TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48736 Mensagem por gribel » Dom Nov 21, 2010 1:57 am

[004]




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48737 Mensagem por gribel » Dom Nov 21, 2010 2:09 am

Me desculpa, Kirk..

Eu sei muito pouco em comparação ao nível do fórum....fludo pracaramba, mas cara...às vezes parece que nos acha ingênuos.
Respeito seus posicionamentos, até tenacidade.....acho bacana sua participação, mas puxa vida...

Abraço.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8823
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48738 Mensagem por prp » Dom Nov 21, 2010 2:10 am

O anonimato.
Que jornalista conceituado escutaria um furo desses e não publicaria?
Se é que este jornalista existe por que agiu dessa forma?
Com o anonimato a única coisa verdadeira é a especulação.
Então vamos especular.

Especuleition number one -- O jornalista escutou o membro do alto comando da FAB, e o sujeito lhe informou que essa especulação todo é pura charla, que o Rafale é o melhor e o Brasil é vai ser bem servido, que a única coisa que ele não gostou é do problema do vento, o general disse "a única hora que o Rafale não decola com extrema facilidade é quando tem um vento forte de tal direção", dai o "conceituado" que é gripeiro de carteirinha, não conformado, e também não podendo publicar o que o membro lhe disse sob pena de não receber a grana da SAAB, inventou a historinha e soltou no Blog gripeiro.

Especuleition number tiu -- O jornalista escutou tudo nos exatos termos da notícia, porém como ele é Rafalero ficou com pena em publicar, mas por um descuido contou toda a história para o blog mais fervoroso defensor do NG.

Especuleition number tri --- O tal do Alto mombro não passa de um CB barbeiro de Alta estatura, daí para que sua credibilidade não jogada no chão, lá em baixo, contou o conto do vigario para o colega do blog sob o anonimato. Reporter anonimo kakakakak.

Especuleition number for ---- tudo é verdade mas todo mundo é cagão, inclusive o alto comando da FAB, o jornalista, o MD, o Lula, a SAAB, a Boing menos o Sarko que é o maior 171 da história da face da terra.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48739 Mensagem por gribel » Dom Nov 21, 2010 2:19 am

especuleitchion final: Nóis semo umas antas.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8823
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48740 Mensagem por prp » Dom Nov 21, 2010 3:59 am

Alguém sabe o Nick do Godoi? :D
Acho que ele andou lendo o DB, hoje no Painel ele parecia o Prick defendendo a END e até o Rafalee kkkk
E eu vivi pra ver isso. :mrgreen: :mrgreen:

Segundo o Godoi:
O F18 não transfere tecnologia nem do parafuso do trem de pouso.
O NG é uma boa proposta mas tem um risco.
O Rafale é o mais sensato, o único que pos no papel TT irrestrita e é parceiro do Brasil em outros campos importantes.

É, nada como um dia após o outro.

Pelo menos eu sei que o "conceituado jornalista anonimo" não é o Godoi. [003] [003]




Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48741 Mensagem por Cunha » Dom Nov 21, 2010 8:27 am

orestespf escreveu:
Cunha escreveu: Eu entendi o mesmo que você, Orestes, sobre o que o ministro falou.

O que me preocupa é que o ano está terminando, o cronograma governamental também, o governo vai mudar daqui 1 mês e uns dias e até agora nada de FX-2... Por isso eu disse que 'espero que o ministro NJ esteja certo' em relação ao fim do FX-2, da escolha, da definição etc., entende?

Quanto a novela, foi só uma piada e falta de paciência. :wink:
Sim, Cunha, entendi a fina ironia, mas para evitar a desinformação (não de sua parte, claro), acabei escrevendo em um tom "diferente" (não foi a intenção), queira me desculpar.

Sobre o "acerto" do ministro: no fundo ele está cobrando uma definição do presidente, pela sua (dele) declaração (supondo que realmente foi assim) passa a ideia que até ele está de "saco cheio" com a demora (eu também. :evil: :evil: ).


Abração!!!
Opa! Não precisa se desculpar, Orestes, que isso meu velho!? Entendi seu ponto e tom "diferente" e não vi problema algum a ponto de você ter que se desculpar. [009]

Também achei que o ministro estava, se é que ele realmente disse isto, cobrando o fim dessa lenga-lenga (assim como todos nós!). :mrgreen:


Abração!




Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48742 Mensagem por Cunha » Dom Nov 21, 2010 8:34 am

prp escreveu:O anonimato.
Que jornalista conceituado escutaria um furo desses e não publicaria?
Se é que este jornalista existe por que agiu dessa forma?
Com o anonimato a única coisa verdadeira é a especulação.
Então vamos especular.

