TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18582
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48391 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 15, 2010 1:27 am

soultrain escreveu:
knigh7 escreveu: Soultrain,


O Presidente e o Min. da Defesa sim, decidiram, já o Comandante da FAB, foi contra.

Aliás, pelo Min.da Defesa, nem haveria disputa (não sei pelo Presidente), já que ele cantou vitória do Rafale, em Anápolis, antes mesmo das entregas dos RFIs...

[[]]'s
Desculpa mas ele estava lá, se não concordasse ia a casa buscar o pijama, foi? Não. Concordou sim senhor e ainda assinou por baixo.

A outra opção é ser um mau comandante sem espinha dorsal
Pelas palavras do Saito na entrevista:

Força Aérea atribui confusão a "precipitação" da imprensa
Autor(es): ELIANE CANTANHÊDE
Folha de S. Paulo - 11/09/2009


Para Juniti Saito, em nenhum momento Lula disse que o processo de seleção tinha acabado


Comandante da Aeronáutica diz que faz apenas "análise técnico-comercial" e que "o governo tem uma estratégia que nós não conhecemos


O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, afirmou ontem que toda confusão da semana foi por "uma precipitação" da imprensa, porque o processo de seleção dos caças que vão renovar a frota da FAB continua e em nenhum minuto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse o contrário.


FOLHA - O favorito no FX [programa de renovação da frota de caças iniciado no governo FHC] acabou sendo o Gripen sueco. Por que não manter isso?

SAITO - Naquela época, concorreram o Sukhoi, o Mig, o F-16, o Gripen e o Mirage 2000-5 e, com esses concorrentes, o Gripen C e D recebeu uma boa colocação, sim. Agora, é um outro certame. Quem concorre é um outro Gripen, o NG, um avião ainda em desenvolvimento, o F-18 Super Honet, muito mais moderno, e o Rafale, que não é o Mirage, é um outro avião.

FOLHA - Por que o Sukhoi russo foi excluído?

SAITO - Não atendeu, por exemplo, o requisito de transferência de tecnologia.

FOLHA - Se o Sukhoi foi descartado porque os russos não transferiam tecnologia, conclui-se que todos os três transferem. Por que o governo diz que o Rafale é preferido por isso?

SAITO - Em que grau, eu não sei, mas todos os três transferem tecnologia.

FOLHA - O que significa transferência de tecnologia nessa área?

SAITO - Há várias áreas e vários graus de transferência de tecnologia e, numa determinada área, eu quero me capacitar ao ponto de ficar autônomo. No AMX, nos anos 80, que foi um consórcio Brasil-Itália, coube à Embraer uma participação importante na fabricação de componentes. Foi com esse conhecimento que a Embraer conseguiu evoluir para fabricar todos esses aviões que estão aí.

FOLHA - Há uma gradação nessa transferência de tecnologia?

SAITO - Pode haver uma parte muito sensível, e que o país diga assim: "Olha, eu cedo tecnologia nessa parte daqui, mas nessa outra, não". O avião é uma plataforma importante, mas o que vai nela é muito mais importante. Você tem de considerar o sistema de armas.

FOLHA - Quando afunila em três concorrentes, qual o peso do requisito preço?

SAITO - Lembre-se de que se trata de um produto de segurança e cada item tem seu peso específico. Você sabia que esse processo tem mais de 26 mil páginas? Há ofertas, contraofertas, e tudo está assinado.

FOLHA - Vocês falam em cinco aspectos da seleção, como os operacionais e a transferência de tecnologia. E o político?

SAITO - Fazemos uma análise técnico-comercial, mas isso tudo vai para o governo, que é quem analisará a parte estratégica, qual o país melhor... Sei lá. O governo tem uma estratégia que nós não conhecemos. A decisão final é dele.

FOLHA - Por que tanta turbulência com o comunicado de que a preferência era pela França?

SAITO - Eu não recebi do presidente: "Saito, encerra o processo porque eu já escolhi". Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não.

FOLHA - Foi uma surpresa?

SAITO - O que foi uma surpresa foram as manchetes dos jornais, porque, na minha interpretação, o comunicado conjunto não era para terminar e escolher um.

FOLHA - O comunicado explicitou que a aliança com a França englobava a área aeronáutica e usou o verbo "decidir" para anunciar o início de negociações para a aquisição dos Rafale. Não é claríssimo?

SAITO - Quando o comunicado fala em "aeronáutica", isso abrange vários setores, inclusive helicópteros, cuja compra já estava decidida.

FOLHA - Por que o governo manifestou preferência pelo Rafale?

SAITO - Não digo que é um indicador, mas foram eles que ofereceram transferência de tecnologia dos submarinos, ofereceram fazer o helicóptero aqui na Helibras.

FOLHA - Todo mundo acha que houve essa confusão toda, mas vai acabar dando o Rafale. Vai?

SAITO - Eu não sei. Pode até ser.




http://marciliomoreira.blogspot.com/200 ... fusao.html


Brasil - França


Defesa@Net 09 Setembro 2009
OESP 09 Setembro 2009

Jobim tenta contornar mal-estar e em nota diz que seleção não está concluída

Tania Monteiro
e Denise Chrispin Marim


A decisão de abrir negociação com a francesa Dassault para comprar 36 caças supersônicos Rafale está tomada e é uma atribuição política do presidente da República. Apesar do anúncio dessa preferência ter sido feito na segunda-feira, diante do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e reafirmada ontem pelo Planalto ao Estado, o governo admitiu que atropelou as regras formais da concorrência com o anúncio prematuro da opção pelo Rafale. Foi esse atropelo e o incômodo provocado no Comando da Aeronáutica e entre os concorrentes da Dassault que levaram o Ministério da Defesa a divulgar ontem nota oficial para deixar registrado que "o processo de seleção ainda não está encerrado".

Surpreendido como anúncio logo depois da participação de Sarkozy no desfile do 7 de Setembro, em Brasília, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse ao presidente Lula que precisava dar uma satisfação aos concorrentes da empresa francesa.

Saito também convocou ontem extraordinariamente o Alto Comando da Força para explicar a circunstância em que se dera o anúncio, segunda-feira, no Palácio da Alvorada, e anunciar aos brigadeiros que o governo divulgaria uma nota oficial que desse uma satisfação aos concorrentes do Projeto FX-2. No Planalto e no Itamaraty, que tomaram conhecimento prévio do texto redigido no Ministério da Defesa, a nota assinada pelo ministro Nelson Jobim foi considerada um "instrumento de precaução", para evitar reclamações das empresas.


A nota da Defesa começou relatando o anúncio feito anteontem. Lula disse que França e Brasil vão ser "parceiros estratégicos no setor aeronáutico", lembrou que o governo francês se comprometeu a "ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França", e citou, ainda, a disposição francesa de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.

Ao fim dessa memória do anúncio, a nota de Jobim diz que, diante do pacote de ofertas da França, o Comando da Aeronáutica "prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas". Segundo uma fonte do Itamaraty, a palavra "eventualmente" mostra "que a decisão da preferência dada aos franceses está tomada", mas, se a negociação com a Dassault enfrentar problemas, o governo, naturalmente, vai avaliar as propostas da Boeing e da Saab.

O processo de seleção dos caças ainda estava sob a liderança técnica do Comando da Aeronáutica, que deveria entregar nos próximos dias ao ministro Jobim os relatórios com as pontuações de desempenho dos aviões ofertados e as condições de cada um dos fabricantes em matéria de transferência de tecnologia. O comando foi surpreendido com as declarações de Lula e do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) sobre a preferência do Rafale. Os representantes da Boeing e da Saab pressionaram ontem a Aeronáutica para que o ritual da concorrência seja mantido. Para alguns brigadeiros, diante da proposta francesa, o governo brasileiro deve manter uma porta da negociação aberta para barganhar as condições que as outras duas empresas podem oferecer.




http://www.defesanet.com.br/md1/fr_br_19.htm




Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48392 Mensagem por Zavva » Seg Nov 15, 2010 1:34 am

soultrain escreveu:
knigh7 escreveu: Soultrain,


O Presidente e o Min. da Defesa sim, decidiram, já o Comandante da FAB, foi contra.

Aliás, pelo Min.da Defesa, nem haveria disputa (não sei pelo Presidente), já que ele cantou vitória do Rafale, em Anápolis, antes mesmo das entregas dos RFIs...

[[]]'s
Desculpa mas ele estava lá, se não concordasse ia a casa buscar o pijama, foi? Não. Concordou sim senhor e ainda assinou por baixo.

A outra opção é ser um mau comandante sem espinha dorsal
Pelo visto você não sabe a diferença entre concordar e aceitar.

A FAB aceitou, mas discorda.

