#792
Mensagem
por sapao » Seg Nov 15, 2010 5:12 pm
Tulio, na boa, hoje em dia quando fala em modernizar eu tenho até urticaria!
Foi bom em uma epoca em que isso era o melhor que a gente podia ter, mas hoje eu sou contra qualquer tipo, a não ser em casos exclusivos como o A-4, que não tem como ter outro, pelo menos até onde eu saiba.
Não conheço NENHUM projeto de modernização que não tenha dado dor de cabeça, do começo até hoje!
Seja com compatibilização de luz, parte eletrica, CG, cablagem e por ai vai. Engraçado que na hora da venda isso nunca aparece, mas é só começar a voar que tudo começa a aparecer, e aquela "economia" que normalmente justifica a compra começa a não ficar tão atraente assim.
E quase sempre a celula é um dos maiores problemas, por mais que se diga que se pode estender, que não tem problema, o que se tem visto e que nem sempre é assim.
Por isso eu torço para que se reative a linha, mas com um modelo parecido com o da RAF (mais potencia, asas diferentes e mergulho) ao inves de utilizar o que já temos.
Vale ressaltar que o conceito de MLU signifca fazer um upgrade na meia vida da celula, que por padrão na FAB é de 30 anos; o que somos obrigados a fazer as vezes é no final dos 30 anos extender mais ainda a operação, o que no meu entender seria um AFTER LIFE UPGRADE!
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]