TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48481 Mensagem por Zavva » Ter Nov 16, 2010 5:05 pm

marcelo bahia escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Não. Existe uma minuta de contrato pronta. Depois da escolha, as negociações irão correr rápido, até porque são prioritárias para a Embraer, mas ocorrerão no governo Dilma.

Abraços

Pepê
Então ele não estava de todo errado, talvez tenha exagerado um pouco. Mas uma minuta pronta, mesmo sem firma de um contrato, deixa bastante claro quem foi escolhido!

Abraço.
Pelo menos o escolhido do MD. :mrgreen:

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48482 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 16, 2010 5:06 pm

faterra escreveu:Eu sei que você trabalha no Congresso, com o Eduardo Azeredo. Você já afirmou isto aqui. Mas, relatórios deste tipo lá, também são uma festa. Aquilo lá vaza mais que peneiras de central de britagem! E também não foi focando em você que eu fiz o post, mesmo porque, o relatório já tinha saído da "boca maldita" da FSP.
RobertoRS escreveu:Sério? Eu podia JURAR que o Pepê trabalhava com a ala governista...
Não, e, acredite ou não, sou filiado ao PSDB, mas mantenho minha independência. O que coloco aqui, apurei antes de fonte confiável. Meu trabalho como assessor implica em levantar a verdade, mesmo que seja desagradável a alguns, inclusive meus chefes. A lealdade funciona assim. É diferente da fidelidade, característica canina. O leal adverte o chefe quando há um problema, o fiel encobre o problema.

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48483 Mensagem por Justin Case » Ter Nov 16, 2010 5:24 pm

Amigos,

Normalmente o pedido de oferta - RFP traz, como anexo, um modelo de contrato bem completo. O mesmo pode ocorrer para o Acordo de Offset, Contrato de Financiamento, Apoio Logístico Contratado, etc.

Os ofertantes podem preencher esse modelo com os dados de sua oferta e terão uma primeira minuta de contrato.

Ou seja, pode até existir essa minuta de contrato com qualquer participante, o que não quer dizer que tenha sido negociada e concordada entre as partes.

O tempo necessário para a negociação e aprovação de um contrato depende principalmente do interesse e da urgência das partes em vê-lo pronto.

Tecnicamente, o trabalho pode ser feito de três meses (um contrato reduzido, com anexos e detalhes ainda pendentes) a um ano (contrato completo, com tudo o que pode ser previsto).

O contrato de financiamento tem um trâmite burocrático bem complexo, que poderá prorrogar a entrada em vigor do contrato comercial até uma data mais à frente.

Abraços,

Justin




RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48484 Mensagem por RobertoRS » Ter Nov 16, 2010 5:26 pm

Bender escreveu:Não tenha duvida Roberto,será mais um vexame acachapante,sem nenhuma diferença do governo FHC,e nesse caso específico,nem vai dar pra falar o já tostado "Nunca na história..." :? :mrgreen: Muito pelo contrário.

Mas é sobre isso,que nós todos temos que pensar,porque um governo que consegue fechar um pacote de compra tão sensível e tão estratégico como os dos submarinos convencionais e o futuro nuclear,não consegue igualmente ao governo anterior que pouca importância dava a estas "coisas", não chegar a um bom termo para compra dos caças?????Já que demonstrou muita e pública vontade de fazê-lo. (Veja! Eu ainda acredito que vai... :roll: mas tá enrolado de novo...)

Porque essa roda fica presa?? :?

SDS.
Eu sou um otimista incurável. Não vou alegar que existem interesses financeiros no meio da conversa.

Agora, Monte Belo, PAC e Bolsas Família saem do papel porque NENHUM eleitor vota por conta do que fez ou fará o MinDef. O eleitor quer saber de grana no bolso, teto sobre a cabeça e comida na mesa.

E o eleitor, como bem sabemos, é soberano. Ao menos para escolher. O que o escolhido fará com o mandato que lhe foi concedido é outra história.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48485 Mensagem por Bourne » Ter Nov 16, 2010 6:17 pm

WalterGaudério escreveu:Tulicito, é mais uma indagação do que especulação. Ou tu acreditas no espírito altruísta que baixou lá no alto comando da SAAB, uma conglomerado de classe mundial, que por definição não dá murro em ponta de faca, para enterrar tanto dinheiro assim por aqui. Ou seria apenas um aproveitamento de capacidade industrial+a baixíssimos custos de mão-de-obra...

A única coisa que toda essa movimentação dá a entender é que ... onde tem fumaça , tem fogo...
Especulando...

A SAAB tem muitos negócios principalmente ligados a alta tecnologia para os mais diversos usos. O Brasil pode servir como boa plataforma para os negócios da empresa que vão muito além do FX.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48486 Mensagem por soultrain » Ter Nov 16, 2010 6:28 pm

WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:Mas o FATO ressaltado pelo Glauberzitcho é que PARECE que eles estão sendo bem agressivos, indo direto ao ponto que NÓS já deveríamos ter ido: fomentar a pesquisa tecnológica em nossas universidades - e porque não escolas técnicas também? Se isso vai sair do papel ou não é outra charla, mas a iniciativa revela uma admirável correção do lamentável rumo que a campanha de marketing da SAAB havia tomado.

É o que penso. 8-]
Ei Túlio, pôe uma camisa aí pô!

O que eu acho mesmo é que os baguais da SAAB sabem de alguma coisa que a gente não sabe... [005]
Você sabe o valor do investimento? Qual o valor de Capex e Opex previstos? Não conheço, mas parece-me que será muito perto do zero. O mesmo já foi feito na Índia e pouco passou de ter um parceiro local para consultadoria e outsourcing de Engenharia.

Por isso, calma com as expectativas.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48487 Mensagem por Francoorp » Ter Nov 16, 2010 6:51 pm

Bourne escreveu:
WalterGaudério escreveu:Tulicito, é mais uma indagação do que especulação. Ou tu acreditas no espírito altruísta que baixou lá no alto comando da SAAB, uma conglomerado de classe mundial, que por definição não dá murro em ponta de faca, para enterrar tanto dinheiro assim por aqui. Ou seria apenas um aproveitamento de capacidade industrial+a baixíssimos custos de mão-de-obra...

A única coisa que toda essa movimentação dá a entender é que ... onde tem fumaça , tem fogo...
Especulando...

A SAAB tem muitos negócios principalmente ligados a alta tecnologia para os mais diversos usos. O Brasil pode servir como boa plataforma para os negócios da empresa que vão muito além do FX.

Isso ai, além de que duvido muito que a FAB vai conseguir realmente fazer esta tal de "Padronização" da Frota como querem no FX2... caças médios são o ideal para isso, mas os riscos de padronizar a inteira frota continuam batendo na porta, e vimos isso muito claramente com o ocorrido na Europa, onde todos os EF-2000 ficaram na "CHON" por problemas técnicos, isso para nós seria uma catástrofe... pode ser que a SAAB esteja pensando em um eventual FX3, onde seria escolhido um caça leve... especulação minha, mas faz pensar, sendo que neste FX2 temos três tipos de caças diferentes(GripenNG Leve, Rafale Médio, F-18 Pesado) selecionados pela COPAC para a escolha do Conselho nacional de defesa, depois deste pode ser que o próximo seja um leve para fazer uma variação na doutrina, levando tudo em conseqüência da primeira escolha, que é o FX2... e quem sabe até mesmo um FX4 para uma caça pesado??? Pode-ser... em 2090!! :lol:

A SAAB pode estar vendo além do FX2...
_______________________

Vejo que os colegas de outras praias vieram pra ca também... sejam bem vindos, e espero que o nível por aqui continue sempre o mesmo, alto!!

Valeu!!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48488 Mensagem por Wolfgang » Ter Nov 16, 2010 8:13 pm

Zavva escreveu:
15/11/2010 - DEFESA

Boeing quer criar 5 mil empregos no País

Por: Felipe Rodrigues (felipe@abcdmaior.com.br)

Parcelas significativas da fuselagem, asas e cauda serão produzidos no Brasil, afirma em nota a Boeing. Foto: Divulgação


Empresa norte - americana pretende desenvolver no Brasil pesquisas tecnológicas para o projeto de melhorias do Super Hornet

Há cerca de 15 dias, executivos da Boeing estiveram com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). A empresa, em nota, anunciou, nesta segunda-feira (15/11) que pretende gerar 5 mil empregos diretos e indiretos no País, caso o caça Super Hornet vença a licitação F-X2, para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira).

A empresa norte-americana aponta ainda que a indústria brasileira deve construir parcelas significativas da fuselagem, asas e cauda, peças de fabricação, montagem de motores, manutenção e teste do motor F414 e as unidades fabris poderão produzir armas de apoio da aeronave. Apesar da visita de representantes da Boeing a São Bernardo, a empresa não adiantou seus planos para a cidade.

