TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rock n Roll
Avançado
Avançado
Mensagens: 448
Registrado em: Ter Set 15, 2009 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro. RJ.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48646 Mensagem por Rock n Roll » Sáb Nov 20, 2010 11:51 am

brisa escreveu:Não sei como aquele pessoal do Poder Aéreo tem o descaramento de publicar uma coisa assim......é no mínimo um atentado a imprensa séria....é uma vergonha para o editor e colaboradores..... enfim....

Uma citação a um pseudo jornalista que pede para não ser identificado, significa???

....desespero de quem ja perdeu.....na torcida e no bolso. Um atentado contra o Brasil.
Companheiro, visitei por duas vezes o site de onde saiu esta coisa.
Já tenho um ótimo motivo para não perder meu tempo achando que ali tem informação...

Debater é preciso.
[005] [005] [005]




Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48647 Mensagem por Zavva » Sáb Nov 20, 2010 12:00 pm

Pessoal,

Eu estou mais preocupado com isso:
a Boeing sustenta que o governo brasileiro não tem mais como ter uma garantia formal do preço que está negociando. Isso porque todas as ofertas feitas para a FAB no ano passado tinham validade apenas até junho de 2010.
O Governo Brasileiro vai escolher o caça com base em ofertas vencidas ???

Se os franceses aparecerem com uma oferta renovada, o governo brasileiro pode ser acusado de ter dado mais uma BAFO aos franceses e isso pode trazer problemas ao processo.

Penso que o mais seguro seria permitir que todos possam ao menos refazer seus preços.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48648 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Nov 20, 2010 12:11 pm

É incrível como esse blog está se queimando.
Sobre a proposta da Boeing, eu acho é que já chegou caduca no FX-2 e pelo jeito é isso mesmo.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48649 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 20, 2010 12:24 pm

Justin Case escreveu:
Penguin escreveu:
Amigos,

Vejam como é "expert" em Defesa esse jornalista anônimo. Acho que não falam o nome dele porque é secreto.
Pelo que vimos das imagens das decolagens, o Rafale só conseguia decolar "porque em natal tinha muito vento". :lol:
É só olhar os vídeos e comparar com os F-5 e A-37. :roll:

Abraços,

Justin
Isso é a linguagem daquele forista que repete mantras sem fim... É de uma ignorância atroz. Quem tem um minimo de inteligência sabe perfeitamente que é mentira, é irresponsável publicar isso, enfim.

E então Padilha? Esse é o meio que defendes???

O lobby surpreende-me sempre...Não há nada vil que eles não usem, não há ninguem que os enquadre? Irresponsabilidade tem limites, é assim que começam os boatos!





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Emerson
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 6:29 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48650 Mensagem por Emerson » Sáb Nov 20, 2010 12:38 pm

O lobby surpreende-me sempre...Não há nada vil que eles não usem, não há ninguem que os enquadre? Irresponsabilidade tem limites, é assim que começam os boatos!


Logo falaram que o Rafale é a favor de "matar criancinhas", (aborto).




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48651 Mensagem por JL » Sáb Nov 20, 2010 12:45 pm

Informações sobre as nossas forças armadas com seriedade na internet e na mídia em geral esta cada vez mais dificil.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48652 Mensagem por Franz Luiz » Sáb Nov 20, 2010 1:49 pm

E eu que achava que a HDW tinha estrapolado na época dos subs.
Esta outra está realmente a superar o que de pior vimos então.
Essa do vento.....doeu.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48653 Mensagem por Andre Correa » Sáb Nov 20, 2010 2:13 pm

