TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48466 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 16, 2010 2:26 pm

http://www.praguemonitor.com/2010/11/15 ... es-says-pm

Parece que a Rep. Tcheca não vai renovar o seu leasing de Gripens automaticamente e vai criar uma nova concorrência em 2015.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48467 Mensagem por Bender » Ter Nov 16, 2010 2:40 pm

cb_lima escreveu:http://www.praguemonitor.com/2010/11/15 ... es-says-pm

Parece que a Rep. Tcheca não vai renovar o seu leasing de Gripens automaticamente e vai criar uma nova concorrência em 2015.

[]s
CB_Lima
Lima,e ainda tem gente que insiste em dizer que a busca pela teconologia do FX,é para fabricação e exportação de caças! :? No máximo para aprendizado, e a maior nacionalização possível para nós mesmos.

A quantidade de equipamentos usados razoavelmente baratos que inundará o mercado nos próximos dez anos,faz com que, quem pense em fazer caça brazuca nacionalizado para exportação seja passivel de sujestão a ser candidato a uma consulta no divã do Dr. Bourne. Fora o produto chinês a preço de pastel de feira.

SDS




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48468 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 16, 2010 2:49 pm

Bender escreveu:
cb_lima escreveu:http://www.praguemonitor.com/2010/11/15 ... es-says-pm

Parece que a Rep. Tcheca não vai renovar o seu leasing de Gripens automaticamente e vai criar uma nova concorrência em 2015.

[]s
CB_Lima
Lima,e ainda tem gente que insiste em dizer que a busca pela teconologia do FX,é para fabricação e exportação de caças! :? No máximo para aprendizado, e a maior nacionalização possível para nós mesmos.

A quantidade de equipamentos usados razoavelmente baratos que inundará o mercado nos próximos dez anos,faz com que, quem pense em fazer caça brazuca nacionalizado para exportação seja passivel de sujestão a ser candidato a uma consulta no divã do Dr. Bourne. Fora o produto chinês a preço de pastel de feira.

SDS
Pois é amigo...

Acho que tem que ir muito devagar as expectativas mesmo.

Eu não acho que introduzir uma aeronave nova nesse mercado cheio de aeronaves, e que com a introdução do F-35 da vida vai lotar mais ainda o mercado de aeronave de 4 Geração (a famosa xepa), é uma boa idéia.

Eu fico feliz com além de recebermos capacidade de manutenir e alterar softwares embarcados e integrar armamentos/sensores tupiniquins no nosso F-X, termos benefícios paralelos em diversos segmentos da nossa industria que possam se sustentar... sem maquiagem.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48469 Mensagem por Zavva » Ter Nov 16, 2010 3:00 pm

15/11/2010 - DEFESA

Boeing quer criar 5 mil empregos no País

Por: Felipe Rodrigues (felipe@abcdmaior.com.br)

Parcelas significativas da fuselagem, asas e cauda serão produzidos no Brasil, afirma em nota a Boeing. Foto: Divulgação


Empresa norte - americana pretende desenvolver no Brasil pesquisas tecnológicas para o projeto de melhorias do Super Hornet

Há cerca de 15 dias, executivos da Boeing estiveram com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). A empresa, em nota, anunciou, nesta segunda-feira (15/11) que pretende gerar 5 mil empregos diretos e indiretos no País, caso o caça Super Hornet vença a licitação F-X2, para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira).

A empresa norte-americana aponta ainda que a indústria brasileira deve construir parcelas significativas da fuselagem, asas e cauda, peças de fabricação, montagem de motores, manutenção e teste do motor F414 e as unidades fabris poderão produzir armas de apoio da aeronave. Apesar da visita de representantes da Boeing a São Bernardo, a empresa não adiantou seus planos para a cidade.

A Boeing destaca que será realizada no País pesquisas tecnológicas envolvendo materiais avançados e aerodinâmica supersônica para o projeto de melhorias do Super Hornet.

“Vamos continuar atuando no Brasil e explorar áreas de interesse mútuo, independente dos resultados da licitação. O País conta com empresas aeroespacias altamente qualificadas e estamos abertos a novas parcerias”, aponta em nota.

