Caças portugueses lançados contra "intruso"

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Caças portugueses lançados contra "intruso"

#1 Mensagem por P44 » Seg Jul 11, 2005 10:14 am

Imagem
F-16 completamente armados foram lançados contra a aeronave

Caças portugueses lançados contra "intruso" espanhol
Incidente

Falta de informação sobre helicóptero espanhol que veio ajudar no incêndios podia ter acabado em incidente grave

joão girão

Carlos Varela


Um helicóptero de combate a fogos florestais proveniente de Espanha esteve em risco de ser abatido por caças F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP), depois de ter entrado no espaço aéreo português sem que do facto tenha sido dado conhecimentos às autoridades aeronáuticas, soube o JN. O caso ocorreu no dia 30 de Junho último e terá ao que tudo indica, resultado de uma falha no cumprimento das normas em vigor desde o 11 de Setembro, mas tem sido mantido até agora em segredo.

Fonte do Estado-Maior da FAP reconheceu ao JN a existência do incidente e adiantou que a intervenção dos caças F-16 se inseriu "dentro das medidas normais para preservação do espaço aéreo nacional e da soberania". As medidas são consideradas de rotina, mas assumiram um grau de maior prontidão e exigência depois do atentado de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque.

A aeronave civil tinha sido chamada a participar no combate aos fogos pelo Serviço Nacional de Bombeiros e de Protecção Civil e por uma razão ainda não conhecida deixou o espaço aéreo espanhol e entrou no espaço aéreo português. A entrada foi assinalada imediatamente pelos radares de defesa aérea e detectada pouco depois.

Portugal dispõe de três radares de detecção ao encargo da FAP, em Paços de Ferreira, Montejunto e Fóia, respectivamente Norte, Centro e Sul do país, responsáveis pela vigilância do espaço aéreo português. A aeronave foi detectada pelo sistema gerido a partir do Comando Operacional da Força Aérea (COFA), em Monsanto, Lisboa, logo que o helicóptero entrou no espaço aéreo português.

O voo intrigou os operadores militares, uma vez que, do la do espanhol não tinha chegado, como seria normal e como está protocolado, qualquer comunicação relativamente ao voo. Trata-se de uma medida de rotina para garantir a segurança de voo e do próprio espaço aéreo. Os militares contactaram também as autoridades aeronáuticas civis, mas a resposta foi negativa, ou seja além dos voos autorizados não havia qualquer referência ao helicóptero vindo de Espanha.

Tendo em conta as normas de segurança, foi dada ordem a dois caças-bombardeiros F-16 da Base Aérea n.º 5, de Monte Real, para levantarem voo armados para combate, inclusive com mísseis ar-ar, no sentido de interceptarem a aeronave, agora classificada já como hostil.

O procedimento seguiu a rotina, com os F-16 primeiro a fazerem um reconhecimento visual do helicóptero intruso. A situação só não escalou para algo mais grave porque os caças conseguiram estabelecer contacto rádio com o piloto, acabando este por explicar que estava ao serviço da Protecção Civil e envolvido no combate aos fogos. O procedimento normal obrigaria, no entanto, a que se não fosse estabelecida ligação o helicóptero civil tivesse sido obrigado a aterrar ou mesmo abatido.

A aeronave, afinal, tinha como destino o quartel dos bombeiros de Pernes, perto de Leiria, onde acabou por aterrar, sempre escoltado pelos F-16. O incidente foi, entretanto, comunicado pela FAP ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), a entidade que em Portugal poderá determinar o estabelecimento de um inquérito para chegar a eventuais medidas sancionatórias, tendo em conta as infracções cometidas. Em causa está a violação do espaço aéreo português e ainda o risco de acidente. O JN solicitou ontem à tarde um comentário ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), mas foi-nos referido que o presidente do serviço - única entidade que poderia esclarecer o caso - estava incontactável.



fonte: JORNAL DE NOTICIAS




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#2 Mensagem por talharim » Seg Jul 11, 2005 11:44 am

Tendo em conta as normas de segurança, foi dada ordem a dois caças-bombardeiros F-16


F-16 Caça Bombardeiro 8-] Essa é boa :roll:

Se fosse um Typhoon em Supercruise os radares portugueses detectariam?




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#3 Mensagem por The Baaz » Seg Jul 11, 2005 1:08 pm

talharim escreveu:F-16 Caça Bombardeiro 8-] Essa é boa :roll:


Não deixa de ser um :?




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#4 Mensagem por Dinivan » Seg Jul 11, 2005 1:39 pm

Una pregunta, ¿de qué medios aéreos contra los incendios dispone Portugal?




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#5 Mensagem por nestor » Seg Jul 11, 2005 2:06 pm

¿Seguro que no los mandó Pt?

:roll: :roll: :mrgreen: :mrgreen:

Saludos




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#6 Mensagem por rodrigo » Seg Jul 11, 2005 2:06 pm

Tá sobrando Euro, interceptando helicóptero com F-16! Podiam comprar uns Tucaninhos para essa função.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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#7 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jul 11, 2005 3:24 pm

The Baaz escreveu:
talharim escreveu:F-16 Caça Bombardeiro 8-] Essa é boa :roll:

Não deixa de ser um :?

De fato, Baaz!


Sendo um Caça Multi-Role, e até, porque não, um Swing-Role, ele é, sim, um Caça-Bombardeiro!

Ou, melhor ainda, um Caça Multifuncional!




Atte.
André R. Finken Heinle

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#8 Mensagem por P44 » Ter Jul 12, 2005 4:39 am

nestor escreveu:¿Seguro que no los mandó Pt?

:roll: :roll: :mrgreen: :mrgreen:

Saludos


[082] [082] [082]




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#9 Mensagem por pt » Ter Jul 12, 2005 7:17 am

Não, não foi o pt que enviou os F-16.

No entanto, é evidente que se trata da força aérea da pérfida Castela a testar os sistemas de defesa portugueses. :mrgreen:
Sabiam que os espanhóis querem concentrar em Madrid o centro de controlo de trafego aéreo de toda a peninsula ibérica?
O objectivo é que os aviões comerciais e privados possam ir a Portugal sem pedir autorização aos portugueses.
(how convenient) :mrgreen: porsupuesto :mrgreen:

Relativamente a utilizar os F-16, para caçar helicópteros, é preciso ver que Portugal é um país pequeno e não pode ter muitas bases com aviões de prevenção. As ameaças podem ser de varios tipos, e como é que se usa um Tucano contra um Airbus A-320?

Como Portugal tem poucas aeronaves, tem que utilizar aviões especializados para intercepção. Aliás todos os países o fazem.

Cumprimentos




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#10 Mensagem por smaerd » Ter Jul 12, 2005 8:33 am

Um helicóptero de combate a fogos florestais proveniente de Espanha esteve em risco de ser abatido por caças F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP), depois de ter entrado no espaço aéreo português sem que do facto tenha sido dado conhecimentos às autoridades aeronáuticas, soube o JN


Tiene gracia, no se que tipo de intrusion pueda ofender a los Portugueses y mucho menos un helicoptero de extincion de incendios.
Si fuera un Tigre lo entenderia... :wink:




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#11 Mensagem por pt » Ter Jul 12, 2005 8:37 am

O sistema de radares portugues, pode determinar de onde vem a ameaça, qual a rota, qual a altitude e qual a velocidade, mas não pode saber (como não pode saber qualquer sistema de radares) o que vem dentro das aeronaves.

A aeronave espanhola, podia perfeitamente ser pilotada por marroquinos, e estar carregada de explosivos.

Qualquer aeronave que não se identifica, deve ser tratada como uma ameaça.

Aliás, há que dizer (ainda ningém o referiu) que o sistema de defesa funciona.

Cumprimentos




nestor
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#12 Mensagem por nestor » Ter Jul 12, 2005 7:56 pm

Aliás, há que dizer (ainda ningém o referiu) que o sistema de defesa funciona.



Lo que parece que no funciona es el telefono de los bomberos para comunicar a las autoridades aeronauticas que han pedido la ayuda de un helicoptero.

Hay que ponerse en la piel de los pilotos del helicoptero cuando se vieron rodeados de dos F-16 amenazando con derribarlos.

Estos pilotos que se juegan la vida haciendo el bien a los demas, sin mirar donde se encuentra la frontera, se lo pensaran dos veces antes de acudir la proxima vez.


Pero ademas la noticia publicada se contradice cuando dice que "por causas desconocidas el helicoptero entro en territorio portugues", pero al final señala que "tomó tierra en su destino en Pernes". Osea, que fué llamado por los bomberos portugueses para que fuese a Pernes y fué interceptado por dos F-16 porque no fué comunicado a las autoridades aeronauticas.

Saludos.
Saludos.




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#13 Mensagem por pt » Ter Jul 12, 2005 8:23 pm

Nestor:
Não são os bombeiros que devem informar a Força Aérea de que pediram um helicóptero.

Em qualquer país do mundo, e a Espanha não é excepção, qualquer aeronave tem que pedir autorização de decolagem e apresentar um plano de vôo. Tem que pedir autorização para seguir esse plano e pedir autorização à torre de controlo.
A torre de controlo passa o controlo de voo, para o centro (Madrid) e o centro, tem que o passar para outro centro (no caso Lisboa).

O piloto do helicóptero parece que não cumpriu as regras (Madrid deixou de controlar o voo a partir da fronteira).
A partir da fronteira, o piloto TEM FORÇOSAMENTE que contactar Lisboa na frequência conhecida e pedir o seguimento e controle do voo.

Não o fazer, numa altura em que pequenas aeronaves voam por todo o país por causa dos incendios, é extremamente perigoso. É perigoso em Portugal, como seria em Espanha, se o piloto voasse sem contactar o centro respectivo.

Se um helicoptero português, entrasse no espaço aéreo espanhol, não contactasse Madrid, e continuasse a entrar pela Espanha dentro, o que é que a Defesa Aérea espanhola fazia?

A impressão com que ficamos é a de que os espanhóis se esquecem com muita facilidade de que existe uma fronteira e um outro país e que em Portugal, por muito chato que seja, mandam os portugueses. Chama-se soberania.

Para terminar Nestor, Portugal PAGA todos os vôos de combate a incêndios que são pedidos. Logo o piloto, estava a efectuar um serviço pago, não estava a fazer nenhum favor a ninguém. O minimo que tinha a fazer, era cumprir as regras do país que lhe estava a pagar.

O piloto apanhou um susto muito bem apanhado. Provavelmente nunca mais se vai esquecer de contactar o centro, ligar o transponder (se o tiver) e avisar que "Holla que aqui estoy, no me maten"

Cumprimentos




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#14 Mensagem por nestor » Ter Jul 12, 2005 8:48 pm

Como siempre sucede acabamos por mezclarlo todo de forma que un incidente sin importancia acaba siendo una violación de soberania por la soberbia castellana.

Pero ademas estamos presuponiendo muchas cosas cuando no sabemos a quien pertenece el helicoptero (privado, estado o comunidad autonoma), si es contratado por alguna administración o va por libre, incluso es posible que sea ruso o ucraniano así como su tripulacion.

Saludos.




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#15 Mensagem por P44 » Qua Jul 13, 2005 6:20 am

Sem querer entrar nas polémicas "Luso-Castelhanas" :mrgreen: , realmente parece-me que o IMPORTANTE a salientar aqui é que o SISTEMA DE DEFESA AÉREA funciona :!:

Não está aqui em causa se o Heli é Espanhol, Chinês ou Marciano!!!! :wink:

Até porque, por razões geográficas, qq aeronave só pode entrar no Espaço Aéreo Português vinda de 2 lados : do Mar ou...de Espanha... 8-]




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