TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48946 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 5:15 pm

kirk escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Fligth Control System do Gripen já é a 17ª versão SUÉCA ... não tem que pedir autorização pra ninguém ... FCS do Gripen não serve em outro avião ... foi desenha do exclusivamente para o Gripen ... os franceses estão na mesma situação pois o desenvolvimento do FBW iniciou-se com o F-16 ... e atualmente até aviões comerciais utilização o sistema com o mesmo principio ... porém cada país o adaptou a suas prórpias necessidades e especificações ... não está sujeito a quais quer restrições ...

Cordiais Saudações
kirk
Eu já postei aqui por três vezes a carta solicitando autorização ao DoD norte-americano.

[]'s
Importaria de postar novamente ?[/quote]

DDTC 150-08 The export of technical data, defense services, and hardware to Sweden for the manufacture of Primary Hydraulic Flight Control Servo Actuators for the JAS 39 Gripen Aircraft Program for end use by the governments of Austria, Brazil, Chile, Czech Republic, Denmark, Hungary, Malaysia, The Netherlands, Norway, Oman, Philippines, Poland, South Africa, Sweden, Switzerland, and United Kingdom.
Hon. Nancy Pelosi, Speaker of the House of Representatives.
Dear Madam Speaker: Pursuant to Section 36(c) of the Arms Export
Control Act, I am transmitting, herewith, certification of a
proposed technical assistance agreement for the export of technical
data, defense services, and defense articles in the amount of
$50,000,000 or more.
The transaction contained in the attached certification involves
the export of technical data, defense services, and hardware to
Sweden for the manufacture of Primary Hydraulic Flight Control Servo
Actuators for the JAS 39 Gripen Aircraft Program for end use by the
governments of Austria, Brazil, Chile, Czech Republic, Denmark,
Hungary, Malaysia, The Netherlands, Norway, Oman, Philippines,
Poland, South Africa, Sweden, Switzerland, and United Kingdom.
The United States Government is prepared to license the export
of these items having taken into account political, military,
economic, human rights and arms control considerations.
More detailed information is contained in the formal
certification which, though unclassified, contains business
information submitted to the Department of State by the applicant,
publication of which could cause competitive harm to the United
States firm concerned.
Sincerely,
Michael C. Polt,
Acting Assistant Secretary Legislative Affairs.
Enclosure: Transmittal No. DDTC 150-08.
Procure por DDTC 150-08.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48947 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 5:17 pm

AlbertoRJ escreveu:
kirk escreveu:
Meu amiguinho ... nas buenas ... eu disse que o processador é americano e vc mostrou uma séria de intercâmbios de estudantes e pesquisadores franceses e brasileiros ...

Te falei que o Rafale usa GPS americano ... voce tambem gastou o seu latim e depois mostrou links sobre o GLONASS russo ...

Sendo pragmático :

processador é americano ... continua americano
GPS americano ... continua americano

Então vc tocou de rodinha e não chegou a lugar algum !

Cordiais Saudações
kirk
Kirk, é um processador de arquitetura aberta fabricado por dezenas de empresas em vários países, inclusive na França.
Os franceses tomaram o devido cuidado em usar esse tipo de processador. Antes eram processadores SPARC, também de arquitetura aberta, fabricados até pelo Irã.
São COTS e não foi preciso assinar o ITAR por esse motivo, nem pelo GPS.

[]'s
E sabe que isso existe por acaso??? Pra ele o pessoal falou que é assim ele vai, quer ir... tudo em uma máquina pode ser mudado... veja que a China fabrica quase todos os Chip e processores do mundo, tanto da Intel que da AMD, e sem falar em outras centenas de empresas...

Da uma olhada, é tudo MADE IN CHINA:

http://www.made-in-china.com/Computer-P ... g/CPU.html

E gosta de falar do PowerPC da IBM... tem muito na NEt, até os computadores da APPLE poderiam utilizar... imagina o quanto é complexa a sua realização... até PC comum pode ter...

http://spectrum.ieee.org/computing/hard ... n-new-macs




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48948 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 5:23 pm

RobertoRS escreveu:
Francoorp escreveu:
Bom saber que o senhor sabe mais que o cara, e assim diz que ele mente, que os USA não embargam!!

Vai la no Comando da Aeronáutica dizer isso, que o cara além de ser despreparado é um mentiroso!!
O sr. bebeu? Não falei que ele mentiu. Onde tu leu isso?

Preste mais atenção da próxima vez. Obrigado.
Então quis dizer o que, que não tem credibilidade para falar em embargos dos Yankees??




