TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48661 Mensagem por rcolistete » Sáb Nov 20, 2010 3:00 pm

Mapinguari escreveu: Que vantagem tecnológica?
Se a França conseguisse garantir que o Rafale vai transferir para o Brasil METADE da tecnologia que o F/A-18 pode transferir, ou 30% da que podemos obter com o Gripen NG, aí sim, o avião francês aumentaria em muito suas chances de ter sua escolha confirmada.
E Jobim começa a fazer referência a coisa do tipo "é preciso considerar a questão do preço, também".
E dizer que produto Francês não sofre embargo... Bem, melhor ele rever a história.
Se eu fosse do consórcio Rafale eu ficaria muito preocupado. Principalmente depois da Cruzex V.
Fontoura, cuidado nesses momentos de desespero de lobbies... não vá na carona se queimar junto...

Veja o exemplo da MB com o ProSub, fatos que se materializam a cada mês, para ter uma idéia do que se pode ter com o Rafale F3+ como FX-2.

[]s, Roberto




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48662 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 20, 2010 3:05 pm

Mapinguari escreveu:
Penguin escreveu:
Que vantagem tecnológica?
Se a França conseguisse garantir que o Rafale vai transferir para o Brasil METADE da tecnologia que o F/A-18 pode transferir, ou 30% da que podemos obter com o Gripen NG, aí sim, o avião francês aumentaria em muito suas chances de ter sua escolha confirmada.
E Jobim começa a fazer referência a coisa do tipo "é preciso considerar a questão do preço, também".
E dizer que produto Francês não sofre embargo... Bem, melhor ele rever a história.
Se eu fosse do consórcio Rafale eu ficaria muito preocupado. Principalmente depois da Cruzex V.
Fontoura, mas foi a França a única a garantir isso por carta presidencial, carta essa ainda sigilosa.
Realmente não dá para entender o que você quer dizer.
Os franceses ofereceram muito mais do que os demais, pode ter certeza, talvez não apenas para o FX2, porque o assunto é mantido em sigilo. Mas com certeza é uma proposta muito boa para o país, porque todo o alto-escalão do governo sabe e apóia.
A montagem do Gripen NG aqui é fichinha, sinceramente.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48663 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 20, 2010 3:12 pm

Esses Blog da Triologia são sempre bloqueados pela minha nova Firewall, por alojar trojans, mas excepcionalmente pedi para abrir, eu tinha que ler isso para saber que era real!

Isso foi escrito pelo tal de Galante, não é anónimo, é o tal dono do blog. Como não tenho rabo preso, não tenho nada a ver com este processo, não ganho nem perco nada, posso falar o que me vem na cabeça:

Esse senhor é um fanfarrão, mesmo que tivesse ouvido algo semelhante de alguem, ele sabe bem que é mentira, ele publicou porque quis, na minha opinião é mentiroso e sem escrúpulos, faz parte do lobby, não é Padilha?

E Jobim começa a fazer referência a coisa do tipo "é preciso considerar a questão do preço, também".
E dizer que produto Francês não sofre embargo.
Pode provar o que disse? Diga-me uma parte do Rafale que possa ser embargada! Uma só diferente do que a França e qualquer membro da Otan não possa vetar a venda de equipamento Americano! Sim Portugal se quiser e fizer muita questão pode vetar certa tecnologia militar que é exportada pelos EUA, pois foi desenvolvida e tem acordo de exportação por todos os membros da OTAN.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48664 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 20, 2010 3:13 pm

rcolistete escreveu:
jp escreveu:Dois pontos:
- Os russos em determinado momento também solicitaram reapresentar sua proposta: foram atendidos, com a ressalva que o curso da analise não os contemplaria na decisão.
- O processo de compra NÃO É uma licitação, trata-se de simples escolha do equipamento que atenda solução técnica e política do governo. Portanto, a Boieng está chiando (mas já fez - e faz - mais do isto) sobre "defunto morto".

Enfim, para o bem ou para o mal não há vida além do Rafale.

Mas eu preferia o Flanker.
Fazer o que...
Caro jp,

Exatamente, não temos uma licitação, é um processo de seleção de equipamento militar. Que em qualquer lugar do mundo tem grande viés estratégico e político, reserva de mercado, etc. Ou já viram :

- a Sukhoi e Dassault chiando porque não tiveram chance de apresentar propostas de Su-35BM e Rafale F3+ para USAF e US Navy ?
- Lockheed reclamando que a França e Rússia não aceitaram receber proposta de F-35 ?

Não tem essa de recorrer a OMC, etc, quanto a compras e vendas de equipamentos militares. Ainda mais caças de 1a linha.

Se a Dilma quiser, ela convoca uma coletiva no dia 1o de Janeiro, e decide assim o FX-2 :

- "Brasileiras e brasileiros, hoje vou decidir o que esse bando de homens molengas não decidiram em 11 anos !";
- "Chamo aqui o CA (tradução : Comandante da Aeronáutica) e o CM...";
- para surpresa de todos (o CA brig. Saito arregala os olhos como nunca ninguém viu) vem o Carlos Mathias no lugar do Comandante da Marinha, ainda vestido todo de branco, não por ser da MB, mas ainda de ressaca do Ano Novo nas praias do RJ jogando barquinho de Iemanjá pedindo que o FX-2 acabe (bem);
- o CM fala no ouvido da Dilma e gesticula muito, aponta para alguns da sala, que ficam assustados...
- "Novo govenno, novos tempos : anuncio uma longa e duradoura parceria estratégica com a mãe Rússia !
* nada de caça de papel, de gente fresca fazendo biquinho e de tio SAM com tijolo voador ! A FAB vai de 72 Su-35BM, com os 1os sendo recebidos no 2o semestre de 2011, mais 60 T-50 Pak-FA-Br a partir de 2015, com a nossa Embraer finalmente aprendendo a tecnologia furtiva e de aviões sem frescura;
* você, você, você (os 3 de farda azul) e essa jornalista da FSP com cara de fresca e tagarela, vocês que vazaram relatório da FAB terão o privilégio de conhecer por uns 4 anos as instalações da Sukhoi na Sibéria, onde nossos futuros caças são testados sob temperatura de -40 C...
* quem reclamar e der um pio também vai para lá, pô !".

Diz aí, CM, gostou ?

Abraços,

Roberto
Muito bem posto!!!





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48665 Mensagem por DELTA22 » Sáb Nov 20, 2010 3:25 pm

Em um surto de lucidez, decidi à uns 2 anos deixar de ler a autodenominada "trilogia" de blogs que aqui alguns usam como "fonte de informação"... Mas não adianta, trazem pra cá uma "reportagem", de um "jornalista" de assuntos de "defesa" não identificado (seria então um JOVNI - jornalista voador não identificado) dizendo que um "alto oficial" disse que o Rafale é o "demônio reencarnado de asas". Não dá! Só dá para agradecer a Deus por não ser cego e assim conseguir ler essas barbaridades. 8-]

Mas, tudo bem, tem gente que acredita e faz disso sua profissão de fé, ou só profissão mesmo...

Credibilidade, onde estás? :roll:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48666 Mensagem por Mapinguari » Sáb Nov 20, 2010 4:14 pm

AlbertoRJ escreveu:
Fontoura, mas foi a França a única a garantir isso por carta presidencial, carta essa ainda sigilosa.
Realmente não dá para entender o que você quer dizer.
Os franceses ofereceram muito mais do que os demais, pode ter certeza, talvez não apenas para o FX2, porque o assunto é mantido em sigilo. Mas com certeza é uma proposta muito boa para o país, porque todo o alto-escalão do governo sabe e apóia.
A montagem do Gripen NG aqui é fichinha, sinceramente.

Abraços
O que eu quero saber é: porque a demora em anunciar a escolha? O Rafale não é a última bolacha do pacote? A cereja do Sundae? Porque não anunciar logo aescolha e partir para o fechamento do contrato? Se a proposta francesa é tão boa, tudo bem! Vamos mergulhar nela de cabeça.
Mas, pra mim, ele não está garantido coisa alguma, a transferência "irrestrita" não é tão irrestrita assim. Tem caroço no angu, como eu disse.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48667 Mensagem por Mapinguari » Sáb Nov 20, 2010 4:22 pm

soultrain escreveu:Esses Blog da Triologia são sempre bloqueados pela minha nova Firewall, por alojar trojans, mas excepcionalmente pedi para abrir, eu tinha que ler isso para saber que era real!

