Cruzex V

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Ilya Ehrenburg
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Re: Cruzex V

#901 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Nov 17, 2010 9:34 pm

Luís Henrique escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Que aeronave dos Mastif era essa? :mrgreen:
O pessoal do BM estão comemorando muito.
Foi passada uma informação que o Brunier teria comentado com amigos que 2 Rafale foram abatidos pelos Mike Red....
vá saber...
Desinformação. Começa com boatos...




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Re: Cruzex V

#902 Mensagem por PRick » Qua Nov 17, 2010 9:40 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Luís Henrique escreveu: O pessoal do BM estão comemorando muito.
Foi passada uma informação que o Brunier teria comentado com amigos que 2 Rafale foram abatidos pelos Mike Red....
vá saber...
Desinformação. Começa com boatos...

Pois é, ou se tem com passar resultados oficiais ou então vira palhaçada, espero que o pessoal tenha essa noção, essa palhaçada já está enchendo o saco. Depois não entendo fazer operação de varredura se existe controle de radar e avião AEW, não tem varredura.

Além disso, um dos lados apenas ataca, quer dizer não tem compromisso em defender outras aeronaves. Assim, ao contrário do que muitos pensam o exercício dá muita vantagem aos defensores nos combates aéreos. Isso me lembra a Batalha da Inglaterra.

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Re: Cruzex V

#903 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 17, 2010 9:46 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Tenho certeza que os Mike vermelhos terão contabilizadas várias vitórias contra os azuis.

Nesses múltiplos engajamentos é praticamente impossível obter 100% de sucesso.

Há mísseis BVR que não obtém o Kill; táticas bem ou mal aplicadas; má interpretação da situação tática ("situation awareness"); capacidade, desempenho ou experiência desigual dos pilotos; regras de engajamento; suporte de AEW e GCI; sorte...

Mas, no final, poderá ser feito o cômputo de vitórias e derrotas por esquadrão. Nesse balanço, muita coisa interessante poderá ser levantada.

Ainda assim, nada será definitivo, pois a probabilidade de ter vitória ou ser abatido em uma missão de varredura ("sweep"), é diferente de PAC ou escolta. Número de opositores no engajamento também influencia.

Por exemplo, o resultado por engajamento do Pampa tem maior chance de superar o dos Mike vermelhos, devido ao apoio da coalizão.

Vamos ter muito o que debater por aqui.

Abraços,

Justin
x2 :)

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Re: Cruzex V

#904 Mensagem por Penguin » Qua Nov 17, 2010 9:47 pm

PRick escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: Desinformação. Começa com boatos...

Pois é, ou se tem com passar resultados oficiais ou então vira palhaçada, espero que o pessoal tenha essa noção, essa palhaçada já está enchendo o saco. Depois não entendo fazer operação de varredura se existe controle de radar e avião AEW, não tem varredura.

Além disso, um dos lados apenas ataca, quer dizer não tem compromisso em defender outras aeronaves. Assim, ao contrário do que muitos pensam o exercício dá muita vantagem aos defensores nos combates aéreos. Isso me lembra a Batalha da Inglaterra.

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-------------------------------------------------

:lol: :lol: :lol:

Nada como um dia após o outro.
Vc nunca se queixou de videozinhos franceses e nem qd eles se gabam.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Cruzex V

#905 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Nov 17, 2010 9:50 pm

Você pode por Rafale pilotados por macacosque não seriam abatidos pelos F5-M.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: Cruzex V

#906 Mensagem por PRick » Qua Nov 17, 2010 9:53 pm

Penguin escreveu:
:lol: :lol: :lol:

Nada como um dia após o outro.
Vc nunca se queixou de videozinhos franceses e nem qd eles se gabam.

[]s
Os videos mostram combates WVR com uso de canhões, são registros, apenas isso, uma vez que não temos os resultados totais da maioria dos exercícios. Como já foi falado antes, estão proíbidos combates desse tipo, quer dizer do tipo que realmente comprova a capacidade da plataforma em manobrar.

Os combates com uso de mísseis, depende de N fatores, e no caso não indica muita coisa se for tomado isoladamente, mas se nós tivermos os totais das perdas de todos os lados e as missões que conseguiram êxito ou não. Dado que a função do combate aéreo de um dos lados é proteger as aeronaves de ataque.

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Re: Cruzex V

#907 Mensagem por Jin Jones » Qua Nov 17, 2010 9:55 pm

Digamos que exista na FAB uma :wink: certa tendencia anti-Rafale ( É SÓ UMA SUPOSIÇÃO MINHA, OK ! ).

Não seria o momento dos nossos pilotos por a faca entre os dentes e ir com tudo para cima e mostrar que esse pavão voador, o bicho papão dos ares não é tudo isso :mrgreen:

Como ficaria o orgumento de gastar uma baba para troca dos velhos vetores, se num exercicio aereo o nivel de troca for algo baixo 40/60 a favor da "SUPER MAQUINA PERFUMADA".