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48949 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 5:25 pm

Francoorp escreveu:Então quis dizer o que, que não tem credibilidade para falar em embargos dos Yankees??
Eui não quis dizer nada além do que eu disse. Está tudo ali, textualmente.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48950 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 5:37 pm

BLZ, e eu entendi como entendi... textualmente! :roll:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48951 Mensagem por Penguin » Dom Nov 21, 2010 5:40 pm

Bender escreveu:
Túlio escreveu:
A Dassault é estatal? Lhe interessa abrir tudo só para ter um concorrente a mais daqui a alguns anos? 8-]
A questão continua simples Tulio,é monetária e financeira.

Sei que não é educado responder uma pergunta com outra,mas no caso aqui, esta será válida.

Quando a Rússia fechou seus acordos e negócios na área aero-espacial com a China,não teriam os russos levantado a hipótese de que ao colaborar para o surgimento de uma turbina chinesa nacional e um radar chinês nacional,estariam criando um futuro concorrente para seus negócios?

Quanto custou a China ter a capacidade de ter um radar e turbinas nacionais?Que não possuem seguramente capacidades próximas dos fabricados pelos russos. Quantos SU foram adquiridos no pacote? Fora os já nacionalizados?

A questão continua simples e é monetária e financeira,a China achou que precisaria ser dona destas tecnologias para não se tornar refém delas no futuro,é a aposta que faz uma potência econômica e militar.

No caso Embraer X Dassault,a concorrência já existe e quanto maior fica o portfólio da Embraer mais feroz se torna,e não é uma luta tecnológica Brasil x França.é uma guerra comercial de insumos tecnológicos norte americanos e franceses,e continuará a ser independente de FX2 e da caixa de pandora francesa,nesta guerra a Embraer já tem seu lado,não se esqueça que ao contrário da Dassault muito mais verticalizada,a Embraer é um montadora, que conta com a confiabilidade e prestígio dos insumos norte americanos nos seus produtos como atrativo e segurança nas vendas,a ausência destes, substituídos por “insumos brazucas”,não tenha dúvidas prejudicaria seus negócios.

A sobrevivência pura e simples da área militar da Dassault depende de parcerias,e não existem muitas escolhas ilibadas no mercado para fazerem parcerias,e a questão neste caso é ter um sócio no futuro e não um concorrente,para se manter vivo é preciso ter sangue frio para fazer apostas.

SDS
Era 2014 se o processo tivesse seguido o cronograma original. A data agora, se não houver mais atrasos, é 2016. :?
A escolha do fornecedor apenas iniciará nova etapa de negociações dos contratos comercial e financeiro, que podem demorar alguns meses. No caso dos submarinos, as negociações demoraram quase um ano, após a decisão sobre o fornecedor. As primeiras unidades do novo caça deverão chegar ao Brasil em 2016, segundo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
https://www.defesa.gov.br/index.php/not ... jobim.html




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48952 Mensagem por Penguin » Dom Nov 21, 2010 5:49 pm

Cunha escreveu:
Penguin escreveu: -----------------------------------------------------------------

Vc está se confundindo. Isso foi no final da década de 60. O F-4 estava restrito a OTAN e aliados próximos.
No início da década de 70, quando da compra do F-5, foram avaliados G-91, Jaguar, Harrier, F-5E e A-4. A FAB nem considerou o concorrente francês do F-5E, o Mirage 5/50.

Mas não houve surpresas. Inclusive foi oferecido a fabricação sob-licença, caso a encomenda chegasse a mais de 72 unidades.

Por falar em histórico de off sets tecnologicos e comerciais, o site do IFI/CTA faz um histórico...tem alguém off set tecnológico francês ai?:

http://www.ifi.cta.br/desenvolvimento-i ... torico.php
[]s
Ok, posso ter confundido. Mas e quanto a isto?
E por que os franceses não resolveram esses abusos nos vendendo o que Tio Sam negou?
Por que essa apresentação deixa transparecer que os cientistas brasileiros têm uma tara por tecnologias americanas? Serão elas mais peitudas?
Parace que faltam mais slides nesta apresentação.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48953 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 5:53 pm

E por que os franceses não resolveram esses abusos nos vendendo o que Tio Sam negou?

Nós pedimos ou tentamos contratar???

E a "tara" deve ser por qualquer tecnologia, cientista é sempre curioso compulsório em todo lugar.




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48954 Mensagem por Penguin » Dom Nov 21, 2010 5:55 pm

..




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48955 Mensagem por Cunha » Dom Nov 21, 2010 5:56 pm

Eu só estava dizendo, Penguin, com este vídeo (que é um resumo de palestras), que as tecnologias "necessárias" podem ser necessárias pelo ponto de vista do vendedor (no caso, os EUA) como num dos exemplos do vídeo: alteração do sensor de infravermelho do MAA-1, compramos um modelo e nos forneceram outro (que eles, provavelmente, acharam suficientes ou "necessários").
Era disso que nós estávamos falando antes, não era?




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48956 Mensagem por Penguin » Dom Nov 21, 2010 6:09 pm

Bender escreveu:
Túlio escreveu:
Falta de educação seria NÃO postares, índio véio. Sabes que tuas colaborações sempre são bem-vindas, POWS!!!