Esta tabela deve te ajudar a entender: ;)

____X_____________ACEITAR____________________NÃO ACEITAR
DISCORDAR_____sinal de respeito_________________conflito
CONCORDAR__não há conflito evento_____impossível dentro da sinceridade

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48393 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 15, 2010 1:39 am

Zavva, que eu saiba militar não tem essa de dizer ao comandante que "aceita mas discorda".
A opção é o pijama.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48394 Mensagem por Penguin » Seg Nov 15, 2010 1:40 am

knigh7 escreveu:[ quote="soultrain"]
knigh7 escreveu: Soultrain,


O Presidente e o Min. da Defesa sim, decidiram, já o Comandante da FAB, foi contra.

Aliás, pelo Min.da Defesa, nem haveria disputa (não sei pelo Presidente), já que ele cantou vitória do Rafale, em Anápolis, antes mesmo das entregas dos RFIs...

[[]]'s
Desculpa mas ele estava lá, se não concordasse ia a casa buscar o pijama, foi? Não. Concordou sim senhor e ainda assinou por baixo.

A outra opção é ser um mau comandante sem espinha dorsal
Pelas palavras do Saito na entrevista:

Força Aérea atribui confusão a "precipitação" da imprensa
Autor(es): ELIANE CANTANHÊDE
Folha de S. Paulo - 11/09/2009


Para Juniti Saito, em nenhum momento Lula disse que o processo de seleção tinha acabado


Comandante da Aeronáutica diz que faz apenas "análise técnico-comercial" e que "o governo tem uma estratégia que nós não conhecemos


O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, afirmou ontem que toda confusão da semana foi por "uma precipitação" da imprensa, porque o processo de seleção dos caças que vão renovar a frota da FAB continua e em nenhum minuto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse o contrário.


FOLHA - O favorito no FX [programa de renovação da frota de caças iniciado no governo FHC] acabou sendo o Gripen sueco. Por que não manter isso?

SAITO - Naquela época, concorreram o Sukhoi, o Mig, o F-16, o Gripen e o Mirage 2000-5 e, com esses concorrentes, o Gripen C e D recebeu uma boa colocação, sim. Agora, é um outro certame. Quem concorre é um outro Gripen, o NG, um avião ainda em desenvolvimento, o F-18 Super Honet, muito mais moderno, e o Rafale, que não é o Mirage, é um outro avião.

FOLHA - Por que o Sukhoi russo foi excluído?

SAITO - Não atendeu, por exemplo, o requisito de transferência de tecnologia.

FOLHA - Se o Sukhoi foi descartado porque os russos não transferiam tecnologia, conclui-se que todos os três transferem. Por que o governo diz que o Rafale é preferido por isso?

SAITO - Em que grau, eu não sei, mas todos os três transferem tecnologia.

FOLHA - O que significa transferência de tecnologia nessa área?

SAITO - Há várias áreas e vários graus de transferência de tecnologia e, numa determinada área, eu quero me capacitar ao ponto de ficar autônomo. No AMX, nos anos 80, que foi um consórcio Brasil-Itália, coube à Embraer uma participação importante na fabricação de componentes. Foi com esse conhecimento que a Embraer conseguiu evoluir para fabricar todos esses aviões que estão aí.

FOLHA - Há uma gradação nessa transferência de tecnologia?

SAITO - Pode haver uma parte muito sensível, e que o país diga assim: "Olha, eu cedo tecnologia nessa parte daqui, mas nessa outra, não". O avião é uma plataforma importante, mas o que vai nela é muito mais importante. Você tem de considerar o sistema de armas.

FOLHA - Quando afunila em três concorrentes, qual o peso do requisito preço?

SAITO - Lembre-se de que se trata de um produto de segurança e cada item tem seu peso específico. Você sabia que esse processo tem mais de 26 mil páginas? Há ofertas, contraofertas, e tudo está assinado.

FOLHA - Vocês falam em cinco aspectos da seleção, como os operacionais e a transferência de tecnologia. E o político?

SAITO - Fazemos uma análise técnico-comercial, mas isso tudo vai para o governo, que é quem analisará a parte estratégica, qual o país melhor... Sei lá. O governo tem uma estratégia que nós não conhecemos. A decisão final é dele.

FOLHA - Por que tanta turbulência com o comunicado de que a preferência era pela França?

SAITO - Eu não recebi do presidente: "Saito, encerra o processo porque eu já escolhi". Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não.

FOLHA - Foi uma surpresa?

SAITO - O que foi uma surpresa foram as manchetes dos jornais, porque, na minha interpretação, o comunicado conjunto não era para terminar e escolher um.

