MÉXICO

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#121 Mensagem por Sterrius » Qua Set 15, 2010 11:55 am

Esse ataque a comboio não é antigo? Em outro forum me falaram que foi alguns anos atrás isso.




Avatar do usuário
Grifon
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Ter Out 21, 2008 10:41 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#122 Mensagem por Grifon » Qua Set 15, 2010 12:12 pm

hmm, é verdade. mals :oops:




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#123 Mensagem por marcelo l. » Seg Set 20, 2010 8:13 pm

http://terramagazine.terra.com.br/

1. Até agora, os cartéis mexicanos mataram 68 jornalistas.

Não bastasse, 12 editorialistas estão desaparecidos e não se sabe se sequestrados ou mortos.

Com bombas e rajadas de metralhadoras foram atingidos 16 prédios que abrigam redações de jornais.

Ontem, o jornal Diário de Juarez, cuja sede fica na cidade do mesmo nome e faz fronteira com a norte-americana El Passo, concluiu, em editorial, que “o narcotráfico é a autoridade de fato na cidade Juarez”.

Esse editorial do Diário Juarez, o maior em circulação na cidade, decorreu de duas recentes perdas nas redações de jornais mexicanos, ou seja, os cartéis fuzilaram e eliminaram mais dois jornalistas. Um deles, Luis Santiago, fazia fotojornalismo para o jornal.

2. O editorial supracitado tem título dramático: “Que coisa vocês esperam de nós?”

Das quase 29 mil vítimas fatais da “guerra às drogas” declarada há quatro anos pelo presidente Felipe Calderón, cerca de 23% tombaram no solo da cidade Juarez, considerada a segunda mais violenta do mundo, pouco atrás de Darfur (Sudão).

Depois da repercussão mundial do editorial, as mídias norte-americanas e europeias ouviram, hoje, o diretor do jornal Diário de Juarez, jornalista Pedro Torres.

Na entrevista, Pedro Torres frisou: “Não sabemos mais a quem pedir Justiça”.

Sem poder garantir segurança aos jornalistas, Torres mandou uma mensagem aos cartéis: “Nós somos comunicadores, não adivinhos. Não queremos outros mortos e novos feridos. Também não desejamos mais intimidações. Não podemos mais continuar a trabalhar nessas condições: digam a nós que coisa esperam do nosso jornal”.

PANO RÁPIDO. O presidente Felipe Calderón, como já declarou, acha que existem duas guerras. A guerra do Estado contra os cartéis e a que se desenvolve entre eles, por expansão de territórios e áreas de influência. Essa guerra entre cartéis, sempre conforme Calderón, causará uma autodestruição e, por conseguinte , o fim das organizações criminosas.

Em outras palavras, já que o Estado perde a guerra, Calderón aposta em outro conflito. Apenas não percebe que a tendência é o fortalecimento dos grandes cartéis, que se associam para destruir os menores.

Wálter Fanganiello Maierovitch




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#124 Mensagem por marcelo l. » Seg Set 20, 2010 8:14 pm

Leia a entrevista na íntegra.

Terra Magazine - O massacre na fronteira com os Estados Unidos chamou atenção para os cartéis mexicanos. Foi uma onda de violência ou o crime organizado está crescendo no México?
Edgardo Buscaglia - A violência está ficando mais intensa e por uma razão: o México está passando por uma transição política que fez com que o Estado fosse fragmentado em centenas de pedaços. Não podemos esquecer que o Estado México, nos anos 80, era monopartidário. O Estado era o partido e o partido era o Estado. Então eles começaram a caminhar em direção a uma democracia pluripartidária, mas ela não está de mãos dadas com as instituições que controlam os partidos. Você tem um sistema com vários partidos, mas não tem instituições para controlá-los.
Estou falando de unidades de investigação, escritórios de controle e fiscalização, órgãos que controlem financiamento de campanha... Como não há controle e há um sistema pluripartidário, o crime organizado tenta dominar os atores políticos que estão competindo uns com os outros. O crime organizado tem que competir pelo domínio do Estado. Para competir, usam corrupção e violência. Eles não estão apenas competindo pelo mercado das drogas, mas também pelo "mercado" dos sequestros, da extorsão, do tráfico humano. São 22 tipos de crime e, para dominar estes "mercados" de crime, eles têm que dominar o Estado.

O presidente Felipe Calderón anunciou abertamente uma "guerra às drogas", mas ela não conseguiu evitar essa violência. A "guerra" não funciona?
Quando Calderón tomou o poder, em vez de combater a corrupção e criar órgãos para acabar com o financiamento ilegal de campanhas, ele jogou o exército nas ruas. Ele na verdade tornou as coisas piores. O crime organizado respondeu o seguinte: "Ah, eles têm mais homens atrás de nós, então vamos corrompê-los ainda mais! Se não pudermos corrompê-los, vamos usar ainda mais a violência!".
Então a violência aumentou porque não houve combate aos principais motores do crime organizado. E o Calderón não quis fazer isso porque, para isso, teria que atacar seu próprio partido. Teria que atacar o financiamento de campanha, as contratações públicas, os órgãos privados que dão dinheiro ao crime organizado - muitos dos quais financiaram a campanha dele. Para combater o crime organizado, ele teria que combater seu próprio sistema político. E ele não tem o poder para fazer isso porque foi eleito por muito pouco. Nem tem o apoio de outros partidos. Sem um acordo político nacional, não se faz isso e Calderón é fraco demais para alcançar um acordo dessa proporção.

Quando você diz que o crime organizado controla partes do Estado, você está falando de partidos e o que mais?
Cada pedaço do Estado é controlado por um grupo diferente de crime organizado. É um quebra-cabeças. Por exemplo, o Ministério Público Federal e a polícia têm uma série de casos de influência do cartel Sinaloa. A polícia do Estado do México foi seriamente infiltrada por La Familia Michoacana e pelos Zetas. E, como o Estado pertence a diferentes grupos, o Estado está paralisado. Ele não pode lutar contra o crime organizado, não importa quantos discursos o presidente faça. O Estado que envolve Calderón está paralisado. A primeira coisa a ser feita é limpar o sistema político.

Você já afirmou que o crime organizado toma conta da maior parte da economia formal no México. Por quê?
Um dos principais suportes do crime organizado é a corrupção nos níveis mais altos. Eles tomam o comando de negócios legais, como construtoras, seguradoras e farmacêuticas. Assim, não jogam apenas dinheiro, mas usam, por exemplo, sistemas de transporte e armazenamento para seu benefício. Então esses negócios não servem apenas para lavar dinheiro, mas para uso logístico. Neste ano, 79% dos setores econômicos do México, do PIB, têm envolvimento do crime organizado. Além disso, outro pilar do crime organizado é que eles têm proteção de partes da sociedade. Porque o crime organizado investe muito dinheiro em infraestrutura para os pobres, escolas e igrejas. Assim conseguem muita proteção social.

Essa proteção que parte da sociedade dá ao crime organizado é algo bastante notável aqui no Brasil também. Até que ponto podemos comparar isso com a situação no México?
O crime organizado no Brasil é mais regional, não tem a expansão internacional que têm os cartéis mexicanos. O crime organizado brasileiro tem relações com sete países no mundo, enquanto o crime no México está envolvido com 49 países diferentes. Então as diferenças de escala são enormes. Apesar disso, os criminosos brasileiros compram drogas da Colômbia, Peru, Bolívia, Venezuela e México. Os colombianos têm uma ligação estratégica com grupos no Rio de Janeiro e São Paulo. Eles podem prover o mercado local e, em alguns casos, os brasileiros permitem que cargas de drogas colombianas sejam levadas de portos brasileiros para a África e, de lá, para a Europa.
Obviamente, a proteção social do crime organizado no Brasil é clara nas favelas. Mas também há proteção entre os empresários brasileiros, especialmente as empresas de construção e mineração. Não são apenas os mais pobres, mas também crime do colarinho branco. O crime organizado precisa dessa proteção para voar e é exatamente isso que vemos no Brasil. O crime organizado está crescendo no Brasil, mas não podemos dizer o que dizemos sobre o México. A Polícia Federal não está paralisada. Há corrupção na polícia brasileira, mas ela não se compara com a que se vê no México. O Estado brasileiro não está paralisado, está lutando e ajudando autoridades da Colômbia e do Paraguai a combaterem esse câncer. A atuação do Brasil melhorou muito nos últimos cinco anos.

http://terramagazine.terra.com.br/inter ... 80,00.html




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
PRick

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#125 Mensagem por PRick » Seg Set 20, 2010 10:55 pm

Olha só a que ponto o negócio no México chegou!
Jornal mexicano pede trégua a narcotraficantes
20 de setembro de 2010 | 15h 05

AE-AP - Agência Estado

O principal meio de imprensa da cidade fronteiriça mexicana de Ciudad Juárez publicou ontem um editorial, enviando uma mensagem aos diferentes grupos que disputam o controle do tráfico de drogas na área, pedindo uma trégua aos criminosos. O jornal El Diario pediu aos grupos do narcotráfico que expliquem que informação exatamente eles desejam que chegue à comunidade em geral. Em troca, o diário pede que não sejam mais atacados seus jornalistas ou suas instalações.

O jornal afirma que os criminosos são "as autoridades de facto" no momento na cidade e lamenta o fato de vários jornalistas terem morrido em Ciudad Juárez, próxima dos Estados Unidos. Na semana passada, dois jornalistas da empresa foram atacados e um deles, Luis Carlos Santiago Orozco, morreu. Em 2008, um repórter policial, Armando Rodríguez, foi morto em frente a sua casa. No ano seguinte, um agente federal que investigava o ataque a Rodríguez também foi assassinado.

"Somos comunicadores, não adivinhos. Portanto, como trabalhadores da informação, queremos que nos expliquem o que é que querem de nós, que é que pretendem que publiquemos ou deixemos de publicar, para saber a que nos ater", afirma o editorial. "O que queremos é que não sigam nos usando como bucha de canhão nesta guerra, porque estamos fartos", explicou ontem o diretor-geral do jornal, Pedro Torres Estrada. Ele disse esperar uma resposta nos próximos dias. O editorial afirma que não se trata de uma "rendição", mas de um pedido de trégua.

Pelo menos 22 jornalistas mexicanos foram assassinados nos últimos quatro anos no país, pelo menos sete desapareceram e outros fugiram do México, segundo um informe recente do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ, na sigla em inglês), sediado em Nova York.

A violência do crime organizado aumentou desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón lançou uma guerra contra os cartéis do narcotráfico, com o envio de dezenas de milhares de soldados e policiais federais em várias partes do país. Desde então, mais de 28 mil pessoas morreram como resultado da violência.

Ciudad Juárez, que faz fronteira com a cidade texana de El Paso, nos EUA, tornou-se uma das cidades com mortes mais violentas do mundo, em meio a uma luta de dois anos entre os cartéis de Juárez e Sinaloa, segundo autoridades. Mais de quatro mil pessoas morreram na cidade de 1,3 milhão de habitantes nesses dois anos.

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 2610,0.htm




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#126 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Out 02, 2010 9:57 pm

Por BBC, BBC Brasil, Atualizado: 2/10/2010 16:58

Vinte e dois turistas mexicanos são sequestrados em Acapulco, dizem autoridades

Uma gangue armada sequestrou 22 turistas mexicanos na cidade turística de Acapulco, informou neste sábado a Procuradoria do Estado sulista de Guerrero.

O sequestro aconteceu na tarde de quinta-feira, e não se sabe o paradeiro das vítimas. As autoridades dizem que eles são oriundos do Estado vizinho de Michoacán.

Segundo a imprensa local, os turistas haviam acabado de chegar a Acapulco. Eles procuravam um hotel quando foram abordados por homens armados. Desde então, não se soube mais nada do grupo.

Os relatos ainda são contraditórios quanto ao local onde ocorreu o incidente. Tampouco está claro se o episódio se relaciona com os conflitos entre narcotraficantes e policiais que vêm assolando o país. Mas, segundo o jornal El Espectador, Guerrero e Michoacán são áreas de atuação do cartel de drogas La Familia, considerado um dos mais sanguinários do México.

O repórter da BBC no México Julian Miglierini conta que Acapulco está vendo sua fama de polo turístico prejudicada por episódios de violência cada vez mais comuns, atribuídos a cartéis de drogas.

Bombas

Na noite de sexta-feira, três granadas explodiram em distintas partes da cidade de Monterrey, no norte do México, deixando um guarda ferido e veículos danificados, segundo autoridades.

O jornal El Universal informou que as bombas alvejaram instalações do Poder Judicial na cidade, uma prisão e uma avenida onde se localiza o consulado dos Estados Unidos.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo ... d=25803638




PRick

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#127 Mensagem por PRick » Qui Out 28, 2010 12:32 pm

Atiradores matam 15 jovens em lava jato no México
Massacre foi o terceiro em menos de uma semana no país; guerra contra o narcotráfico totaliza mais de 28 mil mortos em quatro anos

iG São Paulo | 28/10/2010 11:17


Um grupo de homens armados assassinou na quarta-feira 15 jovens em um lava a jato no Estado de Nayarit, no oeste do México, informouum porta-voz da Procuradoria. "Os corpos não foram identificados, mas eram todos jovens os que foram mortos no estabelecimento de Tepic", a capital do Estado, disse o porta-voz da Procuradoria.

Segundo testemunhas, entre 8 e 10 homens armados chegaram em três caminhonetes e crivaram de balas as vítimas, que trabalhavam no local e se tratavam e faziam tratamento no centro de desintoxicação Alcance Victoria.

Os centros de reabilitação tornaram-se alvo dos cartéis de narcotraficantes mexicanos, e foram cenário de pelo menos três grandes matanças no último ano. A mais recente aconteceu no domingo em Tijuana, no norte do país, onde foram mortas 13 pessoas, incluindo um americano de origem mexicana e um colombiano apontado como membro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O colombiano foi identificado como Wilson Ramírez Peña, de 42 anos. A idade e o nome coincidem com o de um militante das Farc, mas a Justiça mexicana ainda não confirmou se é a mesma pessoa. A imprensa mexicana, no entanto, informou que Ramírez Peña tem uma longa ficha criminal na Colômbia e é considerado membro de uma frente urbana das Farc.

O americano foi identificado como Jorge Palacios Boya, de 37 anos, nascido em Chicago e de origem mexicana. A justiça mexicana investiga a possibilidade da chacina estar relacionada com a apreensão de 134 toneladas de cocaína na semana passada na região.

O ataque de quarta-feira foi o terceiro massacre em menos de uma semana no México, incluindo a ação contra o centro de reabilitação de Tijuana. Além desses dois atentados, na sexta-feira 15 pessoas foram assassinadas em uma festa em Ciudad Juárez, também na fronteira com os Estados Unidos.

O presidente Felipe Calderón qualificou na quarta-feira os massacres de "intoleráveis atos de barbárie perpetrados por pessoas sem escrúpulos que assassinam jovens". Desde que assumiu, em dezembro de 2006, o líder mexicano lançou uma guerra contra o narcotráfico que deixou 28 mil mortos nos últimos quatro anos.

*Com AFP

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/at ... 48735.html




PRick

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#128 Mensagem por PRick » Qui Out 28, 2010 12:34 pm


Policiais pedem demissão após ataque de traficantes no México


Todos os policiais de um batalhão pediram demissão no México por causa da violência. Eles trabalhavam numa delegacia que foi atacada por um grupo armado.
imprimir

O ataque durou 15 minutos e os bandidos usaram até granadas. Os cinco agentes que estavam de plantão conseguiram se esconder.

Ao todo, 14 policiais se demitiram. A delegacia fica perto da fronteira com os Estados Unidos, numa área dominada por cartéis de traficantes.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia ... exico.html




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#129 Mensagem por Boss » Qui Out 28, 2010 12:47 pm

Brasil é um paraíso perto do México.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#130 Mensagem por rodrigo » Qui Out 28, 2010 1:06 pm

Brasil é um paraíso perto do México.
No dia em que o Estado brasileiro resolver enfrentar, vai encontrar a mesma situação. O que temos atualmente são episódios pontuais de enfrentamento, como ocorrem principalmente nas favelas do Rio de Janeiro. Se houvessem confrontos com os traficantes na fronteira, que são ricos, bem armados e com alta mobilidade, mesmo com apoio das FFAA a coisa ficava feia.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5259
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#131 Mensagem por delmar » Qui Out 28, 2010 1:33 pm

rodrigo escreveu:
Brasil é um paraíso perto do México.
No dia em que o Estado brasileiro resolver enfrentar, vai encontrar a mesma situação. O que temos atualmente são episódios pontuais de enfrentamento, como ocorrem principalmente nas favelas do Rio de Janeiro. Se houvessem confrontos com os traficantes na fronteira, que são ricos, bem armados e com alta mobilidade, mesmo com apoio das FFAA a coisa ficava feia.
Discordo do companheiro. Não há nenhuma organização criminosa na fronteira capaz de esboçar qualquer resistência maior. Aqui no Rio Grande não existe nenhum local onde dois camburões da brigada não sejam suficiente para entrar e resolver.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#132 Mensagem por Sterrius » Qui Out 28, 2010 2:58 pm

O Trafico no Brasil é mais local e isso funciona bem pro nosso lado.

Os traficantes do rio não tem onde pedir ajuda. Eles são do rio, ou se aliam a outro la do rio ou tomam chumbo dos 2 lados pq a maioria não se da bem.

O mais perigoso no Brasil é o PCC que é o que ja tentou se espalhar pelo Brasil, mas as tentativas ainda são felizmente modestas.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#133 Mensagem por rodrigo » Qui Out 28, 2010 3:53 pm

Não há nenhuma organização criminosa na fronteira capaz de esboçar qualquer resistência maior.
Procure informações sobre a quadrilha daquele comendador. Metade da polícia e das FFAA paraguaias estão na folha de pagamento, e lutariam por ele como um apadrinhado do PT luta pela Dilma. Na fronteira norte, nunca é tarde para se lembrar que o Fernandinho Beira mar foi preso trabalhando com as FARC.
delmar escreveu:Aqui no Rio Grande não existe nenhum local onde dois camburões da brigada não sejam suficiente para entrar e resolver.
No dia em que combaterem pesado a entrada de drogas, armas e munições, saberemos. Esses conta gotas de apreensões pontuais, tem a mesma eficácia de enxugar gelo.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#134 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Out 30, 2010 7:45 pm

A droga que matou o Méwxico chama-se corrupção. A isso tu somas uma chaga latinoamericana que é conhecida como instituições frágeis. E... deu no que deu...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
PRick

Re: México já está sendo considerado um Estado Falido?

#135 Mensagem por PRick » Sáb Out 30, 2010 9:28 pm

WalterGaudério escreveu:A droga que matou o Méwxico chama-se corrupção. A isso tu somas uma chaga latinoamericana que é conhecida como instituições frágeis. E... deu no que deu...
Detalhe a maior parte dos soldados e até cartéis inteiros vieram da polícia e do exército mexicano, e a coisa está muito braba até do outro lado da fronteira, dizem que os arsenais dos EUA são uma peneira para os cartéis mexicanos, o que não conseguem comprando, roubam e furtam.

[]´s




Responder