A Boeing destaca que será realizada no País pesquisas tecnológicas envolvendo materiais avançados e aerodinâmica supersônica para o projeto de melhorias do Super Hornet.

“Vamos continuar atuando no Brasil e explorar áreas de interesse mútuo, independente dos resultados da licitação. O País conta com empresas aeroespacias altamente qualificadas e estamos abertos a novas parcerias”, aponta em nota.

A Boeing afirma que as principais empresas parceiras que devem trabalhar com ela caso conquiste a licitação do governo federal seria a Mectron Engenharia, Indústria e Comércio S/ A que está localizada em São José dos Campos, Avibrás Aeroespacial LTDA que possui sede em Jacareí, Atech Negócios em Tecnologias S/A que está instalada em São Paulo e a AEL – Aeroeletrônica- que possui unidade fabril em Porto Alegre.

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exi ... icia=25324
Apesar da Boeing não ter feito menção a S. Bernardo em suas propostas, ela procurou tambem o Luiz Marinho para esclarecer suas ofertas.
Primeiro a Saab, depois a Dassault e agora a Boeing, em um curto espaço de tempo, e depois o Luiz Marinho disse que vai falar com o Presidente. :roll:

Abs

O segundo polo aeronáutico em SBC é fato inexorável. A conferir...
Todos os três vieram a SBC porquê? Será que a SAAB deu uma cartada fenomenal e não sabemos? Curioso.. SBC virou a pedra de toque no F-X...




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48489 Mensagem por Boss » Ter Nov 16, 2010 8:16 pm

Minha preocupação nem é mais QUEM vai ganhar, e sim se ALGUÉM vai ganhar :roll:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48490 Mensagem por Wolfgang » Ter Nov 16, 2010 8:18 pm

No fim das contas, qualquer precisa ganhar. O M-2000 e F-5 não têm mais uma década a dar...




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48491 Mensagem por Bourne » Ter Nov 16, 2010 8:53 pm

A SAAB, Dassault e Boeing parecem que tem planos de lançar bases das companhias no Brasil e acharam mais interessante a região do ABC. Nisso não jogam apenas com o FX, mas com a possibilidade negócios civis e oportunidades na área militar para o Brasil e exterior que eventualmente venham a surgir. De bobas essas três não tem nada.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48492 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 16, 2010 9:03 pm

Boss escreveu:Minha preocupação nem é mais QUEM vai ganhar, e sim se ALGUÉM vai ganhar :roll:
Grande Boss, quem quer rir , tem que fazer rir tb... :lol: :lol: :lol: :mrgreen: [002]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48493 Mensagem por Wolfgang » Ter Nov 16, 2010 9:06 pm

Bourne escreveu:A SAAB, Dassault e Boeing parecem que tem planos de lançar bases das companhias no Brasil e acharam mais interessante a região do ABC. Nisso não jogam apenas com o FX, mas com a possibilidade negócios civis e oportunidades na área militar para o Brasil e exterior que eventualmente venham a surgir. De bobas essas três não tem nada.
Mão de obra qualificada, proximidade do porto de Santos e uma Universidade que nasceu para ser referência no País. Nada bobas.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48494 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 16, 2010 9:33 pm

Enfim, nada de novo e tudo velho.




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48495 Mensagem por marcelo bahia » Ter Nov 16, 2010 9:47 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Normalmente o pedido de oferta - RFP traz, como anexo, um modelo de contrato bem completo. O mesmo pode ocorrer para o Acordo de Offset, Contrato de Financiamento, Apoio Logístico Contratado, etc.

Os ofertantes podem preencher esse modelo com os dados de sua oferta e terão uma primeira minuta de contrato.

Ou seja, pode até existir essa minuta de contrato com qualquer participante, o que não quer dizer que tenha sido negociada e concordada entre as partes.

O tempo necessário para a negociação e aprovação de um contrato depende principalmente do interesse e da urgência das partes em vê-lo pronto.

Tecnicamente, o trabalho pode ser feito de três meses (um contrato reduzido, com anexos e detalhes ainda pendentes) a um ano (contrato completo, com tudo o que pode ser previsto).

O contrato de financiamento tem um trâmite burocrático bem complexo, que poderá prorrogar a entrada em vigor do contrato comercial até uma data mais à frente.

Abraços,

Justin
Obrigado, Justin!

Mas eu entendi que a minuta já foi negociada e concordada entre as partes.

Abc.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Responder