A Boeing afirma que as principais empresas parceiras que devem trabalhar com ela caso conquiste a licitação do governo federal seria a Mectron Engenharia, Indústria e Comércio S/ A que está localizada em São José dos Campos, Avibrás Aeroespacial LTDA que possui sede em Jacareí, Atech Negócios em Tecnologias S/A que está instalada em São Paulo e a AEL – Aeroeletrônica- que possui unidade fabril em Porto Alegre.

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exi ... icia=25324
Apesar da Boeing não ter feito menção a S. Bernardo em suas propostas, ela procurou tambem o Luiz Marinho para esclarecer suas ofertas.
Primeiro a Saab, depois a Dassault e agora a Boeing, em um curto espaço de tempo, e depois o Luiz Marinho disse que vai falar com o Presidente. :roll:

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48470 Mensagem por RobertoRS » Ter Nov 16, 2010 3:28 pm

WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:CUIDADO, Walter véio: o que dizes (mesmo especulando) é levado A SÉRIO por aqui. 8-]

E até reduzi o avatar, estou começando a me preocupar com alguns colegas, estará se iniciando um movimento para a modificação do significado da sigla DB, de Defesa Brasil para Delírios do Bourne? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Tulicito, é mais uma indagação do que especulação. Ou tu acreditas no espírito altruísta que baixou lá no alto comando da SAAB, uma conglomerado de classe mundial, que por definição não dá murro em ponta de faca, para enterrar tanto dinheiro assim por aqui. Ou seria apenas um aproveitamento de capacidade industrial+a baixíssimos custos de mão-de-obra...

A única coisa que toda essa movimentação dá a entender é que ... onde tem fumaça , tem fogo...
"Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu interesse".

O problema é que o Governo Federal deu toda a corda possível e impossível para todo mundo ficar inventando moda e moda.

Claro, aí NADA é decidido, se não chega o momento de CONGELAR as ofertas e escolher a melhor. Parece uma vontade não de não decidir, mas de ficar barganhando...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48471 Mensagem por RobertoRS » Ter Nov 16, 2010 3:31 pm

Bender escreveu:Na minha opinião são coisas absolutamente diferentes.

Este governo que está se encerrando deu real importância ao tema defesa e a restruturação da forma como ela deve ser pensada e também iniciou um projeto de reposição salarial e reaparelhamento com alguns investimentos inclusive de grande porte,ao contrário do anterior que praticamente congelou os vencimentos das FAs com inflação de 10% ao ano e só comprou uns bricobracs.Isso é inconteste não é coisa de internet,um dia falta ovo frito no outro feijão,mas as coisas caminharam.

Quanto ao caso específico do FX,é uma "coisa" (coisa mesmo! 8-] ) a parte,para mim fruto de um sistema e forma de aquisição, falido técnica e politicamente,a penalizada sem duvida continuará a ser a proteção aérea da nação,mas falta dedos nas mãos para apontar todos os motivos e responsáveis por esta compra de caças sempre chegar a estes "becos" escuros e aparentemente sem saída. "Coisa" micada essa.

Quanto ao "nobre" e "generoso"(US$50 paus) pseudo futuro investimento da Saab na evolução e desenvolvimento da educação e pesquisa desta terra de indios,respeito quem ainda acredita no que essa gente diz e fala e em suas "boas" intenções,eu não acredito em nada,nem nesta filantropia desinteressada.

SDS
Factível, nem entrarei nos méritos de priorizar ou não, porque isso é uma discussão à parte.

Agora, supondo que cheguemos ao dia 31 de Dezembro sem a escolha do F-X² + 2X + 3 = 0, então no caso específico do F-X, ele terá tido destino igual ao que teve no Gov. FHC.

Sendo um dos PILARES do Reaparelhamento das FFAA brasileiras é realmente preocupante...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Emerson
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 6:29 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48472 Mensagem por Emerson » Ter Nov 16, 2010 3:41 pm

Esse Luiz Marinho tá Fod@ !!!!! Daqui a pouco o Obama irá " solicitar, mui respeitosamente a V.Ex" uma audiencia. E vai beijar a mão. Logo em seguida a FMA (Argentina) vai oferecer um "centro de treinamento-tecnológoco-experimental de montagem de cachorro-quente para que seu I.A. 63 Pampa vença o FX-2.
São Bernardo do Campo agora é a Capital do Brasil....




Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48473 Mensagem por Zavva » Ter Nov 16, 2010 3:43 pm

Bender escreveu:
cb_lima escreveu:http://www.praguemonitor.com/2010/11/15 ... es-says-pm

Parece que a Rep. Tcheca não vai renovar o seu leasing de Gripens automaticamente e vai criar uma nova concorrência em 2015.

[]s
CB_Lima
Lima,e ainda tem gente que insiste em dizer que a busca pela teconologia do FX,é para fabricação e exportação de caças! :? No máximo para aprendizado, e a maior nacionalização possível para nós mesmos.

A quantidade de equipamentos usados razoavelmente baratos que inundará o mercado nos próximos dez anos,faz com que, quem pense em fazer caça brazuca nacionalizado para exportação seja passivel de sujestão a ser candidato a uma consulta no divã do Dr. Bourne. Fora o produto chinês a preço de pastel de feira.

SDS
Concordo.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48474 Mensagem por PRick » Ter Nov 16, 2010 4:21 pm

Me lembro quando o Lula falou, se continuar assim vamos receber os caças de graça, agora, é essa estória de São Bernardo, pelo jeito o FX-2 vai solucionar o problema do desemprego, da educação e da falta de P&D no Brasil!!!!

Além da Boieng, SAAB e Dassault, bem que a LM, a BAE e as outras cias do mundo poderiam vir pedir uma audiência com o Prefeito Marinho para que a cidade se torne centro do desenvolvimento e fabricação de caças do planeta!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Logo veremos a próxima reporcagem: SAAB vai transferir suas operações da Suécia para São Bernardo do Campo!!! E também enviará cerca de 100.000 mil loirinhas juvenis para alegrar os brasileiros em final de carreira!! [018]

[]´s




Avatar do usuário
Rock n Roll
Avançado
Avançado
Mensagens: 448
Registrado em: Ter Set 15, 2009 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro. RJ.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48475 Mensagem por Rock n Roll » Ter Nov 16, 2010 4:30 pm

WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:CUIDADO, Walter véio: o que dizes (mesmo especulando) é levado A SÉRIO por aqui. 8-]

E até reduzi o avatar, estou começando a me preocupar com alguns colegas, estará se iniciando um movimento para a modificação do significado da sigla DB, de Defesa Brasil para Delírios do Bourne? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Tulicito, é mais uma indagação do que especulação. Ou tu acreditas no espírito altruísta que baixou lá no alto comando da SAAB, uma conglomerado de classe mundial, que por definição não dá murro em ponta de faca, para enterrar tanto dinheiro assim por aqui. Ou seria apenas um aproveitamento de capacidade industrial+a baixíssimos custos de mão-de-obra...

A única coisa que toda essa movimentação dá a entender é que ... onde tem fumaça , tem fogo...

Oigalê, pode ser coisa do saci ou do negrinho do pastoreio... Mas que tem batata nessa chaleira tem, no mas...




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48476 Mensagem por Bender » Ter Nov 16, 2010 4:47 pm

RobertoRS escreveu:
Bender escreveu:Na minha opinião são coisas absolutamente diferentes.

Este governo que está se encerrando deu real importância ao tema defesa e a restruturação da forma como ela deve ser pensada e também iniciou um projeto de reposição salarial e reaparelhamento com alguns investimentos inclusive de grande porte,ao contrário do anterior que praticamente congelou os vencimentos das FAs com inflação de 10% ao ano e só comprou uns bricobracs.Isso é inconteste não é coisa de internet,um dia falta ovo frito no outro feijão,mas as coisas caminharam.

Quanto ao caso específico do FX,é uma "coisa" (coisa mesmo! 8-] ) a parte,para mim fruto de um sistema e forma de aquisição, falido técnica e politicamente,a penalizada sem duvida continuará a ser a proteção aérea da nação,mas falta dedos nas mãos para apontar todos os motivos e responsáveis por esta compra de caças sempre chegar a estes "becos" escuros e aparentemente sem saída. "Coisa" micada essa.

Quanto ao "nobre" e "generoso"(US$50 paus) pseudo futuro investimento da Saab na evolução e desenvolvimento da educação e pesquisa desta terra de indios,respeito quem ainda acredita no que essa gente diz e fala e em suas "boas" intenções,eu não acredito em nada,nem nesta filantropia desinteressada.

