Cruzex V

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Cruzex V

#916 Mensagem por Thor » Qua Nov 17, 2010 10:47 pm

PRick escreveu:
Existe uma enorme vantagem para o defensor, existe algo que escrevi acima, e você não notou. Os pacotes dado as aeronaves envolvidas, são muito heterogêneos do que tange a capacidade geral das aeronaves.
ôh minino teimoso, sô... :lol:
Digamos, Rafales, F-16 escoltando A-37 e A-1, ficam com um problemão, do tipo, tem que defender essas aeronaves, que não tem qualquer chance contra os F-5M, porque seus sistemas são quase inexistentes para enfrentá-los.
acho que vai ser dificil eu ensinar tudo o que eu aprendi sobre guerra aérea ao longo de vários anos só trabalhando com isso, em mais de 30 operações nacionais e internacionais, entre essas 4 Cruzex em células de comando e controle, cursos aqui e fora, intercambios, 4000 horas de voo, etc... mas basta ler o post anterior e pensar como seria e para que tem um suporte tão grande de sweep (varrer o inimigo) para deixar total liberdade para os atacantes. E isso vem sendo feito, inclusive para os A-37 e IA-58 que tem conseguido atacar com sucesso seus alvos.
Agora, imagine um pacote formado apenas por Rafale, F-16 e M-2000-5 por exemplo.

Quanto a essa missão de Sweep, se assemelha ao Piquet de Esquadra ou boi de piranha, para isso que existem os AEW e aeronaves de inteligência, para evitar que sejam colocados boi de piranha no TO. Em linguagem de leigo.
num intindi nada... qual aeronave AEW tem capacidade de destruir os aviões inimigo para que os atacantes possam prosseguir para o ataque?

Como estamos tratando de exercício, é interessante que tudo seja explorado, porém, é para isso que eles existem, quer dizer saber o que não se deve fazer em uma guerra real.
Você não está querendo dizer que tudo o que estamos fazendo está errado, ou está?? Acho que a OTAN vai te contratar se for isso mesmo... será um novo John Warden da guerra aérea.
[]´s




Brasil acima de tudo!!!
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Cruzex V

#917 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 17, 2010 11:03 pm

Thor, ainda teremos combates?
Você poderia fazer um balanço mais detalhado, só com a sua opinião mesmo?

O exercício atingiu as expectativas?

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Cruzex V

#918 Mensagem por crubens » Qua Nov 17, 2010 11:10 pm

O PRick parece que ainda não entendeu o que é sweep pra tá querendo que AEW o faça. [082]




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Cruzex V

#919 Mensagem por marcelo bahia » Qua Nov 17, 2010 11:26 pm

Prick,

Eu acho que você está confundindo o sweep com o controle situacional do espaço aéreo. Os AEW podem detectar os opositores, determinar suas posiçoes, selecionar os alvos de maior perigo para as aeronaves de ataque e até mesmo guiar os varredores até os seus alvos, mas ainda será necessária a presença dessas últimas para confrontá-las e assim proteger os atacantes envolvidos no pacote.

Um abraço.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
PRick

Re: Cruzex V

#920 Mensagem por PRick » Qua Nov 17, 2010 11:28 pm

Thor escreveu:
PRick escreveu:
Existe uma enorme vantagem para o defensor, existe algo que escrevi acima, e você não notou. Os pacotes dado as aeronaves envolvidas, são muito heterogêneos do que tange a capacidade geral das aeronaves.
ôh minino teimoso, sô... :lol:
Digamos, Rafales, F-16 escoltando A-37 e A-1, ficam com um problemão, do tipo, tem que defender essas aeronaves, que não tem qualquer chance contra os F-5M, porque seus sistemas são quase inexistentes para enfrentá-los.
acho que vai ser dificil eu ensinar tudo o que eu aprendi sobre guerra aérea ao longo de vários anos só trabalhando com isso, em mais de 30 operações nacionais e internacionais, entre essas 4 Cruzex em células de comando e controle, cursos aqui e fora, intercambios, 4000 horas de voo, etc... mas basta ler o post anterior e pensar como seria e para que tem um suporte tão grande de sweep (varrer o inimigo) para deixar total liberdade para os atacantes. E isso vem sendo feito, inclusive para os A-37 e IA-58 que tem conseguido atacar com sucesso seus alvos.Olha o que eu afirmei, e o que você está dizendo?! Você pode combater mil anos, ter um milhão de horas de experiência, isso não vai fazer um A-37 ter um envelope de voo igual aos F-16 ou Rafale, essa é a grande desvantagem. E você mesmo descreveu ela, quer dizer o uso de aeronaves obsoletas, faz com que as outras aeronaves tenham que se desdobrar muito mais, afinal, A-37 e Pucará com os sistemas usados estão completamente obsoletas.
Agora, imagine um pacote formado apenas por Rafale, F-16 e M-2000-5 por exemplo.

Quanto a essa missão de Sweep, se assemelha ao Piquet de Esquadra ou boi de piranha, para isso que existem os AEW e aeronaves de inteligência, para evitar que sejam colocados boi de piranha no TO. Em linguagem de leigo.
num intindi nada... qual aeronave AEW tem capacidade de destruir os aviões inimigo para que os atacantes possam prosseguir para o ataque?Esse tipo de missão sem que seja usado de aeronaves AEW e guerra eletrônica, é quase suícida contra um inimigo respeitável, num exercício ninguém vai usar os dispositivos capazes de tornar essa missão menos arriscada. Por sinal, os EUA tem aeronaves exclusivas para suprimir defesas AAé.