Especuleition number one -- O jornalista escutou o membro do alto comando da FAB, e o sujeito lhe informou que essa especulação todo é pura charla, que o Rafale é o melhor e o Brasil é vai ser bem servido, que a única coisa que ele não gostou é do problema do vento, o general disse "a única hora que o Rafale não decola com extrema facilidade é quando tem um vento forte de tal direção", dai o "conceituado" que é gripeiro de carteirinha, não conformado, e também não podendo publicar o que o membro lhe disse sob pena de não receber a grana da SAAB, inventou a historinha e soltou no Blog gripeiro.

Especuleition number tiu -- O jornalista escutou tudo nos exatos termos da notícia, porém como ele é Rafalero ficou com pena em publicar, mas por um descuido contou toda a história para o blog mais fervoroso defensor do NG.

Especuleition number tri --- O tal do Alto mombro não passa de um CB barbeiro de Alta estatura, daí para que sua credibilidade não jogada no chão, lá em baixo, contou o conto do vigario para o colega do blog sob o anonimato. Reporter anonimo kakakakak.

Especuleition number for ---- tudo é verdade mas todo mundo é cagão, inclusive o alto comando da FAB, o jornalista, o MD, o Lula, a SAAB, a Boing menos o Sarko que é o maior 171 da história da face da terra.
Estou inclinado a acreditar na "Especuleition number one" e "Especuleition number for".

Quanta dúvida!!!
http://lh3.ggpht.com/_dsFtK6IJAOo/Sab3vSgXVUI/AAAAAAAAAKE/NpSE26ARPj0/HienaHardy_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48743 Mensagem por Penguin » Dom Nov 21, 2010 10:05 am

PRick escreveu:
kirk escreveu: Olha só "mano véio" !

Tô de pleno acordo que uma declaração sem declarante não vale absolutamente nada no quesito credibilidade ... também não coloco a matéria como FATO inquestionável ... porém permito-me manter a mente aberta e tentar extrair o que há de racional ou factível nas declarações ...

Primeiro que duas pessoas de fontes diferentes que "ESTIVERAM" acompanhando a Cruzex in-loco confirmaram a mim a seriedade do jornalista;Não existe o que confirmar aqui, nada do que ele falou é verdadeiro, então ele não é sério, no máximo foi sério. E como não tenho papas na língua, vai na lata, ou é mentiroso ou ignorante ou as duas coisas. :evil: :evil:

Como vc bem mencionou podemos concluir como fatos algumas das afirmações :

- SH é o preferido do COMAER e melhor desempenho :MENTIRA!

Isso foi confirmado pelo Pepê que já disse diversas vezes aqui que LEU o relatório ... com relação à performance, nada de novo, melhor radar, melhor suite de contra-medidas, robusto, testado, escala, etc ...Em momento algum o Pepe afirmou isso, apenas mencionou que o F-18E era preferido por conta da operacionalidade e baixo risco, o F-18E é uma porcaria, sempre foi uma porcaria, e sempre será, perde em todos os exercícios para o Rafale. Este é o fato, o resto é abobrinha de lobista.

- Gripen foi recomendada pela FAB em seu relatório ao MD :MENTIRA!

Isso também foi amplamente noticiado e voltando a nos recorrer ao Pepê "cansou" de dizer aqui que o relatório do Copac deu Gripen ... e depois disso, segundo ele, houve um entrevero entre Comaer e Copac ... etc ... etc ... (já sabemos)O pseudorelatorio da COPAC, na verdade um dos relatórios, ou parte de relatório, foi alterado pelo COMAER, em outras palavras, o relatório era tão irreal, que levou a um desentendimento dentro da FAB.

- "Foi dito que o Rafale perdeu em todos os quesitos..." :MENTIRA!

Isso não há o que questionar ... Se Comaer escolheu SH (segundo o Pepê) e se Copac escolheu Gripen (segundo o Pepê) ... quem ficou em 3º e último lugar no relatório da FAB ? Em nenhum momento o critério foi o de classificação, e tecnicamente, em termos de performance o Rafale foi o melhor, caso contrário era caso de por todo mundo no COPAC na rua por incompetência. A escolha do Gripen NG pelo COPAC foi feito, esta sim, desconsiderando fatos, tais como os riscos do projetos, o desempenho e os prazos.

- no relatório final do Jobim ao presidente foram retiradas todas as informações negativas com relação a aeronave :MENTIRA!

