NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Francoorp
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3406 Mensagem por Francoorp » Sex Nov 19, 2010 3:51 pm

POW, um pouco mais de alegria pelas boas noticias né... deixa o menino fazer pesquisa ou o escambau a 4, melhor pro país POW!!

E ele realmente deve ter alguns coleguinhas... infelizmente não muitos, mas alguns ja é um começo!

Vamos ai igual ao colega la... BRASIL !!!




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3407 Mensagem por thelmo rodrigues » Dom Nov 21, 2010 9:21 am

Brasil planeja frota nuclear Sun, 21 Nov 2010 07:07:35 -0200

Marinha brasileira vai ter seis submarinos atômicos e mais 20 de propulsão convencional até 2047
Roberto Godoy

A Marinha do Brasil está planejando uma formidável frota de seis submarinos nucleares e mais 20 convencionais, 15 novos e cinco revitalizados. Com seus torpedos e mísseis, será a mais poderosa força dissuasória do continente nos termos do Paemb, o Plano de Articulação e Equipamento da Marinha. A meta é de longo prazo, só será atingida em 2047. O custo estimado de cada navio de propulsão atômica é de 550 milhões. O primeiro deles, incluído no ProSub, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, já em andamento, sairá por 2 bilhões, valor composto pelos custos de transferência de tecnologia e outras capacidades (como a de projetar os navios) por parte do estaleiro francês DCNS. As outras unidades estão cotadas apenas pelo preço de construção, no novo estaleiro de Itaguaí, no litoral sul do Rio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita as obras em dezembro.
O núcleo industrial será instalado ao lado da nova base da Força de Submarinos. Os dois projetos estão sendo executados pelo grupo Odebrecht. A empresa também vai produzir os submarinos.
Os modelos convencionais estão divididos em lotes. Um, formado por 15 novos S-Br. Os primeiros quatro são versões do tipo Scorpéne, porém cerca de 100 toneladas mais pesados e cinco metros mais longos, para dar mais conforto à tripulação e aumentar a autonomia. O outro grupo é integrado pelos navios que a Marinha usa atualmente. Todos são leves e vão ser modernizados: quatro da classe Tupi, de tecnologia alemã, e um Tikuna, a evolução dessa série que recebeu aperfeiçoamentos originais criados por engenheiros da Marinha.
Concretamente, o que está em execução é o ProSub, envolvendo os quatro submarinos Scorpéne comprados em 2008. O primeiro desse lote será entregue no segundo semestre de 2016. Os outros três sairão de Itaguaí até 2021. O recebimento do modelo nuclear ocorre entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. O contrato total vale 6.790 bilhões, abrangendo fornecimento amplo de tecnologia, incluindo o casco e sistemas não-atômicos do navio de propulsão nuclear. O documento principal foi assinado em dezembro de 2008. A negociação dos contratos adicionais consumiu nove meses, saiu em setembro de 2009. O adiantamento inicial de R$ 100 milhões foi formalizado há pouco mais de um ano.
O cronograma das obras civis estende-se até 2015. Está no estágio básico, o movimento de terras às margens da BR-101, onde começam a surgir as fundações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, Ufem.
A fatura da infraestrutura é de 1.868.200.00 a favor da Construtora Norberto Odebrecht, majoritária no CBS, Consórcio Baía de Sepetiba, formado pela DCNS da França e pela Marinha do Brasil, que detém o direito de veto. As áreas envolvidas somam 980 mil metros quadrados, dos quais 750 mil m² na água. O acesso ao conjunto se dará por um túnel escavado em rocha de 850 metros de comprimento e uma estrada exclusiva de 1,5 quilômetro. Haverá 2 píeres de 150 metros cada um e três docas secas (duas cobertas) de 170 metros. No total, serão 27 edifícios. A dragagem passa de 6 milhões de metros cúbicos. O plano da obra prevê a geração de 700 empregos diretos. Pronta, a instalação poderá dar apoio técnico a uma frota de 10 a 20 submarinos, e terá capacidade para construir duas unidades novas simultaneamente. Um dos prédios, destinado ao procedimento de troca do reator do navio nuclear ou do combustível, será alto, equivalente a 16 andares. Os submarinos vão circular, por meios próprios no local, movimentando-se por uma zona molhada com 340 mil m².
O ProSub implica a integração de diversos cronogramas. Um deles, o do domínio completo do ciclo de enriquecimento do urânio usado no reator dos modelos nucleares, está concluído. A fábrica de gás de urânio está pronta e realizando ensaios de operação. Fica em Iperó, a 130 km de São Paulo. no Centro Aramar, da Marinha. A produção de 40 toneladas por ano pode ser ativada a partir de dezembro. O presidente Lula quer inaugurar as instalações. No mesmo local o pavilhão do LabGene, para abrigar o reator do Sn-Br - já pronto e desmontado, avaliado em US$ 130 milhões - segue em ritmo acelerado.

