Bourne escreveu:WalterGaudério escreveu:Tulicito, é mais uma indagação do que especulação. Ou tu acreditas no espírito altruísta que baixou lá no alto comando da SAAB, uma conglomerado de classe mundial, que por definição não dá murro em ponta de faca, para enterrar tanto dinheiro assim por aqui. Ou seria apenas um aproveitamento de capacidade industrial+a baixíssimos custos de mão-de-obra...
A única coisa que toda essa movimentação dá a entender é que ... onde tem fumaça , tem fogo...
Especulando...
A SAAB tem muitos negócios principalmente ligados a alta tecnologia para os mais diversos usos. O Brasil pode servir como boa plataforma para os negócios da empresa que vão muito além do FX.
Isso ai, além de que duvido muito que a FAB vai conseguir realmente fazer esta tal de "Padronização" da Frota como querem no FX2... caças médios são o ideal para isso, mas os riscos de padronizar a inteira frota continuam batendo na porta, e vimos isso muito claramente com o ocorrido na Europa, onde todos os EF-2000 ficaram na "CHON" por problemas técnicos, isso para nós seria uma catástrofe... pode ser que a SAAB esteja pensando em um eventual FX3, onde seria escolhido um caça leve... especulação minha, mas faz pensar, sendo que neste FX2 temos três tipos de caças diferentes(GripenNG Leve, Rafale Médio, F-18 Pesado) selecionados pela COPAC para a escolha do Conselho nacional de defesa, depois deste pode ser que o próximo seja um leve para fazer uma variação na doutrina, levando tudo em conseqüência da primeira escolha, que é o FX2... e quem sabe até mesmo um FX4 para uma caça pesado??? Pode-ser... em 2090!!
A SAAB pode estar vendo além do FX2...
_______________________
Vejo que os colegas de outras praias vieram pra ca também... sejam bem vindos, e espero que o nível por aqui continue sempre o mesmo, alto!!
Valeu!!!