FOLHA - O comunicado explicitou que a aliança com a França englobava a área aeronáutica e usou o verbo "decidir" para anunciar o início de negociações para a aquisição dos Rafale. Não é claríssimo?

SAITO - Quando o comunicado fala em "aeronáutica", isso abrange vários setores, inclusive helicópteros, cuja compra já estava decidida.

FOLHA - Por que o governo manifestou preferência pelo Rafale?

SAITO - Não digo que é um indicador, mas foram eles que ofereceram transferência de tecnologia dos submarinos, ofereceram fazer o helicóptero aqui na Helibras.

FOLHA - Todo mundo acha que houve essa confusão toda, mas vai acabar dando o Rafale. Vai?

SAITO - Eu não sei. Pode até ser.




http://marciliomoreira.blogspot.com/200 ... fusao.html


Brasil - França


Defesa@Net 09 Setembro 2009
OESP 09 Setembro 2009

Jobim tenta contornar mal-estar e em nota diz que seleção não está concluída

Tania Monteiro
e Denise Chrispin Marim


A decisão de abrir negociação com a francesa Dassault para comprar 36 caças supersônicos Rafale está tomada e é uma atribuição política do presidente da República. Apesar do anúncio dessa preferência ter sido feito na segunda-feira, diante do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e reafirmada ontem pelo Planalto ao Estado, o governo admitiu que atropelou as regras formais da concorrência com o anúncio prematuro da opção pelo Rafale. Foi esse atropelo e o incômodo provocado no Comando da Aeronáutica e entre os concorrentes da Dassault que levaram o Ministério da Defesa a divulgar ontem nota oficial para deixar registrado que "o processo de seleção ainda não está encerrado".

Surpreendido como anúncio logo depois da participação de Sarkozy no desfile do 7 de Setembro, em Brasília, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse ao presidente Lula que precisava dar uma satisfação aos concorrentes da empresa francesa.

Saito também convocou ontem extraordinariamente o Alto Comando da Força para explicar a circunstância em que se dera o anúncio, segunda-feira, no Palácio da Alvorada, e anunciar aos brigadeiros que o governo divulgaria uma nota oficial que desse uma satisfação aos concorrentes do Projeto FX-2. No Planalto e no Itamaraty, que tomaram conhecimento prévio do texto redigido no Ministério da Defesa, a nota assinada pelo ministro Nelson Jobim foi considerada um "instrumento de precaução", para evitar reclamações das empresas.


A nota da Defesa começou relatando o anúncio feito anteontem. Lula disse que França e Brasil vão ser "parceiros estratégicos no setor aeronáutico", lembrou que o governo francês se comprometeu a "ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França", e citou, ainda, a disposição francesa de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.

Ao fim dessa memória do anúncio, a nota de Jobim diz que, diante do pacote de ofertas da França, o Comando da Aeronáutica "prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas". Segundo uma fonte do Itamaraty, a palavra "eventualmente" mostra "que a decisão da preferência dada aos franceses está tomada", mas, se a negociação com a Dassault enfrentar problemas, o governo, naturalmente, vai avaliar as propostas da Boeing e da Saab.

O processo de seleção dos caças ainda estava sob a liderança técnica do Comando da Aeronáutica, que deveria entregar nos próximos dias ao ministro Jobim os relatórios com as pontuações de desempenho dos aviões ofertados e as condições de cada um dos fabricantes em matéria de transferência de tecnologia. O comando foi surpreendido com as declarações de Lula e do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) sobre a preferência do Rafale. Os representantes da Boeing e da Saab pressionaram ontem a Aeronáutica para que o ritual da concorrência seja mantido. Para alguns brigadeiros, diante da proposta francesa, o governo brasileiro deve manter uma porta da negociação aberta para barganhar as condições que as outras duas empresas podem oferecer.




http://www.defesanet.com.br/md1/fr_br_19.htm[/quote]

-----------------------------------------------------------

7/09 = Lambança total

A nota sem pé e nem cabeça do MD do dia 8/09:

MD 08 Setembro 2009
Ministério da Defesa
Ministério da Defesa

Comunicado
Programa FX-2

No dia 06 de setembro, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, em encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou o interesse do governo francês em aprofundar a parceria entre os dois países também no setor aeronáutico.

Afirmou que o Governo Francês assume, além de outros, o compromisso de fazer ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França.

Informou, ainda, da disposição da França de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.

Diante desse fato novo, o processo de seleção do Projeto FX-2, conduzido pelo Comando da Aeronáutica, ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas.

Nelson A. Jobim
Ministro de Estado da Defesa




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48395 Mensagem por PRick » Seg Nov 15, 2010 1:41 am

Penguin escreveu:
PRick escreveu:Os fabistas já estão atacando de novo, 8-] 8-].

Os defeitos do procedimentos da FAB, não podem ser absolvidos porque outraos também possam ter falhado, um erro não justifica outro.

Como já falei, desde a Short List, o procedimento da FAB não é apenas técnico, foi na parte decisória, gerencial, quer dizer de cunho político que a coisa entornou, a Short List foi onde o problema começou, na verdade o problema começou ainda com o FX-1. Que virou outra confusão com 05 finalistas!! E o GF e o MD eram outros.

Vou repetir, a FAB está até o pescoço de culpa no cartório, os vazamentos não tem defesa, a falta de Notas Oficiais dignas do nome, contra esses vazamentos e outros atropelos não tem desculpas.

Não me venham falar em Bafo, o problema não foi esse, mas gente de pijama, mídia e toda sorte de recursos estranhos, se a FAB não foi a fonte dessa confusão toda, quem foi? Quem vazou coisas? Quem escreveu cartinhas? Quem se omitiu? Falta e faltou conjunto, comando, liderança dentro da FAB, e podemos ver a diferença quando recursos parecidos foram feitos contra a MB e o programa do SNA.

[]´s
O short list causou descontentamentos apenas em fóruns na internet. Entre entusiastas. Não foi isso que criou dificuldades e constrangimentos no processo.
A Short List não tem lógica, não tem critério, nunca teve. Não é questão de ser entusiasta ou não, ela apenas evidenciou que a coisa já estava errada no nascedouro. O GF e o MD tem culpa por deixar esse barco correr, melhor naufragar...

[]´s




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48396 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Nov 15, 2010 1:49 am

Quais seriam as reações se o Hornet ganhasse???




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48397 Mensagem por soultrain » Seg Nov 15, 2010 1:49 am

Bom então depreende-se que o Saito faz uma coisa em publico, pousa para fotografo e depois vai por trás e mina tudo, é isso? É ele próprio que é o cancro, ou não tem mãos nos subordinados, é isso então?

È o próprio comandante da FAB que escolhambalha tudo, é isso que me estão a dizer?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48398 Mensagem por PRick » Seg Nov 15, 2010 1:50 am

Penguin escreveu:
knigh7 escreveu:[ quote="soultrain"]

Desculpa mas ele estava lá, se não concordasse ia a casa buscar o pijama, foi? Não. Concordou sim senhor e ainda assinou por baixo.

A outra opção é ser um mau comandante sem espinha dorsal
Pelas palavras do Saito na entrevista:

Força Aérea atribui confusão a "precipitação" da imprensa
Autor(es): ELIANE CANTANHÊDE
Folha de S. Paulo - 11/09/2009


Para Juniti Saito, em nenhum momento Lula disse que o processo de seleção tinha acabado


Comandante da Aeronáutica diz que faz apenas "análise técnico-comercial" e que "o governo tem uma estratégia que nós não conhecemos


O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, afirmou ontem que toda confusão da semana foi por "uma precipitação" da imprensa, porque o processo de seleção dos caças que vão renovar a frota da FAB continua e em nenhum minuto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse o contrário.


FOLHA - O favorito no FX [programa de renovação da frota de caças iniciado no governo FHC] acabou sendo o Gripen sueco. Por que não manter isso?

SAITO - Naquela época, concorreram o Sukhoi, o Mig, o F-16, o Gripen e o Mirage 2000-5 e, com esses concorrentes, o Gripen C e D recebeu uma boa colocação, sim. Agora, é um outro certame. Quem concorre é um outro Gripen, o NG, um avião ainda em desenvolvimento, o F-18 Super Honet, muito mais moderno, e o Rafale, que não é o Mirage, é um outro avião.

FOLHA - Por que o Sukhoi russo foi excluído?

SAITO - Não atendeu, por exemplo, o requisito de transferência de tecnologia.

FOLHA - Se o Sukhoi foi descartado porque os russos não transferiam tecnologia, conclui-se que todos os três transferem. Por que o governo diz que o Rafale é preferido por isso?

SAITO - Em que grau, eu não sei, mas todos os três transferem tecnologia.

FOLHA - O que significa transferência de tecnologia nessa área?