Navios poderão realizar ataques furtivos contra alvos múltiplos
Júlio Moura Neto, ALMIRANTE
Qual é a importância da Força de Submarinos pretendida pela Marinha do Brasil?
A defesa do pré-sal, a necessidade da segurança marítima e a nova posição do Brasil no contexto internacional são fatores, que reforçam a necessidade de priorizar a estratégia da dissuasão. O País possui uma linha de costa com cerca de 8.500 km de extensão, ao longo da qual se estendem nossas águas jurisdicionais, totalizando uma área aproximada de 4,5 milhões de Km². No espaço junto à costa concentra-se a maioria das capitais de Estados, complexos industriais e portos marítimos; encontram-se distribuídas centenas de plataformas para exploração submarina, sendo que mais de 90% do nosso petróleo (cerca de dois milhões de barris por dia são extraídos do mar) bem como 95% do comércio exterior brasileiro - cerca de US$ 300 bilhões anualmente - são transportados por via marítima.
Por que a opção pelo navio nuclear?
Nos submarinos destaca-se a capacidade de ocultação. No caso de um submarino de ataque com propulsão nuclear, a ameaça a um potencial agressor se torna maior, em função da operação em maior profundidade; manutenção de elevada velocidade por tempo indeterminado, possibilitando patrulhar extensas áreas geográficas; e, claro, a capacidade de realizar ataques a múltiplos alvos, em vista de sua grande mobilidade, discrição e poder de fogo.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3408 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 7:09 pm

Então confirma a PEAMB... 2047 [025]

"O cronograma das obras civis estende-se até 2015" não é muito??




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3409 Mensagem por DELTA22 » Dom Nov 21, 2010 7:13 pm

27 prédios com a complexidade que terão, sem contar as obras do túnel, rodovia, as obras de dragagem e construção das estruturas que estarão ligadas ao mar (canais, diques e tal), isso tudo em 5 anos? Acho que não. :wink:

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3410 Mensagem por brisa » Dom Nov 21, 2010 7:23 pm

Concordo com o DELTA.

a reportagem completa...

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 3152,0.php

Olhem os comentários dos foristas....




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3411 Mensagem por DELTA22 » Dom Nov 21, 2010 7:28 pm

Os comentários são uma lástima... Chegam a dar vergonha (alheia)! :oops: :(

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#3412 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 7:30 pm

DELTA22 escreveu:27 prédios com a complexidade que terão, sem contar as obras do túnel, rodovia, as obras de dragagem e construção das estruturas que estarão ligadas ao mar (canais, diques e tal), isso tudo em 5 anos? Acho que não. :wink:

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3413 Mensagem por DELTA22 » Dom Nov 21, 2010 7:32 pm

:mrgreen:

Mas nosso amigo Francoorp não se enquadra na categoria de 'INFIDEL'... :wink: :wink: :wink:

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3414 Mensagem por sapao » Dom Nov 21, 2010 8:07 pm

Pouco tempo mesmo se levarmos em conta a finalidade e a complexidade do projeto.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3415 Mensagem por Boss » Dom Nov 21, 2010 8:08 pm

Os comentários são lamentáveis.

Mas essas seções de comentários desses sites é mais guerra política entre fanáticos do que um local para debate :roll:




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#3416 Mensagem por Loki » Dom Nov 21, 2010 8:34 pm

Vejam, não vi os projetos, porém nem todas as 27 edificações são obras de grande complexidade, na verdade a sua maioria são estruturas simples e metálicas, portanto de rápida montagem.

Apesar da obra ser muito grande, ela não é vertical, o que permite várias frentes simultâneas, talvez o túnel seja o maior desafio em termos de prazo, principalmente pelos tipos de solo e rochas moles que normalmente ocorrem na região.

Outra possibilidade é a entrega escalonada, priorizando a entrega das áreas respeitando a seqüencia de fabricação, ex: primeiro acaba-se os acessos e docas secas, depois depósitos, prédios de utilidades e redes, assim por diante, que permite o início antecipado do comissionamento dos sistemas e o início das montagens e fabricação dos subs.

O que pode atrasar a entrega final das obras, mas antecipar o funcionamento como um todo.

Outro fator que ajuda, e ajuda mesmo, é a falta de obrigações e fiscalizações municipais e estaduais, já que o complexo é federal e sua regulamentação e fiscalização é feita por órgãos federais.

Forte Abraço


Loki




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3417 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 8:42 pm

Pode ser, mas tomo por base outras construções civis por ai, como as que passam nos Doc's... 28 meses para construir um MEga Shopping cheio de esculturas e obras de arte... e assim por diante... mas se os senhores dizem que é curto o tempo, então ta bão!! 8-]

E beleza essa parte ai de entregas por partes, isso pode ser positivo!




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#3418 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 8:44 pm

Francoorp escreveu:Pode ser, mas tomo por base outras construções civis por ai, como as que passam nos Doc's... 28 meses para construir um MEga Shopping cheio de esculturas e obras de arte... e assim por diante... mas se os senhores dizem que é curto o tempo, então ta bão!! 8-]

E beleza essa parte ai de entregas por partes, isso pode ser positivo!
Meu entendimento é que o tempo será curto se houverem contratemos de ordem outra que não engenharia.

Cinco anos representam sessenta meses. Com os recursos em ordem, acredito que dá para fazer sim.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#3419 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 8:49 pm

Beleza então... mas isso ai é divida, e divida contratada deve ser paga ou oficialmente renegociada. E somente pode-se fazer dividas contratadas especificando as fontes... então a grana tem, vai passar como restos a pagar de governo em governo.

O importante é acabar a obra e começar logo!




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#3420 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 8:50 pm

Francoorp escreveu:Beleza então... mas isso ai é divida, e divida contratada deve ser paga ou oficialmente renegociada. E somente pode-se fazer dividas contratadas especificando as fontes... então a grana tem, vai passar como restos a pagar de governo em governo.

O importante é acabar a obra e começar logo!
Mas sasbe como é, vai ser renegociada ou vai pro Restos à Pagar, mas nesse meio tempo quantas vezes a obra vai ter parado?

Por isso que eu acho que, sem problemas com os recursos, a obra sai no período proposto.




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