Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7006 Mensagem por Francoorp » Qua Out 27, 2010 3:12 pm

Enlil escreveu:O Mi-26 pode transportar 80 soldados ou ser equipado com 60 leitos.

http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/row/mi-26.htm
Se fizer 2 andares então seriam 160... poderiamos reduzir o numero deles para apenas 240 agora, e em duas viagens teriamos 100.000 soldados comparecendo no campo... hehe!! Sonhos!! :mrgreen:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7007 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Out 27, 2010 3:48 pm

Enlil escreveu:
glauberprestes escreveu:Se a FAB comprar o MI-26, vai ter que começar a alugá-lo, porque não há tanto trabalho para ele.
Será? Poderia transportar todo tipo de carga pesada ou volumosa, radares móveis, combustível, grandes peças de aeronaves, atuar em toda tipo de calamidade pública, fazer combate a incêncios florestais, etc, etc... Lembro q houve estudos para a incorparação de helicópteros pesados pela Força, mas parece q o projeto foi engavetado...
Então, eu acho que ele ficaria um tanto ocioso. Radares, blindados, combustível, e tal, e aí acaba a utilidade dentro da esfera da FAB/EB/MB, e o transporte desses materiais e escala grande não é tão corrente.
Com relação às calamidades, eu posso estar muito enganado (e aí alguém me corrijam, por favor), mas eu lembro que em Santa Catarina por exemplo, os grupos eram relativamente pequenos, cabendo nos BH e Super Puma.

[]´s




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7008 Mensagem por kekosam » Qua Out 27, 2010 4:03 pm

E que tal os mais de 9000 focos de incêndios florestais este ano só em Mato Grosso. Não seria útil? Acho que ai ela não ficaria nem um pouco ociosa.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7009 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 27, 2010 4:10 pm

Parece coisa de dono de oficina muquirana.
Não tem a ferramenta porque não tem serviço, mas na verdade, não tem serviço porque não tem a ferramenta.

E aí temos aquele mecânico que só mexe em carburador, e oficina tá sempre às moscas.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7010 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Out 27, 2010 4:44 pm

kekosam escreveu:E que tal os mais de 9000 focos de incêndios florestais este ano só em Mato Grosso. Não seria útil? Acho que ai ela não ficaria nem um pouco ociosa.
Carlos Mathias escreveu:Parece coisa de dono de oficina muquirana.
Não tem a ferramenta porque não tem serviço, mas na verdade, não tem serviço porque não tem a ferramenta.

E aí temos aquele mecânico que só mexe em carburador, e oficina tá sempre às moscas.
Pros incêndios, eu prefiro um avião 100% bombeiro. Tipo o CL-415.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7011 Mensagem por kekosam » Qua Out 27, 2010 4:50 pm

Certo. Para o combate direto sim, mas e o transporte de brigadistas, evacuações (teve uma cidade do MT que teve 80 imóveis queimados, fora veículos e outras coisas mais), sem falar que em muitos locais não existe muito espaço para os aviões abastecerem. Neste caso, qualquer poça dágua mais grande já vira uma mar para o heli.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7012 Mensagem por Francoorp » Qua Out 27, 2010 5:12 pm

glauberprestes escreveu:
Enlil escreveu: Será? Poderia transportar todo tipo de carga pesada ou volumosa, radares móveis, combustível, grandes peças de aeronaves, atuar em toda tipo de calamidade pública, fazer combate a incêncios florestais, etc, etc... Lembro q houve estudos para a incorparação de helicópteros pesados pela Força, mas parece q o projeto foi engavetado...
Então, eu acho que ele ficaria um tanto ocioso. Radares, blindados, combustível, e tal, e aí acaba a utilidade dentro da esfera da FAB/EB/MB, e o transporte desses materiais e escala grande não é tão corrente.
Com relação às calamidades, eu posso estar muito enganado (e aí alguém me corrijam, por favor), mas eu lembro que em Santa Catarina por exemplo, os grupos eram relativamente pequenos, cabendo nos BH e Super Puma.

[]´s

Sim, mas tem o caso de levar mantimentos em casos de desastres ou calamidade publica, veja o drama do terremoto do Chile, a FAB fez imensos sacrifícios com os BH, se fosse de MI.26 tinha feito 10 vezes o trabalho em uma ou duas viagens... acho que os Mi.26 são melhores sim para a carga em casos de calamidade publica...




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7013 Mensagem por WalterGaudério » Qua Out 27, 2010 6:41 pm

kekosam escreveu:Bom... contei as pernas e dividi por 2... pode ser que esteja errado, mas em todo o caso... :mrgreen:
Sai pra lá tripé... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [002] [002] [002]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7014 Mensagem por Enlil » Qua Out 27, 2010 7:04 pm

glauberprestes escreveu:
Enlil escreveu: Será? Poderia transportar todo tipo de carga pesada ou volumosa, radares móveis, combustível, grandes peças de aeronaves, atuar em toda tipo de calamidade pública, fazer combate a incêncios florestais, etc, etc... Lembro q houve estudos para a incorparação de helicópteros pesados pela Força, mas parece q o projeto foi engavetado...
Então, eu acho que ele ficaria um tanto ocioso. Radares, blindados, combustível, e tal, e aí acaba a utilidade dentro da esfera da FAB/EB/MB, e o transporte desses materiais e escala grande não é tão corrente.
Com relação às calamidades, eu posso estar muito enganado (e aí alguém me corrijam, por favor), mas eu lembro que em Santa Catarina por exemplo, os grupos eram relativamente pequenos, cabendo nos BH e Super Puma.

[]´s
Glauber, um Mi-26 poderia fazer tantas coisas q acho q ele nunca ficaria ocioso. Certamente uma meia dúzia seria muito útil para 'n' tipo de tarefas. Do mesmo modo q uma meia dúzia de aviões de transporte estratégico :wink:


[].




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7015 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Out 27, 2010 7:08 pm

Bueno, eu ainda não vejo uma grande utilidade, mas eu tô meio limitado de idéias, então devo estar perdendo várias aplicações interessantes, e por isso não consigo concordar. Talvez eu consiga vislumbrar depois, mas agora não tô conseguindo.

[]´s!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7016 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 27, 2010 7:12 pm

glauberprestes escreveu:
kekosam escreveu:E que tal os mais de 9000 focos de incêndios florestais este ano só em Mato Grosso. Não seria útil? Acho que ai ela não ficaria nem um pouco ociosa.
Carlos Mathias escreveu:Parece coisa de dono de oficina muquirana.
Não tem a ferramenta porque não tem serviço, mas na verdade, não tem serviço porque não tem a ferramenta.

E aí temos aquele mecânico que só mexe em carburador, e oficina tá sempre às moscas.
Pros incêndios, eu prefiro um avião 100% bombeiro. Tipo o CL-415.
O problema do CL-415 é que para abastecer "rapidamente" ele precisa de lagos e isso é algo que complica em diversas regiões de floresta / mata no Brasil.

As vezes quando temos o lago, temos muitas árvores ou a mata é muito alta o que dificulta o vôo de reabastecimento.

Uma idéia boa na minha opnião seria aproveitar que a MB está comprando S-2/S-1 e fazer como nos EUA, comprar alguns aviões desses bombeiros e aproveitar e compartilhar a logística com a MB...

:wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7017 Mensagem por Enlil » Qua Out 27, 2010 7:13 pm

Talvez o momento não seja adequado tendo em vista tantas prioridades de modernização/substituição. No entanto, certamente agregariam capacidades interessantes a nossas FAs. Quiçá pela metade desta década quando teremos já uma base do q será (ou não) a END.




Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7018 Mensagem por Piffer » Qua Out 27, 2010 10:01 pm

Vocês tem que lembrar da logística. Um Mi-26 não é um BH ou Cougar. Não pousa em qualquer lugar e também não é reabastecido em qualquer lugar.

Na selva, principalmente, dentro de clareiras, o reabastecimento é feito com plots de 200 litros, que dá pra rolar "no braço". Quantos desses precisariam para um Mi-26?

E se ele tiver que operar apenas a partir de aeródromos, acaba perdendo a finalidade.

Como já foi dito, se ele estiver aí, dá para inventar um monte de coisas para fazer. Mas, deixando de lado a auto-afirmação quase que sexual de ter o maior helicóptero do mundo, tem muitas coisas mais importantes faltando antes de Mi-26.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7019 Mensagem por Penguin » Qua Out 27, 2010 10:39 pm

Piffer escreveu:Vocês tem que lembrar da logística. Um Mi-26 não é um BH ou Cougar. Não pousa em qualquer lugar e também não é reabastecido em qualquer lugar.

Na selva, principalmente, dentro de clareiras, o reabastecimento é feito com plots de 200 litros, que dá pra rolar "no braço". Quantos desses precisariam para um Mi-26?

E se ele tiver que operar apenas a partir de aeródromos, acaba perdendo a finalidade.

Como já foi dito, se ele estiver aí, dá para inventar um monte de coisas para fazer. Mas, deixando de lado a auto-afirmação quase que sexual de ter o maior helicóptero do mundo, tem muitas coisas mais importantes faltando antes de Mi-26.

Abraços,
14.000 litros de combustível = 70 plots de 200 litros
(+ 1.000 litros de lubrificante)




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7020 Mensagem por kekosam » Qui Out 28, 2010 8:43 am

Bom, USAntiago... e se fosse o CH-53E??? :twisted: :twisted:

Brincadeiras a parte, vou citar dois exemplos daqui de perto.

Incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Nenhum meio aéreo para operar no combate. Mais de 15.000 ha queimados. Aeroporto da Capital a 50 km da localidade. Rios e lago da usina de Manso na área. Um heli destes daria uma boa ajuda no combate.

Outro incêndio florestal que atingiu área urbana no interior de MT. Mais de 80 imóveis queimados. Segunda maior pista de pouso do Brasil (Alta Floresta-MT) a mais ou menos 100 km. Daria para transportar uma brigada de combate a incêndio rapidão pra lá, sem falar no próprio combate.

Tirando a parte sexual que você falou... isto pra mim é problema sexual seu... :twisted: :twisted: ... existe, na minha opinião, muita coisa pra estes helis fazerem.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Responder