Isso foi escrito pelo tal de Galante, não é anónimo, é o tal dono do blog. Como não tenho rabo preso, não tenho nada a ver com este processo, não ganho nem perco nada, posso falar o que me vem na cabeça:

Esse senhor é um fanfarrão, mesmo que tivesse ouvido algo semelhante de alguem, ele sabe bem que é mentira, ele publicou porque quis, na minha opinião é mentiroso e sem escrúpulos, faz parte do lobby, não é Padilha?

E Jobim começa a fazer referência a coisa do tipo "é preciso considerar a questão do preço, também".
E dizer que produto Francês não sofre embargo.
Pode provar o que disse? Diga-me uma parte do Rafale que possa ser embargada! Uma só diferente do que a França e qualquer membro da Otan não possa vetar a venda de equipamento Americano! Sim Portugal se quiser e fizer muita questão pode vetar certa tecnologia militar que é exportada pelos EUA, pois foi desenvolvida e tem acordo de exportação por todos os membros da OTAN.

[[]]'s
Soultrain, a única coisa que eu disse foi que produto francês também sofre embargo pela França e o ministro Jobim precisa rever a história. Não falei especificamente em Rafale ou partes do Rafale. E, repito, se você junta a demora no anúncio da escolha do Rafale com declarção do Jobim dizendo que é preciso considerar o preço dos caças também, se eu fosse do Consórcio Rafale ficaria preocupado. Foi só o que eu disse. E os franceses estão, realmente, muito preocupados.
Mas, para sua tranquilidade, posso dizer que eu não estou mais ligando para quem será o vencedor. Só quero que seja logo anunciado o vencedor. Os três aviões são ótimos e, com qualquer um deles, a FAB estará muito bem.




Mapinguari

Imagem
caduroxbr
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Ter Nov 02, 2010 4:34 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48668 Mensagem por caduroxbr » Sáb Nov 20, 2010 4:52 pm

Mapinguari escreveu:
soultrain escreveu:Esses Blog da Triologia são sempre bloqueados pela minha nova Firewall, por alojar trojans, mas excepcionalmente pedi para abrir, eu tinha que ler isso para saber que era real!

Isso foi escrito pelo tal de Galante, não é anónimo, é o tal dono do blog. Como não tenho rabo preso, não tenho nada a ver com este processo, não ganho nem perco nada, posso falar o que me vem na cabeça:

Esse senhor é um fanfarrão, mesmo que tivesse ouvido algo semelhante de alguem, ele sabe bem que é mentira, ele publicou porque quis, na minha opinião é mentiroso e sem escrúpulos, faz parte do lobby, não é Padilha?

Pode provar o que disse? Diga-me uma parte do Rafale que possa ser embargada! Uma só diferente do que a França e qualquer membro da Otan não possa vetar a venda de equipamento Americano! Sim Portugal se quiser e fizer muita questão pode vetar certa tecnologia militar que é exportada pelos EUA, pois foi desenvolvida e tem acordo de exportação por todos os membros da OTAN.

[[]]'s
Soultrain, a única coisa que eu disse foi que produto francês também sofre embargo pela França e o ministro Jobim precisa rever a história. Não falei especificamente em Rafale ou partes do Rafale. E, repito, se você junta a demora no anúncio da escolha do Rafale com declarção do Jobim dizendo que é preciso considerar o preço dos caças também, se eu fosse do Consórcio Rafale ficaria preocupado. Foi só o que eu disse. E os franceses estão, realmente, muito preocupados.
Mas, para sua tranquilidade, posso dizer que eu não estou mais ligando para quem será o vencedor. Só quero que seja logo anunciado o vencedor. Os três aviões são ótimos e, com qualquer um deles, a FAB estará muito bem.
Um dos pontos positivos é que a França vai adquirir aeronaves brasileiras, dificilmente eles embargariam algo pra gente tendo aeronaves nossas por lá.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48669 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 20, 2010 4:53 pm

Mapinguari escreveu:
Penguin escreveu:
Ué! Mas o Rafale não decolava e pousava na Cruzex? Ou era catapultado? :mrgreen:
No BM ( http://www.alide.com.br/wforum/viewtopi ... &start=255 ) nosso colega Justin Case e o forista Viking trouxeram informações que podem ajudar a explicar de uma forma mais técnica a questão do "vento"...

