Justin Case escreveu:Amigos,
Esse anúncio de apoio dos USA à indicação da Índia para o Conselho de Segurança da ONU é EXCELENTE para nós.
Lembrem-se que o projeto original prevê TRÊS novos membros.
Um seria latinoamericano (ou africano?), outro europeu e outro asiático.
Os candidatos mais comentados, conforme as vagas: Brasil, Alemanha e Japão.
Se a reforma for apoiada por Estados Unidos e França, por exemplo já é grande avanço.
Quem não deve ter gostado da notícia é o Japão.
Abraços,
Justin
Justin, vejo este anúncio da Índia no CS de outra forma. Sabe-se que a possibilidade de veto ao apoio americano é enorme, pois este assunto não pode ser feito de maneira unilateral (decisão americana, por exemplo), então estou convencido que foi confete.
Outra coisa, a situação dos americanos agora em Seul é péssima, já se fala em G19 + 1, ou ainda, BRICs + Europeus. Nada melhor do que desestruturar os BRICs e também os europeus, então afagos em domicílios de potencial adversários é esperado.
Claro que o discurso do presidente Obama é importante, mas estou convencido que lhe dará retorno pior do que o esperado, as cobranças serão muitas. Mas esta foi a cartada americana, optou-se por este caminho com a esperança que tais cobranças possam ser negociadas e que eles (americanos) possam perder mais do que a lógica sugeria. Uma tacada de alto risco!
Minha preocupação: o gigante do Norte está fraco, seu governo segue o mesmo caminho, derrota atrás de derrota, e por aí vai. Pergunta: o que, em geral, se faz quando se sente acoado e prestes a tombar? De 45 pra cá a história nos mostra que alguém se transforma em boi de piranha; técnica esta usada para defender ideologias, testar tecnologias, segurar governos, etc. Temo...
Grande abraço!!!
PS (edit): não se surpreenda se eles nos oferecerem a mesma coisa em breve.
Em política a coisa funciona assim: quando se quer queimar alguém, lança-se seu nome com provável ocupante de determinado cargo ou função, aí a pancadaria surge, queima-se o cartucho. Esta oferta americana é pra queimar o cartucho indiano, logo não me surpreenderia que o nosso também fosse queimado.