TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47461 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Nov 08, 2010 4:55 pm

delmar escreveu:
Claro, para quem quer agredir sem raciocinar, qualquer argumento vale. Deixe de ser estúpido
È claro que não tenho a capacidade do companheiro, tivesse ela seria eu agora um bem gratificado assessor, defensor das políticas públicas do governo, e não um simples e pobre usuário. Tenho baseado minhas observações nas leituras dos artigos publicados na Internet e em jornais. Esqueço as vezes que a maioria dos jornalistas e da imprensa são vendidos, são PIGs, como bem tem alertado os "comissários do povo" em suas intervenções aqui no DB. É claro que eles não estão falando dos honestos profissionais que assessoram o atual governo, pessoas isentas e responsáveis.
Assim, erradamente, pensei que o Mirage 2000 estava fora de linha, que o F-16 novo custava uma nota, assim como F-15. Que o F-18 tinha restrição de venda por ser americano. Mas se está a dizer que serão baratos e competitivos, quem sou eu para questionar. Voce como assessor deverá ter todas as respostas.
Por fim a minha estupidez não é tanta que torna-me incapaz de perceber que tens atuado aqui no forum como defensor obstinado do Rafale, autêntico jornalista "chapa branca.
Não, o senhor precisa aprender a ler ou tirar os antolhos. Falei de aviões USADOS, que são mais que suficientes para a maioria dos países de Terceiro Mundo. Quanto a defender o Rafale, o faço porque é a menos ruim das opções que sobraram. Só um idiota descerebrado defenderia para a FAB um caça que, segundo a COPAC, tem pouca capacidade de absorver novas tecnologias por deficiência energética e falta de espaço interno. Ou o produto de um fornecedor que é incapaz de fornecer o custo operacional do motor que equipa seu avião. Está lá no relatório que vcs, defensores do NG, ostentam como a 24ª maravilha do mundo!

Vou repetir: por mim acabava o processo F-X2, comprava aviões usados e esperava o impacto da introdução da 5ª geração no mercado. Agora, propor um caça limitado de 4,5ª geração, que ainda não está pronto, tem menos de 20% de comunabilidade com o produto atual e que a força do país fabricante não comprou é esperar demais de quem quer um mínimo de garantias.

A propósito: trabalho para a oposição.

Pepê




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47462 Mensagem por DELTA22 » Seg Nov 08, 2010 4:57 pm

DELTA22 escreveu:
wagnerm25 escreveu: Bomba atômica se não ajuda, ao menos não atrapalha.

O que atrapalha mesmo é abraçar o Ahmadinejad e fumar charutos com o Fidel.
Atrapalha mesmo??? Expanda o raciocínio, por gentileza.

[]'s.
wagnerm25 escreveu:Me parece meio óbvio que os EUA, maior potência militar e econômica do planeta, não vá apoiar alguém para o que quer seja se esse alguém é simpático a seus inimigos figadais. Tu seria simpático ao namorado de uma hipotética filha tua se esse cidadão, ainda que limpinho e bem falante, frequentasse bocas-de-fumo?
Heim???

Bem, ainda no aguardo de seus argumentos sobre a frase "atrapalha mesmo é abraçar o Ahmadinejad e fumar charutos com o Fidel" e a relação disso tudo no contexto. Namorado de filha... traficante... falante... boca-de-fumo... não é argumento neste caso. 8-]

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47463 Mensagem por DELTA22 » Seg Nov 08, 2010 5:02 pm

Pepê Rezende escreveu:(...)

Vou repetir: por mim acabava o processo F-X2, comprava aviões usados e esperava o impacto da introdução da 5ª geração no mercado. Agora, propor um caça limitado de 4,5ª geração, que ainda não está pronto, tem menos de 20% de comunabilidade com o produto atual e que a força do país fabricante não comprou é esperar demais de quem quer um mínimo de garantias.

(...)

Pepê
x2.


[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47464 Mensagem por PRick » Seg Nov 08, 2010 5:19 pm

cb_lima escreveu:Pois é...

Estava pensando quando li essa matéria do Obama na Índia... agora que SH e derivados (NG) não entram em terras tupiniquins mesmo...

Mas é aquela história né, a Índia está efetivamente comprando um montão de coisa "Made in USA"... daí ele tem mais é que ir lá e dar um carinho no ego deles...

Aqui o que aconteceu foi só o Bill Clinton dizer que o Stos Dummont foi o Pai do avião anos atrás... :lol:

Cada país com o carinho que merece... Enfim... olha o Obama perdendo uma grande oportunidade de ficar calado... :wink:

Aguardemos...

[]s
CB_Lima

A posição dos EUA nada tem haver com algumas compras militares por parte da Índia, porque se assim fosse Arábia Saudita receberia o apoio incondicional dos EUA para o CS.

Esse apoio se deve tão exclusivamente aos interesses dos EUA, dado que a Índia é grande parceiro da Rússia e sempre foi antagônica a China.

De todos os países que querem o CS, somente o Brasil não tem um inimigo ou conflito de peso dentro do atual CS.

Agora, duvido muito que os indianos sejam bobos, eles devem saber muito bem disso.

[]´s




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47465 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 08, 2010 5:24 pm

PRick escreveu:
cb_lima escreveu:Pois é...

Estava pensando quando li essa matéria do Obama na Índia... agora que SH e derivados (NG) não entram em terras tupiniquins mesmo...

Mas é aquela história né, a Índia está efetivamente comprando um montão de coisa "Made in USA"... daí ele tem mais é que ir lá e dar um carinho no ego deles...

Aqui o que aconteceu foi só o Bill Clinton dizer que o Stos Dummont foi o Pai do avião anos atrás... :lol:

Cada país com o carinho que merece... Enfim... olha o Obama perdendo uma grande oportunidade de ficar calado... :wink:

Aguardemos...

[]s
CB_Lima

A posição dos EUA nada tem haver com algumas compras militares por parte da Índia, porque se assim fosse Arábia Saudita receberia o apoio incondicional dos EUA para o CS.

Esse apoio se deve tão exclusivamente aos interesses dos EUA, dado que a Índia é grande parceiro da Rússia e sempre foi antagônica a China.

De todos os países que querem o CS, somente o Brasil não tem um inimigo ou conflito de peso dentro do atual CS.

Agora, duvido muito que os indianos sejam bobos, eles devem saber muito bem disso.

[]´s
É verdade eu concordo,

Inclusive com o fato dos indianos não serem bobos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47466 Mensagem por suntsé » Seg Nov 08, 2010 5:37 pm

Isto estava mais que ÒBVIO QUE ACONTECERIA. Só os segos não perceberiam isso.

Os EUA seriam burros se não apoiassem a INDIA, Os 2 países tem preocupações de segurança muito parecidas. (CHINA)




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47467 Mensagem por marcelo l. » Seg Nov 08, 2010 5:41 pm

suntsé escreveu:Isto estava mais que ÒBVIO QUE ACONTECERIA. Só os segos não perceberiam isso.

Os EUA seriam burros se não apoiassem a INDIA, Os 2 países tem preocupações de segurança muito parecidas. (CHINA)
E a vitória do F-18 estreita as relações...Não vejo como não colocar o MRCA nesse apoio até por que é segunda vitória (possivelmente é o que irá ocorrer) dos americanos quando era dada como favas contatas a vitória da proposta européia...agora Cameron não me parece ser um poodle para engolir em seco.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47468 Mensagem por Justin Case » Seg Nov 08, 2010 5:53 pm

Amigos,

Mais um programa F-X, agora no Qatar:

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... 20Decision
Qatar Targets 2012 Fighter Decision
Nov 8, 2010
By Robert Wall

LONDON — The competition to supply a new fighter to the Qatar Emiri Air Force (QEAF) is now formally underway.

Evaluation of program candidates has begun, the service’s commander, Brig. Gen. Mubarak Bin Mohammed Al-Khayarin, tells the Shephard Air Power Middle East conference here. The goal is to make a type selection before the end of 2012.

The size of the program is still under discussion, with 24-36 fighters likely to be acquired. The aircraft would replace Dassault Mirage 2000-5s.

The service is evaluating a broad spectrum of aircraft, including the Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter, Boeing F/A-18E/F Super Hornet and F-15, Eurofighter Typhoon and Dassault Rafale, says Al-Khayarin. Saab officials note they also have entered the competition.

Qatar’s is only one of several military aircraft contests in the region. The United Arab Emirates’ effort to buy a new fighter appears open again, after an apparent impasse between front-runner Dassault and the government following prolonged negotiations. The UAE has signaled interest in the F/A-18E/F, with European officials also believing the type selection is again in play.

Likewise, Oman, Kuwait and Bahrain remain potential buyers of new aircraft.

Meanwhile, discussions continue between the U.K. and Saudi Arabia regarding a follow-on purchase of Typhoons on top of the 72 already on order.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47469 Mensagem por DELTA22 » Seg Nov 08, 2010 6:08 pm

Do fundo da alma, digo pra vocês que vejo um problema geopolítico-estratégico monstro para a escolha do F-X2. Vamos ver o que o Sarkozy vai falar para o Lula na Coreia... :?

Daí sou obrigado a dizer: na minha visão, se fossem os russos, nada disso estaria acontecendo! (E olha que nem era defensor dos russos no F-X2)

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47470 Mensagem por marcelo l. » Seg Nov 08, 2010 6:47 pm

O presidente francês Nicolas Sarkozy, espera Lula para uma conversa paralela na reunião do G20, em Seul, convencido de que só faltam pequenos detalhes para que o governo brasileiro confirme a decisão de equipar a Força Aérea com os caças Rafale. Os franceses acham que, no máximo, Lula pedirá um desconto maior no preço.

http://colunas.epoca.globo.com/paulomoreiraleite/




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47471 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 08, 2010 6:50 pm

Daí sou obrigado a dizer: na minha visão, se fossem os russos, nada disso estaria acontecendo! (E olha que nem era defensor dos russos no F-X2)
Pois é...
Mas o Su-35BM e o PAK-FA não existem.
O Gripen-NG existe e está garantido.




Danielo
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: Qui Jan 07, 2010 12:09 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47472 Mensagem por Danielo » Seg Nov 08, 2010 6:56 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Mais um programa F-X, agora no Qatar:

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... 20Decision
Qatar Targets 2012 Fighter Decision
Nov 8, 2010
By Robert Wall

LONDON — The competition to supply a new fighter to the Qatar Emiri Air Force (QEAF) is now formally underway.

Evaluation of program candidates has begun, the service’s commander, Brig. Gen. Mubarak Bin Mohammed Al-Khayarin, tells the Shephard Air Power Middle East conference here. The goal is to make a type selection before the end of 2012.

The size of the program is still under discussion, with 24-36 fighters likely to be acquired. The aircraft would replace Dassault Mirage 2000-5s.

The service is evaluating a broad spectrum of aircraft, including the Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter, Boeing F/A-18E/F Super Hornet and F-15, Eurofighter Typhoon and Dassault Rafale, says Al-Khayarin. Saab officials note they also have entered the competition.

Qatar’s is only one of several military aircraft contests in the region. The United Arab Emirates’ effort to buy a new fighter appears open again, after an apparent impasse between front-runner Dassault and the government following prolonged negotiations. The UAE has signaled interest in the F/A-18E/F, with European officials also believing the type selection is again in play.

Likewise, Oman, Kuwait and Bahrain remain potential buyers of new aircraft.

Meanwhile, discussions continue between the U.K. and Saudi Arabia regarding a follow-on purchase of Typhoons on top of the 72 already on order.
Abraços,

Justin
I have doubts...
Qatar is a rich but small country, with a GNP around $ 50 billion and a level of military spending around 4.5%, i do not see how Qatar could acquire and maintain 36 (or 24) F35, Rafale, Superhornet .. even 24 Gripen would be too big and too expensive.
Lately , they delayed a purchase of 18 BAE hawk because of budget constraint...
Look at the Kuwaiti, they want around 28 combat aircraft to replace their F/18A, but Kuwait's GNP is three times bigger !

(apologies for speaking english)




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47473 Mensagem por Bender » Seg Nov 08, 2010 7:03 pm

orestespf escreveu:
jp escreveu:A permanência do NJ não deixa de ser uma charada de uma democracia ainda em amadurecimento. Se fosse em uma democracia consolidada nada demais, afinal ele fez uma boa administração e de longe foi o melhor dos MD. Só que o rabo do macaco fica a balançar a dúvida, que a permanência exponha a fraqueza de ser conveniente (critico) mexer ou não em um ministério. Cria-se, ainda que não seja o caso, a imagem de um pequeno ditador ou recipiendário excessívo de poder concentrado.
Mas isto são apenas ilações minhas.
A mesma dicotomia que existe entre alternância do poder maior e a continuidade do que aparentemente está dando certo. Realmente difícil...
Guru e mestre me permitam me intrometer neste divagar inteligente de ambos.

Esse tema é intrigante no presente momento,logo após a apuração da eleição tive agradável e especulativa conversa com um interlocutor de relativo peso e influência,e como já coloquei aqui em post anterior,recebi a informação descontraída e despretenciosa,de que haveria mudança no comando do MD junto com a dos comandos militares.

Aparentemente a permanência do sr. ministro,como foi até hoje,não dependeria mais politicamente do "rei posto e nada morto",e que este já se encontrava de mãos limpidas e frescas quanto a este assunto junto a nova presidentA,e sim de que o brilhante ministro ocupasse vaga da "cota" pemedebista,fruto das negociações para formação do novo governo,decisão que não contava com a aparente boa vontade de seus pares de partido.

Neste caso específico,não acho que o continuismo seja por qual prazo for,seria maléfico ao MD,muito pelo contrário,mas também tenho para mim que uma mudança se bem pensada e conduzida quanto a um novo nome,também não será.

Surge também esta semana,sinais de que o "próprio" não desejaria mais permanecer,então...

Grande abraço a ambos.

PS: Guru,o post seguinte alem de abrir meu sorriso,me fez ficar imaginando a cena real de Bolovo planejando e sendo criticado por seu conservadorismo :mrgreen: pelo nosso vanguardista CM de forma feroz :mrgreen: e o cmte acendendo o pavio, :mrgreen: :mrgreen: quanto a minha presença ao lado de honrado e brilhante companheiro Hader,diria que o "I" do nosso "CI" ,está mais para "Insurgência". :mrgreen:

Valeu Paulo,FOXtricolor! :mrgreen: e Mestre Hader!




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47474 Mensagem por Bender » Seg Nov 08, 2010 7:09 pm

DELTA véio disse:
Heim???

Bem, ainda no aguardo de seus argumentos sobre a frase "atrapalha mesmo é abraçar o Ahmadinejad e fumar charutos com o Fidel" e a relação disso tudo no contexto. Namorado de filha... traficante... falante... boca-de-fumo... não é argumento neste caso.

[]'s.
Diria caro DELTA véio e wagner,que os americanos não teriam pudores ou restrições,quanto ao maconheiro namorado de sua filha,contanto que conseguissem através dele serem sócios da boca de fumo,tirar uma vantagem e lucrar algum.

È o velho pragmatismo yanke...

Abraços!




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6813
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#47475 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Nov 08, 2010 7:11 pm

De volta ao FX-2 (ou à embromação deste) por favor? :twisted:




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Responder