De qualquer maneira, o que impressiona é a vontade do Sr. Ministro da Defesa em tentar respaldar a sua Decisão é a do Sr. Presidente, pela proposta da Dassault, o Rafale.
Todos sabem do seu alto custo, e de que já é um projecto que não tem muito a expandir, tal e qual os outros 2, apenas com excessão ao Gripen que ainda pode haver uma versão Navalizada, caso haja interesse.
Todos sabemos que o Rafale é um caça altamente capacitado, independente de tecnologias externas que o possam impossibilitar de operar 100%, assim como é também o F/A-18 Super Hornet, pois toda tecnologia é somente dos EUA, tal como a tecnologia do Rafale é da França. A única excessão é o SAAB Gripen NG, que possui tecnologia dos EUA, ou seja, não tem como o a Suécia garantir 100% do seu produto.
Na sequência do "todos sabemos", é de conhecimento que os aviadores preferem o F/A-18 SH, o COPAC o Gripen e o governo pelo Rafale, mas resta-nos saber o que é necessário nesse momento, já que esses caças ficarão aqui por pelo menos 30 anos. Precisamos de um mix de capacidade/preço, de capacidade/tecnologia ou de capacidade/operabilidade largamente comprovada? Ou seja, Gripen, Rafale ou F/A-18 SH?
Politicamente, o governo busca aliar-se totalmente a França, a qual faz parte da NATO, e em momento algum irá contra uma decisão em conjunto da mesma, por isso, não temos independência numa Aliança Brasil e França, assim como não teríamos com a Suécia e nem com os EUA, mas se o lema dos que são contrário aos produtos dos EUA é de que não devemos depender de um país apenas, o que estamos a fazer com a França?
Já do nosso lado, qual é a garantia de que nesses 30 anos vamos ter toda verba necessária para opera 120 Rafales? Eu seria totalmente pró-Rafale se aprovasse um decreto a destinar a quantia necessária as Forças Armadas para garantir seu pleno funcionamento, mas sabemos que isso não vai acontecer. A END ainda é uma cartilha, não é uma Lei a seguir, e isso é o que mais assusta a longo prazo.
O Rafale seria a melhor opção para um Brasil diferente do que temos hoje: um país com um governo consciente do atraso que suas Forças Armadas vivem, e consciente da necessidade de um país ser capaz de defender-se consoante ao seu tamanho e riqueza.
O F/A-18 Super Hornet, apesar de ser de um projecto mais antigo, todos estamos a ver que ainda operará por muitos longos anos na USN e com os Marines, e o F-35 vai demorar muito para substituir o mesmo.
O Gripen, apesar de ser apenas um projecto, tem uma capacidade existente de progresso, apesar de não ser muita. Pessoalmente acho um caça com uma capacidade ligeiramente inferior se comparado aos outros 2 concorrentes... é o "carro popular" entre os 3...
A minha opinião pessoal está dividida entre a proposta da Boeing e da SAAB, não por achar o Rafale insuficiente, mas sim por achar nosso governo insuficiente de manter projectos a longo prazo, pois nesse sim temos provas de que não se pode confiar, ao contrário do governo dos EUA, Suécia ou França...




Editado pela última vez por Andre Correa em Sáb Nov 20, 2010 2:52 pm, em um total de 1 vez.
Audaces Fortuna Iuvat
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48654 Mensagem por rcolistete » Sáb Nov 20, 2010 2:32 pm

jp escreveu:Dois pontos:
- Os russos em determinado momento também solicitaram reapresentar sua proposta: foram atendidos, com a ressalva que o curso da analise não os contemplaria na decisão.
- O processo de compra NÃO É uma licitação, trata-se de simples escolha do equipamento que atenda solução técnica e política do governo. Portanto, a Boieng está chiando (mas já fez - e faz - mais do isto) sobre "defunto morto".

Enfim, para o bem ou para o mal não há vida além do Rafale.

Mas eu preferia o Flanker.
Fazer o que...
Caro jp,

Exatamente, não temos uma licitação, é um processo de seleção de equipamento militar. Que em qualquer lugar do mundo tem grande viés estratégico e político, reserva de mercado, etc. Ou já viram :

- a Sukhoi e Dassault chiando porque não tiveram chance de apresentar propostas de Su-35BM e Rafale F3+ para USAF e US Navy ?
- Lockheed reclamando que a França e Rússia não aceitaram receber proposta de F-35 ?

Não tem essa de recorrer a OMC, etc, quanto a compras e vendas de equipamentos militares. Ainda mais caças de 1a linha.

Se a Dilma quiser, ela convoca uma coletiva no dia 1o de Janeiro, e decide assim o FX-2 :

