TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Franz Luiz
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47521 Mensagem por Franz Luiz » Ter Nov 09, 2010 9:46 am

Voltamos ao ridículo do 2X1.
Já foi falado que o preço do Rafale diminuiu com as negociações e que a hora de vôo do NG não será tão barata quanto alegado.
Só falta acusarem o Rafale de ser a favor do "aborto" de operações aéreas (alegando baixa disponibilidade).




Largomoco
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47522 Mensagem por Largomoco » Ter Nov 09, 2010 9:49 am

http://tudoglobal.com/blog/noticias-24- ... rasil.html

08/11/2010 - 21:39 - uol.com

À espera da confirmação oficial de que fornecerá os novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira), para quem oferece o Rafale, a França mandará pela primeira vez o modelo para um exercício militar no Brasil.

Há uma expectativa, entre militares brasileiros, de que o anúncio confirmando o Rafale será feito durante a visita do ministro Nelson Jobim (Defesa) ao exercício de guerra simulada, chamado Cruzex.

A Força Aérea Brasileira realiza, na base aérea de Natal (RN), um exercício de guerra simulado chamado Cruzex.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que iria falar novamente com o francês Nicolas Sarkozy sobre o assunto e que iria tomar a decisão em conjunto com a sucessora eleita, Dilma Rousseff.

Eles irão se encontrar na semana que vem em Seul, na cúpula do G20. Jobim, que estará hoje com Lula, deverá visitar o Cruzex no dia 18 ou 19, quando a operação acaba.

O Cruzex é o maior exercício aéreo de caça da América do Sul, e está em sua quinta edição. Começou no dia 26, com a chegada das primeira equipes de planejamento a Natal, de onde haverá a simulação de conflito, interdição aérea e várias missões de ataque. Serão inéditas 92 aeronaves do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, França e Estados Unidos.

Os franceses já participaram de edições anteriores, sempre com caças Mirage-2000 semelhantes aos que vendeu ao Brasil. Agora, pela primeira vez mandam o Rafale. Serão quatro modelos, mais quatro Mirage, uma espécie de “cartão de visitas” para o eventual anúncio.

Os aviões de combate começam a chegar a Natal no fim de semana.

Outra novidade é a presença americana. Só que por envolver a Força Aérea, serão enviados caças F-16. Os F/A-18 que os EUA querem vender ao Brasil, concorrendo com o Rafale e o Gripen NG sueco, são operados pela Marinha e pelos Fuzileiros Navais.

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marcelo l.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47523 Mensagem por marcelo l. » Ter Nov 09, 2010 10:39 am

cb_lima escreveu:
soultrain escreveu:Mas o vosso governo tolera estas tonterias? Esta conversa de miúdos? Isto é um assunto muito sério, não dá para ter este tipo de artigos escritos por crianças.
Governo quando é sério nem esquenta para determinado "nível (ou falta dele)" de conversas meu amigo... :lol: :wink:

Embora honestamente já passou da hora de termos algum tipo de resposta do MD principalmente no que diz respeito aos supostos "vazamentos"... mas enfim... :)

[]s
CB_Lima
Na verdade o governo fez duas burradas:
- Não votou a lei regulando o Lobby,
- Não escolheu o caça.

A pior claro foi a demora, mas isso sem regras claras piorou a coisa, afinal o contrato é muito bom para qualquer dos vencedores...são 36 caças e provavelmente mais uma leva no futuro.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47524 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 09, 2010 11:34 am

Penguin escreveu: A grande totalidade da frota de F-16 está nas últimas e serão usados até o osso. Os Hornets também. Principalmente levando-se em conta as prolongadas campanhas do Iraque e Afeganistão e os sucessivos atrasos no programa F-35. Quanto aos Mirage 2000, não há nenhum disponível no mercado de usados, são de manutenção cara e de upgrade mais caro ainda. A Índia está pagando USD50mi/unidade para transformar seus Mirage 2000H em -5. Poucos países podem se dar a esse luxo.

[]s
Há bons exemplares nas mãos de australianos, egípcios, europeus, canadenses e turcos. Não se esqueça da Coréia do Sul, Israel e Cingapura também...