Seria realmente constrangedor para os mascates de Brasilia. [003]




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Re: Cruzex V

#908 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 17, 2010 9:58 pm

Acho que tá faltando colocar o escore do exercício, ou uma avaliação geral de desempenho de cada conjunto, porque senão vai ficar nessa de passar a idéia do F-5M abatendo Rafales, chuva de Rafale no Nordeste e aquele papo ufanista de que sobre os Mikes são os fuderosos etc e tal.

Em todo o caso, mais uma vez, palmas para a FAB e a comemoração é mais que justificada.

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Re: Cruzex V

#909 Mensagem por Thor » Qua Nov 17, 2010 10:13 pm

PRick escreveu:
Pois é, ou se tem com passar resultados oficiais ou então vira palhaçada, espero que o pessoal tenha essa noção, essa palhaçada já está enchendo o saco. Depois não entendo fazer operação de varredura se existe controle de radar e avião AEW, não tem varredura.

Além disso, um dos lados apenas ataca, quer dizer não tem compromisso em defender outras aeronaves. Assim, ao contrário do que muitos pensam o exercício dá muita vantagem aos defensores nos combates aéreos. Isso me lembra a Batalha da Inglaterra.

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Prick, apenas para informação, a missão chamada Sweep, na tradução ao pé-da-letra para o portugues varredura, nada mais é que a caça indo a frente para abrir caminho para os atacantes.
Os dois tipos mais usuais para a missão de sweep são a de área e a de rota, esta última normalmente é planejada para irem ao menos 2 minutos antes dos atacantes. Além disso, a Sweep após o Push (ingresso em território inimigo) e após se estabelecerem em território inimigo, podem realizar uma TARCAP. Numa segunda linha de defesa, na maioria das vezes e em havendo meios, são utilizadas aeronaves de escolta (escort), as quais podem ser Detached Escort, Embedded Escort (organic ou não) ou Close Escort. Cada uma com uma característica, de acordo com as capacidades e com o tipo de proteção desejada. Algumas aeronaves possuem capacidade swingrole, como por exemplo o Rafale, que em função do ataque que será executado e da disponibilidade de meios poderá mudar de papel se assim for necessário. Isso já ocorreu nessa Cruzex, quando os Rafale enfrentaram oposição de Red e tiveram que combater, abandonando sua missão inicial de ataque e não prosseguindo para os alvos.
Quanto ao resultado oficial de operações, eu duvido que isso seja publicado. É algo muito restrito e que está nas mãos de poucos que são os responsáveis pela operação, num nível de Current Ops ou de Controle de Interceptação/Combate.
E quanto ao que disse que um lado só defende e tem vantagem, não é assim que se faz uma guerra. Eu mesmo postei as forças de sweep e escolta envolvidas, por exemplo, em determinado pacote: 4 F-16 EUA, 4 F-5M, 4 F-16 Fach, 3 Rafales e ainda de quebra, quando esses cansassem, ainda teriam 4 F-2000 e 4 M-2000-5. Você acha mesmo que os 8 Red F-5 tinham tanta vantagem assim?
Bem, cada um sabe filtrar o que cada forista escreve e o que pode ser verdade e o que é uma mensagem falsa, seja por interesse, ignorância ou por pura deturpação em função de ideologia/paixonite.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
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Re: Cruzex V

#910 Mensagem por PRick » Qua Nov 17, 2010 10:15 pm

AlbertoRJ escreveu:Acho que tá faltando colocar o escore do exercício, ou uma avaliação geral de desempenho de cada conjunto, porque senão vai ficar nessa de passar a idéia do F-5M abatendo Rafales, chuva de Rafale no Nordeste e aquele papo ufanista de que sobre os Mikes são os fuderosos etc e tal.

Em todo o caso, mais uma vez, palmas para a FAB e a comemoração é mais que justificada.

[]'s

Num exercício desse tipo, o defensor só obtém vitória se fizer o agressor suspender o ataque em curso, quer dizer, abortar a missão. Se conseguir completar a missão, será o vencedor do combate, as perdas de aeronaves são previsíveis em ambos os lados, porque o exercício aqui é fazer os pacotes e as missões.

Outra coisa, defender A-37 ninguém merece, um pacote com aeronaves tão heterogêneas deve ser uma dor de cabeça. Uma das visões que mais me impressionou foi a quantidade de pista que o A-37 precisa para decolar.

Numa guerra real eu jamais colocaria uma salada dessas num pacote. Porém, temos que lidar com que cada país mandou para nós. 8-] 8-]




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Re: Cruzex V

#911 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 17, 2010 10:16 pm

Arrebentou Thor!

Acho que entender as missões e como se caracterizam ao invés de quem abateu o que trás muito mais benefícios... mas esse sou eu :)

[009]

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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Cruzex V

#912 Mensagem por PRick » Qua Nov 17, 2010 10:22 pm

Thor escreveu:
PRick escreveu:
Pois é, ou se tem com passar resultados oficiais ou então vira palhaçada, espero que o pessoal tenha essa noção, essa palhaçada já está enchendo o saco. Depois não entendo fazer operação de varredura se existe controle de radar e avião AEW, não tem varredura.

Além disso, um dos lados apenas ataca, quer dizer não tem compromisso em defender outras aeronaves. Assim, ao contrário do que muitos pensam o exercício dá muita vantagem aos defensores nos combates aéreos. Isso me lembra a Batalha da Inglaterra.

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Prick, apenas para informação, a missão chamada Sweep, na tradução ao pé-da-letra para o portugues varredura, nada mais é que a caça indo a frente para abrir caminho para os atacantes.
Os dois tipos mais usuais para a missão de sweep são a de área e a de rota, esta última normalmente é planejada para irem ao menos 2 minutos antes dos atacantes. Além disso, a Sweep após o Push (ingresso em território inimigo) e após se estabelecerem em território inimigo, podem realizar uma TARCAP. Numa segunda linha de defesa, na maioria das vezes e em havendo meios, são utilizadas aeronaves de escolta (escort), as quais podem ser Detached Escort, Embedded Escort (organic ou não) ou Close Escort. Cada uma com uma característica, de acordo com as capacidades e com o tipo de proteção desejada. Algumas aeronaves possuem capacidade swingrole, como por exemplo o Rafale, que em função do ataque que será executado e da disponibilidade de meios poderá mudar de papel se assim for necessário. Isso já ocorreu nessa Cruzex, quando os Rafale enfrentaram oposição de Red e tiveram que combater, abandonando sua missão inicial de ataque e não prosseguindo para os alvos.
Quanto ao resultado oficial de operações, eu duvido que isso seja publicado. É algo muito restrito e que está nas mãos de poucos que são os responsáveis pela operação, num nível de Current Ops ou de Controle de Interceptação/Combate.
E quanto ao que disse que um lado só defende e tem vantagem, não é assim que se faz uma guerra. Eu mesmo postei as forças de sweep e escolta envolvidas, por exemplo, em determinado pacote: 4 F-16 EUA, 4 F-5M, 4 F-16 Fach, 3 Rafales e ainda de quebra, quando esses cansassem, ainda teriam 4 F-2000 e 4 M-2000-5. Você acha mesmo que os 8 Red F-5 tinham tanta vantagem assim?
Bem, cada um sabe filtrar o que cada forista escreve e o que pode ser verdade e o que é uma mensagem falsa, seja por interesse, ignorância ou por pura deturpação em função de ideologia/paixonite.
Abraços

Existe uma enorme vantagem para o defensor, existe algo que escrevi acima, e você não notou. Os pacotes dado as aeronaves envolvidas, são muito heterogêneos do que tange a capacidade geral das aeronaves.

Digamos, Rafales, F-16 escoltando A-37 e A-1, ficam com um problemão, do tipo, tem que defender essas aeronaves, que não tem qualquer chance contra os F-5M, porque seus sistemas são quase inexistentes para enfrentá-los.

Agora, imagine um pacote formado apenas por Rafale, F-16 e M-2000-5 por exemplo.

Quanto a essa missão de Sweep, se assemelha ao Piquet de Esquadra ou boi de piranha, para isso que existem os AEW e aeronaves de inteligência, para evitar que sejam colocados boi de piranha no TO. Em linguagem de leigo.

Como estamos tratando de exercício, é interessante que tudo seja explorado, porém, é para isso que eles existem, quer dizer saber o que não se deve fazer em uma guerra real.

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Re: Cruzex V

#913 Mensagem por soultrain » Qua Nov 17, 2010 10:32 pm

Caros,

A Cruzex não é jogo de futebol para ter torcidadas!!!! É um exercício de treino e aprendizagem para todos os envolvidos. Claro que F-5 vão abater Rafales, F-16 e até F-22 se houvesse!!! Acredito que até Super Tucanos fariam isso...





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Re: Cruzex V

#914 Mensagem por EDSON » Qua Nov 17, 2010 10:37 pm

O pessoal só vê as máquinas não da para dizer que nossos pilotos é que são bons pelo menos uma vez.




PRick

Re: Cruzex V

#915 Mensagem por PRick » Qua Nov 17, 2010 10:43 pm

soultrain escreveu:Caros,

A Cruzex não é jogo de futebol para ter torcidadas!!!! É um exercício de treino e aprendizagem para todos os envolvidos. Claro que F-5 vão abater Rafales, F-16 e até F-22 se houvesse!!! Acredito que até Super Tucanos fariam isso...
:lol: :lol: :lol: Também não exagere, dado que estão proibidos combates com uso de canhões, os A-37 e Pucará não podem abater ninguém, os ALX´s parecem que não estão com mísseis IR, assim, também não podem abater ninguém.

Quanto ao resto está corretíssimo, são exercícios que não visam a avaliação das capacidades das aeronaves, mas uma simulação de guerra, e assim tem que ser entendidos.

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