A questão é que estou indo pelo Regra do Monsieur, ou seja, CONCRETO, PRETO NO BRANCO, SEM ILAÇÕES!
:mrgreen: Realidade é o que o companheiro Gaitero postou:
Pessoal.

Vamos voltar à realidade...

Solicitações da FAB:

1- entregua em 2014 do primeiro avião.
2 - Os caças serão financiados em até dez anos, sendo que 15% deve ser pago no primeiro ano, após a assinatura do contrato. Neste valor, deverá haver aditivos ao longo da operação dos caças.
3- O contrato, inclui o avião em si, logística e suporte por 5 anos e o pacote de armamentos (tipicamente, mísseis ar-ar, ar-terra e bombas).
4 - Compensações comerciais e tecnológicas que capacitem a indústria aeronáutica nacional
5- Montagem local, sendo a Embraer será a maior beneficiada.
6- Além dos aviões, a FAB também quer trabalhar no desenvolvimento dos sistemas. Integração dos sistemas nacionais, e acesso aos codigos fonte do Avião.
7 -O CTA, solicitou que fossem incluidos nas contrapartidas, túneis de vento supersônicos.

Se as empresas oferecerem isto aqui. Elas cumprem 100% do contrato. Se oferecerem mais, melhor.
Veja,possivelmente teremos como de praxe conhecimento mais detalhado de tudo que foi "comprado" a conta gotas e com informações truncadas,é uma norma da Fab brincar de esconde-esconde :mrgreen: (Não estou criticando!!! :mrgreen: ) veja o caso dos helis russos,no caso do FX2 vai ser 20 vezes pior,viveremos anos ainda debaixo de ilações e contra informação,precisaremos agradar muito o véio Walter Gaudério e torcer para o cabo barbeiro do 3.o comar voltar a cortar o cabelo do jp,isso sem falar do Pepê.


Grande abraço!
Era 2014 se o processo tivesse seguido o cronograma original. A data agora, se não houver mais atrasos, é 2016. :?
A escolha do fornecedor apenas iniciará nova etapa de negociações dos contratos comercial e financeiro, que podem demorar alguns meses. No caso dos submarinos, as negociações demoraram quase um ano, após a decisão sobre o fornecedor. As primeiras unidades do novo caça deverão chegar ao Brasil em 2016, segundo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
https://www.defesa.gov.br/index.php/not ... jobim.html



A única proposta que menciona o túnel de vento supersônico (trisônico) é a da Boeing:
Propostas de ToT apresentadas na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados:

Dassault: http://www.rafale.com.br/index.php?id=6 ... release=41

Boeing: http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_cf_bo.htm / http://www.defesanet.com.br/fx2/bo_f18_7.htm

Saab: http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_cf_sb.htm

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48957 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 6:12 pm

Isso ai eu não sei... pra mim o ITA deveria saber usar... mas lembro que a Sukhoy tinha oferecido, de boca, mas é outra coisa que não foi.

Mas este atraso até 2016 é até aceitável vendo o que aconteceu com o programa!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48958 Mensagem por PRick » Dom Nov 21, 2010 6:13 pm

Pelo jeito o NJ vai continuar como Ministro da Defesa. Mais detalhes.

viewtopic.php?f=1&t=2114&start=20040

[]´s




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48959 Mensagem por sapao » Dom Nov 21, 2010 6:17 pm

RobertoRS escreveu:
Cunha escreveu:Ok, posso ter confundido. Mas e quanto a isto?
Colega Cunha, se esse cidadão é a Elite Pensante da nossa Defesa, estamos mal...

Ele conseguiu confundir IR com Anti-Radiação umas três vezes, e falou cada bobagem que não tá no Gibi e que até leigos como nós compreendemos como equivocada.

A FAB e o MinDef precisam preparar melhor seus profissionais.
Concordo que ele possa ter errado na nomenclatura dos misseis, isso ocorre com qualquer um.

Acho que você deveria pesquisar melhor e saber que um oficial general engenheiro da FAB necessariamente passou pelo ITA, e eu desafio você a mostrar uma instituição aqui no hemisferio sul que tenha uma formação melhor, igual eu até aceito!
Portanto a "preparação" dele passa pelo ITA e pelos cursos de aperfeiçoamento, estado-maior e planejamento estrategico; alem do ITA.
Não confunda a preparação profissional com o desempenho em plataforma, são cooisas distintas.

E já que você citou as varias bobagems que ele comentou, será que ao inves de falar delas de forma vaga você não se importaria de cita-las para que a gente discutisse?




Editado pela última vez por sapao em Dom Nov 21, 2010 6:21 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48960 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 6:19 pm

Concordo Sapao!! [009]

Eu mesmo ja tava chegando la...




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Responder