Como estamos tratando de exercício, é interessante que tudo seja explorado, porém, é para isso que eles existem, quer dizer saber o que não se deve fazer em uma guerra real.
Você não está querendo dizer que tudo o que estamos fazendo está errado, ou está?? Acho que a OTAN vai te contratar se for isso mesmo... será um novo John Warden da guerra aérea.Novamente, o que afirmei nada tem haver com o que você disse, os exercícios são os lugares que temos para experimentar, errar, correr riscos, fazer táticas arriscadas, porque afinal, ninguém vai morrer de fato, nenhuma aeronave será perdida, porém, da mesma forma, temos que ter a consciência que são exercícios, que nem todos os recursos estão sendo usados, porque o que de fato é decisivo numa guerra, ninguém quer mostrar, por isso quando os F-22 só tomam parte em alguns exercícios, por isso, determinados sistemas não são usados... Não é preciso ser nenhum gênio ou militar para saber isso, ninguém entrega o jogo ou mostra todas as fichas, só quando a coisa é para valer, e isso vale em qualquer coisa na vida. É uma das diferenças entre o amador e o profissional, por exemplo.

Para mim os combates feitos antes de iniciar propriamente a parte dos pacotes ou a "guerra", seria muito mais revelador a respeito da capacidade das aeronaves e seus pilotos. Já que não sou militar, e estou interessado no desempenho de cada aeronave e na capacidade de cada piloto invidualmente falando. 8-] 8-]

[]´s

[]´s




PRick

Re: Cruzex V

#921 Mensagem por PRick » Qua Nov 17, 2010 11:37 pm

marcelo bahia escreveu:Prick,

Eu acho que você está confundindo o sweep com o controle situacional do espaço aéreo. Os AEW podem detectar os opositores, determinar suas posiçoes, selecionar os alvos de maior perigo para as aeronaves de ataque e até mesmo guiar os varredores até os seus alvos, mas ainda será necessária a presença dessas últimas para confrontá-las e assim proteger os atacantes envolvidos no pacote.

Um abraço.
Eu não confundi nada, essa situação é semelhante ao Piquet de Esquadra, é o navio que está em posição avançada, atraindo para si os atacantes, o que falei, é o seguinte; sem a cobertura adequada esse tipo de missão é quase suicida, e não me parece que seja possível simular isso totalmente, sem que sejam empregados todos os sistemas de guerra eletrônica.

Esse seria o emprego para as aeronaves furtivas. Sem emitir qualquer sinal, recendo os dados dos AEW, e prontas para disparar seus mísseis em modo passivo. No futuro, serão os NEURONS da vida, telecomandados pelos caças na retaguarda.

De modo claro, sem uso de plena capacidade dos sistemas e recursos(sem que exista qualquer regra de engajamento), vai existir uma diferença brutal nos resultados entre o conflito real e os exercícios para esse tipo de missão.

[]´s




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Cruzex V

#922 Mensagem por Boss » Qua Nov 17, 2010 11:41 pm

17/11/2010

Ministro da Defesa do Brasil visita CRUZEX V


O Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, estará em Natal nesta quinta-feira (18/11) para acompanhar o exercício CRUZEX V. Às 13h30, será realizada uma coletiva de imprensa na Base Aérea de Natal.

CORREÇÃO: O HORÁRIO DA COLETIVA MUDOU PARA 15h30 (HORÁRIO LOCAL).




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Cruzex V

#923 Mensagem por marcelo bahia » Qua Nov 17, 2010 11:52 pm

Prick,

Não são somente os caças furtivos que podem ser guiados pelos AEW. Sem a emissão do radar até mesmo caças de 4ª geração se tornam muito mais difíceis de serem detectados pelo oponente.

Há a possibilidade dos sweeps voarem com os radares desligados e ao mesmo tempo receberem dos E-99 as informações da arena de combate e o posicionamento dos agressores por data-link. Com a localização dos alvos definidas eles podem disparar e esperar que os AEW dirijam o míssil em modo passivo até os agressores.

Ou estou equivocado??

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Cruzex V

#924 Mensagem por Penguin » Qui Nov 18, 2010 12:14 am

Luís Henrique escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Que aeronave dos Mastif era essa? :mrgreen:
O pessoal do BM estão comemorando muito.
Foi passada uma informação que o Brunier teria comentado com amigos que 2 Rafale foram abatidos pelos Mike Red....
vá saber...
Cena do crime sobre as pirâmides do sertão potiguar :mrgreen:

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: Cruzex V

#925 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 18, 2010 12:20 am

Mas só Rafale foi abatido, né?




b.verde
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 17, 2004 4:24 pm

Re: Cruzex V

#926 Mensagem por b.verde » Qui Nov 18, 2010 12:22 am

:lol: :lol: :lol:

Continência





"Jesus, o Cristo está voltando."




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Cruzex V

#927 Mensagem por Penguin » Qui Nov 18, 2010 12:42 am

Carlos Mathias escreveu:Mas só Rafale foi abatido, né?
Mas só o Rafale era hiper mega spectrum zact plact zum. Nada deveria ser páreo para ele. Nem um humilte Mitinga anabolizado.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: Cruzex V

#928 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Nov 18, 2010 12:45 am

Escrevi em grego herudito....

Só Rafale foi abatido, se é que foi, é isso mesmo?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Cruzex V

#929 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 18, 2010 12:46 am

Penguin escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Mas só Rafale foi abatido, né?
Mas só o Rafale era hiper mega spectrum zact plact zum. Nada deveria ser páreo para ele. Nem um humilte Mitinga anabolizado.
:shock:

Quem disse isso? :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Cruzex V

#930 Mensagem por Penguin » Qui Nov 18, 2010 12:46 am

Carlos Mathias escreveu:Escrevi em grego herudito....

Só Rafale foi abatido, se é que foi, é isso mesmo?
Relaxa CM! Talvez em breve saberemos mais.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder