Vamos lá....
Os erros estavam apontados claramente no meu post anterior.
Primeiro erro: os tailandeses compraram 2 Saab 340 AEW (e não um com vc teima em afirmar) + 1 Saab 340 de transporte + 12 Gripen C/D.
Verdade... na segunda fase eles recebem um segundo AEW...mas veja que não muda muito o preço não, tiramos então outros US$110 milhões.... mesmo assim querido, vai ficar caro, pois no fim tiramos... e cada um fica a US$ 64,16666666, Mais caro que os F-16 do Chile... esse é o problema de não se ter escala de produção adequado para um monomotor... este Gripen foi um fracasso de vendas se comparado com outros da mesma categoria... mas o valor mudou pouco ou quase nada no fim da novela!!!
Segundo Erro: comparar preço do Gripen C/D considerando um pacote contendo equipamentos, peças de reposição e treinamento com o custo para produzir Rafales adicionais no âmbito de um contrato maior em curso (qual o valor desse contrato para o período 2009-2013 e quantos Rafales estão previstos?).
Se vc quer comparar de uma forma mais justa, compare com preços dos pacotes conhecidos de caças monomotores. Não esquecer que os valores abaixo são de 2002 e os do Gripen C/D da Tailandia são de 2009/10:
No F-X1, em 2002, 12 Mirage 2000BR foram oferecidos ao Brasil por USD800mi sem armas e USD1,3bi com armas.
Os 12 F-16C Block 52+ foram oferecidos ao Brasil por USD909mi com equipamentos associados e armas (
http://www.dsca.mil/pressreleases/36-b/ ... 002-18.pdf ).
AQUI é O SENHOR QUE ERRA... pois esta comparação "justa" eu fiz sim senhor...
Então para ser justo eu tenho que comparar com um monomotor, com equipamentos, manutenção etc... e foi o que eu fiz... lembra do que escrevi no Blog ou não?? Comparei ele com os F-16 Block 50 do Chile, esta no Blog, pode ver... alias coloco aqui também:
" Mesmo com as peças de reposição e treinamento este preço para um caça leve é demasiadamente alto, e nem estamos falando do Gripen NG que ninguém sabe com certeza quanto custará no fim de tudo, mas por lógica vemos que o NG sendo uma nova geração sairá por um custo maior e assim por um preço mais alto para o consumidor final... este preço dos Gripen C/D para a Tailândia foi altíssimo, e vemos isso se comparamos com a compra dos Chilenos, que compraram os F-16C/D-BLOCK 50, aeronaves de 4° Geração e monoturbos assim como as aeronaves dos tailandêses, vemos que a diferença de preços nestas compras de prateleiras foram grandes, pois os chilenos pagaram US$500 milhões por 10 unidades destes F-16(*****).
(*****) Link: http://www.defesanet.com.br/noticia/f16chile1.htm
Assim vemos que aeronaves de mesma geração, vendidas com peças de reposição e treinamento, tiveram uma diferença de preço de US$ 23 milhões de dolares uma da outra, esta diferença é quase de 50%... ou seja, o Gripen C/D foi quase 50% mais caro que o F-16 Chileno, em igualdade de condições de compra, igualdade de categoria das aeronaves e em igualdade de gerações... caríssimo!!!"
O valor acima de US$ 23 milhões de dolares deve ser mudado... para US$ 14.166666 milhões.
O Gripen C/D em comparação com um caça de mesma categoria CUSTA MUITO CARO PARA UM CAçA MONOMOTOR!!!
E o que ele(GripenC/D) tem a mais que o F-16 Block 50 do Chile para custar tanto assim a mais??? Lembrando que falamos do C/D que não tem AESA & quetales prometidos no NG.... E sabemos que os novos modelos GripenNG virão mais caros ainda, e isso fará uma grande diferença na hora da escolha entre um e outro, seja no FX2 que na MMRCA, lembrando que aqui vimos comparações somente de COMPRAS DE PRATELEIRA, nada de transferência de tecnologia, e outras exigências do FX2 e MMRCA.
Ficou justo agora para o senhor??... não né... torcida é assim mesmo... se sofre muito!
(qual o valor desse contrato para o período 2009-2013 e quantos Rafales estão previstos?)
E o pacote do Rafale... basta multiplicar 11 por ano até 2013, esta seria a previsão mínima do contrato, em unidades... quanto vai custar no total com tudo dentro ninguém sabe fora dos "Chefes"... se tiver esta informação, nos diga?? Quer chegar onde com isso???
Pelo menos o Rafale tem produção mínima garantida por algum tempo e o GripenNG que é o que participa do FX2, quantos a Suécia garantiu mesmo??? Ou os outros também, quando acabar as encomendas o governo Sueco vai garantir quantos por ano??? Nenhuma previsão, nem de unidades que de valores contratuais nos dois casos né... e depois vem intimando o valor dos contratos do Rafale de 2009-2013... isso sim é ser justo né!!
Clientes externos pagam muito mais do que o flyaway cost. Essa sua média de 20-30% foi baseada em que?
Não me lembro onde vi... então retiro o que disse, por enquanto... mas lembro que foi coisa oficial de um país por ai, um oficial deles que disse, mas não tenho o link aqui... se encontrar de novo te trago... por hora, RETIRO PERANTE TODOS A MEDIA QUE EU DISSE PARA A Manutenção, onde os aviões estão sem armamento, Este 20-30% não podem ser comprovados por mim...
OBS.:
Quanto as armas impactariam no F-X2? Chutaria um valor entre USD5mi e USD15mi dependendo do que se queira.
Por exemplo, o preço de um AMRAAM ou MICA ou Derby gira em torno de USD1mi/unidade:
200 custariam USD200mi
Supondo que o preço de um A-darter/Python IV/V gire em torno de USD0,5mi:
200 custariam USD 100mi.
Essa quantidade de mísseis, por exemplo, impactaria em USD 8 milhões o preço do vetor selecionado no F-X2 (36).
Pra começar não falei de armas, e nem chutei nada, e tão pouco o preço das mesmas... coloquei ai onde eu falei das armas... Justissimo o senhor, muito justo mesmo vir falando "Chutaria"... o que quer dizer de preciso, que estou chutando tudo é isso??? Não meu caro, basta usar a matemática nos valores dos dados que temos em mãos... e o senhor esquece sempre que no FX2 tem também uma majoração do preço devido aos ToT, virão ainda mais caros...
Desenrola para conferir a minha comparação entre o F-16 e o GripenC/D no Blog, pois assim todos vêm que não é verdade a acusação que o senhor fez , pois o senhor me ACUSA DE SER INJUSTO em não comparar o Gripen C/D com um monomotor, e na verdade foi isso que eu fiz desde o inicio... pois vou mudar os valores dos Gripens C/D... mas não de muito como vimos, e como era esperado, pois o Gripen é caro pra caramba, e o NG virá ainda mais caro!!!
Valeu!!!