- "Brasileiras e brasileiros, hoje vou decidir o que esse bando de homens molengas não decidiram em 11 anos !";
- "Chamo aqui o CA (tradução : Comandante da Aeronáutica) e o CM...";
- para surpresa de todos (o CA brig. Saito arregala os olhos como nunca ninguém viu) vem o Carlos Mathias no lugar do Comandante da Marinha, ainda vestido todo de branco, não por ser da MB, mas ainda de ressaca do Ano Novo nas praias do RJ jogando barquinho de Iemanjá pedindo que o FX-2 acabe (bem);
- o CM fala no ouvido da Dilma e gesticula muito, aponta para alguns da sala, que ficam assustados...
- "Novo govenno, novos tempos : anuncio uma longa e duradoura parceria estratégica com a mãe Rússia !
* nada de caça de papel, de gente fresca fazendo biquinho e de tio SAM com tijolo voador ! A FAB vai de 72 Su-35BM, com os 1os sendo recebidos no 2o semestre de 2011, mais 60 T-50 Pak-FA-Br a partir de 2015, com a nossa Embraer finalmente aprendendo a tecnologia furtiva e de aviões sem frescura;
* você, você, você (os 3 de farda azul) e essa jornalista da FSP com cara de fresca e tagarela, vocês que vazaram relatório da FAB terão o privilégio de conhecer por uns 4 anos as instalações da Sukhoi na Sibéria, onde nossos futuros caças são testados sob temperatura de -40 C...
* quem reclamar e der um pio também vai para lá, pô !".

Diz aí, CM, gostou ?

Abraços,

Roberto




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39195
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48655 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 20, 2010 2:46 pm

:lol:

Ficou interessante... 8-]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48656 Mensagem por bcorreia » Sáb Nov 20, 2010 2:48 pm

alcluiz escreveu: Na sequência do "todos sabemos", é de conhecimento que os aviadores preferem o F/A-18 SH, o Alto Comando o Gripen e o governo pelo Rafale......
Estranho, pois o que é mais comentado é que o Copac teria a preferência pelo Gripen enquanto o alto comando teria a preferência pelo F18, até porque tem medo que o NG se torne um novo AMX a nível de custos.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48657 Mensagem por Andre Correa » Sáb Nov 20, 2010 2:53 pm

pois é isso mesmo, escrevi uma coisa pensando em outra... lol




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48658 Mensagem por Mapinguari » Sáb Nov 20, 2010 2:55 pm

Penguin escreveu:
Jobim diz que França tem vantagem tecnológica para venda de caças
20 de novembro de 2010, em Concorrências Internacionais, Noticiário Internacional, Noticiário Nacional, Personalidades, Política, por Luiz Padilha
http://www.aereo.jor.br/2010/11/20/jobi ... -de-cacas/

Mas ministro disse que é preciso considerar também os preços dos caças. Compra de aeronaves pode ser acordada ainda neste ano, disse Jobim

O ministro da Defesa Nelson Jobim afirmou que a autonomia tecnológica da França pode deixar o país na frente na lista de concorrentes na venda de caças ao Brasil. A declaração foi feita nesta sexta-feira (19), após o jantar da câmara de comércio Casa França-Brasil que condecorou o presidente Lula com o prêmio personalidade do ano. A cerimônia aconteceu no Rio.

“A França tem uma autonomia tecnológica. Os franceses têm tecnologia própria. Então há uma possibilidade nesse sentido. O estado americano não participa da transação. O estado americano pode a qualquer momento bloquear a transferência de tecnologia acordada num contrato com uma empresa americana. E na França não acontece sim”, explicou Jobim.

No entanto, o ministro ressaltou que há outros quesitos importantes e que vão influenciar o Brasil na compra dos caças. “Há de se considerar o preço também. Se o presidente Lula desejar, vamos nos reunir na próxima semana ou no início de dezembro para resolvermos logo isso”.

Questionado por jornalistas se se candidataria a uma vaga como ministro da Defesa no gorverno Dilma, Nelsom Jobim se esquivou, e disse: “Eu não sou candidato a nada, já deixei de ser candidato há muito tempo. A questão é saber se eles precisam”.

Lula é elogiado por Sarkozy

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (19) que nenhum país deve “pedir licença para deixar de ser pobre”. Lula esteve no Rio de Janeiro, onde foi agraciado com o prêmio Personalidade França/Brasil, oferecido pelo Câmara de Comércio Casa França/Brasil.

“O mundo hoje se debate em recessão e crise. Reverter esse desperdício de vidas e de energia talvez seja mais urgente e mais oportuno. O que está em jogo é uma convergência de interesses que a lógica não consegue reverter. Ninguém deve pedir licença para deixar de ser pobre. A duras penas, o mundo aprendeu nos últimos anos quais são suas lições”, disse Lula.

As homenagens ao presidente Lula contaram com uma mensagem do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que foi exibida em um telão, e a quem Lula fez um agradecimento especial. Sarkozy elogiou a relação comercial entre os dois países e disse que Brasil e França são parceiros “privilegiados” para fazer reformar arrojadas e barrar a especulação financeira.

Sarkozy disse ainda que há mais de 500 empresas francesas instaladas no Brasil, o que significa uma geração de mais de 400 mil empregos. Ele terminou sua fala dizendo “ que o mundo precisa da visão e audácia de Lula”. Sarkozy, na mensagem, ainda fez uma brincadeira com Lula, dizendo que o presidente indicou uma mulher para a Presidência para “não ter concorrência ao título de homem do ano”. Ele ainda disse que Lula é uma fonte de “inspiração e sabedoria”.

“Eu não sei se eu mereço metade dos elogios que eu recebi”, disse o presidente Lula.

Em seu discurso, feito de improviso, Lula ressaltou ainda a cooperação existente entre França e Brasil na área de defesa. O presidente destacou ainda cooperações nas áreas de transporte, meio ambiente, tecnologia, saúde, agricultura, e disse que o Brasil está aberto a novas parcerias. “Nosso país dispõem de trunfos para ampliar a presença no mercado europeu”, disse o presidente.

O presidente voltou a defender a participação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Lula disse que conta com o apoio do atual e do ex-presidente francês Jacques Chirac, para que o Brasil assuma esse posto. O presidente também reclamou do que ele chamou de “guerra cambial” que está sendo feita pelos Estados Unidos na tentativa de equilibrar sua economia.

“Nós não temos de pedir licença a ninguém. E nós não nascemos só para bater palmas. A segunda coisa é que nas relações internacionais existe país que se respeita e que não se respeita. Nós aprendemos que não queremos participar de reuniões apenas para dizer amém. [...]Por isso não podemos concordar com a guerra cambial que os Estados Unidos estão fazendo para resolver seu problema sem se importar com outros países que dependem do dólar”, disse o presidente.

FONTE: Tássia Thum Do G1, no Rio de Janeiro
Que vantagem tecnológica?
Se a França conseguisse garantir que o Rafale vai transferir para o Brasil METADE da tecnologia que o F/A-18 pode transferir, ou 30% da que podemos obter com o Gripen NG, aí sim, o avião francês aumentaria em muito suas chances de ter sua escolha confirmada.
E Jobim começa a fazer referência a coisa do tipo "é preciso considerar a questão do preço, também".
E dizer que produto Francês não sofre embargo... Bem, melhor ele rever a história.
Se eu fosse do consórcio Rafale eu ficaria muito preocupado. Principalmente depois da Cruzex V.




Mapinguari

Imagem
caduroxbr
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Ter Nov 02, 2010 4:34 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48659 Mensagem por caduroxbr » Sáb Nov 20, 2010 2:57 pm

Muito bom confiar em uma notícia extremamente anonima e publicada em um blog...
Uma coisa eu sei, eu torço pelo projeto do Gripen-NG BR mas falar que o Rafale perde em todos os quesitos... O Rafale ja venceu o F16 por 6x2, apesar que o Gripen NG ja venceu um su-35 por 6x1 em simulação...

E sobre essa história do vento, dúvido que a FAB não iria levar em conta coisas tão básicas como essa na hora de selecionar os caças do FX-2.




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48660 Mensagem por Mapinguari » Sáb Nov 20, 2010 2:58 pm

Penguin escreveu:
Informações sobre o F-X2 na CRUZEX V
20 de novembro de 2010, em Sistemas de Armas, Tecnologia, por Alexandre Galante
http://www.aereo.jor.br/2010/11/20/info ... -cruzex-v/

Segundo um jornalista de Defesa que esteve falando com um dos mais altos oficiais da FAB na CRUZEX V, a escolha operacional da FAB foi pelo F-18, é a aeronave preferida do alto-comando e superou as demais em todos os testes de missão. No índice geral, incluindo transferência de tecnologia e parceria no projeto, o Gripen foi o campeão, por ser a solução ideal ao Brasil (foi a aeronave recomendada pela FAB em seu relatório ao MD).

Foi dito que o Rafale perdeu em todos os quesitos, não vai transferir tecnologia alguma, o que vai fazer é só colocar centros de manutenção aqui, e, inclusive, sua operação requer uma velocidade de vento que aqui não temos, e torna sua decolagem mais difícil do que a do F-5. Ele disse que o Rafale é o avião do pesadelo, que no relatório final do Jobim ao presidente foram retiradas todas as informações negativas com relação a aeronave, mas que o Lula está começando a olhar o Gripen com bons olhos e a Dilma também.
Ué! Mas o Rafale não decolava e pousava na Cruzex? Ou era catapultado? :mrgreen:




Mapinguari

Imagem
Responder