SAITO - Há várias áreas e vários graus de transferência de tecnologia e, numa determinada área, eu quero me capacitar ao ponto de ficar autônomo. No AMX, nos anos 80, que foi um consórcio Brasil-Itália, coube à Embraer uma participação importante na fabricação de componentes. Foi com esse conhecimento que a Embraer conseguiu evoluir para fabricar todos esses aviões que estão aí.

FOLHA - Há uma gradação nessa transferência de tecnologia?

SAITO - Pode haver uma parte muito sensível, e que o país diga assim: "Olha, eu cedo tecnologia nessa parte daqui, mas nessa outra, não". O avião é uma plataforma importante, mas o que vai nela é muito mais importante. Você tem de considerar o sistema de armas.

FOLHA - Quando afunila em três concorrentes, qual o peso do requisito preço?

SAITO - Lembre-se de que se trata de um produto de segurança e cada item tem seu peso específico. Você sabia que esse processo tem mais de 26 mil páginas? Há ofertas, contraofertas, e tudo está assinado.

FOLHA - Vocês falam em cinco aspectos da seleção, como os operacionais e a transferência de tecnologia. E o político?

SAITO - Fazemos uma análise técnico-comercial, mas isso tudo vai para o governo, que é quem analisará a parte estratégica, qual o país melhor... Sei lá. O governo tem uma estratégia que nós não conhecemos. A decisão final é dele.

FOLHA - Por que tanta turbulência com o comunicado de que a preferência era pela França?

SAITO - Eu não recebi do presidente: "Saito, encerra o processo porque eu já escolhi". Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não.

FOLHA - Foi uma surpresa?

SAITO - O que foi uma surpresa foram as manchetes dos jornais, porque, na minha interpretação, o comunicado conjunto não era para terminar e escolher um.

FOLHA - O comunicado explicitou que a aliança com a França englobava a área aeronáutica e usou o verbo "decidir" para anunciar o início de negociações para a aquisição dos Rafale. Não é claríssimo?

SAITO - Quando o comunicado fala em "aeronáutica", isso abrange vários setores, inclusive helicópteros, cuja compra já estava decidida.

FOLHA - Por que o governo manifestou preferência pelo Rafale?

SAITO - Não digo que é um indicador, mas foram eles que ofereceram transferência de tecnologia dos submarinos, ofereceram fazer o helicóptero aqui na Helibras.

FOLHA - Todo mundo acha que houve essa confusão toda, mas vai acabar dando o Rafale. Vai?

SAITO - Eu não sei. Pode até ser.




http://marciliomoreira.blogspot.com/200 ... fusao.html


Brasil - França


Defesa@Net 09 Setembro 2009
OESP 09 Setembro 2009

Jobim tenta contornar mal-estar e em nota diz que seleção não está concluída

Tania Monteiro
e Denise Chrispin Marim


A decisão de abrir negociação com a francesa Dassault para comprar 36 caças supersônicos Rafale está tomada e é uma atribuição política do presidente da República. Apesar do anúncio dessa preferência ter sido feito na segunda-feira, diante do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e reafirmada ontem pelo Planalto ao Estado, o governo admitiu que atropelou as regras formais da concorrência com o anúncio prematuro da opção pelo Rafale. Foi esse atropelo e o incômodo provocado no Comando da Aeronáutica e entre os concorrentes da Dassault que levaram o Ministério da Defesa a divulgar ontem nota oficial para deixar registrado que "o processo de seleção ainda não está encerrado".

Surpreendido como anúncio logo depois da participação de Sarkozy no desfile do 7 de Setembro, em Brasília, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse ao presidente Lula que precisava dar uma satisfação aos concorrentes da empresa francesa.

Saito também convocou ontem extraordinariamente o Alto Comando da Força para explicar a circunstância em que se dera o anúncio, segunda-feira, no Palácio da Alvorada, e anunciar aos brigadeiros que o governo divulgaria uma nota oficial que desse uma satisfação aos concorrentes do Projeto FX-2. No Planalto e no Itamaraty, que tomaram conhecimento prévio do texto redigido no Ministério da Defesa, a nota assinada pelo ministro Nelson Jobim foi considerada um "instrumento de precaução", para evitar reclamações das empresas.


A nota da Defesa começou relatando o anúncio feito anteontem. Lula disse que França e Brasil vão ser "parceiros estratégicos no setor aeronáutico", lembrou que o governo francês se comprometeu a "ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França", e citou, ainda, a disposição francesa de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.

Ao fim dessa memória do anúncio, a nota de Jobim diz que, diante do pacote de ofertas da França, o Comando da Aeronáutica "prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas". Segundo uma fonte do Itamaraty, a palavra "eventualmente" mostra "que a decisão da preferência dada aos franceses está tomada", mas, se a negociação com a Dassault enfrentar problemas, o governo, naturalmente, vai avaliar as propostas da Boeing e da Saab.

O processo de seleção dos caças ainda estava sob a liderança técnica do Comando da Aeronáutica, que deveria entregar nos próximos dias ao ministro Jobim os relatórios com as pontuações de desempenho dos aviões ofertados e as condições de cada um dos fabricantes em matéria de transferência de tecnologia. O comando foi surpreendido com as declarações de Lula e do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) sobre a preferência do Rafale. Os representantes da Boeing e da Saab pressionaram ontem a Aeronáutica para que o ritual da concorrência seja mantido. Para alguns brigadeiros, diante da proposta francesa, o governo brasileiro deve manter uma porta da negociação aberta para barganhar as condições que as outras duas empresas podem oferecer.




http://www.defesanet.com.br/md1/fr_br_19.htm
-----------------------------------------------------------

7/09 = Lambança total

A nota sem pé e nem cabeça do MD do dia 8/09:

MD 08 Setembro 2009
Ministério da Defesa
Ministério da Defesa

Comunicado
Programa FX-2

No dia 06 de setembro, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, em encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou o interesse do governo francês em aprofundar a parceria entre os dois países também no setor aeronáutico.

Afirmou que o Governo Francês assume, além de outros, o compromisso de fazer ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França.

Informou, ainda, da disposição da França de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.

Diante desse fato novo, o processo de seleção do Projeto FX-2, conduzido pelo Comando da Aeronáutica, ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas.

Nelson A. Jobim
Ministro de Estado da Defesa

E os métodos se repetem, misturam o fofocas de jornais, com entrevistas, o Saito foi bem claro, o processo não havia terminado, foram os jornais que assim interpretaram, isso já foi aqui debatido até a exaustão aqui, e você viu tudo isso, para que trazer essas reporcagens velhas e sem sentido? A nota do MD é muito clara, o problema é que a mídia não gosta de notas claras, como se passou no Programa SNA e com a MB. Foram necessárias várias Notas da MB, mostrando o preto e branco.

A grande diferença foi que uma parte da FAB em vez de ajudar atrapalhou, e também se atrapalhou. Deixaram os lobies correrem solto pela mídia, sem dar respostas adequadas nas horas certas.

[]´s




Editado pela última vez por PRick em Seg Nov 15, 2010 1:53 am, em um total de 1 vez.
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48399 Mensagem por PRick » Seg Nov 15, 2010 1:52 am

soultrain escreveu:Bom então depreende-se que o Saito faz uma coisa em publico, pousa para fotografo e depois vai por trás e mina tudo, é isso? É ele próprio que é o cancro, ou não tem mãos nos subordinados, é isso então?

È o próprio comandante da FAB que escolhambalha tudo, é isso que me estão a dizer?

[[]]'s
Ou o mais provável, tem gente puxando o tapete por trás do comando, quer dizer agem conforme seus interesses pessoais ou de grupo, ignorando ordens, etc... Só uma suposição. :roll: :roll:


[]´s




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18582
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48400 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 15, 2010 1:59 am

Carlos Mathias escreveu:Zavva, que eu saiba militar não tem essa de dizer ao comandante que "aceita mas discorda".
A opção é o pijama.
Nota oficial do Min. da Defesa em 07/09:


Brasil e França anunciam parceria para aquisição mútua dos aviões Rafale (francês) e o KC-390 (brasileiro)Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, anunciaram nesta segunda-feira, 7 de setembro de 2009, um novo patamar na cooperação dos dois países na área aeronáutica. A França comunicou sua intenção de contribuir para o desenvolvimento do projeto do avião KC-390, um cargueiro a jato que a Embraer está desenvolvendo, com requisitos da Força Aérea Brasileira, para substituir os aviões a hélice, Hércules, fabricados pelos Estados Unidos. A França poderá ainda adquirir dez unidades do novo avião. Já o Brasil, abriu negociações com os franceses para aquisição de 36 aviões de combate Rafale, como parte do projeto FX-2. Segundo o presidente Lula, até o fim da semana poderão ser divulgados mais detalhes das negociações.

O Comunicado Conjunto, informando os avanços nas negociações relativas ao Rafale e ao KC-390, foi a surpresa na declaração dos dois presidentes à imprensa. Até então, a expectativa era de que fossem formalizados apenas os acordos relativos ao programa da construção do submarino a propulsão nuclear (com construção intermediária de quatro convencionais) e a construção de 50 helicópteros de transporte franceses EC-725, em Itajubá.

“É a consolidação de uma parceria estratégia de dois povos que tem muita coisa em comum”, disse o presidente Lula. Segundo ele, a parceria não é apenas comercial. “Nós queremos pensar juntos, criar juntos, construir juntos e, se possível, vender juntos”, afirmou.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que conduziu negociações com os franceses até a madrugada desta segunda-feira, disse que não é possível avançar nenhum detalhe no atual estágio das conversas. Veja abaixo a mensagem divulgada pela assessoria da Presidência da República.
Fala do Lula, no evento da Declaracão conjunta Franca - Brasil, no dia 07/09
Presidente: Olha, isso significa pura e simplesmente o que está escrito em nossa nota. Eu anunciei que o Brasil tomou a decisão de entrar em negociações com o GIE para a aquisição de 36 Rafale
http://www.defesanet.com.br/md1/fr_br_12.htm

Palavras do Saito:
FOLHA - Por que tanta turbulência com o comunicado de que a preferência era pela França?

SAITO - Eu não recebi do presidente: "Saito, encerra o processo porque eu já escolhi". Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não.
A FAB conseguiu contornar a situacão.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18582
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48401 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 15, 2010 2:00 am

PRick escreveu:
soultrain escreveu:Bom então depreende-se que o Saito faz uma coisa em publico, pousa para fotografo e depois vai por trás e mina tudo, é isso? É ele próprio que é o cancro, ou não tem mãos nos subordinados, é isso então?

È o próprio comandante da FAB que escolhambalha tudo, é isso que me estão a dizer?

[[]]'s
Ou o mais provável, tem gente puxando o tapete por trás do comando, quer dizer agem conforme seus interesses pessoais ou de grupo, ignorando ordens, etc... Só uma suposição. :roll: :roll:


[]´s

Putz, nem colocando as palavras do próprio Saito...




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48402 Mensagem por soultrain » Seg Nov 15, 2010 2:06 am

Mas se é ele, porque não pediu para sair, envergonhando o governo? Porque persistiu, isso não faz sentido no meio castrense. Se ele tem honra isso não era possível. Só se realmente não tem mãos nos subordinados, foi pressionado e se arrependeu, mas isso revela incompetência.

Não faz sentido...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18582
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48403 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 15, 2010 2:11 am

soultrain escreveu:Mas se é ele, porque não pediu para sair, envergonhando o governo? Porque persistiu, isso não faz sentido no meio castrense. Se ele tem honra isso não era possível. Só se realmente não tem mãos nos subordinados, foi pressionado e se arrependeu, mas isso revela incompetência.

Não faz sentido...

Coloquei o que ele declarou. O que há de concreto.

Eu não vou fazer elucubracões sobre o que ele quis dizer e não disse, o que ele quis fazer e não fez, ou se ele não saiu foi porque o que ele disse não era verdadeiro, etc, etc..

[[]]'s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48404 Mensagem por PRick » Seg Nov 15, 2010 2:34 am

soultrain escreveu:Mas se é ele, porque não pediu para sair, envergonhando o governo? Porque persistiu, isso não faz sentido no meio castrense. Se ele tem honra isso não era possível. Só se realmente não tem mãos nos subordinados, foi pressionado e se arrependeu, mas isso revela incompetência.

Não faz sentido...
Muita coisa não faz sentido, ou pode indicar muita gente batendo cabeças.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18582
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48405 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 15, 2010 2:38 am

Carlos Mathias escreveu:Ai, ai, ai...

REBAFO todo mundo fez.
Mas como eu disse, a BAFO da BAFO da BAFO (portanto, a BAFO da REBAFO) só foi permitida aos franceses. O Jobim admitiu isso na CRE em abril, cujo trecho eu coloquei há 2 páginas atrás.
Aliás, ele disse que houve uma forte reducão de preco 10%. Que antes, os franceses só tinham reduzido em 1,8%(BAFO da BAFO).

Isso tudo já havia sido antecipado pela tão criticada Eliane Cantanhêde (na oportunidade que os frances tiveram (e os outros concorrentes) de apresentarem uma nova BAFO após o 07 de setembro a reducão fora pouca "Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula." FSP 05/01/10*, e na sua coluna do dia 4 de Fevereiro no qual escreve que houve uma importante reducão.)

*edit




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Nov 15, 2010 3:03 am, em um total de 1 vez.
Responder