Cruzex V

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: Cruzex V

#316 Mensagem por Carlos Lima » Seg Nov 01, 2010 5:03 pm

:shock:

Isso é um Documento de 2007 que é circunstancial ... ou seja... não prova nada. E a realidade ainda assim pode variar de esquadrão para esquadrão e de missão para missão.

:lol:

[]s
CB_Lima




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Re: Cruzex V

#317 Mensagem por Penguin » Seg Nov 01, 2010 5:07 pm

Santiago escreveu:
sapao escreveu:Esse tipo de coisa ninguem divulga, se foi divulgado desconfie pois com certeza exagerarm para cima lu para baixo, depende da intenção.
Isso é verdade.
A propósito, segue abaixo o documento da Assemblée Nationale com as estatísticas (pág. 24):

http://www.assemblee-nationale.fr/13/pd ... 202-tV.pdf

Des difficultés techniques et logistiques (échangeurs et régulateurs des moteurs
des Mirage 2000, moteurs des Mirage F1), devraient toutefois se faire ressentir
au cours du second semestre et les niveaux de disponibilité en 2008 devraient
être comparables à ceux de 2007.

Documento de 2010 com dados de 2009 (pág. 28). Nada muito diferente:
http://www.assemblee-nationale.fr/13/pd ... 72-tvi.pdf

Curiosamente a disponibilidade do Rafale baixou em 2009:
Rafale
2007: 50%
2008: 61%
2009: 50%

E a do Mirage 2000C aumentou:
2007: 50%
2008: 54%
2009: 59%

Neste último documento citam tb os objetivos de horas voadas/piloto e o executado (2009) (pág. 19-20):

Pilote de chasse: 177h
Pilote de transport: 304h
Pilote d’hélicoptère: 151h

Pour l’aviation de combat, l’objectif des 180 heures, qui correspond au standard minimal fixé au niveau de l’OTAN, semble approché, même si 2008 marque un recul par rapport à 2007. Mais il y a de fortes disparités entre les pilotes opérationnels, engagés en OPEX, et les pilotes à l’instruction dont l’entraînement pâtit d’un encadrement en diminution et d’une disponibilité technique parfois insuffisante des flottes.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Cruzex V

#318 Mensagem por Alitson » Seg Nov 01, 2010 5:12 pm

Uma pergunta, como em uma empresa, nós conseguimos programar a manutenção de um equipamento de produção, por exemplo, ele estará mais ocioso neste período do ano, portanto neste período será realizado a manutenção tipo A, B ou C. A FAB prevê o uso dos caças conforme a demanda futura? Digamos neste mês a escala de vôo será menor ou nos dois meses anteriores para estarem com mais garantia de disponibilidade do mês pretendido?

Se sim, o conto dos Mirage 2000 parados foi para as cucuias.

[]s




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Re: Cruzex V

#319 Mensagem por PRick » Seg Nov 01, 2010 5:14 pm

cb_lima escreveu::shock:

Isso é um Documento de 2007 que é circunstancial ... ou seja... não prova nada. E a realidade ainda assim pode variar de esquadrão para esquadrão e de missão para missão.

:lol:

[]s
CB_Lima
Foi o que tentei explicar antes, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




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Re: Cruzex V

#320 Mensagem por Penguin » Seg Nov 01, 2010 5:16 pm

Alitson escreveu:Uma pergunta, como em uma empresa, nós conseguimos programar a manutenção de um equipamento de produção, por exemplo, ele estará mais ocioso neste período do ano, portanto neste período será realizado a manutenção tipo A, B ou C. A FAB prevê o uso dos caças conforme a demanda futura? Digamos neste mês a escala de vôo será menor ou nos dois meses anteriores para estarem com mais garantia de disponibilidade do mês pretendido?

Se sim, o conto dos Mirage 2000 parados foi para as cucuias.

[]s
Alitson,

Qual conto?
O que se disse e está lá para ser lido é que haviam 2 parados por falta de peças. Culpa do fornecedor e não da FAB.
Restariam 10 e nada se falou desses, quantos estavam em manutenção e quantos estavam em operação.
Se houve programação, não vejo problema em por o máximo número para voar.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Seg Nov 01, 2010 5:20 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Cruzex V

#321 Mensagem por Penguin » Seg Nov 01, 2010 5:18 pm

PRick escreveu:
cb_lima escreveu::shock:

Isso é um Documento de 2007 que é circunstancial ... ou seja... não prova nada. E a realidade ainda assim pode variar de esquadrão para esquadrão e de missão para missão.

:lol:

[]s
CB_Lima
Foi o que tentei explicar antes, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
Não amigos. Vcs estão reativos sem ler as coisas direito.

Enregistré à la Présidence de l’Assemblée nationale le 14 octobre 2009.

PRÉSENTÉ
AU NOM DE LA COMMISSION DE LA DÉFENSE NATIONALE ET DES FORCES ARMÉES,
SUR LE PROJET DE loi de finances pour 2010 (n° 1946)
TOME VI
DÉFENSE
PRÉPARATION ET EMPLOIS DES FORCES
AIR
PAR M. JEAN-CLAUDE VIOLLET,
Député.




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Re: Cruzex V

#322 Mensagem por Alitson » Seg Nov 01, 2010 5:20 pm

Santiago escreveu:
Alitson escreveu:Uma pergunta, como em uma empresa, nós conseguimos programar a manutenção de um equipamento de produção, por exemplo, ele estará mais ocioso neste período do ano, portanto neste período será realizado a manutenção tipo A, B ou C. A FAB prevê o uso dos caças conforme a demanda futura? Digamos neste mês a escala de vôo será menor ou nos dois meses anteriores para estarem com mais garantia de disponibilidade do mês pretendido?

Se sim, o conto dos Mirage 2000 parados foi para as cucuias.

[]s
Alitson,

Qual conto?
O que se disse e está lá para ser lido é que haviam 2 parados por falta de peças. Culpa do fornecedor e não da FAB.
Restariam 10 e nada se falou desses, quantos estavam em manutenção e quantos estavam em operação.
Se houve programação, não vejo problemas em por o máximo número para voar.

[]s
Vc não entendeu a minha pergunta. :wink:




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Re: Cruzex V

#323 Mensagem por PRick » Seg Nov 01, 2010 5:27 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu: Foi o que tentei explicar antes, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
Não amigos. Vcs estão reativos sem ler as coisas direito.

Enregistré à la Présidence de l’Assemblée nationale le 14 octobre 2009.

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PAR M. JEAN-CLAUDE VIOLLET,
Député.

Você ainda não entendeu, não estamos comparando dados estatísticos, mas comparando um caso real, quer dizer o M-2000C do DGA está com um índice de disponibilidade de 80% ou mais. Trata-se do único esquadrão de defesa aérea do Brasil.

Então pergunto, qual é o esquadrão de M-2000C com maior disponibilidade da AdLA? Está na cara que se existe uma média, ela é composta por vários esquadrões. E os M-2000C do Peru? Qual o índice de disponibilidade deles? Cada caso desses é uma realidade distinta, afinal, o Peru não tem a mesma capacidade que nós ou a França. Porém, a França tem diversos esquadrões, algums dotados de M-2000C de 1986 e outros de final de 1993. Quer dizer, não dá para construir uma realidade específica com um índice geral, afinal, nada impede que o um determinado esquadrão tenha uma disponibilidade muito acima da média.

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Re: Cruzex V

#324 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 01, 2010 5:31 pm

Essa foto é de agosto de 2010, viagem de Anápolis para Porto Alegre e o sexto Mirage 2000 foi o que tirou a foto:

Imagem

Prova recente de, no mínimo, 50% de disponibilidade. Sabemos que o alerta não pode ser desativado e que deve ser composto de duas aeronaves, mais provável três, conforme disse o sapao. Alerta com uma aeronave só em uma situação emergencial e a foto demonstra que não é o caso.

Fonte: Flickr de um dos pilotos.

[]'s




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Re: Cruzex V

#325 Mensagem por Penguin » Seg Nov 01, 2010 5:39 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu:[ quote="PRick"] Foi o que tentei explicar antes, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. :mrgreen: :mrgreen:

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Não amigos. Vcs estão reativos sem ler as coisas direito.

Enregistré à la Présidence de l’Assemblée nationale le 14 octobre 2009.

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PRÉPARATION ET EMPLOIS DES FORCES
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PAR M. JEAN-CLAUDE VIOLLET,
Député.

Você ainda não entendeu, não estamos comparando dados estatísticos, mas comparando um caso real, quer dizer o M-2000C do DGA está com um índice de disponibilidade de 80% ou mais. Trata-se do único esquadrão de defesa aérea do Brasil.

Então pergunto, qual é o esquadrão de M-2000C com maior disponibilidade da AdLA? Está na cara que se existe uma média, ela é composta por vários esquadrões. E os M-2000C do Peru? Qual o índice de disponibilidade deles? Cada caso desses é uma realidade distinta, afinal, o Peru não tem a mesma capacidade que nós ou a França. Porém, a França tem diversos esquadrões, algums dotados de M-2000C de 1986 e outros de final de 1993. Quer dizer, não dá para construir uma realidade específica com um índice geral, afinal, nada impede que o um determinado esquadrão tenha uma disponibilidade muito acima da média.

[]´s[/quote]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Cara vc pirou?
Ninguém está generalizando.
Esse é um indicador disponibilizado pelo Ministério da Defesa francês para o Congresso daquele país e que reflete as condições deles, financeiras, logísticas e de prioridades. Fim de papo. É disponibilidade média e não instantânea.

Taux de disponibilité 2007 - 2008 - 2009
Rafale 50 % 61 % 50 %
Mirage 2000 B 60 % 44 % 53 %
Mirage 2000 C 50 % 54 % 59 %
Mirage 2000-5F 48 % 52 % 52 %
Mirage 2000 D 44 % 43 % 41 %
Mirage 2000 N 61 % 58 % 60 %
Source : ministère de la défense

Ninguém aqui ou no Alide disse que os MIrage 2000 estão no chão. Isso não é verdade.
O que se disse na imprensa é que há dificuldades na sua manutenção. Confirmado por fonte do Alide (que mencionou que a disponibilidade girava em torno de 45%, similar a francesa) e no documento do Congresso francês:
Des difficultés techniques et logistiques (échangeurs et régulateurs des moteurs
des Mirage 2000, moteurs des Mirage F1), devraient toutefois se faire ressentir
au cours du second semestre et les niveaux de disponibilité en 2008 devraient
être comparables à ceux de 2007.
[]s




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Re: Cruzex V

#326 Mensagem por Penguin » Seg Nov 01, 2010 5:42 pm

AlbertoRJ escreveu:Essa foto é de agosto de 2010, viagem de Anápolis para Porto Alegre e o sexto Mirage 2000 foi o que tirou a foto:

Imagem

Prova recente de, no mínimo, 50% de disponibilidade. Sabemos que o alerta não pode ser desativado e que deve ser composto de duas aeronaves, mais provável três, conforme disse o sapao. Alerta com uma aeronave só em uma situação emergencial e a foto demonstra que não é o caso.

Fonte: Flickr de um dos pilotos.

[]'s
Isso é disponibilidade "instantanea" e não média.
Se a FAB quiser, ela coloca 100% da frota para voar. Basta haver disponibilidade financeira, de peças e serviços. Por quanto tempo ela aguentaria isso é outra questão.

[]s




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Re: Cruzex V

#327 Mensagem por sapao » Seg Nov 01, 2010 5:42 pm

Mesmo assim daria um desconto, para cima ou para baixo.
A propria diluição geral ja provoca isso, basta embaralhar os numeros.
Normalmente eles guardam aeronaves para que elas não estejam na linha de voo e possam ser vistas por satelites, e ai colocam a informação na net? Acho dificil...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Cruzex V

#328 Mensagem por Penguin » Seg Nov 01, 2010 5:50 pm

sapao escreveu:Mesmo assim daria um desconto, para cima ou para baixo.
A propria diluição geral ja provoca isso, basta embaralhar os numeros.
Normalmente eles guardam aeronaves para que elas não estejam na linha de voo e possam ser vistas por satelites, e ai colocam a informação na net? Acho dificil...
Concordo Sapão.
Tudo disponível na net tem que ser visto com reservas.




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Re: Cruzex V

#329 Mensagem por Justin Case » Seg Nov 01, 2010 6:59 pm

Amigos,

Na caça, tradicionalmente, a disponibilidade em operação deslocada é sempre maior do que aquela obtida na sede.
Motivos:
- Preparação prévia, que adianta algumas inspeções menores que seriam motivo de indisponibilidade;
- Dedicação exclusiva dos mecânicos, que, na sede, compartilham outras atividades;
- Disponibilidade de suprimento imediata, no local de utilização;
- Motivação (exercício, operação real ou competição).
As atividades de preparação prévia são realizadas normalmente com uma semana de antecedência. Nesse período, a disponibilidade na sede cai.
Normalmente, a disponibilidade de 50 a 60% na sede sobe para acima de 70% ou 80% quando em operação deslocada.
Abraços,

Justin




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Re: Cruzex V

#330 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 01, 2010 7:19 pm

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Essa foto é de agosto de 2010, viagem de Anápolis para Porto Alegre e o sexto Mirage 2000 foi o que tirou a foto:

Imagem

Prova recente de, no mínimo, 50% de disponibilidade. Sabemos que o alerta não pode ser desativado e que deve ser composto de duas aeronaves, mais provável três, conforme disse o sapao. Alerta com uma aeronave só em uma situação emergencial e a foto demonstra que não é o caso.

Fonte: Flickr de um dos pilotos.

[]'s
Isso é disponibilidade "instantanea" e não média.
Se a FAB quiser, ela coloca 100% da frota para voar. Basta haver disponibilidade financeira, de peças e serviços. Por quanto tempo ela aguentaria isso é outra questão.

[]s
Santiago, temos visto disponiblidade "instantânea" similar em outras fotos de diversos eventos nos últimos 2 anos tipo portões abertos da BAAN, Desfiles da Independência, essa foto que postei e agora a Cruzex.
Se a disponibilidade "instantânea" é boa e constante não me inclino a concordar que a disponibilidade geral é ruim, não faz sentido. Anteriormente diziam por lá que a disponibilidade dos Mirage era boa porque era "forçada" pelo Governo(!!!) e que a III FAe estava "no chão" por causa disso. Agora o argumento parece que mudou.

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