Quanto à Índia, o custo da modernização não é de US$ 50 milhões, o pacote inclui armamento e manutenção. A modernização, que é mais complexa do que a normal porque inclui a revisão completa das células (feita a cada 5 mil horas ao preço de US$ 4 milhões), armas russas e israelenses, ficou por US$ 30 milhões (o pacote normal fica entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões). Podemos analisar também o que foi feito com os F-16A/B chilenos. A aquisição custou US$ 7 milhas, com mais dez no pacote de modernização para se ter um aparelho com 80% da capacidade de um F-16C/D Block 50. O custo do Gripen NG sozinho é de US$ 50 milhões, com um motor e um radar específicos que serão construídos em pequena quantidade se a Força Aérea Sueca não adquirir o aparelho. Compete contra aviões que possuem uma grande quantidade de sobressalentes no mercado.

Joguem tudo isso na mesa e vejam o que é mais viável para um país de Terceiro Mundo ferrado economicamente.

Pepê




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Ter Nov 09, 2010 11:41 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47525 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 09, 2010 11:40 am

Franz Luiz escreveu:Voltamos ao ridículo do 2X1.
Já foi falado que o preço do Rafale diminuiu com as negociações e que a hora de vôo do NG não será tão barata quanto alegado.
Só falta acusarem o Rafale de ser a favor do "aborto" de operações aéreas (alegando baixa disponibilidade).
Preços reais (segundo a documentação do MinDef)

Gripen NG:
Hora voo: US$ 8 mil (calculada sem acesso ao custo operacional do motor F414G)
Custo fly away: US$ 50 milhões

Rafale:
Hora voo: US$ 12,4 mil
Custo fly away: 54 milhões de euros

Super-Hornet:
Hora voo: US$ 10 mil
Custo fly away: US$ 55 milhões




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47526 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Nov 09, 2010 11:47 am

nveras escreveu:Só pra botar lenha na fogueira.

08/11/2010 - 10h33
Obama apoia Índia como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU
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DE SÃO PAULO

Atualizado às 10h42.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta segunda-feira seu apoio à campanha da Índia para obter uma cadeira de membro permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

"Eu espero ansiosamente um Conselho de Segurança da ONU reformado, que inclua a Índia como membro permanente", disse o presidente, em discurso no Parlamento indiano. "A ordem internacional justa e sustentável que a América busca inclui uma ONU que é eficiente, efetiva, crível e legítima".

Jason Reed/Reuters

Presidente Barack Obama faz discurso no Parlamento indiano e declara apoio à cadeira permanente na ONU

O órgão, responsável pelas decisões mais importantes da organização, tem atualmente cinco assentos permanentes, pertencentes aos EUA, China, Reino Unido, França e Rússia, com direito a veto. Há ainda outros dez membros não permanentes. O Brasil é outro que almeja uma reforma no Conselho.

A Índia alega que ter uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU refletiria seu crescente peso no G20, na medida em que sua economia de trilhões de dólares ajuda a reduzir os efeitos da crise econômica (Obama aproveitou a viagem para anunciar acordos de US$ 10 bilhões que garantirão 50 mil empregos em seu país).

O apoio é um gesto diplomático de grande escala, que deve encerrar com chave de ouro a visita do presidente ao país asiático --na qual anunciou ainda acordos no valor de US$ 10 bilhões e capacidade de gerar 50 mil empregos nos EUA.

Mas não significa uma reforma imediata e nem ao menos no curto prazo do Conselho de Segurança. O próprio Obama ressaltou ao dizer que espera a reforma "nos próximos anos".

"Isso não será feito tão cedo", disse Gurmeet Karmal, diretor do Centro para Estudos da Terra, um think-tank indiano. "O Conselho de Segurança não será reorganizado pelos próximos oito ou dez anos".

De qualquer forma, o apoio mostra o tamanho da aposta dos EUA na relação com a Índia, uma nação de 1,2 bilhões de pessoas e com uma economia de trilhões de dólares.

O presidente ressaltou, contudo, que o poder de ser um membro permanente do COnselho de Segurança traz também uma grande responsabilidade. E destacou que uma das missões do órgão é impedir a proliferação de armas nucleares.

Obama passa por uma situação delicada em sua visita à Índia, na qual tenta ampliar as relações diplomáticas e financeiras com o país e ao mesmo tempo defender melhor relacionamento de Nova Déli com o vizinho e rival histórico Paquistão (aliado crucial dos EUA na guerra contra o terrorismo).

Após três dias na Índia, Obama seguirá seu giro pela Ásia, passando por Indonésia, Japão, e Coreia do Sul, onde se realizará esta semana a cúpula do G20.
Mapinguari escreveu:Isso só porque a Índia tem a bomba atômica, é claro!
A decisão da Índia será política e não técnica. Eu aposto no F/A-18E/F apesar de terem falhado em vários testes.

Abraços

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47527 Mensagem por crubens » Ter Nov 09, 2010 11:55 am

Marino escreveu:
Penguin escreveu:Valor, 09/11
Fiesp aposta que Lula optará por caça sueco

Virgínia Silveira

Representantes das indústrias do setor aeorespacial brasileiro acreditam que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a escolha da nova aeronave de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), será favorável ao caça sueco Gripen. "A indústria brasileira tem a convicção de que a melhor aeronave e a melhor proposta de transferência de tecnologia é a do Gripen. A nossa visão é extremamente pragmática e coincidente com a da Força Aérea Brasileira", afirma Jairo Cândido, diretor titular do Departamento de Indústria de Defesa (Comdefesa), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo Cândido, se é a indústria nacional a que vai hospedar a tecnologia que será transferida pelos novos caças, não faz sentido que a opinião dela não seja levada em conta. "O presidente Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff, conhecem profundamente a posição da indústria brasileira sobre a questão dos caças e foram muito bem informados sobre o impacto dessa escolha no desenvolvimento futuro do setor", afirmou.

Segundo fonte do setor aeroespacial, existem fortes motivos para que o caça francês Rafale, o preferido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, não seja escolhido como a nova aeronave de combate da FAB. "O presidente Lula começou a mudar a sua preferência pelo caça francês Rafale em maio deste ano, depois que o presidente Nicolas Sarkozy deixou de apoiá-lo na questão do acordo nuclear proposto pelo Brasil e a Turquia". Segundo a fonte, Lula teria se sentido traído por Sarkozi e sua atitude colocou em dúvida a consistência da proposta de parceria estratégica oferecida pelo governo francês ao Brasil.

A proposta do caça Rafale, de acordo com fontes do setor , custará ao Brasil por volta de US$ 8 bilhões, o dobro do valor da oferta do sueco Gripen. "Os US$ 4 bilhões a mais do Rafale são muito superiores ao valor dos recursos previstos para a reforma dos aeroportos brasileiros (R$ 6,4 bilhões) e também a todo o investimento já feito pela FAB no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), desde a sua criação".

Outro fato que enfraqueceria o lobby de Jobim a favor dos franceses, segundo a fonte, é que ele não teria apoiado a campanha da então candidata Dilma Rousseff à Presidência da República. "O ministro fez um relatório que ignorou a avaliação da FAB e o comandante da Aeronáutica só assinou como se fosse ciente e não como se tivesse aprovado o que está escrito". A assessoria de imprensa do ministro explica que Jobim manteve uma posição neutra durante toda a campanha presidencial, tendo em vista o cargo que ele ocupa dentro do governo atual, mas também não escondeu, em nenhum momento, a sua amizade com o candidato José Serra.

A mesma posição de neutralidade, segundo o ministério da Defesa, também vem sendo aplicada ao processo de seleção dos novos caças da FAB. "O ministro tem se mantido neutro e evitado falar sobre este ou aquele concorrente, exatamente para não antecipar a posição do presidente Lula, embora o ministério já tenha manifestado a sua preferência". O parecer do ministro sobre os três concorrentes, segundo a assessoria da Defesa, já foi levado ao presidente Lula e será utilizado por ele como subsídio à decisão sobre o novo avião do programa F-X2.

Além da indústria aeroespacial e da FAB, o caça sueco conta ainda com a preferência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) e do prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, que assinaram, em abril deste ano, uma declaração de apoio do movimento sindical à compra dos caças suecos pelo governo brasileiro. A declaração foi entregue ao presidente Lula com o objetivo de reforçar o lobby para a empresa sueca Saab, fabricante do Gripen.

A empresa afirma que a proposta sueca representará a geração de 6 mil empregos diretos e 22 mil indiretos no país. Duas empresas brasileiras, a Akaer e a Inbra Aerospace já foram contratadas pela Saab para desenvolver partes o caça Gripen NG. As duas empresas planejam construir uma fábrica de aeroestruturas em São Bernardo, local onde a Saab também prevê instalar, até o próximo ano, um centro de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
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"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47528 Mensagem por Zavva » Ter Nov 09, 2010 12:01 pm

Segundo ‘O Globo’, Rafale já ganhou

Roberto Maltchik

Aguardada há nove anos pela Força Aérea Brasileira (FAB), a compra pelo Brasil de nova frota de caças vai ocorrer ainda no governo Lula, e a escolha deverá recair mesmo sobre o Rafale, a aeronave de ataque francesa cujo favoritismo na disputa internacional foi cristalizado em setembro de 2009. A decisão política já foi tomada, mas, antes do anúncio, o presidente Lula vai cumprir duas etapas: fará um relato detalhado do histórico do processo à sucessora, Dilma Rousseff, e terá uma conversa definitiva com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, sobre a extensão da transferência de tecnologia, aspecto central na negociação com os franceses.

O programa FX2, versão atualizada do plano elaborado ainda no governo Fernando Henrique para a renovação da frota militar, prevê a aquisição de 36 aeronaves, com um custo estimado em US$ 7 bilhões. Além do caça fabricado pela francesa Dassault, estão na disputa o sueco Gripen NG, da Saab, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing.

Na Aeronáutica, o principal temor era de que Lula deixasse para Dilma a tarefa de bater o martelo. Segundo oficial graduado da FAB, independentemente de qual seja a escolha, é fundamental que ocorra ainda este ano para evitar novo atraso no processo, iniciado em 2001.

Um claro sinal da afinidade evidente entre Brasil e França está sendo dado nesta terça-feira, com o início da participação de quatro caças Rafale no maior exercício aéreo de guerra da América do Sul, a operação Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Norte.

FONTE: O Globo

http://www.aereo.jor.br/2010/11/09/segu ... ent-190983
Será que os franceses colocaram tudo que prometeram no papel, conforme cobrança do Ministro Nelson Jobim ?
Ou será que querem anunciar o Rafale como vencedor, mesmo sem nenhum compromisso formal dos franceses com a transferencia de tecnologia prometida, afim de criarem um “fato consumado”, mesmo que o país no final saia lesado deste processo ?

Abs




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47529 Mensagem por orestespf » Ter Nov 09, 2010 12:07 pm

Tempos atrás disse aqui: não se bate no cliente, no comprador. Não fizeram só isso, resolveram apoiaram abertamente a oposição, a tropa de choque de fóruns em blogs se manisfestou de forma dura e com veemência em relação as criticas à situação, houve de tudo. Coincidências? Pode ser.

Agora vem dizer que "acredita"? Ora, acreditar é sinônimo de ingenuidade e de ingênuo não tem nada neste meio. Um cético ou realista se comportando como ingênuo é o mesmo que assumir a derrota de forma diplomática, esta é a leitura. Quando se tem certeza se afirma, tem que ter convicção. Triste é ver a fila de ingênuos que embarcaram em retóricas de não ingênuos... O mundo é assim mesmo, sabedoria se adquire com o tempo e cada um tem o seu. Tempo ao tempo...

Não torço pela derrota de ninguém, sempre pelo sucesso, mas obter sucesso usando de certos expedientes, me ofende. Mas isto é prática corrente até nas grandes nações! Sim, mas na minha casa e na minha vida o que ainda vale é a seriedade, coisa prezo e dou extremo valor.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47530 Mensagem por prp » Ter Nov 09, 2010 12:08 pm

Pepê Rezende escreveu:
Franz Luiz escreveu:Voltamos ao ridículo do 2X1.
Já foi falado que o preço do Rafale diminuiu com as negociações e que a hora de vôo do NG não será tão barata quanto alegado.
Só falta acusarem o Rafale de ser a favor do "aborto" de operações aéreas (alegando baixa disponibilidade).
Preços reais (segundo a documentação do MinDef)

Gripen NG:
Hora voo: US$ 8 mil (calculada sem acesso ao custo operacional do motor F414G)
Custo fly away: US$ 50 milhões

Rafale:
Hora voo: US$ 12,4 mil
Custo fly away: 54 milhões de euros

Super-Hornet:
Hora voo: US$ 10 mil
Custo fly away: US$ 55 milhões
Só se o pessoal for doido em embarcar nessa de NG. Puts, mesmo valor do SH.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47531 Mensagem por orestespf » Ter Nov 09, 2010 12:12 pm

Zavva escreveu:
Será que os franceses colocaram tudo que prometeram no papel, conforme cobrança do Ministro Nelson Jobim ?
Ou será que querem anunciar o Rafale como vencedor, mesmo sem nenhum compromisso formal dos franceses com a transferencia de tecnologia prometida, afim de criarem um “fato consumado”, mesmo que o país no final saia lesado deste processo ?