Justin Case:
"Parece que certificação original do Rafale não atendia aos requisitos brasileiros quanto à operação com vento de través em algumas configurações. Ouvi que a DGA francesa contratou os ensaios visando à ampliação dos limites certificados. Estes teriam sido realizados e concluídos em 2009."




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Nov 20, 2010 5:03 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48670 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 20, 2010 4:59 pm

Justin Case escreveu:
Penguin escreveu:
Amigos,

Vejam como é "expert" em Defesa esse jornalista anônimo. Acho que não falam o nome dele porque é secreto.
Pelo que vimos das imagens das decolagens, o Rafale só conseguia decolar "porque em natal tinha muito vento". :lol:
É só olhar os vídeos e comparar com os F-5 e A-37. :roll:

Abraços,

Justin
Ainda bem que o Rafale decola de PA que faz vento próprio também... porque já viu né? :lol:

"Segundo um jornalista"...

Esse Galante está me saindo melhor do que a encomenda... :lol: :lol: :lol: :lol:

É triste que você coloca essas coisas e depois tenta passar a reputação de sério...

Mas gostaria de saber quantos jornalistas voaram no Rafale para olhando os intrumentos ver que tal dificuldade acontecia... afinal só olhando lá que dá para ver.

Ou foi aquele pessoal que fica ali na cabeceira da pista babando no avião dos outros que disse isso?

:lol:

Eu estou doido para ver a matéria da Cruzex na AFM ou na Air Combat (que estavam) lá dizer tal coisa também... :lol: :lol: 8-]

Cada qual com a mídia que merece. E pensar que eles pelo menos vão a eventos de aviação desde muito tempo... :roll:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48671 Mensagem por PRick » Sáb Nov 20, 2010 5:10 pm

Penguin escreveu:
Mapinguari escreveu:

Ué! Mas o Rafale não decolava e pousava na Cruzex? Ou era catapultado? :mrgreen:
No BM ( http://www.alide.com.br/wforum/viewtopi ... &start=255 ) nosso colega Justin Case e o forista Viking trouxeram informações que podem ajudar a explicar de uma forma mais técnica a questão do "vento"...

Justin Case:
"Parece que certificação original do Rafale não atendia aos requisitos brasileiros quanto à operação com vento de través em algumas configurações. Ouvi que a DGA francesa contratou os ensaios visando à ampliação dos limites certificados. Estes teriam sido realizados e concluídos em 2009."

Todos os caças, bem como, todos os aviões do mundo tem limitações de operação com vento, até mesmo podem ficar impedidos de voar e pousar, creio que o F-16 seja um dos caças com maiores limitações.

Com qualquer limitação do Rafale, o F-5 é muito mais limitado, até sem carga nenhuma ele decola mal, é um dos piores pontos no desempenho do caça.

Portanto, essa desinformação continua sem sentido, nem vou falar que o Gripen NG não tem qualquer limitação de vento, afinal papel voa com qualquer ventinho! :twisted: :twisted:

[]´s




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48672 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 20, 2010 5:17 pm

Mapinguari escreveu:
AlbertoRJ escreveu:
Fontoura, mas foi a França a única a garantir isso por carta presidencial, carta essa ainda sigilosa.
Realmente não dá para entender o que você quer dizer.
Os franceses ofereceram muito mais do que os demais, pode ter certeza, talvez não apenas para o FX2, porque o assunto é mantido em sigilo. Mas com certeza é uma proposta muito boa para o país, porque todo o alto-escalão do governo sabe e apóia.
A montagem do Gripen NG aqui é fichinha, sinceramente.