SDS
Factível, nem entrarei nos méritos de priorizar ou não, porque isso é uma discussão à parte.

Agora, supondo que cheguemos ao dia 31 de Dezembro sem a escolha do F-X² + 2X + 3 = 0, então no caso específico do F-X, ele terá tido destino igual ao que teve no Gov. FHC.

Sendo um dos PILARES do Reaparelhamento das FFAA brasileiras é realmente preocupante...
Não tenha duvida Roberto,será mais um vexame acachapante,sem nenhuma diferença do governo FHC,e nesse caso específico,nem vai dar pra falar o já tostado "Nunca na história..." :? :mrgreen: Muito pelo contrário.

Mas é sobre isso,que nós todos temos que pensar,porque um governo que consegue fechar um pacote de compra tão sensível e tão estratégico como os dos submarinos convencionais e o futuro nuclear,não consegue igualmente ao governo anterior que pouca importância dava a estas "coisas", não chegar a um bom termo para compra dos caças?????Já que demonstrou muita e pública vontade de fazê-lo. (Veja! Eu ainda acredito que vai... :roll: mas tá enrolado de novo...)

Porque essa roda fica presa?? :?

SDS.




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48477 Mensagem por Boss » Ter Nov 16, 2010 4:55 pm

Se a Marinha consegue tocar seus projetos e a FAB não, o problema é do governo, que toca as duas ou de uma força separada ?

Eu também não entendo.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48478 Mensagem por Bender » Ter Nov 16, 2010 4:57 pm

PRick escreveu:Me lembro quando o Lula falou, se continuar assim vamos receber os caças de graça, agora, é essa estória de São Bernardo, pelo jeito o FX-2 vai solucionar o problema do desemprego, da educação e da falta de P&D no Brasil!!!!

Além da Boieng, SAAB e Dassault, bem que a LM, a BAE e as outras cias do mundo poderiam vir pedir uma audiência com o Prefeito Marinho para que a cidade se torne centro do desenvolvimento e fabricação de caças do planeta!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Logo veremos a próxima reporcagem: SAAB vai transferir suas operações da Suécia para São Bernardo do Campo!!! E também enviará cerca de 100.000 mil loirinhas juvenis para alegrar os brasileiros em final de carreira!! [018]

[]´s
ou:

Acabou a novela! Prefeito Marinho já escolheu o caça!

Do correspondente em SBC Bengt Janer

O prefeito de SBC Luis Marinho deverá levar ao CDN,sua decisão sobre a compra dos famigerados caças da Fab que já se arrasta desde o segundo império.
Segundo fontes dentro do governo de SBC,da Fiesp e FSP com o codinome de EC, o escolhido foi o caça chinês J10, que serão pagos em 297 vezes em pastéis de feira,com Tot total e fábrica a ser construida em SBC em 2052 após a entrega do 256.o exemplar.

:shock:




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48479 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 16, 2010 4:57 pm

marcelo bahia escreveu:Pepê,

Chegou aos meus ouvidos, há alguns meses atrás, a notícia de que já haveria um pré-contrato assinado entre o MD e a Dassault, você confirma essa história?? Foi da parte de um colega que também é assessor no Congresso.

Abraço.
Não. Existe uma minuta de contrato pronta. Depois da escolha, as negociações irão correr rápido, até porque são prioritárias para a Embraer, mas ocorrerão no governo Dilma.

Abraços

Pepê




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48480 Mensagem por marcelo bahia » Ter Nov 16, 2010 5:01 pm

Pepê Rezende escreveu:
marcelo bahia escreveu:Pepê,

Chegou aos meus ouvidos, há alguns meses atrás, a notícia de que já haveria um pré-contrato assinado entre o MD e a Dassault, você confirma essa história?? Foi da parte de um colega que também é assessor no Congresso.

Abraço.
Não. Existe uma minuta de contrato pronta. Depois da escolha, as negociações irão correr rápido, até porque são prioritárias para a Embraer, mas ocorrerão no governo Dilma.

Abraços

Pepê
Então ele não estava de todo errado, talvez tenha exagerado um pouco. Mas uma minuta pronta, mesmo sem firma de um contrato, deixa bastante claro quem foi escolhido!

Abraço.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Responder