Bom voltemos a raciocinar ... se nos relatórios da FAB o Rafale ficou em último e no relatório do Jobim ficou em primeiro ... qual foi a mágica ? ... senão maximizar os pontos positivos da aeronave e superimir os negativos ... não há outra alternativa !Como já foi explicado aqui até a exaustão, nada foi alterado nas avaliações, apenas se mexeu nos pesos dos critérios de pontuação, que previlegiavam baixos custos hipotéticos, ignorava os riscos, e ToT´s. Como foi mencionado em várias matérias, e o próprio NJ deixou claro, o relatório final da MD foi aditivado aos outros, nada foi suprimido, mesmo porque não adiantaria nada, porque quem manda é o MD.

- "...mas que o Lula está começando a olhar o Gripen com bons olhos e a Dilma também." :MENTIRA!!!

Isso não tem como concluir ... porém, se o MD elegeu o Rafale, a FAB elegeu o Rafale e o Presidente Lula elegeu o Rafale ... porque cargas d´agua ele não foi anunciado ? ... não acha "estranho" ? ... somente podemos concluir que ainda não há unanimidade ... e que de fato o Presidente tem suas dúvidas ...Todas as declarações já feitas até agora pelo Presidente dão conta que nada mudou em relação a preferência, e até agora não sei de nenhuma declaração da Presidenta a esse respeito.

Você sabe para quem torço no FX-2 ... e o motivo é muito simples ... acredito que o mais importante nesse processo é o país se "capacitar" a desenvolver e fabricar um caça supersônico de alta performance ... na minha concepção é inadmissível o Brasil com a indústria aeroespacial que possui "fabricar peças" ... "montar caças" ... ou no máximo "fabricar caças SOB-LICENÇA de A, B ou C ... nem franceses, nem suécos e nem americanos ... jamais ...

Se o interesse nacional fosse por escolher o MELHOR equipamento eu não teria nenhuma dúvida ... o Super Hornet é o melhor e mais poderoso vetor do FX-2 ...Como já voi amplamente falado o SH não é melhor caça, é o pior do ponto de vista de projeto, o Gripen NG não existe e é um projeto. Porém, não vamos fabricar o que os suecos não fazem, queremos são os sistemas e as Tecnologias, coisas que os suecos não fazem na mesma escala dos franceses. E segundo o NJ esse é o ponto decisivo. Chega dessa embromação e lero-lero.

[]´s


Cordiais Saudações
kirk
Prick,

Vc precisa rever seus (pré)conceitos.
Sei que isso é difícil, principalmente para pessoas ranhetas :mrgreen:

O que Pepê tem afirmado, que o preferido do COMAER é o SH, tem sido confirmado por muitas fontes.

Pepê Rezende escreveu: O avião do Serra será o escolhido pela FIESP. Teremos excepcionais Gripen NG equipados com armas prânicas. Os lobistas da SAAB não saem dos gabinetes de parlamentares do PSDB, do DEM e de outros partidos de oposição. Vou deixar bem claro: não se trata de corrupa, é ideologia mesmo. Existe uma certeza, não verdadeira por sinal, de que a FAB QUER o avião sueco. Aliás, no fórum da FIESP, os militares começaram a confirmar minha informação, publicada em dezembro, que o preferido do Alto Comando era o Super Hornet.

Abraços

Pepê
[]s

OBS.: Não vá repetir a ladainha de que o SH é o preferido do COMAER devido ao preço. Vc seria capaz de usar esse argumento se o Eurofighter estivesse no SL e fosse o preferido do COMAER.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48744 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 10:35 am

Desde que os norte-americanos não garantem a ToT, o que ficou claro, as vantagens que possuem têm pouco significado.




Alberto -
Hader

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48745 Mensagem por Hader » Dom Nov 21, 2010 10:37 am

cb_lima escreveu:Sei lá

Eu só acho que partir do principio que tal declaração "sem nome" reflete simplesmente a verdade é algo bem problemático, porque aí o papo vira aquela terra de Malboro o que honestamente só faz aquilo que acho que está sendo o objetivo dessas fontes "misteriosas" ... criar confusão.

Além disso o conceito de "MELHOR" é algo bem subjetivo e é por isso que a FAB/MD estão seguindo o END para determinar quem é o MELHOR para o BRASIL da MELHOR maneira possível.

O "MELHOR" está sendo escolhido através de um processo que contou dentre outras coisas com RFP, RFI e muitas negociações... não creio que sairá uma aeronave 'ruim' até porque é pública a lista dos potenciais "candidatos".

Pode não ser o que alguns entusiastas querem... é como qualquer torcida... mas daí a achar que as coisas estão sendo manipuladas acho que leva a conversa para o campo total da especulação sem sentido (e sem provas de verdade).