Abs
Zavva, já não há espaço para estas especulações, a campanha eleitoral já passou, tentar desconstruir a imagem do atual governo, diga-se de passagem, com elevado índice de aceitação popular, é pura bobagem. Igualmente, tentar desconstruir um governo que ainda não tomou posse, é errar ainda mais. Agora é só aguardar o anúncio, seja qual for.

Outra coisa, não se trata apenas do ministro NJ, estão envolvidos no processo do FX-2 o alto comando da FAB (naturalmente o seu comandante supremo), o presidente Lula, a presidente eleita Dilma (pois será ouvida) e o conselho de defesa. Então, tentar desqualificar o processo e levar suspeitas de irregularidade é envolver muita gente séria que aí está. Não acho prudente e nem de bom tom apostar fichas neste tipo de tese, é temerário. Deixe o barco navegar, seja qual for o resultado do FX-2, saberemos que a FAB e o país sairão ganhando e muito.


Abraços!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47532 Mensagem por Penguin » Ter Nov 09, 2010 12:18 pm

Pepê Rezende escreveu:
Franz Luiz escreveu:Voltamos ao ridículo do 2X1.
Já foi falado que o preço do Rafale diminuiu com as negociações e que a hora de vôo do NG não será tão barata quanto alegado.
Só falta acusarem o Rafale de ser a favor do "aborto" de operações aéreas (alegando baixa disponibilidade).
Preços reais (segundo a documentação do MinDef)

Gripen NG:
Hora voo: US$ 8 mil (calculada sem acesso ao custo operacional do motor F414G)
Custo fly away: US$ 50 milhões

Rafale:
Hora voo: US$ 12,4 mil
Custo fly away: 54 milhões de euros

Super-Hornet:
Hora voo: US$ 10 mil
Custo fly away: US$ 55 milhões
O custo unitário de produção do Rafale (~EUR 90mi) não é este.
Veja, não estou me referindo ao custo unitário do programa que inclui outros custos, tais como o desenvolvimento (~EUR 140mi).

Vc diz que o F-5BR possui um custo de hora de vôo de US$10.000. Vc realmente acredita que a hora de vôo do Rafale seja de apenas US$ 12.400?!

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47533 Mensagem por Zavva » Ter Nov 09, 2010 12:18 pm

Vejam bem, é um fonte francesa, que procura salientar os pontos fortes da proposta francesa ao Brasil e mesmo assim os limites são claros para a transferencia de tecnologia.
Rafale au Brésil : les limites du transfert de technologie

Tradução Google:

A proposta de transferência de tecnologia no Brasil são um ponto de venda, com certeza, mas que tem seus limites. Sua magnitude continua em segredo. Provavelmente será descartada tudo relacionado a ataques de sistemas.
violação inesperado


França, em concorrência feroz para vender o Rafale como a competição com o sueco Saab Gripen e F/A-18 Hornet da U. S. Boeing fez de tudo para ganhar o concurso lançado pelo Brasil. O presidente Lula anunciou a sua decisão, em princípio, para adquirir 36 aviões de combate franceses, destacando "o grau de transferência de tecnologia" proposto por Paris. O Brasil será capaz de montar o Rafale e vender em outros países latino-americanos.
Estas transferências de tecnologia é um argumento de peso para a exportação de armas, mas pode enfrentar proteção know-how a mais sensível. "A França tem uma política de transferência de tempo suficiente, porque é um argumento para os mercados", disse Jean-Paul Hebert, pesquisador especializado na indústria de defesa. Este sistema permite que você "dar ao país o direito de produzir dispositivos de cliente ou componentes e de ser informado da tecnologia" produtos que compram.

Dassault sereno

Dassault Aviation, uma está preparada para atender a essa demanda, apontando para "uma longa história de transferência de tecnologia e de cooperação industrial, que remonta a 60 e que começou com o Mirage III. Nós nunca tivemos um problema e não tememos. " Este compromisso vai além do que tais estabelecida entre a Airbus ea China, onde está instalada uma linha de montagem do A320. A fabricante de aviões europeia não tem a intenção de ensinar a seus parceiros como construir um avião comercial, uma das grandes ambições da indústria chinesa.
A magnitude das transferências propostas pela Dassault permanece secreta e obscura. "Os brasileiros que pedimos muito, temos de encontrar um equilíbrio," Justice fonte do governo francês.
As áreas mais sensíveis são as "forças tecnológicas" do avião, por exemplo, alguma coisa que lhe permitirá ataque radar, mísseis, vista capacete, pontos de visão, a eletrônica do carro, disse um veterano da Força Aérea francês. O "código fonte" do software também é crucial porque eles podem bloquear o seu funcionamento particular.
Algumas tecnologias, começando com armas nucleares (mísseis ou propulsão de submarinos), em todos os casos são muito estratégicos para ser revelado e estritamente regulada por tratados internacionais. Os franceses DCNS grupo naval vai ajudar o Brasil a construir um submarino nuclear, mas "o limite é claramente marcado. Nós não vamos ajudá-los a alcançar caldeira nuclear, diz que a DCNS.
Na França, a transferência de tecnologia é controlada pela Comissão Interministerial das exportações de material de guerra (CIEMG), sob a tutela do poder político que decide os casos mais importantes. Mas a política francesa é mais flexível na área, comparada com a dos Estados Unidos, preocupados em proteger suas joias tecnológicas dos olhares indiscretos e manter sua supremacia militar.

http://www.republicain-lorrain.fr/fr/ar ... logie.html




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#47534 Mensagem por Túlio » Ter Nov 09, 2010 12:23 pm

Já já vêm o PRICK e o CARLOS MATHIAS nos dizer que é tudo invenção do PIG mundial e que a França nos deixa fazer até o RBE2 inteirinho, com SPECTRE e tudo... :roll: 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47535 Mensagem por Zavva » Ter Nov 09, 2010 12:30 pm

orestespf escreveu:
Zavva escreveu:
Será que os franceses colocaram tudo que prometeram no papel, conforme cobrança do Ministro Nelson Jobim ?
Ou será que querem anunciar o Rafale como vencedor, mesmo sem nenhum compromisso formal dos franceses com a transferencia de tecnologia prometida, afim de criarem um “fato consumado”, mesmo que o país no final saia lesado deste processo ?

Abs
Zavva, já não há espaço para estas especulações, a campanha eleitoral já passou, tentar desconstruir a imagem do atual governo, diga-se de passagem, com elevado índice de aceitação popular, é pura bobagem. Igualmente, tentar desconstruir um governo que ainda não tomou posse, é errar ainda mais. Agora é só aguardar o anúncio, seja qual for.

Outra coisa, não se trata apenas do ministro NJ, estão envolvidos no processo do FX-2 o alto comando da FAB (naturalmente o seu comandante supremo), o presidente Lula, a presidente eleita Dilma (pois será ouvida) e o conselho de defesa. Então, tentar desqualificar o processo e levar suspeitas de irregularidade é envolver muita gente séria que aí está. Não acho prudente e nem de bom tom apostar fichas neste tipo de tese, é temerário. Deixe o barco navegar, seja qual for o resultado do FX-2, saberemos que a FAB e o país sairão ganhando e muito.


Abraços!
Caro Orestes,

Não é minha intenção discutir politica, até poderia e criticar o governo, pois estamos em uma democracia, e não é porque alguem venceu uma eleição que esta imune a críticas.

Com relação ao meu comementário, a minha sugestão de que o governo tenta criar um "fato consumado", não significa que haja má fé, pode ser simplesmente um estratégia para ganhar tempo, afim de obter uma negociação sem maiores pressões politicas. Mas não concordo com este tipo de estratégia, pois considero um enfrequecimento da parte brasileira nas negociações, seria um erro.

Fique tranquilo meu caro...não sou oposição. :wink:
O que não quer dizer que e tenha que concordar com tudo que é feito.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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