Abraços
O que eu quero saber é: porque a demora em anunciar a escolha? O Rafale não é a última bolacha do pacote? A cereja do Sundae? Porque não anunciar logo aescolha e partir para o fechamento do contrato? Se a proposta francesa é tão boa, tudo bem! Vamos mergulhar nela de cabeça.
Mas, pra mim, ele não está garantido coisa alguma, a transferência "irrestrita" não é tão irrestrita assim. Tem caroço no angu, como eu disse.
Apressado come cru... :lol: :lol: :lol: [002]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Quiron
Sênior
Sênior
Mensagens: 1375
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
Localização: Brasília-DF.
Agradeceram: 76 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48673 Mensagem por Quiron » Sáb Nov 20, 2010 5:29 pm

Penguin escreveu: sua operação requer uma velocidade de vento que aqui não temos, e torna sua decolagem mais difícil do que a do F-5.

Acredito que o Rafale citado pelo blog utilizava uma turbina eólica, daí a necessidade de ventos fortes para seu perfeito funcionamento.




caduroxbr
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Ter Nov 02, 2010 4:34 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48674 Mensagem por caduroxbr » Sáb Nov 20, 2010 5:32 pm

Um detalhe que não sei se vocês repararam mas o blog poder aereo é patrocinado pela SAAB, logo do lado tem um banner do GRIPEN NG.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48675 Mensagem por DELTA22 » Sáb Nov 20, 2010 5:35 pm

Não é do "Poder Aéreo" não, ok?? :mrgreen: :mrgreen:
===============================================
Jobim: decisão sobre compra de caças sai até dia 19/12
20 de novembro de 2010 | 17h 19

SABRINA VALLE - Agência Estado

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem à noite que a transferência de tecnologia será o principal fator na decisão do governo sobre a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) e comentou que a França tem "muito mais credibilidade" neste quesito. Segundo ele, a escolha política entre um dos concorrentes de França, Suécia e Estados Unidos para o contrato bilionário será anunciada até o dia 19 de dezembro.

Os comentários foram feitos num evento da Câmara de Comércio Brasil-França no Rio, logo após Jobim ter conversado com a ministra de Economia da França, Christine Lagarde, durante um jantar em que os dois sentaram lado a lado. Ela veio ao Brasil especialmente para o evento, em que foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Prêmio Personalidade França-Brasil 2010.

"Não é que (a transferência de tecnologia) pese, este é o fator principal. Não estamos comprando um avião, estamos comprando um pacote tecnológico, capacitação nacional e transferência de tecnologia", afirmou.

Jobim aquiesceu quando questionado se a França teria vantagem em transferência tecnológica, mas lembrou que itens como preço também serão analisados. A opção pelo modelo francês Rafale foi alvo de críticas por causa de preço mais elevado do que o concorrente sueco Gripen e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing. "Tem uma série de questões que têm que ser analisadas. O presidente é quem vai decidir, mas em termos de capacidade de transferência de tecnologia a França tem muito mais credibilidade".

O ministro, porém, negou ter tocado no assunto com a ministra durante o jantar para centenas de empresários e convidados da câmara. "Conversamos sobre política internacional", negando também ter se encontrado no evento com representantes da francesa Dassault, fabricante do Rafale, que estavam na lista de convidados do evento para centenas de pessoas. "Não vi o pessoal do Rafale". A ministra, por sua vez, se restringiu a dizer que a França "fará tudo o que puder para ganhar" a concorrência.

Segundo Jobim, Lula indicou que gostaria de ter uma reunião sobre o assunto na próxima semana ou na seguinte. O ministro fará uma apresentação sobre os concorrentes e a decisão será tomada por Lula em anuência com a presidente eleita Dilma Rousseff. De acordo com o ministro, a decisão é política, mas terá consequências comerciais que ficarão para o próximo governo. "A rigor o ano brasileiro termina no dia 19 de dezembro, depois começam os recessos. Então a decisão política tem que ser tomada até o dia 19".

http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 2883,0.htm




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder