TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48166 Mensagem por sapao » Sáb Nov 13, 2010 9:09 am

Rock n Roll escreveu:
cb_lima escreveu: Ô...

E ficamos chorando na Xepa...

O que o Brasil quer ser quando crescer mesmo?

[]s
CB_Lima

Aí, que tal buscarmos as respostas para as perguntas de um pré adolescente fissurado nos meus flight sims ?


-Pai, você lembra quando os Mirage e os F5 chegaram aqui ?
Lembro.
-Você me contou a história de uma sacanagem que a França fez com Israel sobre uns Mirage que eles pagaram e não receberam não foi ?
Foi.
-Israel é menor que o Brasil não é ?
É.
-Como é então que eles pegaram o Mirage desmontaram, procuraram os defeitos e fizeram um melhor ou quase igual e nós não ?
Coisas da necessidade.
-Mas nós temos necessidade também, e somos maiores e mais ricos. Porque não começaram essa história do FX logo com os melhores aviões e tentar fazer o que os israelenses fizeram ?
Tem umas regras, não é bem assim.
-Mas eles (os israelenses) fizeram e ninguém falou, e depois de feito não adianta chorar.
Mais ou menos...
-Quando eu for grande esses aviões já serão alvos voadores....
Pois é filho, que situação.
-Pai é verdade que o J-10 na verdade é esse Lavi aqui do game ?
É.
-Como é que pode ?
Coisas de política entre países filho.
-Parece tiro no pé pai
-Porque tiraram o Flanker e o Eurofighter ? A gente podia aprender desmontando e fazendo um nosso né pai, nem precisava comprar muitos, mais pra aprender mesmo e fazer o nosso troco render mais lá na frente né ?
Deveria ser assim.
-Pois é. Se é pra gente tomar conta do nosso Brasil pai, porque esses caras ficam fazendo economia de palito ao invés de pegar o palito e aprender a fazer uma fábrica de palitos ?
(sem resposta)

[002] [002] [002]

Xeque mate knock out de um pré adolescente e o FX-2....
O Brasil não tem ameaças como Israel, muito menos o apoio incondicional, até pouco tempo, da midia ocidental. Sem contar a ajuda americana, em troca do alinhamento incondicional.

O Brasil não é a China, que não respeita as regras da OMC e ainda tem o mundo inteiro bajulando seus governantes para fazer negocios, independente das patentes e direitos humanos.

O Brasil é o Brasil, é aqui Defesa não dá voto. Se ao invés de sermos sede de Copa do Mundo e Olimpiada de verão a gente pegasse 30% do que vai ser gasto e investisse em P&D e mantivesse a continuidade de certos projetos, teriamos muito mais projeção mundial do que achamos que vamos ter por sediar esses eventos.
Mas acham que vamos conseguir uma cadeira no conselho de segurança fazendo festa e não fazendo escolhas no cenario internacional, escolhas estas lastreadas por FFAA fortes e bem treinadas e não por uma imagem de que aqui todo mundo é gente boa por isso ninguem vai brigar com a gente...

Mas isso é o que eu acho.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceram: 11 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48167 Mensagem por pampa_01 » Sáb Nov 13, 2010 9:32 am

sapao escreveu:Exato, os "criterios tecnicos" vão variar com o olho de quem enxerga o problema.

O criterio de uma unidade aerea e diferente de uma base que e diferente de um comando que e diferente de um centro de pesquisa; cada um vai ter sua otica.

A ideia era que a COPAC tivesse uma ideia global da força, ou seja, levando em conta TODOS os envolvidos na manutenção de um aeronave de combate ela fizesse um peso nos itens e dai fizesse uma avaliação.

Agora, será que foi esse criterio o que saiu do MD? Acho que não, porque o proprio MD tem uma visão diferente da coisa, e o mesmo vale para o conselho de defesa e para o futuro presidente e a futura presidenta!

Dai eu volto a perguntar, se no final vale o "criterio tecnico" de quem decide, não seria melhor partir para um acordo direto com quem faz (seja França, Russia, USA, Suecia, China, Klingons, Atreides) ao inves de ficar gastando tempo, dinheiro e pessoal especializado da nação nesse processo, que por sinal ja é o segundo...,
Uma compra direta seria melhor, mais rápida e evitaria essa churumela toda, mas ANTES da compra acontecer, deveria haver uma avaliação técnica da força para dizer quais aeronaves deveriam/poderiam ser adquiridas. Senão imagina a cena:
A FAB informa q precisa de novos aviões de caça, o MD vai a procura, e encontra 150 mig23 novinhos e ... bingo, compra tudo ... seria no minimo, um fiasco maior do que está sendo o FX2.
Um abraço




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceram: 11 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48168 Mensagem por pampa_01 » Sáb Nov 13, 2010 9:39 am

sapao escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Não é isso. Os critérios técnicos devem ter o peso estabelecido conforme uma estratégia definida pelos poderes constituídos.
O que você está querendo dizer é que a FAB deveria fazer a escolha a seu modo mas não funciona exatamente assim.
O Governo achou por bem que a Defesa tivesse um direcionamento e que as compras fizessem sentido com base nesse direcionamento, que não foi estabelecido de forma unilateral pelos civis, pelo contrário.

[]'s

Negativo Alberto, estou querendo dizer é que se os criterios tecnicos da FAB não vão ser levados em conta, ja que a escolha é politica, para que se gastar, de novo, tempo e dinheiro em um processo que se arrasta a anos?
Não seria melhor o MD ter feito o estudo?
Mas dai viraria bagunça mesmo. Pelo que eu entendo , e entendo pouco, a FAB eleborou a short list e "disse" qualquer um dos três nos atende. A escolha é tua (MD/governo). Mas se já na elaboração da short list o MD meteu o dedo, humm dai a coisa está errada




Editado pela última vez por pampa_01 em Sáb Nov 13, 2010 10:27 am, em um total de 1 vez.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48169 Mensagem por tykuna » Sáb Nov 13, 2010 9:54 am

Rock n Roll escreveu:
cb_lima escreveu:
-Você me contou a história de uma sacanagem que a França fez com Israel sobre uns Mirage que eles pagaram e não receberam não foi ?
Foi.
Então foi preto no branco, o cinza não existe. As plantas M3 surgiram em Israel do nada. Até parece que Marcel Dassault deixou Israel na mão. Menos... menos....




Imagem
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48170 Mensagem por pafuncio » Sáb Nov 13, 2010 10:15 am

tykuna escreveu:
Rock n Roll escreveu:
Então foi preto no branco, o cinza não existe. As plantas M3 surgiram em Israel do nada. Até parece que Marcel Dassault deixou Israel na mão. Menos... menos....

Marcel Bloch seu nome verdadeiro, ele que era judeu ...




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48171 Mensagem por saullo » Sáb Nov 13, 2010 10:44 am

Quanta arenga para escolher um caça...
Escolhe e compra essa p... logo.
Senão em 2014, no início da Copa do Mundo, teremos meia dúzia de F-5 voando e pra combinar com eles, nossa seleção deve entrar em campo com Félix, Carlos Alberto, Pelé, Gerson e demais, afinal tanto os caças como nossos tricampeões serão da mesma geração...
Só pra dar a dimensão do tempo que terão nossos F-5.

Abraços




Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48172 Mensagem por Zepa » Sáb Nov 13, 2010 10:51 am

Karaka!!!!!

Quase 30 páginas e NADA :evil: :evil: :evil:

Somente mais do mesmo, até as bandeirinhas voltaram :evil: :evil: :evil:

Voces dão muito cartaz para este pessoal :roll: :roll: :roll:




Imagem
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48173 Mensagem por kirk » Sáb Nov 13, 2010 11:00 am

AlbertoRJ escreveu:
Penguin escreveu:Não sei se isso é o Zavva que está fazendo, ou se é a Saab que anda "plantando" isso por ai e contaminando os foristas, mas é notório que a tática é desqualificar, ou melhor, minimizar as ToTs como fator principal para a escolha do F-X2 e empurrar o debate para um campo que seja mais "confortável" para eles (Saab). :wink:

[]'s.
A proposta de ToT melhor avaliada foi a da Saab.
Quanto mudaram o peso das ToTs deu Rafale...

[]'s[/quote]

-------------------------------------------------------------
Penguin escreveu:Mas a proposta de ToT da Saab continuou a melhor avaliada.

[]s
O que influencio a "vitória" do Rafale na "exposição de motivos" by NJ não foi a alteração da pontuação da ToT foi a diminuição da importância dos custos de aquisição e manutenção ... isso foi determinante ...

Cordiais Saiudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48174 Mensagem por Marino » Sáb Nov 13, 2010 11:12 am

Kirk, isto não é correto.
A ToT valia 9 pontos de 100.
Isto foi alterado. O MD disse para a FAB cumprir a END e a nova pontuação foi decidida pela FAB.
Não vamos distorcer a verdade.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48175 Mensagem por kirk » Sáb Nov 13, 2010 11:26 am

crubens escreveu:
marcelo bahia escreveu:publicado em 12/11/2010 às 12h55:

Saab reforça lobby por caça e lança centro aeroespacial

Unidade será construída em São Bernardo do Campo

Agência Estado

A empresa sueca Saab, fabricante dos caças Gripen - que concorre na escolha para venda de aviões ao Brasil com a francesa Dassault e a norte-americana Boeing -, vai instalar em São Bernardo do Campo (SP) um centro de tecnologia e desenvolvimento de engenharia aeroespacial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo diretor da companhia, Bengt Janér, o vice-presidente Dan Jangblad e o prefeito Luiz Marinho (PT).

O petista, que já fez defesa pública dos caças suecos, disse que voltará a falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar influenciá-lo na escolha. Por mais de uma vez, Lula demonstrou que prefere o Rafale, da Dassault.

Segundo o prefeito, a Saab está um passo à frente das demais.

Confira também:

* Sarkozy confia na venda de avião Rafale

Marinho disse ter sido procurado também pelas duas concorrentes, mas elas não se comprometeram a investir na cidade sem ter a certeza da vitória na licitação. A Saab promete implantar o centro de tecnologia em abril de 2011 independentemente do resultado da escolha, que deve ser anunciado pelo presidente até o fim do ano.

São previstos investimentos de R$ 85,8 milhões (US$ 50 milhões) em cinco anos por parte da Saab e de fundos nacionais e internacionais.
Se isso for verdade melhor ainda para o Brasil, que pode escolher o F-18 ou o Rafale e ainda ficar com esse centro de tecnologia da SAAB. Ou seja fica com duas coisas em vez de uma.
Acredito que nenhum estrangeiro queira de bom grado transferir quaisquer tecnologias sensíveis ao Brasil ... a menos que tenha forte interesse nisso ... e essa é na minha opinião o ponto forte da proposta suéca ... a parceria é real porque há interesses reciprocos ... a suécia não tem a projeção internacional necessária para brigar com os grandes e vê no Brasil essa possibilidade ... além, é claro, da consolidada marca "Embraer" no segmento aeronautico ... essa é na minha opinião a razão das atitudes da Saab ...

- Não é somente o Centro tecnológico ... tem a Akaer com todo o portifólio de empresas que já estão atuando no Gripen ... também a Atmos ...

Os suécos são os únicos do short-list que estão verdadeiramente investindo no país ... não são somente promessas, são fatos reais ...

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48176 Mensagem por Bender » Sáb Nov 13, 2010 11:29 am

CB_Sábio_Lima disse:
Honestamente... ainda continuo com o meu velho mantra com relação ao short-list: - FAB Industria, FAB FMS, FAB GDA+MD.

Muito provavelmente meu mantra está errado ou precisa de uns ajustes, mas é uma maneira de ultra simplificar as razões sem ter lido 1 linha do relatório .

[]s
CB_Lima
Eu sempre concordei com esta sua idéia Lima,e continuarei ao seu lado! :mrgreen:

Estas ultimas páginas são um dejavu,não existe essa "coisa" de que o governo é mauzinho a Fab boazinha ou vice e versa,o que existem são interesses difusos que por vezes por falta de planejamento e até de comando nas esferas políticas e militares,se tornam interesses confusos. :mrgreen: mas as alterações e ajustes de objetivos relativos a estas dicotomias não foram os responsáveis pelo processo ter se arrastado até aqui,não existem diferenças de pensamento entre FAB e governo,todos os ajustes do sistema de pesos foram feitos em acorco e comunhão de idéias,A FAB É FORMADA POR PROFISSIONAIS!,não estúpidos e coitadinhos,ambos estão determinados em um mesmo objetivo de ganhos específicos com esta compra.

Tulio moderator Tabajara disse:
Desse jeito me parece que o FX vai ser dedidido em SJC, não em BSB...

E pensar que tudo já poderia estar resolvido e a gente aqui, debatendo o que viria nos NOSSOS caças, em vez de continuar essa novela megachata...

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS SE LEVOU TANTOS ANOS PARA DECIDIR POR UM SIMPLES CAÇA...
Calúnia!!! :twisted: :mrgreen: O Governo anterior desmente com folga essa tese revanchista! :mrgreen: .

Os (ir) responsáveis pelo processo de compra ter invadido o ano eleitoral e não ter sido decidido em 7 de Setembro anterior,foram o Governo da França e Sergie Dassault,e a mania que estes seres ambiciosos da elite do primeiro mundo,terem:de achar mais uma vez,que a baguete ia acabar se acomodando lentamente no rabo da FAB e do governo,sem nem um pio de desconforto.

Pois bem,para aqueles que criticam o governo,que fique claro que este agiu de forma republicana,como: "NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÌS!"visando antes de tudo os interesses do Brasil envolvidos nesta compra,não consumando de forma "rápida" naquele momento um negócio que "ainda" não atendia completamente os anseios de transferência de conhecimentos pretendidos pelo governo brasileiro e sua operadora FAB,e acredito que agirá novamente se assim for preciso,e a França que se vire. (dis costas! :twisted: ) ou volte para casa,a França já está merecendo ser tratada como seus desafetos nos modos :mrgreen: ,norte americanos.

Tulio Indio véio disse:
Para mim é Super Hornet ou Rafale. Nessa ordem. A razão? COMUNALIDADE, ambos servem à FAB e à MB...
Eu só inverto a ordem,pois sou mais comunazz e educado, :twisted: que vossa excelência sulista,mas concordo com este princípio sábio,quem não o entende ou não o aceita,deveria frequentar mais os tópicos das navais,e aprender a pensar no médio e longo prazo,que nunca são menos do que 15! anos no caso do médio prazo.

Carlos Mathias disse:
Uma porrada de verdades! 8-]
Asssino todas embaixo,inclusive as ironias e sarcasmos. :twisted:

Grande abraço!




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48177 Mensagem por kirk » Sáb Nov 13, 2010 11:38 am

Túlio escreveu:Lima véio, sobre os Italianos eu falei "desenvolvendo uma versão de um carro blindado que eles já produzem" e não licença de fabricação. Leste sobre a polêmica entre o EB e eles sobre motores e transmissões? ELES GANHARAM, vai ser do jeito que ELES querem e não vão comprar NENHUM! E o Brasil anda sentando em tudo que é SOFA do mundo, até com os ianques, lembras?

No caso do SSN Francês, até onde me consta um sub é muito mais do que um casco e um propulsor. Estamos desenvolvendo kôzaz, tri, o que são? Sonares, diretores de tiro, periscópios óticos e optrônicos, torpedos, tubos de torpedo, decoys, etc? Num vi nem li sobre isso...ainda.

Finalmente, queremos um caça para a FAB ou para a EMBRAER? O nosso negócio é defender o Brasil ou ampliar a pauta de exportações de equipamentos militares? E se exportar Gripen NG vai ser brabo - e acho mesmo isso, cupincha - exportar Rafale vai ser mais fácil? Por quê? Se nem os fabricantes conseguem essa façanha...

Disseste "No caso do A-Darter, novamente sabemos que no mundo dos mísseis o que importa é possuir determinados conhecimentos e continuar pesquisando constantemente... os sul-africanos podem estar mal das pernas hoje, mas eles já possuem tecnologias "hoje" que não possuímos e inclusive nos ajudaram a dar "saltos" no nosso atual programa de mísseis... ou seja... a parceria mais do que conveniente para nós..."

Em que isso difere do caso dos Suecos? Fazer um caça implica NECESSARIAMENTE em absorver uma série de tecnologias. Só COMPRAR DE PRATELEIRA o F-5 já nos serviu para aprender a fazer 'honeycombs' e a pressurizar aviões (ganhamos o que com os Mirages?) e no AMX tivemos nossa iniciação em um rudimentar FBW e nas asas com flaps de hipersustentação: o que não nos aguardaria no Gripen NG? E mais, numa empresa que está mal das pernas, portanto mais acessível a ceder onde ninguém cede, eis que para ela é caso de vida ou morte.

Ah sim, há sempre o 'risco AMX ao quadrado', ou seja, operarmos sozinhos ou quase um determinado modelo. É verdade! Mas isso vale para TODOS os exemplos que citei e não te vi reclamar de nenhum, ao contrário, correste a defendê-los. Tri, respeito isso mas posso discordar, não?

Abração, agora tenho que entrar no Site do Governo Sueco para ver quando chega o meu Volvo.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sendo assim também vou querer um cupincha !!!!!!! :P :P :P

Não te esquece de "falar de mim" lá "

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48178 Mensagem por kirk » Sáb Nov 13, 2010 11:49 am

Penguin escreveu:
DELTA22 escreveu:Tulio, você acha que a oposição ao Governo não está sedenta por uma noticiazinha que seja para ter o que transformar em novo escândalo?

O F-X2 foi e será usado politicamente. Anota ai.

[]'s.
Anunciar o Rafale seria um escândalo? Por que?

[]s
Zavva escreveu:Pois é Penguin,

O pessoal já esta apelando para politica.
Rafale agora é escandalo. :lol:

Eu não acho nenhum absurdo o Rafale vencer.
Tem suas qualidades. É defensavel.

Abs
ÉÉHH ???????? ..... maisomeno !!! :lol: :lol: :lol: ... vai precisa de muita pirueta !

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Rock n Roll
Avançado
Avançado
Mensagens: 448
Registrado em: Ter Set 15, 2009 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro. RJ.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48179 Mensagem por Rock n Roll » Sáb Nov 13, 2010 11:54 am

do Sapao :
O Brasil não tem ameaças como Israel, muito menos o apoio incondicional, até pouco tempo, da midia ocidental. Sem contar a ajuda americana, em troca do alinhamento incondicional.

O Brasil não é a China, que não respeita as regras da OMC e ainda tem o mundo inteiro bajulando seus governantes para fazer negocios, independente das patentes e direitos humanos.

O Brasil é o Brasil, é aqui Defesa não dá voto. Se ao invés de sermos sede de Copa do Mundo e Olimpiada de verão a gente pegasse 30% do que vai ser gasto e investisse em P&D e mantivesse a continuidade de certos projetos, teriamos muito mais projeção mundial do que achamos que vamos ter por sediar esses eventos.
Mas acham que vamos conseguir uma cadeira no conselho de segurança fazendo festa e não fazendo escolhas no cenario internacional, escolhas estas lastreadas por FFAA fortes e bem treinadas e não por uma imagem de que aqui todo mundo é gente boa por isso ninguem vai brigar com a gente...

Mas isso é o que eu acho.[/quote]

Minhas.
Considere que o país que queremos para os nossos filhos parte da consequência direta dos nossos atos ou omissões como cidadãos.
O bom é inimigo do melhor, e nós podemos sim, fazer muito melhor. Se não temos o poder de decisão temos o poder da opinião ponderada e democrática como fazemos aqui.
Defesa só não dá voto porque não há ainda o entendimento da importância das FAs para a sociedade como um todo. Afora pecados de anos atrás, a postura revanchista não ajudou muito. É esse ranço que contamina em muito este processo
Como vamos garantir a fronterira oeste, norte e a amazônia azul para nossos filhos e netos ? Com festa?
Precisamos logo dos caças, agora não tenho nem mais preferência, é pegar logo e aprender como se faz. Em nenhuma das opções há inocentes, só penso agora que a melhor delas será a menos lesiva ao país. Se isso for possível...




Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48180 Mensagem por kirk » Sáb Nov 13, 2010 12:02 pm

Zavva escreveu:

Centro de Pesquisa da Saab será lançado no início de dezembro em São Bernardo

Vanessa Oliveira
Pref. Municipal São Berrnardo do Campo


O prefeito de São Bernardo do Campo, acompanhado do vice-presidente da Saab, fabricante do caça Gripen, Dan Jangblad, e do diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Janér, anunciaram nesta quinta-feira (11/11) o lançamento para início de dezembro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia na região central da cidade. O empreendimento será o primeiro da companhia na América Latina.

O comunicado foi feito durante coletiva de imprensa no Paço Municipal e a estimativa é que o espaço já entre em funcionamento no primeiro trimestre de 2011. A área para a instalação do centro deverá ter entre 300m² a 500m². Na parte da manhã, o grupo já havia se reunido com o chefe do Executivo e o presidente da Confederação do Sindicato dos Metalúrgicos da Suécia, Stephan Lofven, e com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Coordenação Governamental.

A Saab disputa o contrato para o fornecimento do novo avião de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) com outras duas concorrentes: a americana Boeing, fabricante dos FA-18 Hornet, e a francesa Dassault, fabricante do Rafale, que inclusive esta semana também se reuniu com o chefe do Executivo.

Considerado porta de entrada para a expansão dos negócios no País, o centro irá atuar na elaboração de projetos voltados ao mercado internacional nos segmentos de segurança civil e militar, sensores, radares, aeronáutica, tecnologia ambiental e desenvolvimento sustentável. Segundo o presidente da companhia sueca, Hakan Buskhe, que visitou São Bernardo em setembro, o País é considerado inclusive um mercado estratégico para a empresa, especialmente nas áreas de defesa e aeronáutica.

O Centro de Tecnologia e Inovação irá ajudar a criar projetos específicos para determinadas áreas e também facilitará na obtenção de recursos junto a bancos e financiadoras tanto do Brasil quanto do exterior. O Conselho Administrativo, constituído por representantes da sociedade civil, privada e indústrias, participará de todo o processo.

O investimento está avaliado em US$ 50 milhões para um período de cinco anos. Inicialmente, o empreendimento atuará nas áreas de aeronáutica, defesa e inovação urbana como, por exemplo, na segurança pública. Além disso, os representantes suecos estão propondo buscar desenvolver a área de radar e criar uma incubadora de empresas que irá trabalhar conjuntamente com a que existe em São Bernardo.

De acordo com o prefeito, o diferencial entre os concorrentes é que a Saab está investindo no município independente do resultado da concorrência para o fornecimento das 36 aeronaves para o governo brasileiro. "A Saab está alguns passos a frente das demais porque enquanto já entra com esse centro, que representa uma grande conquista para a região, os demais estão dizendo que realizarão investimentos pós-decisão, prevista para acontecer ainda na transição do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Estarei em breve com o presidente para transmitir minhas impressões sobre essa questão", afirmou.

Outro ponto alto do centro de P&D apontado pelo prefeito é a contribuição na construção de riqueza intelectual para a cidade e região, por meio da transferência de conhecimento para a rede de escolas superiores.

Já o vice-presidente da Saab, Dan Jangblad, afirmou que, por meio deste centro, podem surgir novos cursos nas universidades, como simulação de trânsito, por exemplo. "O empreendimento cria a possibilidade das universidades terem um currículo mais moderno, que se adapte às necessidades não apenas de São Bernardo como de outras cidades do País", citou. Além disso, Jangblad salientou que o espaço dará condições às empresas brasileiras e suecas de partirem para o mercado mundial com inovações desenvolvidas no Centro de Tecnologia e Inovação.

Saab - Com 13 mil funcionários no mundo, sendo 7 mil engenheiros, além da Suécia a multinacional concentra centros de excelência na África do Sul, Inglaterra, Austrália e em países nórdicos. Pelo menos 20% do faturamento da companhia se destinam à área de P&D. No Brasil, a multinacional é parceira da Akaer, empresa de São José dos Campos, contratada pela companhia para executar o projeto e a produção da fuselagem central, traseira e asas do Grippen.

http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/1 ... gripen.htm
Bom Zavva ... o jogo tá ganho ... o rafale já foi escolhido ... Pres. Lula já tomou a decisão ... mas tem um "coisinha" estranha ae ...

A Saab adota uma estratégia ... inicia um empreendimento em SBCampo ... com um bleo investimento ... ANTES MESMO DE SER ESCOLHIDA ... e os "criativos" bembros da dassault vão atráz ... só que no lugar de um investimento com verdadeiras aplicações práticas de desenvolvimento de tecnologia ... fazem "fumaça" ... falam em intercâmbio de universidades ... blá, blá, blá ... nhém, nhém, nhém ...

Num post anterior eu disse que dependendo da reação do Marinho essa "visita" da dassault em SBC teria sido "encomendada pelo GF ... porém tudo indica que NÃO ... pois Marinho CONTINUA apoiando e preferindo a proposta suéca ... por ser a MELHOR para SBC e para o Brasil ...

ufa!

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder