAB.
"A área de VANTs é um dos focos que estamos olhando dentro da nova estrutura de segurança
e defesa criada pela Embraer, mas ainda não sabemos se faremos um produto em parceria com outra
empresa ou se partiremos para um desenvolvimento próprio", comenta o diretor-presidente da Embraer,
Frederico Fleury Curado.
Segundo Curado, a Embraer vem fazendo prospecções nessa área há algum tempo, mas
qualquer decisão de parceria estratégica para atendimento das necessidades nacionais será feita em
conjunto com o governo brasileiro.




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Re: Projeto VANT

#448 Mensagem por thicogo » Sáb Dez 18, 2010 1:04 pm

Pessoal olhem a foto Mock-up do Falcão da Avibras,ele é bem grandinho!
Israelenses vendem VANT para FAB
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15/12/2010


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Tovar, gerente do projeto VANT na Avibrás, diz que primeiro voo do seu protótipo está previsto para junho
A AEL-Aeroeletrônica, de Porto Alegre, venceu o processo de seleção da Força Aérea Brasileira (FAB), para a aquisição de dois veículos aéreos não tripulados, também conhecidos pela sigla VANT. A Aeroeletrônica é controlada pelo grupo israelense Elbit. O valor do contrato, segundo o diretor do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira, ainda não foi definido, pois a FAB está finalizando a negociação.
Imagem
Fonte: Valor Econômico
http://www.valoronline.com.br/impresso/ ... t-para-fab




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Re: Projeto VANT

#449 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Dez 18, 2010 1:25 pm

:shock:

O FALCÃO É GRANDE PRA CARALHO.




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Re: Projeto VANT

#450 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Dez 18, 2010 1:29 pm

jumentodonordeste escreveu::shock:

O FALCÃO É GRANDE PRA CARALHO.

Pois é!!!!!!!!!!!! Será que já estão pensando em um VANT estratégico ou um tático de longo alcance? :shock:




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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