Então eu acho que é bom tomar cuidado com o que se lê por aí.

Principalmente quando é anonimo...

[]s
CB_Lima
Bem vindo ao movimento "Amigos do Pe Vieira"... :mrgreen:




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48746 Mensagem por Penguin » Dom Nov 21, 2010 10:47 am

AlbertoRJ escreveu:Desde que os norte-americanos não garantem a ToT, o que ficou claro, as vantagens que possuem têm pouco significado.
O Ministro disse isso e algum lugar?!

Voltando a questão das licenças...


Michael Coggins, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Boeing:
Ter, 21 de Julho de 2009
DB - A maior desconfiança de alguns militares e especialistas brasileiros e de parte da imprensa especializada é com relação a possibilidade de vetos norte-americanos a projetos brasileiros ou a transferências de tecnologias mais sensíveis. Vetos que não ocorreram apenas no passado. Ainda em 2008 houve problemas com a importação de determinados produtos para o míssil nacional MAR-1, por exemplo. A Boeing pode garantir que esta política mudou e agora o Brasil terá acesso mais facilitado a armamentos e tecnologias de ponta por parte dos Estados Unidos?

MC - A diferença entre esta venda e quaisquer outras que vieram antes é o fato de que a aquisição do Super Hornet trata-se de uma venda de Governo para Governo através do processo Foreign Military Sales. O Governo dos Estados Unidos é obrigado a resolver todas as questões de autorizações e políticas antes de entrar em uma oferta vinculativa, o que é exatamente o que aconteceu no programa Super Hornet. Todas as tecnologias já foram aprovadas para liberação e todo detalhe do programa, tal como descrito na proposta dos EUA, tem o total apoio e boa fé do Governo dos Estados Unidos.

DB - Em março deste ano, foi noticiado que o houve sete “vetos políticos” dentre as mais de 2 mil licenças do Super Hornet. Quais seriam esses vetos especificamente ou que tipo de coisa eles permitiriam ou não permitiriam que o Brasil fizesse?

MC - As duas mil licenças não são relacionadas com o Super Hornet e nós não temos qualquer conhecimento sobre essas licenças que foram negadas. Proteger uma licença é geralmente um processo administrativo que é guiado por decisões políticas. No caso do Super Hornet F/A-18E/F, todas as políticas, autorizações e aprovações estão em ordem para apoiar a proposta do Super Hornet para o Brasil.

09/09/2009:
Segundo a Embaixada dos Estados Unidos, a proposta de transferência de tecnologia havia sido aprovada pelo Congresso norte-americano no último dia 5 setembro. “Nosso governo aprovou a transferência de toda a tecnologia necessária. Continuamos a acreditar que a nossa proposta é forte e competitiva”, diz a nota.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Defesa, mas não foi atendido, porque os assessores do ministro Nelson Jobin estavam em reunião. Ao chegar ao Itamaraty, onde recebe o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, Lula foi indagado pelo G1 sobre a nova proposta dos EUA. "Daqui a pouco vou receber de graça [os caças], disse, sem parar.

13/11/2009
O diretor da Rafale ainda voltou a afirmar que a autorização do Congresso dos EUA para a transferência de tecnologia do F-18 é “uma pré-autorização, que ainda será revista”.
Confrontado com a afirmação, o gerente de Desenvolvimento Corporativo Internacional da divisão militar da Boeing, Michael Coggins, classificou-a de “bobagem”. O executivo relatou que a autorização congressual 36-B, como é chamada, foi aprovada em 5 de setembro e concede as licenças para armamentos, turbinas, radares e demais sistemas do Super Hornet.



21/01/2010
Segundo Coggins, fazem parte do pacote oferecido pela Boeing a participação de indústrias brasileiras no fornecimento de insumos e a possibilidade de que grupos de 50 engenheiros da Embraer participem, anualmente, dos trabalhos de desenvolvimento da nova geração de caças americanos. O executivo assegurou que, com a venda do Super Hornet ao Brasil, haverá transferência de tecnologia. Ele reconheceu, no entanto, as dificuldades políticas que a Boeing está enfrentando nessa concorrência.

"O maior desafio da Boeing não é a transferência de tecnologia. O governo dos EUA autorizou uma transferência como nunca havia feito antes a nenhum país", afirmou Coggins num jantar com um grupo de jornalistas. Ele explicou que a maior dificuldade do negócio diz respeito à confiança do governo brasileiro na disposição do governo americano em atender a certas exigências, como liberdade de negociação com terceiros países. "Houve problemas com os militares brasileiros nos últimos 30 anos. Os EUA não vendiam armas para a América do Sul", disse Coggins, assegurando que a postura do governo americano mudou.

21/11/2010
Gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Divisão de Aeronaves Militares da Boeing, Michael Coggins anunciou na terça-feira que o governo americano liberou a transferência de tecnologia e até dos códigos informáticos para armar os caças com mísseis brasileiros, e insistiu que nada impedirá a futura fabricação dessas aeronaves no Brasil. "Nós oferecemos à Embraer e à FAB a opção de produzir os Super Hornet no Brasil", afirmou.

Para mais informaçõewsis sobre a participação do congresso americano no processo:
http://www.dtic.mil/cgi-bin/GetTRDoc?AD ... tTRDoc.pdf




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48747 Mensagem por Marino » Dom Nov 21, 2010 10:55 am

Santiago, notícia de 2009?
Posta a de ontem, quando ele falou sobre ToT.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48748 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 10:56 am

Não só o Ministro afirmou isso quanto vários colegas bem informados daqui e de outros fóruns também:
“A França tem um autonomia tecnológica… já a legislação norte-americana cria uma série de possibilidades para o Estado bloquear uma determinada transferência de tecnologia”, disse Jobim a jornalistas, na noite de sexta-feira, ao lembrar que nesses casos o próprio Estado norte-americano paga uma indenização pelo não cumprimento do contrato de transferência tecnológica.
Alias, pelo que nos disseram, a própria COPAC os colocou em último lugar nesse quesito.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48749 Mensagem por Marino » Dom Nov 21, 2010 11:08 am

Marino escreveu:Santiago, notícia de 2009?
Posta a de ontem, quando ele falou sobre ToT.
Jobim: decisão sobre compra de caças sai até dia 19/12


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem à noite que a transferência de tecnologia será o principal fator na decisão do governo sobre a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) e comentou que a França tem "muito mais credibilidade" neste quesito. Segundo ele, a escolha política entre um dos concorrentes de França, Suécia e Estados Unidos para o contrato bilionário será anunciada até o dia 19 de dezembro.

Os comentários foram feitos num evento da Câmara de Comércio Brasil-França no Rio, logo após Jobim ter conversado com a ministra de Economia da França, Christine Lagarde, durante um jantar em que os dois sentaram lado a lado. Ela veio ao Brasil especialmente para o evento, em que foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Prêmio Personalidade França-Brasil 2010.

"Não é que (a transferência de tecnologia) pese, este é o fator principal. Não estamos comprando um avião, estamos comprando um pacote tecnológico, capacitação nacional e transferência de tecnologia", afirmou.

Jobim aquiesceu quando questionado se a França teria vantagem em transferência tecnológica, mas lembrou que itens como preço também serão analisados. A opção pelo modelo francês Rafale foi alvo de críticas por causa de preço mais elevado do que o concorrente sueco Gripen e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing. "Tem uma série de questões que têm que ser analisadas. O presidente é quem vai decidir, mas em termos de capacidade de transferência de tecnologia a França tem muito mais credibilidade".

O ministro, porém, negou ter tocado no assunto com a ministra durante o jantar para centenas de empresários e convidados da câmara. "Conversamos sobre política internacional", negando também ter se encontrado no evento com representantes da francesa Dassault, fabricante do Rafale, que estavam na lista de convidados do evento para centenas de pessoas. "Não vi o pessoal do Rafale". A ministra, por sua vez, se restringiu a dizer que a França "fará tudo o que puder para ganhar" a concorrência.

Segundo Jobim, Lula indicou que gostaria de ter uma reunião sobre o assunto na próxima semana ou na seguinte. O ministro fará uma apresentação sobre os concorrentes e a decisão será tomada por Lula em anuência com a presidente eleita Dilma Rousseff. De acordo com o ministro, a decisão é política, mas terá consequências comerciais que ficarão para o próximo governo. "A rigor o ano brasileiro termina no dia 19 de dezembro, depois começam os recessos. Então a decisão política tem que ser tomada até o dia 19".




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48750 Mensagem por Marino » Dom Nov 21, 2010 11:08 am

AlbertoRJ escreveu:Não só o Ministro afirmou isso quanto vários colegas bem informados daqui e de outros fóruns também:
“A França tem um autonomia tecnológica… já a legislação norte-americana cria uma série de possibilidades para o Estado bloquear uma determinada transferência de tecnologia”, disse Jobim a jornalistas, na noite de sexta-feira, ao lembrar que nesses casos o próprio Estado norte-americano paga uma indenização pelo não cumprimento do contrato de transferência tecnológica.
Alias, pelo que nos disseram, a própria COPAC os colocou em último lugar nesse quesito.

[]'s
:wink: :wink: :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder